Regras e boas práticas para engomar cortinas após a lavagem
Cortinas e cortinas são os próprios elementos que fazem o interior da sala parecer completo. Mas mesmo eles nem sempre podem ficar limpos, então precisam ser lavados. Após o tratamento, as rugas e dobras do produto ficam visíveis nele, o que parece feio e pouco atraente. Para resolver o problema, vale a pena estudar as regras que ensinam como passar as cortinas corretamente.
Características de engomar o produto
Com o advento das cortinas, toda dona de casa sabe que é melhor passar um tecido úmido que ainda não teve tempo de secar após a lavagem. Não será possível remover rapidamente os vincos em uma tela seca. Nesse caso, o processamento das costuras é feito com muito cuidado. Para cortinas grandes, foi inventado o segredo do engomar perfeito. A parte passada a ferro é enrolada em um bastão grande. E isso continua até que a tela esteja plana.
A superfície do bastão deve ser absolutamente lisa. Se for de madeira e lixado incorretamente, o material se deteriorará. Ao entrar em contato com uma superfície áspera, os fios se esticam, o que prejudica não só a aparência das cortinas, mas também a estrutura do material com o qual são costuradas.
Características de engomar materiais diferentes
O processamento das cortinas difere dependendo do tipo de tecido. Alguns são amassados com vapor quente. Outros podem ser danificados pela alta temperatura.
algodão puro
Cuidar dos seus produtos de algodão não é uma tarefa árdua. As cortinas são passadas da maneira usual. Neste caso, a temperatura deve ser média ou alta.
algodão+poliéster
Uma das combinações de tecido mais populares para cortinas. Devido ao conteúdo de poliéster, os vincos desaparecem mais rapidamente. Temperatura de engomar - média.
Poliéster
As cortinas são passadas a temperatura moderada. O processo está acontecendo do lado errado. O procedimento deve ser realizado muito rapidamente, caso contrário, o aparecimento de linhas bronzeadas e ondas na cortina não pode ser evitado.
Plissado / ondulado
O visual popular não requer lavagem, pois é feito de tecido antiestático e antipoeira. Mas a limpeza ainda é permitida. As pregas são lavadas à mão em água a uma temperatura de 30°C com um mínimo de detergentes. Depois disso, eles secam juntos, porque é proibido passar cortinas onduladas.

Viscose
O tratamento começa do lado errado. O regime de temperatura é médio - dentro de 150 ° C. Nesse caso, é proibido o uso de vaporizador.
algodão + linho
Devido à naturalidade, a combinação de materiais não tem medo de altas temperaturas. Para suavizar os vincos mais rapidamente, recomenda-se tratar com um pano levemente úmido. Se tiverem tempo para secar, basta umedecê-los com um borrifador.
Linho
As cortinas de linho sabem que o tecido é delicado.Ao lavar, formam-se vincos difíceis de remover. Portanto, o tecido só é passado a ferro molhado.
Seda
Cada pessoa tem um gosto individual. Quem opta por cortinas de seda deve passar o tecido com extremo cuidado, pois a seda é passada apenas a seco, previamente virada do avesso.
Nylon
Após a lavagem, é importante devolver ao tecido a sua aparência original. Altas temperaturas podem danificar o material. Para engomar, não ultrapasse os 70-80°C.

Chiffon
O material mais fino é coberto com um pano antes de passar para que não seja danificado durante o processo. Você também pode cobrir as cortinas com lenço de papel ou lenço de papel. Não é utilizado vapor para engomar.
Lã, semi-lã
É problemático restaurar a aparência original do tecido devido ao fato de não poder ser passado a ferro. Os desenvolvedores dos ferros levaram em consideração esse momento e encontraram uma saída para a situação.
Os modelos modernos do kit possuem uma sola de bico especial que substitui a gaze e outros tecidos similares.
Com a ajuda dessa base, o tecido é passado de maneira rápida e fácil. Nenhum vinco e brilho permanecem nele. Um ferro comum não funcionará para essa finalidade. Temperatura de engomar para lã e semi-lã - 100-120°C.
Jeans
O material é denso, então você deve tentar fazer com que as dobras desapareçam. O jeans é passado a ferro em alta temperatura. Os graus definidos no ferro devem estar entre 180 e 200 unidades.
Tweed
O material não tem medo de exposição a altas temperaturas, além disso, precisa dele para eliminar vincos. Devido à estrutura de tecelagem dos fios, as cortinas também não são cobertas com gaze ao passar. O tweed é tratado no lado costurado a uma temperatura de 150-170 ° C.

cortina
Os tons de engomadoria de cortinas são os mesmos do tweed. A temperatura do ferro é a mesma.Nenhuma gaze ou outro tecido de cobertura é usado.
chintz
Estas são as cortinas para as quais você não precisa se preocupar com o brilho que fica depois de engomar. A vantagem da chita é que ela brilha. Graças a isso, o processamento do tecido é permitido pela frente. O tecido é passado a ferro ainda úmido.
Camisa
O material não precisa ser passado a ferro. Após a lavagem, as cortinas são secas horizontalmente. Além disso, a superfície sobre a qual são dispostos deve ser plana.
Organza
Altas temperaturas e spray de água são dois tons que a organza não tolera. O tecido transparente rígido, após ser tratado com vapor quente, se transformará em um pedaço de tecido coberto por ondas. A única forma de manter a aparência do produto é passar a ferro com o ferro no mínimo.
Como passar corretamente as cortinas
As cortinas das janelas geralmente são encurtadas para facilitar o cuidado. Freqüentemente, as donas de casa praticam pendurar o produto diretamente na cornija. Para um engomar ligeiro, recomenda-se uma temperatura de 150°C. Nenhuma função de vapor é necessária durante o processo.

Características de engomar com um vaporizador
É considerado uma alternativa ao ferro. O vapor direcionado ao tecido remove perfeitamente vincos e vincos de gravidade variável. Quando você usa um vaporizador, não precisa de uma tábua de passar. O engomar com o aparelho começa de cima para baixo e o tecido é ligeiramente puxado à mão.
Outros métodos
Se por algum motivo o método padrão não funcionar, existem outras opções de engomar.
pesar
Você pode passar o tecido de outra maneira. Não é necessário retirar o tecido para isso, pois o processo de engomadoria é feito por peso.Para isso, use o pequeno acessório de tábua de passar para as mangas de passar roupa. Ele é pressionado em um lado da tela e o ferro é acionado no lado oposto.
Existe outra opção para obter material igual em peso. A tábua de passar roupa está localizada ao lado da janela. O produto começa a ser processado de um lado. Quando parte da tela é plana, as cortinas são penduradas na cornija. Depois disso, o restante da área fica na tábua de passar e passada a ferro. Ao mesmo tempo, não há medo de que novos vincos apareçam no lado passado.
sem ferro
Se a tela for pequena, ela pode ser suavizada sem o uso de ferramentas especiais. Algo pesado é colocado acima de um segmento par. Sob pressão, o tecido fica plano. Eles também conseguem borrifar com água e secar com um secador de cabelo.
Para remover rugas, prepare uma solução de vinagre, água e amaciante. Os componentes são misturados e o spray é preenchido com líquido. Os componentes são tomados em partes iguais. O tecido é pulverizado, após o que aguarda a secagem completa.

Por seu próprio peso
Uma das maneiras mais fáceis de passar cortinas e cortinas. Após a lavagem, eles são pendurados na cornija. O tecido deve estar torcido, mas ainda úmido. A água não deve pingar no chão.À medida que seca, o tecido achata. O resultado é assegurado pelo peso inerente do material.
Erros comuns
O que dá errado ao passar cortinas:
- Vapor tecidos finos. Materiais delicados são deformados pelo vapor quente.
- Seleção incorreta das condições de temperatura. Antes de proceder ao engomar da tela, estudam-se as informações constantes das etiquetas dos produtos.
- Engomar da frente sem reverso. Nesse caso, há risco de ondulação, brilho e descoloração do tecido.
- Processamento de elementos decorados em cortinas. É estritamente proibido passar joias com ferro.
Se uma pessoa deseja minimizar as saídas, vale a pena ficar atento às cortinas blackout. O tipo de cortina não requer engomar.
Tem muitas vantagens na forma de absorção de luz e som.
Dicas e truques de manutenção
Depois de revisar a lista, a pessoa aprenderá a cuidar das cortinas, o que aumentará a vida útil do produto. O que você quer saber:
- Ao comprar cortinas, você pode perguntar ao vendedor sobre as nuances da lavagem.
- Lambrequins à base de adesivo não saem.
- Não use detergentes fortes para lavar as cortinas.
- As cortinas não podem ser lavadas junto com outros itens.
- Ao remover as cortinas, certifique-se de que os diferentes materiais sejam lavados separadamente.
- Ao usar a máquina, a máquina seleciona um modo suave e a centrifugação é desativada.
- As cortinas são penduradas imediatamente, se o tipo de tecido permitir, ou passadas a ferro úmidas.
- A secagem do tecido deve ocorrer sem luz solar direta sobre o tecido.
- Para remover melhor o detergente, o ciclo de enxágue é reiniciado.
Para reduzir a frequência de lavagem e, consequentemente, de engomar, a haste da cortina é periodicamente enxugada. Muita poeira se acumula nele e, ao limpar, uma pessoa muitas vezes não o alcança. A sujeira na cornija contamina o tecido, por isso deve ser lavado. Cuidar dos produtos não envolve complicações. Se uma pessoa seguir as recomendações, não haverá problemas durante a operação. As cortinas ficarão limpas e uniformes sem rugas.


