Instruções para colar corretamente a porta com filme autoadesivo
As portas interiores são decoradas por colagem com materiais especiais. A fita adesiva é uma opção popular. Quando surge a pergunta, como colar corretamente a porta com um filme autoadesivo, você precisa entender as características do material e os métodos de instalação.
Vantagens e desvantagens
O material do filme para colar estruturas de portas possui várias características positivas. As principais vantagens são:
- Alta resistencia. O material é capaz de suportar efeitos negativos externos sem ser coberto por arranhões e outros defeitos. Além disso, não há exaustão sob radiação ultravioleta.
- Propriedades decorativas. O filme esconde visualmente as falhas da tela e transforma sua aparência. Como opção, você pode escolher um filme de qualquer cor, dependendo de suas preferências e estilo de interior.
- Fácil de usar. Você mesmo pode colar o material na porta, sem envolver especialistas. Com mais cuidado com o filme, basta limpar sua superfície com um pano macio e úmido.
- Preço acessível. Graças à tecnologia de produção simples, os fabricantes oferecem uma ampla gama de produtos a preços baixos.
- Resistente a humidade.A película pode ser utilizada para revestir portas de cozinhas e banheiros, pois não perde seu desempenho em caso de respingos e alta umidade interna.
Depois de pensar em usar um filme, também vale a pena descobrir os negativos. A principal desvantagem é a necessidade de preparação preliminar da estrutura da porta, pois uma violação do processo tecnológico causará delaminação do material. Além disso, a capa é de uso único e não é possível colar novamente.
Preparação para colagem
Antes de colar diretamente o material, você precisa realizar etapas preparatórias. A preparação competente ajuda a evitar erros comuns de instalação e contribui para uma longa vida útil do material.
Ferramentas
Para colar a estrutura da porta, é necessário um conjunto de ferramentas, que é melhor preparar com antecedência. Como parte do trabalho, você precisará de:
- lixa de grão fino, espátula de borracha, pincel, primer, desengraxante e massa para limpeza da superfície;
- fita métrica, cunha de construção, marca e tesoura para marcar e modelar o produto caso a película seja maior que a estrutura da porta;
- placa de borracha para nivelamento da superfície após a aplicação do filme na porta;
- secador de cabelo para decorar os cantos, fornecendo ar quente.
Como preparar a superfície
Munidos dos materiais necessários, procedem à preparação da porta para a colagem do material. Para facilitar o trabalho de instalação, recomenda-se retirar a cortina das dobradiças articuladas e desmontar todos os acessórios - puxadores, dobradiças, fechadura.Se houver inserções de vidro na tela, é melhor removê-las primeiro da estrutura.

A superfície da porta deve ser lisa, pois a presença de defeitos e irregularidades levará a uma maior delaminação ou deterioração do efeito visual. Existem várias maneiras de garantir a lisura se o suporte antigo estiver coberto com tinta:
- Usando um moedor. Ao usar o equipamento no ar, uma grande quantidade de poeira é gerada, por isso é recomendável cobrir todos os objetos ao redor antes de usar.
- O uso de solventes especiais que neutralizam as imperfeições da tela. Para não prejudicar sua saúde, você deve usar equipamentos de proteção individual.
- Trate a porta com um secador de cabelo de construção e remova a tinta com uma espátula. Este método economiza tempo e remove a camada de tinta da porta sem prejudicar a saúde.
Se houver verniz na porta, você pode remover as irregularidades com uma lixa de grão fino. Quando for necessário remover o filme antigo, a superfície deve ser umedecida com água morna, e o material deve ser retirado da borda. Após o nivelamento da base, o desengorduramento é feito com solução de sabão ou meios especializados.
Na presença de trincas e lascas, as irregularidades são seladas com massa de vidraceiro, polidas e preparadas.
Procedimento
Para aplicar corretamente o filme na porta, você precisa seguir etapas simples passo a passo. A instrução inclui as seguintes etapas:
- De um lado do material, uma camada protetora é separada, aplicada na base superior da porta e começa a grudar em toda a superfície, alisando com um pano macio ou rolo de borracha.
- Com uma faca afiada, corte o excesso de material, faça um furo para a trava e o cabo.
- Os acessórios são instalados e os loops articulados são feitos.
Variedades
Existem muitos tipos de revestimentos autoadesivos no mercado. O material é classificado em várias categorias com base em diferentes características.
Por material
O primeiro critério que você precisa prestar atenção é o material de fabricação.

base de papel
Este tipo consiste em duas camadas - cloreto de polivinila e uma base de papel. Ao colar, a camada de papel é removida e o filme de vinil é aplicado na superfície preparada.
Filme
A versão padrão consiste em uma camada que é aplicada na folha da porta. Camadas transparentes são usadas como proteção, que são removidas antes da instalação.
espectro de cores
Dependendo de suas próprias preferências, você pode escolher um filme de tonalidade adequada.
Também é recomendável levar em consideração o estilo geral do interior para que o material fique harmonioso no design.
Veludo
O filme autoadesivo tipo veludo tem muitas variações, o que permite encontrar uma opção para qualquer interior. Uma característica distintiva é a superfície macia e aveludada.
sob a pedra
O acabamento do material sob a pedra é adequado para um interior feito em estilo estrito. Existem películas para qualquer tipo de pedra para qualquer exigência de aparência.
Mármore
Os acabamentos em mármore ajudam a transformar eficazmente o interior de qualquer divisão. A textura do mármore natural confere um brilho nobre e uma atmosfera acolhedora ao interior. Você pode colar o filme marmorizado na cozinha, banheiro, sala de estar.
madeira natural
O filme de madeira natural é uma das opções mais comuns. Os tons naturais da madeira ficam bem em interiores clássicos.

Textura
A textura do filme autoadesivo é fosca ou brilhante. A diferença está na aparência e na estrutura do material.
Mastro
Um revestimento do tipo fosco esconde melhor os defeitos da superfície. Em particular, o filme fosco elimina visualmente erros de instalação - detritos e pequenas bolhas de ar.
Brilhante
A versão brilhante parece mais impressionante, mas esconde menos as falhas na folha da porta. Ao instalar um revestimento brilhante, a porta deve ser cuidadosamente processada para que o material fique plano na base.
Outro
Ao escolher, você também deve considerar opções menos comuns. Eles são adequados para uso em interiores originais.
Metálico
A camada superior do material pode ter a forma de metal. Esta variedade é adequada para ambientes residenciais e de escritório.
Decorativo
Tendo decidido colar a película decorativa, é possível transformar o espaço, tendo em conta as suas próprias exigências. Qualquer padrão pode estar presente na camada superior do material decorativo.

Fluorescente
Filme revestido fluorescente é mais brilhante. É eficaz para uso em salas escuras.
tridimensional
A variação tridimensional cria um efeito tridimensional. Isto é conseguido através de um padrão tridimensional.
Características da escolha do design
O principal requisito ao escolher um design é a conformidade com um determinado estilo. O revestimento não deve se destacar muito do fundo geral.
dicas e truques
Ao planejar colar o material na porta, é necessário seguir as instruções. Isso ajudará a evitar erros e garantir uma adesão suave. Também é recomendável limpar e enxugar periodicamente a superfície.


