Como colar corretamente o isolamento acústico em um carro com as próprias mãos, instruções passo a passo

Muitas vezes as pessoas se perguntam como colar corretamente o isolamento acústico em um carro. Para alcançar o resultado desejado, você precisa se familiarizar com a tecnologia do procedimento com antecedência. Além disso, os iniciantes costumam cometer muitos erros. Para obter bons resultados, recomenda-se escolher os materiais adequados para o manuseio. A observância da técnica do procedimento não é de pouca importância.

Erros comuns de iniciantes

Artesãos inexperientes costumam cometer muitos erros ao realizar esse procedimento. Isso os impede de obter os resultados desejados.

Escolha um subcontratado

Erros na escolha de uma oficina levam a resultados de baixa qualidade e perda de dinheiro. Consequentemente, o efeito de isolamento acústico não pode ser obtido.

Erros de planejamento

Se o trabalho for mal planejado, existe o risco das seguintes consequências:

  1. Há uma grande probabilidade de perder tempo e dinheiro.
  2. Freqüentemente, você precisa viajar várias vezes para obter ferramentas e materiais, pois eles serão escassos.
  3. Pode ser necessário refazer o trabalho.
  4. Se você colar uma vez e depois remover o isolamento acústico, não poderá reutilizá-lo.
  5. O processo de isolamento acústico leva muito tempo e esforço. Deve-se ter em mente que não será possível realizar o procedimento em 1-2 horas. Em tal situação, será necessária uma quantidade suficiente de paciência e perseverança.

Má escolha de materiais

Erros na escolha do material são bastante comuns e levam a consequências muito desagradáveis. Neste caso, as seguintes características devem ser consideradas:

  1. Materiais de qualidade são muito caros.
  2. O hábito de poupar gera a necessidade de novos gastos.
  3. Materiais abaixo do padrão começam a lascar antes do tempo, o que leva à corrosão da caixa. Esses materiais têm pouco efeito. Como resultado, o isolamento acústico não funcionará.
  4. Materiais de baixa qualidade são prejudiciais à saúde. Por causa deles, o ar da cabine está envenenado com gases perigosos.

Erro na escolha do nível de isolamento acústico

Você não deve escolher o nível mínimo de isolamento acústico, porque depois terá que usar materiais mais caros.

Você não deve escolher o nível mínimo de isolamento acústico, porque depois terá que usar materiais mais caros.

Ambiente de trabalho

Artesãos inexperientes realizam isolamento acústico em qualquer lugar - na rua ou na beira da estrada. É extremamente irritante. Além disso, o início da noite pode pegar tal mestre no momento mais inoportuno. Há também o risco de roubo de objetos de valor.

Ferramenta errada selecionada

Escolher a ferramenta errada cria muitos problemas.Se você usar apenas uma chave de fenda para o procedimento, será muito difícil obter bons resultados. Se você quer fazer um bom trabalho, você precisa das ferramentas certas.

Quais ferramentas você vai precisar

Para obter bons resultados no isolamento acústico de um carro, vale a pena preparar tudo o que você precisa com antecedência.

Jogo de chaves de fenda

Para realizar o procedimento, você precisará de um conjunto completo de chaves de fenda. Deve incluir uma chave Phillips e porca. Às vezes é necessário usar um asterisco.

Para realizar o procedimento, você precisará de um conjunto completo de chaves de fenda.

rolo de rolamento

É melhor preparar vários rolos de uma só vez. É aconselhável usar ferramentas de diferentes tamanhos para nivelar o revestimento.

faca de bota

Recomenda-se cortar fragmentos de material com uma faca afiada. Esta ferramenta é considerada a mais conveniente.

Tesoura

Para o trabalho, você definitivamente deve preparar uma tesoura afiada e durável.

Solvente

Usando um solvente, é possível desengordurar as superfícies.

Secador de cabelo de canteiro de obras

Para aquecer o revestimento, use um secador de cabelo de construção. Um dispositivo doméstico comum não é adequado neste caso.

trapos

Com o auxílio de um pano é possível retirar a sujeira da superfície tratada.

espátula

Uma espátula macia é adequada para isolamento acústico.

roleta e régua

Esses dispositivos ajudam a calcular o volume necessário de materiais e a realizar o procedimento com a maior precisão possível.

Esses dispositivos ajudam a calcular o volume necessário de materiais e a realizar o procedimento com a maior precisão possível.

escolha de materiais

Todas as substâncias para isolamento acústico são divididas em 2 grandes categorias - absorção de vibrações e absorção de som. Ambos os tipos de revestimentos devem ser usados ​​para obter excelentes resultados.

Compostos de absorção de vibração são anexados às partes do corpo.Eles ajudam a amortecer as vibrações que aparecem devido ao funcionamento da máquina ou pequenas irregularidades na estrada durante a condução.

O Vibroplast é considerado um representante popular desta categoria de materiais. O produto é feito de polímeros. Tem um revestimento de alumínio. A substância tem 1,5 ou 2,3 ​​milímetros de espessura. As opções mais caras - Silver e Gold - têm melhores características de amortecimento de vibração com a mesma espessura. O isolamento antivibrático autoadesivo Bimast caracteriza-se por uma base betuminosa. O revestimento pode ser papel, têxtil ou alumínio.

O betume é considerado a base das substâncias absorventes de vibração. Também é possível usar uma massa com propriedades semelhantes. A maioria dos carros novos já são revestidos com materiais de amortecimento de vibração.

Compostos de absorção de som são anexados ao isolamento de vibração. Eles são usados ​​para absorver o ruído de fora do veículo. Este tipo de material é caracterizado por uma camada autoadesiva. Estes incluem isolamento acústico Splen, Barrier e Vibroton.

O material Bitoplast, que é usado como junta, é muito popular. A ferramenta ajuda a lidar com rangidos entre os elementos de plástico da cabine.

Os materiais listados têm uma textura porosa. Graças a isso, eles são capazes de absorver sons. Esses revestimentos são feitos de espuma de poliuretano. O polietileno expandido também é usado para eles. As substâncias são caracterizadas por diferentes espessuras.

Usar materiais absorventes de som sem aplicar isolamento de vibração não fornecerá os resultados necessários. O mesmo se aplica à demanda por canteiros de obras com isolamento acústico.

A maneira mais eficaz de reduzir o nível de ruído é considerada o tratamento com insonorização líquida dos elementos do carro. Freqüentemente, os motoristas tentam realizar o procedimento por conta própria. Eles gastam muito tempo e dinheiro consertando o carro, mas não conseguem os resultados que desejam. Além disso, isso é observado mesmo se for usada uma composição de boa espessura.

O Vibroplast é considerado um representante popular desta categoria de materiais.

Isso geralmente é causado por uma falta de compreensão das fontes de ruído no veículo. A porcentagem máxima desses sons se deve à vibração dos elementos do corpo, que está associada a uma pequena espessura e alta condutividade dos sons.

Para eliminar tais problemas, recomenda-se endurecer as peças. Os revestimentos de absorção de vibração ajudam a atingir esse objetivo, pois se fixam às peças e aumentam sua espessura. O resultado é um todo.

A vibração resultante é amortecida pela própria peça. Isso evita espalhá-lo no corpo. Portanto, um dos métodos mais eficazes para reduzir o nível de ruído é considerado o tratamento com isolamento acústico líquido dos elementos do carro.

As latas de aerossol com tais composições são especialmente convenientes de usar. Eles podem ser aplicados mesmo em locais de difícil acesso. Isso atinge a cobertura máxima.

O uso de uma substância líquida no exterior do carro torna o isolamento acústico de certas partes do carro mais eficaz. Em particular, tais meios contribuem para melhorar o "ruído" das passagens de automóveis. As desvantagens de um agente líquido incluem um longo tempo de secagem. Pode levar até 2 semanas.

O uso de isolamento acústico poroso para o capô executa mais funções de isolamento térmico.Isso é considerado totalmente justificado, pois ajuda a tornar as flutuações de temperatura menos acentuadas e menos frequentes. Isso terá um efeito benéfico na resistência à corrosão dos elementos.

Freqüentemente, os motoristas tentam realizar o procedimento por conta própria.

Variedades

Hoje existem muitos tipos de materiais à venda que são usados ​​​​ativamente para insonorizar um carro. Graças a isso, cada mestre poderá escolher a opção apropriada.

Visomat

Este produto é feito de resina coberta com uma camada de papel alumínio. A substância é adequada para colar grandes superfícies. Isso inclui o teto, o porta-malas e o piso. O material também é adequado para arcos.

vibproplast

É um material à base de alumínio feito de betume. É usado para cobrir o capô e o porta-malas. Eles também podem ser usados ​​para colar no telhado, portas, arcos.

Perdido

Este material tem uma estrutura porosa. Proporciona isolamento acústico e térmico. O produto é adequado para uso em quase todas as partes problemáticas do carro.

Biplástico

A substância é semelhante à espuma de borracha. Ele fornece bom isolamento em pilares de pára-brisa ou peças de plástico. A substância pode facilmente se adaptar à forma de qualquer espaço.

Madalena

Este é um material especial coberto com uma camada adesiva. É usado para enrolar chicotes de fios usados ​​para preencher lacunas entre itens.

Este é um material especial coberto com uma camada adesiva.

Marcas e fabricantes

Várias empresas estão envolvidas na produção de produtos de isolamento acústico. Isso permite que os motoristas escolham os produtos em termos de preço e qualidade.

Dinheiro

Este material absorvente de vibração tem uma textura flexível e resiliente. É caracterizada por uma base de folha autoadesiva. Na superfície existem marcas em forma de quadrados medindo 5x5 centímetros.Graças a isso, é possível cortar a folha em fragmentos do tamanho desejado.

A substância não absorve umidade e possui propriedades anticorrosivas. O produto age como um selante. Pode ser facilmente montado em uma superfície que tenha um relevo complexo. A substância não requer aquecimento durante a instalação. Seu peso é de 3 quilos por metro quadrado. O material tem 2 milímetros de espessura.

Com esta ferramenta é permitido processar as portas, partes laterais da carroceria e o teto. Também é usado para o capô ou porta-malas. A composição é adequada para aplicação no painel do motor do interior do carro.

Bomba Bi-Mastro

É um dispositivo de absorção de vibração, que é uma estrutura multicamadas. Inclui uma camada superficial à base de folha de alumínio, uma folha de composição betuminosa e um revestimento de borracha.

Para fixar o material na superfície do carro, recomenda-se aquecê-lo a 40-50 graus. Isso é feito com um secador de cabelo técnico. O material não absorve umidade e tem alta eficiência. A substância é adequada para preparação de áudio de alto-falante. Sua espessura é de 4,2 milímetros e seu peso é de 6 quilos por metro quadrado.

A substância deve ser aplicada na blindagem do motor, na parte inferior do carro, no eixo de transmissão, além de ser usado nas cavas das rodas e na área acima do escapamento.

Além disso, o material é usado para os arcos das rodas e a área acima do silenciador.

Sotaque

Este material é classificado como absorvente de som. A substância inclui um filme metalizado, uma camada adesiva e uma espuma de poliuretano altamente elástica. A composição possui excelentes características de isolamento térmico e é capaz de absorver 90% do ruído.

A espessura do material é de 10 milímetros. Seu peso é de 0,5 kg por metro quadrado. A eficácia da ferramenta está na faixa de 40 a 100 graus.

O material é recomendado para processar a tampa do porta-malas e o capô. É usado para a divisória do compartimento do motor.

Bitoplast

Este material absorvente de som também pode ser usado como uma junta. Com sua ajuda, você pode lidar com guinchos e saltos na cabine. O produto é feito à base de espuma de poliuretano e possui uma camada pegajosa. É protegido por uma junta especialmente impregnada.

O material é considerado durável e resistente à água. Não degrada e possui excelentes características de isolamento térmico. A substância atinge 5 ou 10 milímetros de espessura. Seu peso é de 0,4 quilos por metro quadrado.

Madalena

É um material de vedação que é frequentemente usado para fins decorativos. O revestimento é caracterizado por uma base têxtil preta, com espessura de 1 a 1,5 milímetros. Distingue-se por uma camada adesiva. É protegido como um forro de liberação.

A ferramenta é adequada para eliminar lacunas entre os fragmentos decorativos do corpo e o interior. Eles também fecham buracos no painel e vedam dutos de ar.

Shumoff

É um selo autoadesivo feito de espuma de borracha expandida. Este material é caracterizado por alta resistência a cargas repetidas. A ferramenta é utilizada para aplicação em dutos de ar e juntas de painéis plásticos.

Este material é caracterizado por alta resistência a cargas repetidas.

PLS

Todos os materiais da categoria STP possuem uma camada adesiva que permite colá-los em superfícies - horizontais ou verticais. Além disso, é permitido fazê-lo no chão ou no teto do carro. O procedimento é muito simples. Para isso, basta retirar a película protetora, colar o material e enrolar.

Ao escolher um revestimento, deve-se ter em mente que os amortecedores de vibração da categoria Vibroplast podem ser fixados sem o uso de ferramentas adicionais. Devido à sua excelente aderência, a sua instalação não causa dificuldades.

Usando amortecedores da categoria Bimast, você não poderá ficar sem um secador de cabelo. Primeiro você precisa remover a película protetora, virar e aquecer a camada adesiva com um secador de cabelo. Em seguida, cole o material e enrole bem com um rolo de montagem.

Objetivo

Os materiais desta categoria se distinguem pela alta eficiência. Eles têm excelente fixação e facilidade de uso.

Sotaque

No papel de isolamento térmico, é utilizado um material especial Accent 10 KS. Ajuda a manter o compartimento do motor aquecido no inverno. A substância é muito resistente a altas temperaturas e não se inflama sob a influência de altas temperaturas do motor.

Na hora de escolher um material, vale levar em consideração a presença de isolamento térmico de fábrica no carro. Não deve ser jogado fora. Neste caso, o isolamento acústico adicional será de natureza auxiliar.

Alguns veículos não têm amortecimento de som do capô de fábrica. Nesse caso, é recomendável usar um material suficientemente espesso como isolante térmico. Sua espessura deve ser de 15 milímetros. Em combinação com o isolamento de vibração, será possível obter o efeito máximo.

No papel de isolamento térmico, é utilizado um material especial Accent 10 KS.

Como executar corretamente o isolamento acústico com as próprias mãos

Para realizar o isolamento acústico com sucesso, vale a pena considerar o local do procedimento.

capuz

Recomenda-se o uso de Vibroplast para colagem do capô. Esta substância é leve, se você usar um material mais pesado, existe o risco de que a capa fique mais pesada. Como resultado, existe o risco de vazamento dos amortecedores do capô.

Para obter uma fixação segura, a superfície deve ser escovada e desengordurada. Além disso, o material deve ser pré-enrolado com um rolo.

Para evitar erros no corte de peças para isolamento acústico, é recomendável fazer gabaritos de papelão. É importante que correspondam às superfícies em tamanho e forma. De acordo com os gabaritos, as peças são cortadas de um material especial.

Para obter um isolamento acústico de alta qualidade do exaustor, recomenda-se aplicar o material em várias camadas:

  1. O material de absorção de vibração é colado na primeira camada. É importante que tenha maior estabilidade térmica. Uma camada vibratória deve ser usada para unir todas as superfícies entre os reforços. É proibido prender o material diretamente nas nervuras, pois isso causa deformação da tampa.
  2. A segunda camada usa material isolante de calor.
  3. A terceira camada é usar a planta Shumka. No entanto, Modelin é mais eficiente.

Como resultado, existe o risco de vazamento dos amortecedores do capô.

portas

As portas do carro são coladas para reduzir o ruído externo. Além disso, esse procedimento visa melhorar a qualidade sonora das músicas. Mesmo o material de isolamento acústico mais simples oferece excelentes resultados.

Se uma quantidade mínima de procedimento for planejada, apenas um material de amortecimento de vibração é necessário. Vibroplast Silver ou Gold é adequado para esta finalidade. Recomenda-se fixar a substância apenas por dentro da porta. Isso é feito diretamente na frente da coluna.

É importante tratar a área máxima com material de isolamento de vibração. A qualidade do procedimento depende disso. O peso do material não é desprezível. Se as portas estiverem acima do peso, elas podem ceder. Como resultado, será necessário substituir as dobradiças.

Proprietários de um sistema de áudio potente que desejam melhorar sua qualidade não concordarão com um dimensionamento mínimo. Em tal situação, será necessária uma abordagem integrada. Nesse caso, vale a pena aplicar pelo menos 4 camadas de material.

Para fazer isso, execute as seguintes ações:

  1. Recomenda-se colar o interior das portas com a primeira demão. Em tal situação, o material é fixado por meio de furos especiais.
  2. O Vibroplast da série Silver e Gold pode ser novamente aplicado. Ele é fixado atrás do alto-falante.
  3. A segunda camada no material de isolamento de vibração é colocada Splen com uma espessura de 4 milímetros. O sotaque também é adequado para isso.
  4. Então você precisa cobrir as portas com uma camada de material do lado de fora. Nesse caso, todas as aberturas tecnológicas devem ser totalmente vedadas e a porta deve ser quase hermética. Ao fazê-lo, os orifícios de drenagem devem ser deixados abertos. Isso evita o acúmulo de condensação nas portas.
  5. No exterior, colar as portas com Vibroplast classe Silver. Splen ou Accent é aplicado na parte superior.
  6. O próximo passo é insonorizar as placas das portas. Isso evita o aparecimento de guinchos ou outros sons. Para isso, é utilizado um material especial Bitoplast. Nesta área, a camada deve ser a mais espessa possível.
  7. Os chamados grilos no interior das portas, varões e puxadores estão cobertos com Madeleine. Este material evita ruídos.
  8. Recomenda-se tratar as portas traseiras da mesma forma que as portas dianteiras. Se não houver alto-falantes, o volume do hardware pode ser reduzido. Também é permitido usar um produto mais sutil.

O peso do material não é desprezível.

Teto

O isolamento acústico do teto do carro deve ser feito para reduzir o ruído da chuva, eliminar vibrações e grilos. Depois de colar o teto, o efeito pode ser avaliado durante a próxima chuva. Mesmo com chuva forte, apenas ruídos abafados serão ouvidos na cabine, o que será quase imperceptível e não causará desconforto.

Em tal situação, é permitido usar o Vibroplast Silver. Nesse caso, o peso do telhado é importante, quanto maior esse indicador, mais o deslocamento do centro de gravidade é observado. Em tal situação, vale a pena usar um acento de 4 ou 8 milímetros. É permitido ser aplicado em 2 camadas. Neste caso, deve-se garantir que a cobertura do teto possa ser facilmente colocada.

Abaixo

O isolamento acústico da parte inferior da carroceria ajuda a reduzir o ruído da estrada e o ruído do impacto de pedras. Para isso, vale a pena usar os melhores amortecedores de vibração. Eles são aplicados em camadas sobrepostas suficientemente espessas. Nesse caso, é importante não colar os fixadores. Caso contrário, ao montar a cabine, existe o risco de problemas.

Vale a pena aplicar um acento no topo. É melhor usar um material mais fino, mas aplique em 2 camadas. Quanto maior a área de cobertura, melhor será o efeito. Recomenda-se prestar especial atenção às zonas das cavas das rodas no habitáculo. Recomenda-se colá-los com uma camada suficientemente espessa. Bimast Bomb é usado como um isolador de vibração. Na sua ausência, é permitido o uso de Vibroplast Gold.

O isolamento acústico da parte inferior da carroceria ajuda a reduzir o ruído da estrada e o ruído do impacto de pedras.

Porta-malas

Muitos guinchos e ruídos podem ser ouvidos na área do porta-malas. Portanto, não é recomendável pular esta área. Atenção especial deve ser dada ao arco da roda sobressalente.Se possível, deve ser completamente coberto com material isolante de vibração.

A próxima camada é um material de amortecimento de som de acento. Após o corte, recomenda-se colar o tronco com Bitoplast. Este material ajuda a eliminar rangidos.

arcos de roda

Graças ao isolamento acústico dos arcos das rodas, é possível tornar o interior mais confortável. Para obter bons resultados, vale a pena fazer o seguinte:

  1. Remova as rodas.
  2. Remova os revestimentos plásticos do arco da roda. Essas peças não devem ser jogadas fora, pois são excelentes isolantes acústicos.
  3. Remova a sujeira e cole o agente de isolamento de vibração na superfície do arco. É melhor escolher o Vibroplast da classe Gold.
  4. Uma ótima opção seria usar uma solução líquida de Noxidol. É fácil de aplicar e funciona muito bem. É leve e oferece excelente proteção contra corrosão. Com arcos, é permitido processar o fundo do lado de fora.
  5. Além disso, é permitido realizar isolamento acústico dos revestimentos dos arcos das rodas.
  6. Então você tem que colar os Vibroplasts da classe Silver e colocá-los no lugar.
  7. Se o trabalho for feito corretamente, o impacto das pedras não será ouvido.

Estágio

Antes de iniciar o trabalho de isolamento acústico do carro, é necessário desmontar completamente o interior. Para obter melhores resultados, você precisará remover os assentos, acabamento do câmbio e acabamento do freio de mão. Também é aconselhável remover o painel. Isso ajudará a unir a blindagem do motor.

É melhor fazer modelos de papelão primeiro.

É melhor fazer modelos de papelão primeiro. Seu uso permite que o material de isolamento de vibração seja usado da forma mais eficiente possível. Todas as ações devem ser realizadas em uma sala quente. Caso contrário, você não deve contar com uma boa fixação.

A limpeza completa e o desengorduramento das superfícies coladas são de considerável importância. Para conseguir um encaixe perfeito das peças, o material é aquecido com secador de cabelo e prensado no chão. Em seguida, o revestimento é alisado com rolo ou espátula. Nos lugares mais difíceis, é permitido fazer isso com as mãos.

Os resultados máximos são alcançados com 2 demãos. Primeiro, um material de absorção de vibração é usado, depois um material de absorção de som.

Compartimento do motor

Esta manipulação pode fazer parte do isolamento acústico completo de um carro ou pode ser realizada especificamente para o compartimento do motor. Se for planejado um procedimento completo, o tratamento do motor é realizado por último.

Neste caso, o exterior do compartimento do motor já foi parcialmente isolado. Ao insonorizar a cabine, o mestre processou a antepara, enquanto processava as cavas das rodas - a parte externa do compartimento do motor. O ruído também foi parcialmente isolado.

Se a insonorização do capô já foi realizada, resta executar etapas simples - por dentro para cobrir o compartimento do motor com materiais de isolamento de vibração e som.

A principal tarefa durante o procedimento é criar um efeito de cápsula. Para isso, é recomendável tratar o máximo possível as superfícies internas do compartimento do motor. Vale a pena aplicar os materiais da maneira usual. Em primeiro lugar, recomenda-se a utilização de um absorvedor de vibrações, depois - para começar a aplicar o isolamento acústico.

Vale a pena aplicar os materiais da maneira usual.

Dicas e truques adicionais

Para instalar o Shumka, algumas recomendações devem ser seguidas:

  1. Recomenda-se realizar o procedimento em tempo claro e ensolarado. A melhor época para fazer isso é no verão. A temperatura externa deve ser de + 18-20 graus.
  2. Uma única peça de material é aplicada no telhado e no piso.No entanto, não é necessário aplicá-lo em toda a superfície. O trabalho começa de uma borda e gradualmente se move para a outra.
  3. Depois de colar cada material, recomenda-se enrolá-lo várias vezes em sua superfície. Isso ajudará a remover as bolhas de ar e proporcionará uma aderência mais firme.
  4. Depois de concluir todas as operações de isolamento acústico, você não deve dirigir o carro por 12 a 24 horas. É importante que os adesivos das substâncias estejam completamente fixados.

Para realizar o isolamento acústico de um carro, algumas recomendações importantes devem ser observadas. Antes de tudo, você precisa escolher o material certo e seguir rigorosamente as regras de sua aplicação.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha