Regras e melhores maneiras de armazenar damascos em casa
As propriedades curativas fazem com que os jardineiros pensem em como armazenar damascos adequadamente para que não percam suas qualidades benéficas pelo maior tempo possível. É importante poder não só escolher as frutas certas, mas também escolher um recipiente e um método de armazenamento para elas. Existem certas sutilezas e segredos para cada técnica, com os quais é recomendável se familiarizar com antecedência. Só assim você poderá escolher a melhor opção para você e ter a oportunidade de aproveitar a colheita o maior tempo possível.
Regras para armazenar frutas verdes
Se os frutos dos damascos não estiverem maduros, comê-los é perigoso para a saúde. Essas frutas podem causar o envenenamento mais real, caracterizado pelos seguintes sintomas:
- vomitar;
- dor aguda no abdômen;
- aumento da temperatura corporal.
Recomenda-se esperar até que os damascos estejam totalmente maduros e só então você pode comê-los. Se for necessário coletar frutas que não estão maduras em uma árvore, você não pode enviá-las diretamente para a geladeira. Eles não vão amadurecer lá. Cada fruta deve ser embrulhada em papel e colocada em uma caixa de madeira ou plástico, que é colocada em uma sala quente e bem ventilada, protegida da luz solar direta. O tempo médio de maturação dos damascos é de 5 dias.
As principais formas de armazenar frutas maduras para não estragá-las
Vários métodos comprovados de armazenamento de damascos maduros foram acumulados, permitindo o uso da safra colhida por muito tempo. Cada um deles requer uma seleção cuidadosa de frutas que não apresentem sinais de podridão ou danos mecânicos.
Em sacos de papel
Imediatamente após a colheita dos damascos da árvore, eles são enviados em sacos de papel. Esse recipiente oferece livre acesso ao ar e evita a formação de condensação, que ocorre ao usar sacolas plásticas para armazenamento.
Em caixas de madeira
É permitido armazenar a safra colhida em caixas de madeira, mas para isso será necessário embrulhar cada damasco com pergaminho ou outro papel. Frutas com defeitos não podem ser armazenadas desta forma. A postura é feita em várias camadas para que os frutos não grudem muito uns nos outros. Periodicamente, são realizadas inspeções e verificações para identificar damascos contaminados e eliminá-los.
Se houver frutas estragadas e de alta qualidade por perto, isso danificará rapidamente todo o marcador da caixa.

Na geladeira
O prazo de validade das frutas colhidas na geladeira não é superior a 1 semana. Para isso, utilizam recipientes plásticos lacrados nos quais não há acesso ao oxigênio. Se você colocar as frutas em uma tigela padrão, elas manterão suas propriedades por apenas alguns dias.
Caso o indicador de temperatura seja mantido em 0 C, então a colheita pode ser armazenada lá por 1 mês.
Você pode enviar os damascos colhidos para o freezer, cortando-os em pedaços, partindo-os em 2 fatias ou dobrando-os inteiros em um saco ou recipiente especial para congelamento... As frutas assim armazenadas retêm quase todas as propriedades benéficas.
Secagem
Nem todas as variedades de damascos podem ser usadas para secar. É necessário coletar frutas grandes, mas não muito suculentas. Após todo o procedimento, o peso da fruta é reduzido em pelo menos 5 vezes. Você pode secá-los naturalmente e no forno. Também para esses fins, eletrodomésticos especializados são amplamente utilizados. O método mais antigo e comprovado é pendurar fatias de damasco soltas em um barbante em local seco e bem ventilado. As frutas pré-lavadas são deixadas um pouco na água com a adição de suco de limão para não escurecerem depois.
O método de secagem natural consiste em espalhar as fatias de damasco em uma camada fina em local fresco e bem ventilado por vários dias. As fatias não devem se tocar. Depois disso, são levados ao sol e secos por mais 1 semana. As frutas prontas são enviadas para armazenamento em embalagens ou potes de vidro e consumidas em até seis meses.
Se a secagem for feita no forno, a grelha é previamente coberta com um pano de algodão. Depois disso, os damascos são dispostos em uma camada fina. Primeiro, o forno é aquecido a uma temperatura de +50 C, então aumente gradualmente este indicador para +70 C. Para secar uniformemente, vire as frutas periodicamente. Após 60 minutos. os damascos são transferidos para uma assadeira coberta com papel manteiga e continuam a secar.Todo o procedimento leva de 10 a 12 horas. O fato de os frutos já estarem prontos é evidenciado pela ausência de suco secretado quando pressionados sobre eles e pela elasticidade característica.

Como deitar em uma cama longa
No inverno, os damascos fornecem vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano, por isso faz sentido cuidar para preservar a colheita por muito tempo. É importante que as propriedades benéficas sejam totalmente preservadas.
Congeladas
Ao escolher frutas para congelar, é necessário estudar cuidadosamente as características varietais. Algumas variedades, devido às suas características genéticas, não podem ser armazenadas a baixas temperaturas. Os damascos são sem caroço antes de serem enviados para o congelador. Em alguns casos, eles são triturados e despejados em recipientes de gelo.
Para preparação e congelamento direto, a seguinte sequência de operações é seguida:
- lave com cuidado e selecione damascos adequados;
- livre-se do osso e corte a fruta em porções;
- cuidadosamente colocado em uma assadeira e enviado ao freezer;
- retire as frutas congeladas e coloque-as imediatamente em sacos.
Este procedimento garante um congelamento uniforme e evita a formação de grumos.
no porão
Na adega, onde a temperatura do ar é mantida em +5 C, os damascos duram até 30 dias. Eles são pré-embalados em papel fino e colocados em caixas de frutas.
O que fazer se a fruta começar a se deteriorar
Se os damascos armazenados apresentarem os primeiros sinais de deterioração, deve-se separar imediatamente toda a colheita. Em nenhum caso você deve armazenar frutas com defeitos com as boas.

Frutas contaminadas podem ser congeladas ou transformadas em guloseimas deliciosas:
- Geléia;
- Geléia;
- massa.
Se a anfitriã não tiver tempo para se preparar, você pode pegar uma receita original da série "Cinco Minutos". Damascos maduros são ainda melhores para geléia. A regra básica do preparo é que o açúcar tenha exatamente o mesmo peso da fruta. As frutas selecionadas e lavadas são cobertas com a quantidade necessária de açúcar granulado e deixadas por várias horas para extrair o suco, depois são enviadas ao fogão, levadas à fervura e mantidas por 5 minutos. A massa resultante é resfriada e o procedimento é repetido, depois enviado para potes e enlatados.
Quanto tempo você pode ficar em casa
Em casa, a safra de damasco colhida pode ser armazenada por cerca de 20 dias. Após armazenamento adicional, eles se tornam soltos, sem sabor e perdem seu apelo visual. Se você criar condições ideais, o período especificado pode ser estendido para quase 2 meses. Quando colocadas na geladeira, as frutas mantêm suas propriedades úteis e qualidades comerciais por até 10 dias, após os quais as fibras perdem gradativamente sua aparência original e a estrutura da fruta é perturbada. Damascos congelados podem ser armazenados por até seis meses.
O que fazer com frutas maduras
Se acontecer de os damascos ficarem maduros demais, eles podem ser usados \u200b\u200bpara assar, obras de arte culinárias e espaços em branco. Tudo depende das preferências de gosto e do número de frutas. Eles também fazem excelentes compotas, sucos, conservas e outras conservas. As donas de casa modernas usam frutas maduras para fazer marshmallows. Mas antes, um excelente purê era preparado com frutas maduras e usado para comida de bebê.

Erros comuns
Ao armazenar a safra colhida, donas de casa iniciantes e experientes podem cometer vários erros. Em particular, os damascos não devem ser descongelados e depois congelados novamente. Eles simplesmente adquirem uma consistência pastosa e se tornam impróprios para consumo humano.
Apenas frutas maduras podem ser enviadas para o freezer. Damascos verdes permanecerão insossos e sem sabor. Também deve ser lembrado que antes da colheita é necessário lavar os frutos e secá-los bem. Se eles estiverem mal secos, eles se moldarão rapidamente e desaparecerão.
Antes do uso, os damascos congelados são colocados na geladeira por algum tempo para obter um descongelamento lento. Em condições de ambiente, o ambiente perde rapidamente seu aroma.
Você só pode amadurecer damascos em um local quente e bem ventilado. O método de investimento não desempenha um grande papel a esse respeito. Se você planeja colocar a colheita para armazenamento a longo prazo, ela deve ser colhida de uma árvore. É inaceitável colher frutas com amassados ou danos mecânicos. O cumprimento dessas regras simples garantirá um armazenamento longo e bem-sucedido dos frutos colhidos e proporcionará uma oportunidade de reabastecer o suprimento de vitaminas do corpo por muito tempo.


