TOP 10 métodos para desinfetar sapatos em casa
A desinfecção dos calçados é uma medida necessária para prevenir a ocorrência de uma doença tão comum como a micose nos pés. As bactérias que espalham esta doença multiplicam-se dentro dos sapatos e gostam especialmente de sapatos velhos e gastos. É necessário desinfetar regularmente os sapatos para evitar a propagação de fungos a tempo. Vamos ver como desinfetar adequadamente os sapatos das bactérias fúngicas.
As causas do aparecimento do fungo
Dermatófitos espalham fungos nos pés. Eles tendem a viver em superfícies úmidas e lenhosas. O interior dos calçados também pode criar um ambiente favorável para sua reprodução. Isso é especialmente verdadeiro para sapatos velhos e gastos. Portanto, deve ser desinfetado regularmente. Um grande número de dermatófitos causa infecções e desenvolvimento de doenças, porque o fungo se alimenta de células mortas da pele.
Os principais métodos de desinfecção doméstica
Existe um grande número de produtos no mercado com os quais você mesmo pode desinfetar seus sapatos em casa.Vamos dar uma olhada em algumas das ferramentas existentes e ver quais são os prós e contras de cada uma.
spray micro-stop
Mycostop é um dos remédios mais populares para a prevenção de infecções fúngicas. Tem um forte efeito bactericida que protege de forma confiável os pés e as unhas de microorganismos nocivos. O produto é seguro para humanos e, ao mesmo tempo, elimina micróbios infecciosos de forma confiável.
Ambos podem curar os pés após interagir com um ambiente perigoso, por exemplo, após um banho ou treinamento esportivo, e podem ser usados para desinfetar sapatos do dia a dia.
disavid
Este produto não contém elementos como álcool, cloro, ácidos e álcalis, por isso não estraga o material processado. É um produto econômico com efeito desinfetante de longa duração.

Pode ser usado tanto para eliminar microorganismos nocivos quanto para prevenir seu aparecimento. Ajuda a evitar que infecções fúngicas se instalem nos sapatos e a eliminar odores desagradáveis.
Bicina
Spray Bicina é um dos sprays desinfetantes de calçados mais populares e eficazes. Suas vantagens são a eficiência de impacto, aliada a um preço acessível. O efeito protetor dura até quarenta dias após o uso.
Além de combater germes e vetores de infecções fúngicas e eliminar odores desagradáveis, também reduz o suor dos pés. Bicina tem uma composição de dois componentes. As substâncias ativas são misturadas antes do uso, o que resulta em um efeito protetor mais duradouro do que desodorantes e antitranspirantes.
Formidron
Preparado antisséptico também utilizado para fins de desinfecção, cujos principais princípios ativos são o etanol e o formaldeído. Destrói os odores desagradáveis do suor e mata as bactérias nocivas. É caracterizado por um preço acessível.
Clorexidina
Um anti-séptico destinado ao tratamento e prevenção de infecções, bem como para o tratamento de roupas e calçados contra germes. Elimina eficazmente os pés suados e os odores desagradáveis e combate os parasitas fúngicos. Uma solução a 1% vendida em lojas especializadas é adequada para desinfecção. O produto não possui cheiro próprio, por isso é adequado para processamento rápido, sem necessidade de arejamento.

Com meios improvisados
Além de desinfetantes especializados, os sapatos podem ser tratados contra fungos usando ferramentas úteis, como vinagre, álcool e água oxigenada. Vamos descobrir como tratar adequadamente usando essas substâncias.
o vinagre
O vinagre é um dos remédios populares mais populares para o tratamento antifúngico. Para eliminar bactérias fúngicas, você deve usar quarenta por cento de essência de vinagre, pois o vinagre comum não funcionará para esse fim.
É necessário mergulhar um cotonete em vinagre e colocá-lo em botas, sapatos ou tênis, após o que o vaporizador é colocado em embalagem hermética por alguns dias.
Depois de um a três dias, os sapatos devem ser secos e ventilados, pois o vinagre deixa um odor.
álcool de sapato
Você pode limpar seus sapatos de micróbios fúngicos usando uma solução de amônia de dez por cento. Umedeça uma gaze com amônia e limpe o interior das botas com ela. Em seguida, calce os sapatos para ventilar.A principal desvantagem desse método é o cheiro forte de amônia, então você precisará arejar bem as botas após o uso.
Peróxido de hidrogênio
Este método irá ajudá-lo a remover odores desagradáveis dos sapatos e matar bactérias fúngicas. Você precisará de uma solução de peróxido de hidrogênio a 3%. Umedeça o algodão com ele e limpe o interior dos sapatos. Você também pode borrifar a solução com um borrifador. Deixe os sapatos secarem por alguns dias.

Como desinfetar com um método de hardware
Para a desinfecção de calçados, existem secadores desinfetantes especiais que operam de acordo com o princípio da radiação ultravioleta. Esse dispositivo é inserido no sapato o mais próximo possível da meia e conectado à eletricidade. Depois disso, o secador deve ser deixado dentro do porta-malas por cerca de oito horas. A luz ultravioleta destruirá os esporos fúngicos e as botas podem ser reutilizadas imediatamente.
Regras de desinfecção
Ao desinfetar, é necessário estar atento a algumas regras para obter o efeito desejado e não danificar o calçado.
Segurança
Para evitar a propagação de parasitas dentro do sapato, é importante cuidar dele. Os esporos de fungos prosperam em ambientes úmidos e quentes, portanto, os itens devem ser mantidos limpos e secos.
Não deixe que sapatos de couro natural ou imitação de couro se molhem. Lave-os regularmente com uma solução de sabão neutro e coloque pedaços de jornal ou uma secadora de roupas dentro. Ao lavar suas roupas, use uma quantidade mínima de detergente. Seguir essas diretrizes ajudará você a minimizar o risco de espalhar infecções fúngicas dentro de seus sapatos.
Coaching
Antes de proceder ao processo de tratamento, o vapor deve ser bem lavado por fora e enxugado um pouco por dentro com um pano úmido. Remova cadarços e palmilhas. As solas devem ser processadas separadamente, com mais cuidado e em ambos os lados.

Manuseio
Ao processar sapatos, nos esforçamos para criar o ambiente mais ácido. É um ambiente que tem um efeito destrutivo sobre as bactérias que transmitem infecções fúngicas... O tratamento deve ser realizado regularmente, pelo menos duas vezes por mês. Alguns produtos podem ser desinfetados diariamente.
Além dos próprios calçados, palmilhas, cadarços e meias também devem ser desinfetados.
Tratar
Mergulhe o algodão em uma solução desinfetante e limpe bem o interior do sapato, incluindo os locais de difícil acesso. Limpe também as palmilhas de ambos os lados. Coloque bolas de algodão embebidas na solução dentro dos sapatos e coloque os sapatos em um saco plástico hermético ou recipiente de plástico. Deixe os sapatos por dez a doze horas, depois areje e seque.
Prevenção após o tratamento
A infecção fúngica dos pés geralmente ocorre em locais onde é costume andar descalço, por exemplo, na praia, na piscina, em um banho público, em um ginásio com chuveiro compartilhado. Para não pegar a infecção nesses locais, trate os pés com antifúngicos antes e depois da visita.
Na piscina, é melhor usar sapatos de plástico, pois é o ambiente menos favorável ao crescimento de esporos de fungos. Escolha calçados esportivos feitos de materiais naturais e no tamanho certo.
O fungo também pode ser contraído em casa, principalmente quando mora perto de idosos e doentes. A baixa imunidade pode ser uma das principais causas de infecção. Portanto, o fortalecimento geral da imunidade do corpo ajudará a prevenir, inclusive doenças fúngicas. Tente respirar ar fresco com mais frequência, coma alimentos saudáveis e modere-se. Se você apresentar sinais de fungo, consulte imediatamente um micologista para evitar o desenvolvimento da doença nos estágios iniciais.


