Como colar papel de parede no teto, instruções passo a passo para autoajuda
Durante os reparos, os iniciantes têm uma pergunta: como colar você mesmo o papel de parede no teto? Este tipo de trabalho requer certos conhecimentos e habilidades. Primeiro, você precisa escolher os materiais, comprar a cola certa, as ferramentas certas e ter paciência. A colagem do teto é um processo trabalhoso, que consiste em trabalhos preparatórios na preparação da superfície do teto e na própria colagem.
Em quais casos não é necessário colar o papel de parede do teto
Há casos em que é melhor recusar o papel de parede do teto. Por exemplo, se a superfície for irregular ou composta por painéis de piso estreitos, entre os quais muitas juntas de topo são visíveis. O alinhamento e o acabamento preparatório de tal teto levarão muito tempo e dinheiro.
Não faz sentido colar papel por cima na cozinha ou no banheiro. Os vapores de ar úmido sobem constantemente e logo deformam e descolam o forro de papel. Designers não recomendam tetos de papel de parede em salas pequenas.Esse acabamento reduzirá visualmente ainda mais a sala. É aconselhável colar o papel de parede em uma superfície plana de concreto ou teto de gesso em uma sala à prova de umidade com altura superior a 3,5 metros.
Como escolher papel de parede para o teto
À venda, você pode encontrar papéis de parede especiais para tetos. Eles diferem dos outros em um padrão de relevo e papel mais grosso. Normalmente esse tipo de papel de parede é branco. Os fãs de cores interessantes e padrões originais podem comprar papel, vinil ou papel de parede não tecido para pintar com tinta de dispersão de água.
Os seguintes materiais são adequados para colar o teto:
- leve, mas firme;
- o peso da folha de papel de parede não deve exceder 110-150 g / m2;
- não mais que 50-60 centímetros de largura;
- sombra branca ou pastel;
- preferencialmente não tecido.
Papel
A vida útil desse acabamento é de apenas 3 a 5 anos. Com o tempo, o revestimento do papel perde sua aparência sob a influência de poeira, luz e fumaça de cigarro. Mas o custo de um rolo é mínimo. Você precisará fazer reparos usando este material em conjunto. A cola é aplicada no próprio papel e no teto.
não tecido
Esse papel de parede de duas camadas, mas leve, é ideal para colar na superfície do teto. A cola é aplicada apenas no teto, o que significa que você mesmo pode fazer o reparo. O custo dos rolos é um pouco maior, mas esse acabamento dura mais de 10 anos. Além disso, os papéis de parede não tecidos podem ter um padrão de relevo que oculta pequenos defeitos superficiais e também podem ser tingidos com tinta acrílica ou solúvel em água todos os anos.

Vinil
Esses papéis de parede podem ter um suporte de papel ou não tecido. É esse detalhe que afeta o preço do material e o método de colagem. O revestimento de vinil tem uma estrutura densa, um padrão interessante ou um design original em relevo... Este acabamento durará cerca de 10 anos.
Fibra de vidro
O material de fibra de vidro é à base de vidro. Este acabamento não absorve umidade, inibe o crescimento de fungos ou acumula poeira. O material pode ser lavado, sua qualidade não muda mesmo sob estresse mecânico. O tecido de fibra de vidro pode ser pintado com tinta à base de água ou tinta látex.
É verdade que o preço é alto. Mas a vida útil é de mais de 10 anos.
Líquido
É uma espécie de gesso decorativo, constituído apenas por massa têxtil para papel e cola de argamassa. É aplicado com espátula na superfície e nivelado com rolo de borracha. O papel do qual é feito o papel de parede líquido não tolera umidade e acumula poeira. Com o tempo, esse revestimento ficará empoeirado ou descamando. Mas pode ser atualizado a qualquer momento aplicando parte da nova composição na superfície, limpando previamente a antiga.
Possíveis dificuldades de colagem
Ao colocar papel de parede no teto, os iniciantes podem ter dificuldade. Por exemplo, tiras de papel começam a rasgar durante o uso. As razões para esse problema são várias: papel de parede muito fino foi selecionado, muita cola foi aplicada, o material ficou embebido em adesivo por muito tempo. Além disso, você não conseguirá colar o teto sozinho com tiras de papel, precisará de um ajudante.
É mais fácil comprar papel de parede não tecido para acabamento. A cola de espessura média é aplicada apenas no teto e deixada por 30 minutos para impregnação.Em seguida, a fita seca enrolada é enrolada na superfície e pressionada com força. O tecido é alisado com um pano ou rolo.

Como colar com as próprias mãos
O tipo de papel de parede selecionado é cortado em tiras do comprimento desejado e colado no teto. Primeiro, você precisa impregnar as superfícies a serem coladas com um adesivo.
Preparação da superfície
Antes de colar na superfície, você precisa prepará-lo. Papel velho ou revestimentos de gesso devem ser removidos. O papel de parede é removido com uma espátula, após molhar a superfície com água morna. A tinta esmalte não pode ser removida, no entanto, deve ficar firme e não descascar ou cair. Cal ou tinta acrílica é melhor removida lavando primeiro a superfície com água morna. O teto deve ser liso e uniforme, sem desmoronar ou descascar.
Alinhamento
O teto irregular é nivelado com gesso cartonado. É verdade que esse reparo é adequado para salas com paredes altas. Depois de nivelar a superfície com drywall, é necessário colar as costuras com papel perfurado e massajar com cuidado. A parte superior deve ser preparada com um primer acrílico antes de aplicar o adesivo.
massa de vidraceiro
Se houver costuras, furos ou falhas na superfície, eles devem ser ocultados. Para isso, é utilizada massa de gesso, que é diluída em água. O teto é totalmente rebocado ou algumas áreas separadas são cobertas. Após o reboco, a superfície é tratada com primer acrílico. Seca rapidamente, não emite toxinas e evita o aparecimento de manchas amarelas no papel.
Fatiar
Antes de proceder à colagem, é necessário calcular a quantidade de material, cortar o rolo em tiras do comprimento necessário e marcar o teto.É melhor colar o papel de parede começando pelo centro, pois é onde o padrão deve se encaixar perfeitamente.
As telas devem ser colocadas verticalmente ao fluxo de luz que vem da janela. Juntas coladas desta maneira não mostrarão juntas. O comprimento do painel deve ser igual ao comprimento do teto (mais 5 centímetros de reserva). A quantidade depende da largura da superfície a colar.

Ao cortar papel de parede com um padrão, você precisa ajustar os painéis de acordo com o padrão. Cada tira deve começar com o mesmo enfeite. Papel de parede liso e monocromático sem padrão pode ser cortado, levando em consideração apenas o comprimento da superfície a ser colada.
Como cobrir adequadamente com uma solução adesiva
Cada tipo de papel de parede tem seu próprio tipo de cola. Não use um adesivo inadequado ao colar a superfície. A cola seca é misturada com água e deixada inchar por 30 minutos. Em seguida, a massa adesiva de densidade média é aplicada no papel de parede e no teto. É verdade que cada tipo de material possui sua própria tecnologia de colagem.
Instruções para cobrir diferentes tipos de papel de parede com uma solução adesiva:
- Papel. Primeiro, a cola é aplicada no teto por 10 a 15 minutos para impregnação. Em seguida, uma fina camada de solução adesiva é passada sobre toda a tela. O papel de impregnação precisa de 5 minutos.
- Não tecido. A cola é aplicada apenas no teto por 15 a 25 minutos para impregnação. As tiras secas são coladas à superfície.
- Vinil. Se a base for papel, as tiras e o teto são impregnados com cola. Se o material não for tecido, apenas a parede deve ser tratada com uma solução adesiva. O tempo de imersão é de 10 a 25 minutos.
Como colar corretamente
A primeira tira é colada ao longo da linha desenhada no teto. O restante é unido de acordo com o padrão e ao longo da largura da superfície. O pano seco pode ser enrolado e colado no teto revestido com cola você mesmo, em pé sobre uma escada ou sobre uma mesa. A tira impregnada de cola deve ser dobrada como uma sanfona por cima.
Para grudar no teto com esse painel, você precisará da ajuda de uma pessoa adicional. Ele deve segurar o papel de parede dobrado nas mãos enquanto o artista cola a tira no teto. O pano deve ser pressionado firmemente contra a superfície e, em seguida, caminhar sobre ele com um rolo de borracha. Nivele o papel de parede do centro para as bordas. O excesso de cola, expulso, é removido com um pano.
A tela deve se encaixar perfeitamente na superfície, sem abaular ou formar rugas.

Erros comuns ao colar
Para iniciantes, um painel colado no teto às vezes é soprado em determinados lugares. Isso significa que a superfície não foi cuidadosamente tratada com cola. Antes de iniciar o trabalho, é necessário passar a solução adesiva em toda a tira de papel ou em todo o teto, não deixando áreas sem lubrificação.
Às vezes, ocorrem erros ao colar um local próximo à lâmpada. Você não precisa fazer furos na tela com antecedência. A fenda de saída do fio é recortada na tira já colada no teto. Antes de colar locais próximos a aparelhos elétricos, você deve primeiro desligar a eletricidade da blindagem e remover todas as luzes do teto.
Dicas e truques adicionais
Colar a sala com papel de parede é feito com janelas e portas fechadas. Não deve haver correntes de ar na sala, caso contrário as tiras sairão. É melhor efetuar as reparações no verão ou no inverno, com os radiadores ligados. A cola deve secar em temperatura ambiente.Até que o adesivo esteja completamente preso, as seções salientes na parede lateral são cortadas. O papel é cortado com uma espátula ou uma faca afiada.
Se o papel de parede for usado para pintura, é necessário dar tempo para secar completamente. Em seguida, a tinta à base de água é aplicada na superfície com um rolo. O teto é pintado várias vezes até obter um resultado perfeitamente homogêneo. Se for encontrada uma bolha de ar, ela deve ser perfurada com uma agulha e o local da punção deve ser cuidadosamente pintado.


