Instruções passo a passo DIY para terminar uma varanda com laminado

O proprietário de qualquer apartamento, principalmente se não pode se orgulhar de grandes dimensões, procura aproveitar ao máximo todo o espaço de que dispõe. A varanda é um local ideal que permite aumentar significativamente o número de metros quadrados no apartamento. Muitos cidadãos escolhem o piso laminado como material de acabamento. Vamos ver como é feito o acabamento do laminado durante os reparos na varanda e o que precisa ser feito para isso.

Seleção e preparação de materiais

Antes de ir à loja de ferragens, os proprietários precisam decidir qual carga funcional o local executará. A maioria das instalações deste tipo é dividida em:

  1. Varandas não envidraçadas onde os proprietários penduram roupas e guardam coisas desnecessárias.
  2. Varandas fechadas, nas quais é impossível permanecer muito tempo no inverno devido à falta de isolamento.
  3. Varandas isoladas que podem ser facilmente utilizadas como sala de estar adicional.

Dependendo do tipo, os requisitos para o próprio laminado também mudam, o que, sem dúvida, deve ser levado em consideração na compra de materiais de construção.

Sem vidros

Para loggias abertas que estão constantemente expostas a várias condições climáticas, o laminado comum é completamente inadequado. Alta umidade e quedas de temperatura do lado de fora rapidamente o desativam. Para o resgate vem o laminado de vinil, que não é suscetível à condensação e às flutuações sazonais de temperatura.

Anotar! A superfície do piso da varanda sobre a qual o laminado de vinil é colocado deve ser plana. Isso é necessário para fixar com segurança o material com uma cola especial.

vidros frios

A vidraça fria evita que a precipitação atmosférica entre na sala, mas a umidade ainda é alta o suficiente, especialmente no outono e no inverno. Quedas de temperatura também não desaparecem em lugar nenhum - durante o dia o termômetro pode variar de 5 a 10 oh... Portanto, se a varanda envidraçada não estiver equipada com elementos de aquecimento adicionais, os especialistas recomendam o uso de vinil ou qualquer outro material resistente à umidade como decoração.

varanda isolada

Uma varanda isolada é entendida como uma sala que está equipada com:

  • paredes isoladas;
  • vidros duplos;
  • sistemas de aquecimento adicionais;

Na maioria das vezes, uma varanda isolada é equipada com um sistema de piso quente

Na maioria das vezes, uma varanda isolada é equipada com um sistema de piso quente, pois a instalação de baterias é considerada uma reforma ilegal de uma sala. Nesse caso, antes de comprar laminado, leia o parágrafo “escopo” na embalagem. Caso não possua marcação para colocar o material em piso quente, procure produtos de outro fabricante.

Como instalar

Uma vez que um laminado adequado tenha sido selecionado e todos os materiais de construção relacionados tenham sido comprados, é hora de uma renovação.A instalação do laminado na varanda é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  • preparamos o terreno;
  • colocamos o teto e as paredes;
  • terminamos o chão;
  • instale o rodapé.

Preparo do solo

A preparação do piso é um processo responsável e a vida útil do material a ser colocado geralmente depende disso. Ao preparar o solo, são tomadas medidas para:

  • remova o revestimento do piso antigo;
  • fornecer uma barreira de vapor;
  • nivelar a superfície de trabalho;
  • limpe a sala, a fim de se livrar de detritos e poeira que interferem na fixação normal do laminado;
  • organização de um substrato sintético.

Remova o revestimento antigo

O piso antigo geralmente não se liga bem à base de concreto do piso, e colocar laminado sobre ele é uma decisão extremamente precipitada. Os reparos feitos dessa forma logo terão que ser refeitos, o que vai mexer com o bolso de qualquer morador de apartamento.

Se você deseja colocar um laminado na varanda, mas não consegue remover o revestimento antigo, reforce-o com um primer. No entanto, isso é considerado apenas meia medida e, se possível, é recomendável remover completamente o revestimento antigo e desatualizado. Assim, você aumentará significativamente a qualidade dos reparos, economizando tempo e dinheiro.

Se você deseja colocar um laminado na varanda, mas não consegue remover o revestimento antigo, reforce-o com um primer

barreira de vapor

A barreira de vapor permite eliminar a formação de condensação na divisão, cuja aparência ameaça os donos da varanda com os seguintes problemas:

  1. O mofo começa a se acumular nos elementos estruturais de madeira, reduzindo a resistência do material.
  2. As peças de metal estão cobertas por uma camada de ferrugem, o que também não é um bom presságio.
  3. Se houver isolamento sob o laminado, ele começa a absorver umidade, o que reduz significativamente suas propriedades de isolamento térmico.Além disso, o isolamento úmido torna-se uma fonte de um cheiro desagradável de mofo, difícil de eliminar no futuro.

Nivelamento de superfície

O nivelamento da superfície permite fixar de forma bonita e firme o laminado no chão, após o que a varanda brilhará com novas cores frescas. Para fazer isso, use:

  • piso autonivelante;
  • Betonilha de concreto;
  • folhas de compensado.

Anotar! É permitido fazer piso autonivelante ou concreto apenas em loggias, cujo projeto é capaz de suportar uma carga adicional. As varandas não são capazes disso - sob a influência de um peso significativamente aumentado, elas começarão a desmoronar.

Coleta de lixo e poeira

Depois de concluir o trabalho preparatório, certifique-se de remover todos os detritos e poeira depois de você. Se isso não for feito, o laminado não ficará preso ao piso com resistência suficiente e os reparos deverão ser refeitos no futuro. A limpeza leva um pouco de tempo, mas economiza muito esforço para retoques posteriores.

Apoio sintético

Um underlay sintético sob o laminado fornece:

  1. Isolamento térmico adicional.
  2. Insonorização. Este ponto é especialmente relevante para pisos laminados, pois sem suporte, um som desagradável e alto será emitido ao caminhar sobre ele.
  3. Nivelamento adicional da planta baixa.
  4. Os substratos resistentes à umidade ajudam a manter o piso laminado livre do excesso de umidade que se acumula na sala durante a operação.

Uma base sintética colocada sob o laminado fornece: Isolamento térmico adicional.

montagem no teto

A instalação do laminado no teto é realizada, antes de tudo, realizando as seguintes ações:

  1. Uma caixa é feita, à qual o laminado é anexado.Lembre-se de que as ripas são instaladas paralelas às aberturas das janelas, mas perpendiculares aos painéis laminados a serem instalados.
  2. A instalação começa no canto mais distante da loggia.
  3. Lembre-se de deixar um espaço de 1 polegada entre a parede e a borda do laminado.
  4. Painéis laminados devem ser perpendiculares à janela. Esta técnica aumentará visualmente o volume das instalações reparadas.

Tente preparar os painéis laminados com antecedência, cortando-os no tamanho da caixa. Isso aumentará muito sua velocidade de colocação.

Montagem na parede

Após a conclusão da instalação do laminado no teto, é permitido proceder ao revestimento da parede. O princípio de ação é idêntico ao algoritmo anterior:

  • primeiro, uma moldura é feita de uma caixa;
  • depois disso, painéis laminados pré-cortados personalizados são anexados ao quadro.

A espessura do revestimento nas varandas sem isolamento é de 2 a 3 centímetros. Para varandas isoladas, você precisará fazer uma caixa de pelo menos 4 a 5 centímetros.

Acabamento do chão

Nas galerias, o piso é primeiro nivelado com uma mesa, após o que um laminado é colocado sobre ele. Nas varandas, blocos de madeira são fixados ao chão, sobre os quais são colocadas uma camada de isolamento e folhas de compensado. É aconselhável colocar os painéis pelas aberturas das janelas, pois esse método de assentamento permite aumentar o volume da sala durante a inspeção visual.

Não se esqueça de deixar folgas de centímetros perto das paredes, pois o material de revestimento muda de volume sob a influência do calor e de outros fatores externos.

Como instalar um rodapé

A etapa final é a instalação de rodapés ao redor do perímetro da varanda; isso é feito de qualquer maneira adequada para os proprietários das instalações.

A etapa final é a instalação de rodapés ao redor do perímetro da varanda.

Erros comuns de decoração de casa

Os especialistas observam os seguintes erros comuns que são frequentemente encontrados ao reparar uma peça:

  1. A reabilitação das instalações é realizada sem acordo prévio com os serviços de supervisão.
  2. Os proprietários se esquecem de colocar a barreira de vapor, o que leva à deterioração do isolamento.
  3. A parede interna da varanda, que liga os aposentos, é isolada. Isso não precisa ser feito, pois essa parede não está em contato com a rua.
  4. Instalação de janelas de vidro simples em uma varanda quente, o que reduz significativamente as propriedades de isolamento térmico da sala.

Dicas e truques de artesãos experientes

Preste atenção às seguintes recomendações de profissionais que renovaram varandas ao longo dos anos:

  1. Se as janelas da varanda estiverem voltadas para a estrada, é aconselhável instalar janelas com vidros duplos com boa proteção acústica.
  2. Ao colocar laminado próximo a aberturas de janelas, leve em consideração a espessura do isolamento e não se esqueça de instalar expansores de plástico. Se isso não for feito, ao final dos trabalhos de acabamento você não poderá abrir as janelas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha