Tanque de gasolina de carro de ferro melhor, ferramentas de reparo DIY e réguas

O mau funcionamento do sistema de combustível é indicado pelo cheiro de gasolina na cabine, poças sob o fundo durante as paradas e aumento do consumo de combustível. A maneira mais rápida e fácil de verificar o tanque de combustível é. Como você pode colocar um tanque de gasolina de ferro perto de um carro se uma rachadura ou buraco for encontrado? Existem métodos de reparo simples que você mesmo pode fazer, sem recorrer aos serviços de especialistas qualificados na estação de serviço.

De que material é feito um tanque de gasolina de carro

Os tanques de combustível são uma parte estrutural perigosa de um veículo. A utilização segura do veículo depende da sua vedação. Além disso, vazamentos no tanque de gasolina reduzem a economia de combustível e prejudicam o meio ambiente.

Os tanques de combustível são feitos de metal (aço ou alumínio) e plástico. Os tanques de aço são mais frequentemente instalados em caminhões e carros movidos a metano. Os motores a gasolina são feitos com uma câmara de combustão de alumínio.Os tanques de combustível de plástico são adequados para todos os tipos de combustível, baratos, fáceis de manter e reparar. A parcela de carros equipados com tanque sintético é de 2/3 do total.

Como reparar uma rachadura em um tanque de gás de metal

O motivo da despressurização do tanque de gás pode ser uma rachadura ou corrosão na caixa de aço. Rachaduras são comuns em tanques de plástico e alumínio. A causa de sua aparência pode ser um impacto de colisão, um buraco profundo. O tanque de metal enferruja após danos mecânicos causados ​​por componentes da superfície da estrada.

O tanque de combustível de aço é reconstruído usando solda a frio ou resina epóxi e fibra de vidro. Em ambos os casos, é necessário preparar o contêiner para reparos.

Para determinar a localização do vazamento, o carro é colocado em um poço de inspeção ou viaduto, onde você pode inspecionar o tanque de gasolina. Os danos são marcados com giz ou marcador. É importante drenar o combustível restante, desmontar o tanque.

A superfície externa do recipiente deve ser completamente limpa de sujeira:

  • enxágue com água morna e detergente;
  • enxágue com água;
  • seco;
  • lixe o dano;
  • limpe com um pano embebido em acetona.

O motivo da despressurização do tanque de gás pode ser uma rachadura ou corrosão na caixa de aço.

No final do trabalho preparatório, proceda à colagem.

soldagem a frio

A soldagem a frio é um adesivo de resina epóxi dúctil (um ou dois componentes). Para a reparação de autopeças, é utilizada uma composição com pó de metal. Pela forma de liberação, destaca-se a soldagem a frio, semelhante à plasticina ou líquida.

No primeiro caso, a barra é amassada nas mãos até ficar macia e aplicada em uma fresta ou furo. Na forma líquida, a soldagem a frio de metal é uma resina epóxi com um endurecedor. Ao misturar os componentes, ocorre aquecimento e polimerização rápida.

Em ambos os casos, o adesivo deve ser aplicado dentro de 2-3 minutos. A desvantagem deste método é a impossibilidade de reparar danos significativos... A adesão da composição com este método é insuficiente para o funcionamento a longo prazo do veículo.

adesivo epóxi

Consertar o tanque de gasolina envolve vedar os danos com cola epóxi e fibra de vidro. O adesivo deve ter boas propriedades de fluxo para saturar adequadamente o remendo. 2-3 remendos são cortados de fibra de vidro, dependendo do tamanho da rachadura ou buraco. O primeiro remendo, o menor, deve cobrir o dano em 2 a 3 centímetros nas bordas. O segundo deve ser 2 a 3 centímetros maior que o primeiro, o terceiro 2 a 3 centímetros maior que o segundo.

A primeira camada é embebida em cola epóxi e aplicada firmemente no tanque de gasolina. Após 10 a 15 minutos, a próxima camada é colada da mesma maneira. Não deve haver bolhas de ar na costura, o que reduzirá sua qualidade. O último pedaço de fibra de vidro com cola é polvilhado com pó de alumínio para criar uma crosta sólida. Endurecimento final após 24 horas.

Consertar o tanque de gasolina envolve vedar os danos com cola epóxi e fibra de vidro.

Reparação de um produto de plástico

Tanques de gás de plástico se deformam quando comprimidos, levando a rachaduras nas junções. O método de reparo depende do tipo de plástico do qual o tanque de combustível é feito. Para um tanque de plástico sólido, é usada soldagem a frio. O manual do usuário deve indicar que é versátil e resistente à gasolina.

A soldagem a frio é usada para reparar pequenos danos. Antes de reparar, é necessário remover o combustível e desengordurar cuidadosamente as superfícies internas e externas. Para a lavagem, utiliza-se soda cáustica na proporção de 400 gramas por 10 litros de água quente. A solução é despejada, trocando-a 3 vezes. Agite antes de escorrer e deixe repousar 5 minutos.

Você pode usar um secador de cabelo para remover a umidade mais rapidamente. Do lado de fora, a junta soldada a frio é levemente tratada com esmeril para melhor aderência e limpa com álcool. Após a aplicação do gesso, pode-se protegê-lo das influências externas com um pedaço de tecido denso, também revestido por cima com adesivo.

Uma maneira mais confiável de restaurar a estanqueidade de um tanque de plástico é soldar.

Isso exigirá:

  • Ferro de solda de 250 watts;
  • malha de arame com malha fina (não mais que 1 milímetro);
  • um pedaço de plástico “nativo”.

O tipo de plástico de que é feito o botijão de gás está indicado no rótulo do produto:

  • RA (poliamida);
  • ABS (acronitrilo);
  • PP (polipropileno).

Para fechar o buraco, corte um remendo na malha com uma tesoura de metal, esfregue a junção e o remendo com álcool. A malha é aplicada ao dano e aquecida com um ferro de solda por 2-3 segundos para aderir à superfície de plástico. O remendo de plástico é esfolado, limpo com álcool e aplicado na malha. O tempo de soldagem é de 3 a 5 segundos.

Características de trabalhar com alumínio

A fixação de um tanque de gás de alumínio requer experiência com um queimador de gás. O tanque de gasolina é liberado do combustível, lavado com solução de soda cáustica e seco. A rachadura é desengordurada com álcool.Para obter uma junta, é utilizada solda de alumínio, que forma uma junta sob condição de aquecimento. O tanque é aquecido com um queimador de gás. Com uma escova de aço, remova a camada de óxido próximo ao dano e aplique a solda enquanto continua a aquecer.

A fixação de um tanque de gás de alumínio requer experiência com um queimador de gás.

Teste de vazamento faça você mesmo

Antes de continuar a usar o carro, você deve garantir que o tanque de gasolina esteja bem fechado após o reparo. Para isso, encha o botijão de gasolina com água até a tampa e deixe por um dia. A ausência de poças indica o preenchimento de uma rachadura ou buraco. O próximo passo é verificar o aperto da costura sob pressão. O tanque de combustível deve ser girado de forma que a costura fique no fundo e o peso do líquido o pressione.

Por fim, para concluir, você precisa saber se o remendo do tanque de gasolina resiste a vibrações. O recipiente é colocado em um carrinho de mão e rolado por 5 a 10 minutos sobre uma superfície irregular que simula buracos e solavancos.

Depois de instalar o tanque de gasolina no lugar, as conexões são revisadas, após o que você pode dirigir novamente.

Dicas e truques adicionais

A quebra de um tanque de gasolina na estrada requer medidas de emergência para chegar a um posto de gasolina ou casa. A presença de cola no porta-malas ajudará a reparar os danos sem remover o tanque de combustível. O Poxipol, um tipo de cola epóxi com endurecedor, é popular entre os motoristas. É possível misturar os componentes a qualquer temperatura, mas para obter a fluidez desejada, é aconselhável fazê-lo em ambiente aquecido.

A consistência da cola viscosa não se espalha na superfície vertical, endurece após 10 minutos a uma temperatura de 18-20 graus. Mais adequado por suas propriedades para máquinas com tanques de aço. Oferece uma conexão menos forte com plástico e alumínio, mas com uso de curto prazo é a melhor opção para acessar a base de reparo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha