Como conectar corretamente um fogão a gás em um apartamento, padrões de autoinstalação
Existem muitas opções para resolver você mesmo o problema de conectar um fogão a gás em seu apartamento. No entanto, nem todas as fontes indicam que é impossível excluir completamente a participação de especialistas terceirizados nesse processo. Isso ocorre porque os aparelhos a gás são classificados como equipamentos perigosos. Portanto, trabalhar com esses dispositivos requer uma licença apropriada (admissão).
Contente
- 1 Possibilidade de auto-conexão
- 2 Medidas de precaução
- 3 Padrões e requisitos de conexão
- 4 Tipos de tubos de gás
- 5 O que você precisa?
- 6 Como conectar com um tubo?
- 7 Etapas de login automático
- 8 Regras para desmontar uma laje velha
- 9 Como substituir uma válvula de esfera antiga
- 10 Verifique se as conexões estão corretas
- 11 Como instalar oficialmente
- 12 Dicas e truques de instalação especializados
Possibilidade de auto-conexão
A instalação de equipamentos de gás deve ser realizada de acordo com:
- planta de apartamento;
- requisitos para este equipamento;
- normas que regem a instalação e ligação de aparelhos a gás.
Os cidadãos têm o direito de instalar esses fogões de forma independente em seus próprios apartamentos e casas. No entanto, o fornecimento de gás é realizado por funcionários dos departamentos relevantes ou empresas especializadas.
Isso significa que os cidadãos não podem conectar fogões a canos de forma independente. Isso se deve a medidas de segurança. Os especialistas são obrigados a verificar o aperto das conexões e tubulações por onde o gás é fornecido, para só então conectar os queimadores à linha comum. Se tal trabalho for realizado por uma pessoa que não tenha acesso adequado, os proprietários do apartamento ou casa são multados.
Cada nova conexão deve ser registrada no serviço de gás. Ou seja, neste caso você terá que entrar em contato com especialistas terceirizados.
Medidas de precaução
Devido ao gás natural fornecido a casas e apartamentos particulares ser explosivo, ao ligar a estufa a uma via comum, deve observar as seguintes regras:
- A conexão é feita por meio de mangueiras flexíveis projetadas para alimentação de gás. Esses produtos devem ser devidamente marcados com a data de fabricação.
- O comprimento do tubo não deve exceder quatro metros. Se a placa for instalada a uma distância maior da linha, um tubo com o comprimento necessário será soldado a ela. E somente depois disso o tubo é conectado.
- A mangueira está localizada em um local de fácil acesso. Os tubos de gás não devem ser fechados com estruturas não separáveis.
- Ao conectar um fogão a gás, não use dois ou mais tubos flexíveis conectados entre si.
- Não pinte os tubos flexíveis. Isso pode causar vazamentos devido a danos na superfície do polímero. A fita adesiva é usada para esconder o tubo.
Se no apartamento estiver instalado um fogão com forno elétrico, neste caso será necessário trazer uma linha separada do quadro elétrico para conectar o aparelho.Ao instalar o equipamento, é importante garantir que a distância entre a saída e a tubulação de gás seja superior a 500 milímetros, além disso, o cabo de força deve estar a uma distância de 100 milímetros ou mais da tubulação.

Padrões e requisitos de conexão
A legislação atual não determina quem tem o direito de instalar fogões a gás. No entanto, as normas proíbem a conexão de tais dispositivos a uma linha comum sem a devida autorização.
No apartamento
Os funcionários do serviço de gás podem conectar o fogão do apartamento a uma rodovia comum. Com este último, é necessário celebrar um acordo prévio para a prestação de tais serviços, fornecendo os seguintes documentos:
- passaporte técnico para o apartamento;
- um certificado de propriedade ou um certificado do USRR, confirmando o direito de possuir imóveis;
- caderneta de assinatura e contrato antigo com o serviço de gás;
- documento para um novo fogão e medidor de gás.
Após a assinatura do contrato com o serviço, é emitida uma licença para conectar o fogão à linha de gás. O procedimento é realizado com a condição de que durante a inspeção do local de instalação do equipamento não sejam reveladas violações das normas vigentes.
Em uma casa particular
Os proprietários de apartamentos devem celebrar contratos com a concessionária de gás. Mas em casas particulares, você pode se conectar a um abastecimento de gás autônomo ou recusar esse tipo de combustível em favor de outro ou eletricidade. No primeiro caso, você não precisa envolver funcionários do serviço de gás e instalar o fogão de forma independente conectando tubos a botijões de metano ou tanques de gás.
Mas se o dono da casa quiser se conectar a uma rodovia comum, você precisará entrar em contato com as autoridades competentes. Neste caso, aplicam-se as mesmas regras dos apartamentos. Os proprietários devem primeiro concluir um contrato com a concessionária de gás, após o qual o fogão é conectado à rede.

Tipos de tubos de gás
Se os fogões a gás anteriores eram conectados usando tubos de aço (essa opção ainda é usada hoje, mas raramente), agora são usados tubos flexíveis para isso. Tais produtos permitem que os equipamentos se movimentem livremente sem se desconectar da rota comum. Os tubos facilitam muito a instalação das placas.
Ao escolher produtos deste tipo, é necessário dar preferência a um forro flexível e impermeável que resista a altas pressões internas e externas. O comprimento dos tubos varia de alguns centímetros a quatro metros. O diâmetro padrão do estrangulador é de ½ ou ¾ de polegada. Mas existem modelos de laje com roscas não padronizadas. Neste caso, é necessário um adaptador adequado para conectar a mangueira.
Como padrão, o niple de conexão tem a forma de duas porcas de capa. Os tubos também estão disponíveis com uma rosca externa de um lado.
Borracha
Essas mangueiras populares oferecem maior durabilidade e flexibilidade (vida útil de 10 anos). A demanda por essas mangas se deve em grande parte ao baixo preço. A resistência da mangueira é assegurada por um cordão de tecido escondido sob a bainha de borracha. Nas extremidades dos tubos existem curvas comprimidas com porcas ou roscas externas.
As mangas de borracha impedem o movimento de correntes parasitas, o que é importante para os casos em que a estufa está equipada com forno elétrico.Esses produtos não são resistentes ao contato com objetos pontiagudos e cortantes, não toleram temperaturas extremas e racham com o tempo.
As mangueiras de borracha padrão, com diâmetro interno de nove milímetros, são completadas com conexões de ½".

Borracha, com uma bainha de metal
Esta opção é caracterizada por maior resistência a objetos pontiagudos. Essas propriedades são fornecidas pela trança de metal e pela borracha vulcanizada ou polímeros dos quais a mangueira é feita. Este delineador parece uma torneira, em uma cor diferente. As mangueiras de gás estão disponíveis com uma trança amarela.
Uma vez instalados, esses produtos requerem a instalação de um condutor dielétrico que cortará as correntes parasitas. As mangueiras trançadas de metal devem ser substituídas a cada 10 anos. Mangas deste tipo podem suportar temperaturas de até +50 graus.
A principal desvantagem dos tubos com bainha de metal é que este último cobre a bainha de borracha. Devido a esse recurso, é impossível verificar visualmente o estado do material e identificar a tempo o local do vazamento de gás. Portanto, mangas desse tipo raramente são usadas no exterior.
Fole
Os modelos de fole são mangueiras de gás corrugadas de aço inoxidável com revestimento de polímero. Essas mangas se distinguem pelo aumento da resistência a influências externas, incluindo contato com objetos pontiagudos.
Como no caso anterior, ao instalar a fiação do fole, será necessário montar um condutor dielétrico que corte as correntes parasitas.
A vida média desses tubos é de mais de 25 anos. Em comparação com outros tubos, esses modelos são mais caros.
O que você precisa?
A ligação da estufa a uma conduta de gás comum realiza-se com um mínimo de ferramentas.
Chaves
Para conectar, você precisa de uma chave ajustável, cujo tamanho corresponde ao diâmetro da porca de capa e da válvula de esfera.
válvula de esfera
Ao instalar um fogão a gás, é recomendável usar válvulas de esfera de latão niquelado. Estes produtos estão sujeitos a um procedimento de certificação obrigatória.
Fita FUM
A fita de vedação (o uso de Loctail 55 é permitido) é necessária para aumentar a estanqueidade da conexão do tubo ao tubo de gás e ao fogão.
Solução de sabão concentrado
Uma solução de sabão é necessária após a conexão do fogão. Use este composto para verificar se há vazamentos de gás nas conexões do tubo.
tubo adequado
Apenas os tubos de gás com as marcações correspondentes são adequados para ligar a placa. O tipo de alça é selecionado com base nas preferências pessoais e no orçamento.
Chave de fenda
Será necessária uma chave de fenda para instalar a tomada nos casos em que o fogão adquirido for complementado com forno elétrico.

Como conectar com um tubo?
Essa opção raramente é usada devido à complexidade da instalação. A instalação com esta tecnologia é realizada com um tubo de determinado comprimento, dobrado em determinado ângulo, com rosca cortada. Este último será necessário para enrolar os acessórios por meio dos quais o eletrodoméstico é conectado ao gasoduto.
Na prática, são utilizadas duas opções de conexão. O primeiro envolve o uso de dois acessórios, com o qual o tubo é conectado em uma extremidade ao gasoduto e a outra a um eletrodoméstico. A segunda opção é mais complicada em termos de tecnologia de execução. Nesse caso, uma extremidade do tubo é soldada ao gasoduto e a outra é conectada à saída da placa por meio de conexões.
A terceira opção também é usada. Neste caso, são utilizados tubos de cobre, nas extremidades dos quais são soldados acessórios com porcas de união. Mas, seja qual for o método de ligação escolhido, este tipo de ligação não permite, em caso de necessidade, deslocar o fogão a gás para o lado.
Etapas de login automático
A instalação do equipamento de gás é realizada após a conclusão da instalação da unidade de cozinha. A área onde este aparelho está localizado deve ser revestida com materiais incombustíveis (ladrilhos cerâmicos e similares). Antes de iniciar o trabalho, o piso sob o equipamento de gás é nivelado. A distância mínima entre o dispositivo e a parede é de 65 milímetros. A placa é instalada nivelada ou mais alta que a unidade da cozinha.
Ao instalar fogões a gás, as seguintes recomendações também devem ser observadas:
- A distância mínima para paredes de armários de cozinha é de 50 milímetros.
- Um exaustor funcional deve ser instalado na cozinha.
- As placas são embutidas em móveis de cozinha, cujas dimensões correspondem exatamente às dimensões do eletrodoméstico.
Antes de ligar o fogão, a válvula de entrada da linha de gás deve estar fechada.

Regras para desmontar uma laje velha
Antes de prosseguir com a desmontagem, é necessário verificar se o gás está desligado. Para fazer isso, você precisa acender um queimador e trazer um fósforo aceso. Então você pode começar o trabalho principal.
Primeiro, use uma chave para desconectar a mangueira antiga. Muitas vezes, nesta fase, surgem problemas devido ao fato de a porca de capa não girar. Isso se deve à formação de óxido no fio. Nestas condições, recomenda-se solicitar o desligamento da estufa antiga da rede de gás.
Depois de remover a mangueira de abastecimento, você pode mover o dispositivo para o lado.Nesta fase, é recomendável limpar a válvula de esfera de vestígios de óxido usando uma escova de aço.
Como substituir uma válvula de esfera antiga
Em alguns casos, será necessário substituir a válvula de esfera antiga. Essa necessidade surge quando esse componente vaza gás ou não cabe no tamanho. A substituição deve ser feita rapidamente, pois o gás fluirá para a sala durante o procedimento.
Neste ponto, você precisará inserir um pedaço de pano úmido ou um tampão de tamanho adequado no tubo. Mas se houver uma rosca no gasoduto, não é necessário instalar o plugue. Além disso, o procedimento é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- A ventilação forçada entra em ação, as janelas se abrem.
- Uma fita de vedação é enrolada em torno da rosca do tubo de gás.
- A nova válvula de esfera é aparafusada no tubo. Nesta fase, recomenda-se ter cuidado para evitar bater a chave no gasoduto, força excessiva e movimentos bruscos. Isso pode desencadear a formação de uma faísca. Para evitar consequências desagradáveis, recomenda-se colocar uma esponja na chave, fixando-a com fita isolante.
Ao final do trabalho, verifique o aperto das conexões. Para isso, a válvula de esfera é revestida com uma solução concentrada de sabão. Se o composto aplicado não borbulhar, a conexão está firme. Caso contrário, você precisará remover a torneira e repetir as etapas descritas aplicando uma camada adicional de veda-rosca nas roscas.

Depois de concluir o trabalho descrito, você pode começar a conectar o fogão à linha de gás. Para isso, o dispositivo é instalado primeiro em um local permanente e nivelado.Além disso, são realizadas as seguintes obras:
- O cabo de linho é aparafusado na rosca externa (se presente) do tubo.
- Um adaptador é aparafusado na saída da placa através da junta. Este procedimento é necessário nos casos em que o diâmetro da tubulação de gás não corresponde às dimensões do bocal do aparelho.
- O tubo é aparafusado à placa e o tubo de gás com uma chave. Também não é recomendado exercer esforço excessivo nesta fase. Se necessário, após a conclusão do trabalho, você pode apertar a porca.
Ao instalar a placa, evite dobrar o tubo. A mangueira conectada ao tubo de gás deve ficar pendurada livremente.
Verifique se as conexões estão corretas
A exatidão das conexões é verificada com uma solução de sabão. Este último deve lubrificar as juntas do tubo com a válvula de esfera e o tubo de derivação da placa. Se a água com sabão não estiver borbulhando, as conexões estão apertadas. Também neste ponto você precisa acender cada queimador do fogão.
A exatidão das conexões é verificada por um agente de serviço de gás.
Como instalar oficialmente
De acordo com as normas da legislação, os proprietários de apartamentos e casas têm o direito de instalar um fogão a gás. Ou seja, esse procedimento pode ser realizado sem o envolvimento de especialistas terceirizados, sem medo de multas. Após a conclusão da instalação, é necessário entrar em contato com o serviço de gás ou uma empresa autorizada pelo SRO, após o que os funcionários dessas organizações irão ao apartamento ou casa e verificarão a correta instalação do fogão. Em seguida, o gás é iniciado.
Ao final, é lavrada uma ata sobre a necessidade de eliminar infrações ou colocar a laje em operação.

Dicas e truques de instalação especializados
Para instalar um fogão a gás, recomenda-se levar esses tubos para que não mais do que 30 centímetros da manga caiam após a conexão. Caso contrário, será necessário colocar o delineador, o que no futuro levará à rachadura do material.
A ligação da estufa a uma linha comum é aconselhada num local com ventilação forçada desligada e janelas fechadas. Isso permitirá que você sinta o cheiro do vazamento de gás imediatamente. Antes de iniciar a instalação de uma nova placa, é necessário encontrar uma válvula de fechamento para o tubo. Além disso, não é recomendado pintar o tubo. Em vez disso, você pode usar fita colorida resistente ao calor. A tinta contém componentes que corroem a bainha de borracha.


