Métodos de reparo de esmalte de banheiro faça você mesmo em casa, como remover arranhões

As banheiras de acrílico são mais exigentes em termos de manutenção. Essa superfície não tolera estresse mecânico, devido ao qual se formam lascas, arranhões e rachaduras. Tais defeitos contribuem para a formação de ferrugem. Para reparar o esmalte no banheiro, vários métodos são utilizados, cada um dos quais é selecionado dependendo do tipo e características do dano.

métodos básicos

A necessidade de restauração oportuna do esmalte se deve ao fato de que os defeitos do banho têm várias consequências desagradáveis:

  1. Formação de ferrugem. À medida que a corrosão cresce na área problemática, forma-se um orifício passante, que é bastante difícil de eliminar. Muitas vezes, devido à ferrugem, é necessário trocar o banho.
  2. Desenvolvimento da microflora bacteriana. As ranhuras do acrílico coletam partículas de graxa e outros contaminantes, que criam um ambiente propício ao surgimento de patógenos.
  3. Sem graça.Lascas e ferrugem tornam a banheira pouco atraente.

A escolha do método de restauração das paredes da tigela é escolhida dependendo da natureza do dano. Para pequenas rachaduras e lascas, uma camada de esmalte é aplicada e os orifícios são removidos com acrílico.

Ao mesmo tempo, independentemente do método de restauração escolhido, em cada caso, é recomendável realizar medidas preparatórias, após as quais você pode prosseguir com o reparo.

Aplicação de esmalte bicomponente

Esta opção é adequada para eliminar pequenos defeitos. Uma mistura de esmalte e endurecedor é aplicada como tinta.

Enchimento acrílico

O enchimento acrílico prolonga significativamente a vida útil do banheiro. Para isso, a mistura é aplicada sobre uma superfície previamente preparada. O encanamento após o procedimento está pronto para uso após dois dias.

Instale uma banheira em uma banheira

Esta opção é usada para dano direto. Nesse caso, um inserto de acrílico é fixado no local do defeito do outro lado da tigela com cola.

Como preparar adequadamente a superfície em casa

Para restaurar um aço, ferro fundido ou outro banho, você precisará realizar as seguintes manipulações necessárias para a preparação da superfície para aplicação de acrílico:

  1. Limpe a superfície da tigela com substâncias abrasivas (sabão em pó é adequado).
  2. Lixe a tigela com uma lixa ou um moedor. O procedimento deve ser realizado até que apareçam arranhões.
  3. Retire o sabão e as migalhas da tigela. Então você precisa primeiro aplicar ácido oxálico e depois refrigerante.
  4. Encha a banheira até a borda, espere 10 minutos e escorra a água. Depois disso, você precisa secar a tigela.
  5. Aplique selante automotivo nas áreas com defeitos.Após a secagem, o material deve ser lixado e o banho deve ser limpo de poeira.
  6. Trate a tigela com um desengordurante (álcool) e limpe com toalhas sem fiapos.

reparação de banho

Ao final das manipulações descritas, é necessário retirar todos os encanamentos: sifão, mangueira de chuveiro e outros. No final, é necessário selar os locais adjacentes à tigela com fita adesiva e cobrir o chão e os eletrodomésticos adjacentes com filme plástico.

Ferramentas e materiais necessários

Para restaurar a banheira, você precisará de:

  • pó de limpeza;
  • solvente (álcool é adequado);
  • lixa ou lixadeira;
  • enchimento de carro de cura rápida;
  • chave de fenda, chave inglesa e outras ferramentas necessárias para remover o encanamento.

Além disso, você precisará de um pano sem fiapos, papel, filme plástico e um aspirador de pó para remover sujeira e poeira.

Como aplicar esmalte corretamente

A restauração do banho de esmalte é realizada em várias etapas:

  1. O esmalte é misturado com o endurecedor em um recipiente separado.
  2. O esmalte é aplicado na tigela usando um pincel e rolo. Recomenda-se usinar primeiro as superfícies horizontais e depois as verticais.
  3. Imediatamente na primeira camada, sem esperar a secagem, aplica-se a segunda.

Após este tratamento, você pode usar o banheiro após 5 dias. Ao pintar a tigela com esmalte, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção: a tinta tem cheiro forte.

Como restaurar com um copo com as próprias mãos

A restauração de vidro é conveniente porque esse material flui sozinho para a tigela, formando uma superfície plana. Para eliminar defeitos no banho, você precisará executar as seguintes etapas:

  1. Misture acrílico líquido em um recipiente separado.
  2. Recolha uma pequena quantidade de acrílico em um copo. Coloque o recipiente no canto da banheira e despeje o material até que a mistura atinja o meio da parede da tigela. Depois disso, você precisa mover o vidro pelo perímetro.
  3. Repita o processo em outras partes do banho.

Se bolhas se formarem durante a restauração, esses defeitos devem ser alisados ​​com um rolo.

Se bolhas se formarem durante a restauração, esses defeitos devem ser alisados ​​com um rolo. Esta mistura seca em quatro dias. Para restaurar o banho, você também pode optar pelo acrílico de secagem rápida.

Aplicação do liner acrílico

Inserções de renovação de encanamento são vendidas nas lojas. Para uma restauração rápida do banho, você precisará fazer o seguinte:

  1. Usando um moedor, desmonte o arnês.
  2. Limpe a superfície e corte a aresta tecnológica no inserto com uma esmerilhadeira.
  3. Insira o inserto no banho e faça marcas ao longo das quais serão cortados orifícios tecnológicos (para drenagem, etc.).
  4. Faça furos no forro.
  5. Aplique a mistura de dois componentes e a massa na superfície da tigela, trabalhando em círculo ao redor dos orifícios tecnológicos. Recomenda-se a compra de ambos os materiais com o liner. A espuma deve ser aplicada tanto no fundo quanto nas paredes.
  6. Insira o inserto, pressione para baixo e remova o excesso de selante e espuma.

Após a conclusão das manipulações descritas, é necessário instalar um sifão e uma torneira e, a seguir, encher a banheira até a borda. Nesta forma, recomenda-se que a tigela atualizada seja armazenada por pelo menos um dia. Então você pode drenar a água e usar o banheiro.

Reparação de banho de ferro fundido

O reparo de um banho de ferro fundido é realizado de acordo com o algoritmo descrito.A diferença entre esses procedimentos pode ser atribuída ao fato de que, neste caso, são usadas outras composições redutoras.

Remova arranhões superficiais

Recomenda-se reparar imediatamente quaisquer arranhões na superfície da banheira. Caso contrário, com o tempo, a ferrugem se formará neste local, o que é mais difícil de remover.

lixa de grão fino

Não vai funcionar reparar o banho com lixa. Este material é usado para rejuntar o dano, após o que é necessário aplicar acrílico ou outro agente usado para tratar a tigela.

Lixa

Polidor de carro abrasivo fino

Este material é utilizado na segunda etapa de remoção de arranhões. Recomenda-se aplicar o polidor automotivo em uma superfície molhada, certificando-se de que a superfície tenha adquirido uma tonalidade fosca. Para fazer isso, você deve primeiro processar a área problemática na vertical e depois na horizontal.

Polidor de cera sem abrasivos

Este verniz é aplicado na fase de acabamento. A cera repele a água e confere brilho à superfície tratada. Depois de aplicar este polidor, a tigela deve ser enxaguada com detergente líquido.

Métodos para remover lascas e arranhões profundos

Para se livrar de lascas e arranhões profundos, você precisará de ferramentas mais caras. Além disso, em cada um dos casos descritos, a superfície é preparada de acordo com o algoritmo especificado (remoção de ferrugem, desengorduramento, etc.).

recheio de porcelana

Esta opção é usar uma peça de porcelana e epóxi. O primeiro material deve ser moído até o estado de pó. Depois disso, é necessário aplicar resina epóxi na área problemática e despejar porcelana sobre ela. Se necessário, o defeito é fechado em duas camadas. Neste caso, o material deve ser aplicado após duas horas. Ao final do procedimento, o defeito selado é lixado.

Aplicação de cola BF-2

A cola BF-2 contém um polímero que forma uma superfície plana no local de um chip no metal. Esta ferramenta, antes de selar a área problemática, é misturada com pó de dente, cal seca ou giz. Após o preparo, o material é aplicado no local onde está o defeito e deixado por um dia. Se necessário, arranhões e lascas são tratados em duas camadas. Nesse caso, você deve esperar pelo menos três dias.

cola BF2

Use selante automotivo e esmalte

Para revestimento do banheiro, são utilizados os selantes Body Soft ou NOVOL Fiber. O material é aplicado em uma superfície preparada usando uma espátula de borracha ou plástico. A massa durante o procedimento deve preencher todos os vazios.

Após a aplicação, o material é lixado e revestido com esmalte automotivo ou bicomponente de acordo com o algoritmo descrito.

Preenchimento localizado do decote

Para eliminar pequenos defeitos localizados em uma pequena área, o esmalte é usado para restauração. O material é aplicado na área problemática com uma camada fina. Após quatro horas, o procedimento deve ser repetido. Você pode usar o banheiro depois de um dia.

Dicas e truques adicionais

A banheira pode ser reparada por soldagem a frio ou epóxi. O primeiro agente é aplicado na superfície preparada e depois lixado. No segundo caso, primeiro é colocada uma camada de resina epóxi, depois uma fibra de vidro, após a qual novamente este material. Pequenas rachaduras também são reparadas por solda usando ferros de solda de 100 a 200 watts e fluxo de aço e alumínio.

Durante as obras de restauração, recomenda-se a retirada de animais e crianças da casa, bem como o uso de equipamentos de proteção individual. Para dar brilho, o banho deve ser tratado com uma flanela macia.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha