Por que as janelas de plástico embaçam e o que fazer a respeito
Janelas de vidro duplo em PVC são instaladas para retenção de calor, aparência estética e facilidade de manutenção. No verão, quando as janelas estão constantemente abertas, esses recursos são totalmente justificados. No inverno e no outono, quando o ar externo fica frio, a condensação aparece no vidro. Como e por que as janelas de plástico começam a suar - essa pergunta é frequentemente feita por técnicos de empresas de instalação.
Motivos principais
O motivo do aparecimento de condensação no vidro pode ser tanto a instalação inadequada quanto as peculiaridades do microclima interno. O problema pode ser resolvido eliminando as causas que levaram ao aparecimento de condensação.
despressurização
As janelas com vidros duplos distinguem-se por um alto nível de estanqueidade. O material não deixa entrar ar frio de fora, mas também não deixa sair ar quente da sala.A despressurização pode ser detectada por vários sinais:
- o aparecimento de gotas de humidade no interior do vidro;
- audibilidade dos sons da rua;
- perda de calor no inverno.
Em caso de despressurização, é necessário substituir os vidros. A causa mais comum de despressurização são danos visíveis ou defeitos de produção.
Violações da tecnologia de montagem e instalação
Ao instalar a costura, é permitido enchimento insuficiente de espuma, uso de materiais de baixa qualidade. Isso leva à formação de condensação no vidro por dentro ou entre os vidros.
circulação incorreta
Os vidros embaçam devido à má circulação do ar. Isso se deve ao funcionamento insuficiente dos aparelhos de aquecimento, à presença de peitoris largos, que bloqueiam totalmente o fornecimento de calor das baterias para a janela.
Acessórios de má qualidade
O uso de peças de baixa qualidade geralmente leva ao embaçamento. Eles afetam o ajuste apertado das partes da janela umas às outras, fechamento incompleto, causando inchaço nas juntas.
vedação defeituosa
Sob a influência de baixas temperaturas, a vedação de baixa qualidade começa a inchar. Esse fenômeno faz com que a janela feche frouxamente. Como resultado, a umidade aparece no vidro.

alta umidade
Dentro de casa, a umidade aumenta por vários motivos:
- lavagem frequente com roupa pendurada;
- cozinhar alimentos, sem exaustor no fogão;
- engomar, limpar.
Janela com vidro duplo
Para regiões com invernos frios, recomenda-se a instalação de janelas com vidros duplos de 3 câmaras. Quanto menos câmeras na janela, maior a probabilidade de o vidro embaçar.
Orifícios de drenagem entupidos
O sistema de drenagem de uma janela de plástico consiste em canais e aberturas na parte inferior, que são fechadas por válvulas especiais. O fabricante instala furos especiais, um a cada 600 mm. Quando os canais ficam entupidos, a condensação começa a se acumular.
Como resolver o problema
Os motivos que causam a formação de manchas úmidas no vidro podem ser eliminados por conta própria. Somente no caso de encontrar um defeito de fábrica ou danos graves, eles recorrem a especialistas.
Aeração
Uma das condições para manter as janelas de plástico é controlar o nível de umidade do apartamento. O apartamento é constantemente ventilado. Todos os dias, abra as janelas por 15 minutos por vez, ou crie um vento forte por 5 minutos.

Vasos de flores
As flores evaporam ativamente a umidade. Para minimizar a condensação, não encha os peitoris das janelas com vasos de flores.
A melhor opção é reduzir ao mínimo os espécimes de flores, colocando-os fora do parapeito da janela.
Seleção rigorosa
A seleção de uma empresa profissionalmente envolvida na instalação de janelas ajudará a evitar problemas de instalação e instalação. Uma das garantias é uma cláusula no contrato de acompanhamento da manutenção da janela por 6 meses.
Isolamento de taludes
A espuma de poliuretano usada durante o trabalho geralmente não é vedada por fora. Isso leva a uma diminuição nas propriedades de isolamento térmico das encostas. Portanto, a espuma deve ser cortada e depois selada com compostos de construção especiais.
capuz
A instalação de um exaustor ajuda a minimizar a umidade após o cozimento e a lavagem. Os especialistas aconselham escolher e definir um modo adequado, deixando o exaustor ligado enquanto cozinha, passa a ferro.

Verificando a ventilação do apartamento
Os exaustores, principalmente em residências mais antigas, perdem suas funções originais. Um técnico especializado é chamado para verificar o funcionamento do sistema.
Modo de inverno de janelas de plástico reforçado
No inverno, as janelas são comutadas para o modo de inverno, o que permite um ajuste mais justo. Antes da instalação, os especialistas alertam sobre o modo em que a janela ficará.
Métodos tradicionais
Você mesmo pode se livrar da condensação usando as ferramentas disponíveis. Esses métodos só são bem-sucedidos se, ao mesmo tempo, for realizada uma ventilação regular, monitorando os orifícios de drenagem, evitando bloqueios.
vela de cera
Este método é baseado nas leis mais simples da física. Velas de cera são colocadas no parapeito da janela, mais perto do vidro. Ao queimar, melhoram o processo de circulação do ar, evitam a formação de gotículas de umidade. Isso é feito com cuidado, não permitindo objetos próximos que possam pegar fogo facilmente.
Lavagem adequada
Tudo depende de como as janelas são lavadas. Para evitar a formação de condensação, é utilizado um desengordurante alcoólico. Na etapa final, o vidro é enxugado com uma esponja embebida em álcool, deixando-o secar sozinho.

Solução salina anti-embaciamento
1 colher de sopa de sal é dissolvida em 4 litros de água. O vidro limpo é limpo várias vezes com esta solução. Uma camada de salmoura protege os vidros do congelamento e da formação de gotas úmidas.
solução de glicerina
Uma solução eficaz de glicerina e álcool aplicada ao vidro limpo em uma camada uniforme. Para 10 partes de álcool, tome 1 parte de glicerina. Esta mistura é agitada até ficar homogêneo.O tratamento é realizado com uma esponja macia.
Óleo de potássio, glicerina e terebintina
Uma mistura de 40 gramas de óleo de potássio, 20 gramas de glicerina e 4 gramas de terebintina de pinho é agitada até obter uma massa espessa e homogênea. Esta composição é aplicada uniformemente ao vidro, em seguida, um pano macio é usado para polir. Este tratamento torna a superfície da janela repelente à água.
método de registro
Os copos são enxugados com folhas de jornal depois de lavados da forma habitual. Isso não apenas remove vestígios de espuma de sabão, mas também contribui para a criação de um efeito repelente à água. Isso é possível tratando as janelas com partículas de tinta.
giz
Giz triturado é diluído com água morna... O vidro é enxugado com esta solução. A desvantagem deste método é que, após o giz, torna-se difícil limpar o vidro.
Produtos químicos
No mercado de produtos químicos domésticos, são adquiridos produtos especiais contendo ácidos fracos. A ação desses fundos visa criar uma fina película de proteção contra umidade que evita a formação de condensação.

li-lo
Usando uma ferramenta barata, é realizado um tratamento em duas etapas:
- limpe o vidro com um concentrado;
- lave o concentrado com uma solução de 1 parte de produto e 10 partes de água.
Segundo
O agente é aplicado ao vidro por pulverização. Em seguida, esfregue as manchas resultantes com páginas de jornal.
Eletricidade
Ao longo das bordas do quadro, um fio condutor envolto em papel alumínio é reforçado. A estrutura é conectada a uma fonte e uma corrente de 12-24 watts é aplicada.À medida que a corrente flui, o ar aquece em todo o perímetro da janela, eliminando a possibilidade de condensação.
telas de convecção
Telas especiais instaladas em um ângulo de 30 a 60 graus em relação ao vidro. Eles ajudam a direcionar o fluxo de ar quente sobre o vidro.
Fã
Na maioria das vezes, a condensação se forma devido ao congelamento da parte inferior, portanto, permite a instalação de dispositivos elétricos que aquecem o ar próximo ao vidro. Uma técnica concomitante é reduzir o espaço do peitoril da janela para abrir o acesso ao ar quente das baterias. Instale ventiladores manuais que aqueçam o ar. Um vento quente é direcionado contra o vidro para secar a condensação e evitar a formação de uma nova camada.
dicas e truques
A resolução do problema depende da causa da formação de riscos úmidos no vidro. Se o sistema de drenagem estiver quebrado, a espuma estiver mal vedada, é necessário inspecionar a estrutura e eliminar os problemas com a ajuda de materiais de construção.
Os métodos populares são adequados apenas quando a causa da condensação é o aumento da umidade na sala, a diferença entre a temperatura externa e interna do apartamento.
- Os construtores recomendam o uso de materiais naturais para reformas de interiores. Drywall, madeira e papel de parede absorvem parte da umidade, evitando o acúmulo excessivo de água.
- Para evitar que a janela embace, é realizada ventilação diária.
- Torneiras com vazamento aumentam a umidade dentro do apartamento, por isso os especialistas recomendam verificar o encanamento.
- Uma das razões para o aumento da umidade é a manutenção de grandes aquários, por isso os proprietários precisam ventilar com mais frequência, usar um exaustor e instalar sistemas de ar condicionado.
- Persianas e persianas fechadas intensificam a condensação - criam uma limitação do espaço dentro do qual o ar circula mal, por isso no inverno é aconselhável livrar-se das persianas e pendurar cortinas de tecido.
O aparecimento de riscos no vidro plástico indica violações durante a instalação de janelas ou não conformidade com as regras de manutenção. Ventilação diária reduzirá os níveis de lodo de água.


