O princípio de operação e tipos de coletores de pó para casa e como fazer você mesmo

As donas de casa gastam muito tempo e esforço limpando a casa, limpando as instalações da poeira que contém componentes perigosos para os seres humanos. Partículas de poeira que penetraram em móveis e tecidos, depositadas em equipamentos, não são fáceis de remover, elas acabam novamente no ar. Os coletores de pó doméstico estão ganhando popularidade, criados para o lar, purificando o ar sem intervenção humana, coletando a poluição do ar, tornando a atmosfera do apartamento limpa e segura.

Finalidade e princípio de operação do dispositivo

Todos os tipos de coletores de pó funcionam de acordo com o mesmo princípio: com a ajuda de ventiladores, eles aspiram massas de ar, puxam-nas para os sistemas de limpeza e expelem o ar livre de contaminação. Os dispositivos usam diferentes métodos para remover a poeira do ar - filtros, eletrostáticos.

A poeira doméstica contém partículas microscópicas de substâncias cancerígenas, fungos e bactérias que afetam negativamente o sistema respiratório e causam alergias.

Variedades

Ao pensar em comprar um coletor de pó para sua casa, é útil se familiarizar com as variedades de dispositivos, pois cada design tem seus próprios pontos fortes e fracos, portanto, eles se adaptam melhor a determinados tipos de limpeza.

eletrostático

Em dispositivos desse tipo, é realizada a propriedade das partículas de poeira de adquirir carga elétrica e serem atraídas por superfícies de sinal oposto. No coletor de pó, são instaladas placas de metal nas quais se depositam as impurezas do ar ionizado do aparelho. O dispositivo coleta poeira, fumaça e fuligem. Na presença de um ozonizador, mata os germes e elimina os odores.

Os modelos eletrostáticos são quase silenciosos, consomem energia mínima e pertencem ao segmento de orçamento. A principal vantagem dos dispositivos é a ausência de elementos substituíveis, o que simplifica e reduz o custo de operação. A poeira se acumula nas placas, elas são lavadas uma vez por semana.

modelos eletrostáticos

Fotocatalítico

Os coletores de pó fotocatalíticos atuam sobre o efeito desinfetante da radiação ultravioleta, que é direcionada para as placas de dióxido de titânio, que atuam como catalisadores. Os contaminantes não se acumulam na superfície do catalisador, mas se decompõem imediatamente em partículas minúsculas (comparáveis ​​em tamanho a moléculas) que são inofensivas para os seres humanos.

Este tipo de coletor de pó é o mais eficaz, mas também o mais caro. A sujeira não se deposita no interior, mas é simplesmente destruída, o aparelho em si não se transforma em fonte de acúmulo de substâncias nocivas.

O dispositivo fotocatalítico elimina toxinas, contaminação biológica, odores.As desvantagens do dispositivo incluem a necessidade de substituir a lâmpada UV (após 1-3 anos), o preço, um nível de ruído significativo, bem como a morte, bem como a flora do ar prejudicial e útil.

Com filtros substituíveis

A purificação do ar nestes aparelhos é assegurada por filtros HEPA. Eles capturam partículas de poeira tão pequenas quanto 0,34 mícrons. A maioria dos dispositivos implementa filtração em vários estágios através de materiais de densidade variável, que também possuem impregnações antibacterianas.

Uma ótima opção para casas com crianças e alérgicos... Uma desvantagem significativa desse tipo de coletor de pó é a substituição de filtros caros, necessários para o aparelho 1 a 2 vezes ao ano.

A purificação do ar nestes aparelhos é assegurada por filtros HEPA.

Dispositivos de combinação

A maior demanda é por coletores de pó de ação combinada, que limpam o ar de várias maneiras ao mesmo tempo. Estão equipados da seguinte forma:

  • filtros que cortam grandes frações (lã, partículas de poeira) do ar - limpeza preliminar;
  • carvão - remove odores, impurezas do ar;
  • Os filtros HEPA são líderes na remoção de componentes biológicos do ar;
  • filtração eletrostática;
  • filtro fotocatalítico - desinfeta.

A limpeza combinada é mais cara, o aparelho requer manutenção e troca de elementos, mas o resultado vale a pena.

Nota: qualquer coletor de pó não aumenta a quantidade de oxigênio na sala, o apartamento deve ser ventilado.

Critérios de escolha

Um coletor de pó é uma forma prática de manter o ar dos apartamentos limpo. Mas há casos em que o dispositivo é simplesmente necessário. Quem deve comprar:

  • moradores de grandes cidades com altos níveis de poluição do ar;
  • donos de animais de estimação;
  • famílias fumantes;
  • asmáticos e pessoas com problemas respiratórios;
  • amantes do uso de produtos químicos domésticos e têxteis, nos quais a poeira se acumula.

Os fabricantes de coletores de pó recomendam considerar os seguintes pontos importantes ao escolher:

  1. A área (volume) da sala. O raio de ação varia de 10 a 150 metros quadrados. Leva tempo para limpar completamente o ar. O coletor de pó terá que ser movido ou adquirido para cada cômodo. Se a peça de trabalho for muito grande para a máquina, não se deve esperar uma limpeza eficaz.
  2. Nível sonoro (em decibéis). Este indicador é importante porque o coletor de pó funciona por muito tempo. As mais silenciosas são as variedades eletrostáticas. Este critério é especialmente importante quando usado no quarto (o padrão de higiene não excede 30 decibéis).
  3. Possibilidade de substituição de consumíveis. Você precisará comprar filtros HEPA pelo menos uma vez por ano.
  4. Características da habitação e situação familiar. Aparelhos com filtros HEPA são melhores do que outros na captura de contaminantes causadores de alergia. Dispositivos com filtros de carbono fazem um excelente trabalho com fumaça de tabaco e odores irritantes.

Para apartamentos pequenos e densamente povoados, famílias com crianças, vale a pena escolher um coletor de pó com lâmpada ultravioleta, que mata a flora patogênica e evita a propagação de infecções.

Os coletores de pó são produzidos por muitas marcas conhecidas

Dispositivos sofisticados e caros monitoram o estado das massas de ar. Quando os parâmetros definidos são atingidos, eles são ativados para limpeza. Outros recursos adicionais são:

  • sensor de troca do elemento filtrante - informa sobre contaminação;
  • aromatização do ar - existe um compartimento embutido para enchimento de aromas;
  • determinação da poluição atmosférica - partida independente do dispositivo;
  • ionização e ozonização;
  • despertador;
  • umidificador;
  • trabalhar em modo silencioso (noite).

Os coletores de pó são produzidos por muitas marcas conhecidas de eletrodomésticos - Daikin, Boneco, Electrolux, AIC. Os dispositivos se distinguem pelo design cuidadoso, controle eletrônico e purificação do ar de alta qualidade.

Como fazer você mesmo com suas próprias mãos

O coletor de pó mais simples pode ser feito em casa com as ferramentas disponíveis. Para fazer artesanato você vai precisar de:

  • recipiente plástico volumétrico com tampa estanque;
  • ventilador pequeno (do computador);
  • fechos, cola;
  • fonte de alimentação para o funcionamento do ventilador (baterias, ligação à rede).

Um dispositivo de sala seca é feito com água (decantada ou destilada) para manter a sala úmida. Um furo é feito na tampa e o ventilador é inserido firmemente, fixado com parafusos ou cola, e a fonte de alimentação é conectada. Paralelamente ao fundo, as linhas de pesca são puxadas, um tecido denso é colocado sobre elas. A água é derramada, a superfície deve estar 3-5 centímetros abaixo do ventilador.

O dispositivo mais simples com umidificação está pronto - durante a operação, eles monitoram o nível da água e a limpeza do filtro. Se a umidade no apartamento for alta, use o sal como filtro. Diagrama de fabricação:

  1. Nas paredes opostas do recipiente, são feitos 2 furos: um para o ventilador na parte superior, o segundo para a saída de ar mais próximo do fundo.
  2. Prenda o refrigerador firmemente à parede no orifício próximo à tampa.
  3. O segundo orifício é cuidadosamente selado com um filtro - uma gaze dobrada em várias camadas com espuma de borracha no interior.
  4. O sal calcinado é despejado no fundo - uma camada acima do filtro, abaixo do ventilador.

O dispositivo mais simples

Tal dispositivo deve operar em baixa velocidade para evitar que os cristais batam nas paredes. A purificação dupla do ar é fornecida - com sal e um filtro de tecido.

dicas de uso

Antes de iniciar o uso, você deve ler atentamente as instruções para saber que tipo de manutenção o dispositivo precisará, quando e o que precisa ser trocado. Regras básicas:

  1. O dispositivo é colocado em locais de acúmulo máximo de poeira, não muito próximo à parede (pelo menos 10 centímetros).
  2. Todos os dispositivos são alimentados pela rede elétrica, eles estão conectados a uma tomada, defina o modo desejado.
  3. Os sensores de indicação de obstrução do filtro são monitorados. A substituição é realizada dentro do prazo prescrito.
  4. As placas dos modelos eletrostáticos de uso diário são limpas de sujeira uma vez por semana.

Se houver crianças ativas em casa, coloque o coletor de pó onde o bebê não possa alcançá-lo e descarte-o. Ao usar qualquer tipo de coletor de pó, você pode melhorar a qualidade do ar em sua casa e tornar sua vida mais confortável. Um ambiente limpo no apartamento ajuda a evitar problemas respiratórios, dormir bem e relaxar. Com a falta de fundos, você mesmo pode fabricar o dispositivo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha