TOP 5 maneiras de remover tinta velha de um piso de madeira em um apartamento
No processo de reforma das instalações, muitas vezes é necessário renovar a camada de tinta do piso. Ao preparar a superfície, você precisa descobrir como remover corretamente a tinta velha do parquet antes de aplicar o novo material. Para reduzir os custos de mão de obra, recomenda-se primeiro estudar as nuances deste trabalho.
Contente
Por que remover tinta velha antes de pintar
As bases de madeira costumam apresentar defeitos devido à alta umidade da sala, exposição constante aos raios ultravioleta e outros fatores de terceiros. Com o uso prolongado, aparecem rachaduras na superfície e, se o revestimento não for removido antes de aplicar uma nova camada, elas também aparecerão em uma nova base. Às vezes é possível aplicar o material sobre o revestimento anterior, mas em tal situação existe a possibilidade de formação de uma camada muito densa, que atrapalhará a abertura e fechamento confortáveis das portas.
Métodos básicos de retirada
Existem várias maneiras de limpar pisos de madeira. Cada uma das opções possui características próprias, que devem ser tratadas antes de realizar o trabalho.
Químico
Vários produtos químicos são usados para remover revestimentos antigos, incluindo álcalis, solventes e ácidos. O método considerado para tratar um piso de madeira é simples, mas é importante levar em consideração que, se usados incorretamente, os produtos químicos podem ser perigosos para o ser humano. A decapagem química da tinta é a seguinte:
- Primeiro, o tipo de tinta disponível é determinado e o solvente apropriado é selecionado.
- Aplique o produto químico na superfície e deixe por 25 a 30 minutos.
- Depois de esperar que o produto químico corroa a camada de tinta e verniz, remova os resíduos desnecessários e limpe a superfície.
- Se o revestimento não tiver sido parcialmente removido, o procedimento é repetido. Pequenas áreas que permanecem após o tratamento químico são lavadas com água morna.
O método químico é o melhor para remover revestimentos acrílicos. Mas se a base for antiga, mesmo o solvente selecionado corretamente pode não funcionar na primeira vez. É importante levar em consideração que a mesma substância não é adequada para todos os tipos de revestimentos de tintas e vernizes, e o uso de um agente escolhido de forma analfabeta pode levar à destruição do parquet.
Térmico
O método térmico consiste em aquecer o material para amolecê-lo e depois removê-lo com uma espátula. Você pode aquecer a tinta do piso com um queimador, secador de cabelo ou maçarico. As instruções de aquecimento são as seguintes:
- O piso é aquecido segurando a ferramenta de modo que todo o ar seja direcionado para o piso.
- Quando a tinta adquirir uma consistência mole, sem interromper o aquecimento, limpe o material com uma espátula, seguindo o fluxo de ar.

Este método não é particularmente complicado, mas tem várias desvantagens.Esses incluem:
- aumento do risco ao trabalhar com ferramentas muito quentes;
- a liberação de toxinas perigosas da tinta quando aquecida;
- a necessidade de exposição prolongada ao calor na presença de uma espessa camada de material.
A principal vantagem do tratamento térmico é a capacidade de revestir imediatamente o substrato limpo. O aquecimento não requer secagem adicional do parquet. Isso reduz significativamente o tempo gasto em trabalhos de reparo.
Mecânico
Tendo recorrido ao método mecânico, você precisará usar uma ferramenta elétrica ou dispositivos para processamento manual. As nuances da remoção do revestimento dependem diretamente do tipo de ferramenta selecionada.
Ferramentas de mão
Uma grande variedade de ferramentas pode ser usada para decapagem manual. Incluindo, adequado para o trabalho:
- Martelo. É mais usado para remover tinta a óleo e é ideal para preparar a colocação de ladrilhos em piso de madeira.
- Espátula. A presença de uma borda fina e pontiaguda permite limpar facilmente a superfície de verniz e tinta rachados.
- Escova metálica. Elementos de metal rígido removem com eficácia a pintura descascada de superfícies duras.
- Formão. Esta ferramenta é usada quando outras ferramentas não fornecem o resultado desejado. Usando um cinzel, você pode remover a fina camada superior do parquet.
As ferramentas manuais simplificam o trabalho de reparo quando uma pequena área do piso precisa ser limpa. Este método é universal, acessível a todos e adequado para remover todos os tipos de tintas e vernizes. A única desvantagem é a entrada de mão de obra.

Ferramentas elétricas
De uma ferramenta elétrica, uma lixadeira é adequada para remover uma camada de tinta de uma base de madeira.Para remover o material antigo, é necessário usar um acessório especial com uma escova de aço. Os roteadores de decapagem também são permitidos, mas são eficazes apenas em certos tipos de superfícies de madeira pintadas.
Existe também um método de limpeza eletromecânica do revestimento, que envolve tratamento abrasivo.
A essência do método é a ação de um jato de ar ou líquido contendo elementos de um pó abrasivo no revestimento antigo usando uma pistola. Antes de usar esse método, não é necessário enxaguar a superfície, pois a pistola e a demão de tinta removerão toda a sujeira acumulada.
Medidas de precaução
Qualquer que seja o método escolhido para lidar com o revestimento antigo, você precisa seguir as regras básicas de segurança que evitarão uma série de consequências negativas. Os cuidados básicos são os seguintes:
- Ao usar agentes químicos no trabalho, deve-se garantir a proteção da pele e das vias respiratórias. Para isso, use máscara e luvas emborrachadas. Além disso, antes do processamento, as instruções de composição química devem ser estudadas.
- Ao usar uma ferramenta elétrica, existe o risco de cravar pregos no parquet. Por esse motivo, todas as partes salientes devem ser removidas antes de iniciar os reparos.
- Existe um alto risco de queimaduras durante o tratamento térmico da superfície. Ao aquecer uma camada de tinta, você deve usar luvas resistentes ao calor e ventilar a sala para remover substâncias tóxicas.
- Durante a remoção mecânica manual do revestimento, deve-se tomar cuidado para proteger contra cortes acidentais.
Características do trabalho com diferentes tipos
Cada tipo de tinta tem características individuais.Para fazer o trabalho com eficiência, é melhor se familiarizar com as tonalidades disponíveis com antecedência.

a base de água
Os tipos de materiais à base de água são destruídos pela exposição ao líquido, por isso são fáceis de limpar umedecendo-os com água previamente. Todas as áreas tratadas são cuidadosamente limpas com uma esponja ou pano, deixadas por um tempo , após o que a camada desnecessária é mecanicamente removido.
Acrílico
É possível amaciar uma camada de acrílico fresca com água morna ou uma solução de álcool. Se o parquet foi pintado há muito tempo, será possível remover o revestimento acrílico usando um método mecânico. Aquecer o acrílico para rachaduras e posterior limpeza também será eficaz.
Óleo
A tinta a óleo é considerada a mais difícil de remover, pois é fixada o mais firmemente possível em uma base de madeira. Além disso, o revestimento de óleo é frequentemente aplicado em várias camadas, o que cria problemas adicionais.
Para se livrar completamente do revestimento antigo, é recomendável usar um método combinado, combinando tratamento térmico e mecânico.
Dicas e truques adicionais
Também é recomendável levar em consideração dicas adicionais ao realizar trabalhos de atualização da pintura do parquet do apartamento. A escolha do melhor método de limpeza depende de uma combinação de fatores, incluindo a espessura do revestimento, o tipo de tinta, a condição atual da superfície e o orçamento de reparo alocado.
Nas situações em que nenhum método ajudou a remover a tinta, será necessário substituir completamente a madeira. Isso se deve ao fato de que a tinta penetrou na superfície e não será mais possível removê-la.Tal processo irá interferir na adesão da nova camada ao piso, tornando mais fácil realizar uma instalação complexa.


