Como lavar a organza à mão e na máquina de lavar para não passar a ferro
Organza pura nas janelas dá ao quarto uma aparência elegante. Não é de admirar que o tecido tenha se tornado popular ultimamente. O belo tecido é escolhido pelas mulheres para vestidos e saias da moda. Além disso, não há problemas especiais com a lavagem da organza, limpando-a de manchas e amarelecimento. O material sintético é acessível para todos e suas excelentes qualidades não mudam com o tempo.
Características do trabalho com material
A resistência, a elasticidade da organza e seu brilho suave estão associados à estrutura das fibras sintéticas. As vantagens de escolher um material incluem o fato de que ele:
- não deforma durante a lavagem;
- não se desgasta por muito tempo;
- não enruga;
- resistente a solventes orgânicos.
A única desvantagem do tecido é que é difícil de cortar. Portanto, coisas intrincadas são difíceis de costurar.A organza é frequentemente usada para cortinas, saias fofas e vestidos de festa.
Como lavar as mãos corretamente
Prepare sua roupa de organza antes de agendar a lavagem à mão. Eles limpam o material da poeira. Dependendo do grau de sujeira, a lavagem é realizada em várias etapas.
Absorver
Parte da sujeira desaparecerá durante a pré-imersão. É aconselhável enxaguar os produtos em água corrente antes de mergulhá-los. Itens de organza branca são mantidos em uma solução de refrigerante ou pó por 12 horas. Você pode adicionar um pouco de solução de amônia à água. Retire as roupas da solução e deixe a água escorrer.
Lavagem
Se houver pouca sujeira no tecido, enxágue apenas com água. É melhor usar água macia. Se sua dureza for alta, é melhor usar chuva ou neve para enxaguar.
Lavando
É necessário lavar produtos de organza assim:
- Despeje água a uma temperatura de 40 graus no recipiente.
- Despeje ou despeje detergente neutro. Meia colher de sopa é suficiente para um volume de 5 litros.
- Os produtos são imersos em água com sabão e mantidos por 2-3 horas.
- É necessário lavar suavemente, sem movimentos bruscos.
Ao final da lavagem, transfira a peça para uma bacia com água levemente morna, enxaguando bem.
Você precisará trocar a água várias vezes até que não haja mais vestígios de detergente no tecido.

usar vinagre
Depois de enxaguar com água morna, a organza é imersa em local fresco. Algumas gotas de ácido acético também são adicionadas. Desta forma, o material manterá seu brilho original.
Como lavar corretamente na máquina de lavar
O tecido artificial fino não tem medo de lavar na máquina automática.Você só precisa escolher o modo de lavagem certo, a temperatura da água.
Em um saco de malha
Para evitar que cortinas ou roupas de tecido transparente rasguem ou estiquem, elas são colocadas em uma bolsa especialmente costurada. Seu comprimento corresponde ao comprimento dos produtos de organza. Depois de colocar a roupa dentro, as pontas são amarradas ao cobertor. Deve ser lavado em temperatura baixa de 40 a 50 graus. Após o procedimento, as bordas das coisas ficarão uniformes, sem pontas alongadas. Eles podem ser imediatamente pendurados para secar.
Pré-mergulhado
Roupas de organza devem ser embebidas antes da lavagem se estiverem muito sujas. Mas o procedimento não deve atrasar. É necessário imergir coisas leves e transparentes em água morna, usando o mínimo de pó.
Depois de remover as manchas
Se manchas de graxa ou amarelecimento antigo forem visíveis no tecido, você deve primeiro remover a sujeira e depois lavar. É necessário remover as manchas das bordas para o meio. Antes de usar o produto selecionado, você deve experimentar como a organza reagirá a este ou aquele removedor de manchas. É melhor usar agentes levemente agressivos.

Antes do clareamento
Carregue os produtos têxteis na máquina com o ajuste "Lavagem delicada". A temperatura da água no dispensador deve ser aquecida a 30-35 graus. Torcer não vale a pena, mas tem que enxaguar várias vezes. É melhor embranquecer as coisas que estão acinzentadas devido à lavagem frequente mais tarde, usando remédios populares populares.
Como descolorir tecido
Com o tempo, as peças de organza claras e brancas perdem o brilho e a luminosidade. Você pode branquear produtos feitos de tecidos finos e transparentes com alvejantes comprados em lojas.Mas você precisa escolher aqueles cuja composição não contém substâncias agressivas. É fácil estragar alguma coisa, pois os fios de material sintético podem derreter sob a ação de agentes que contenham cloro. É melhor recorrer aos métodos tradicionais de branqueamento.
Zelenka
Uma solução verde brilhante tem sido usada há muito tempo para o branqueamento. Primeiro você precisa dissolver 10 gotas de uma solução de álcool em um copo de água morna. Após a dissolução completa, o conteúdo do copo é despejado em uma bacia com água aquecida a 40-50 graus. Eles colocam coisas de organza lá dentro. Os produtos são mantidos em solução por 5 a 10 minutos, virando-os constantemente.
Azul
O azul líquido é adicionado à água antes do branqueamento. Para 10 litros de água você precisa de uma tampa de produto. O pó é primeiro diluído em uma pequena quantidade de água e depois adicionado ao recipiente. Mergulhe roupas ou cortinas de organza e segure por 5-7 minutos. Então você precisa transferir as coisas para outra bacia com água limpa e fresca.
Amido
A organza ficará branca após ficar em uma solução de água morna e fécula de batata (250 gramas). O branqueamento é realizado após a lavagem. Depois de mantê-lo na solução por 5-6 horas, retire-o e pendure-o para que o excesso de água fique em vidro.

sabão em pó
Uma barra de sabão é esfregada e misturada em uma tigela com água morna. Em seguida, é aquecido a ferver para que o sabão se dissolva. Quando a solução de sabão fica quente, os itens de clareamento são imersos nela. Deixe durante a noite e pela manhã será deixado para lavar e enxaguar os sintéticos.
Amônia
Uma solução de amônia é freqüentemente usada para branqueamento.Você precisa derramar uma garrafa de dinheiro em um balde de água, mergulhar cortinas e roupas nele. Após 7 a 8 horas, eles retiram as coisas e as penduram para secar.Branqueia eficazmente o amoníaco com peróxido de hidrogénio. Para uma colher de álcool, você precisa de 2 peróxidos. Os produtos são mantidos em solução por meia hora.
Peróxido de hidrogênio
Use peróxido de hidrogênio para alvejar ao lavar as coisas na máquina. Para isso, despeje 20 ml da solução em um compartimento especial e ative o modo de lavagem delicada.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio remove o embotamento e o amarelecimento do tecido. Prepare uma solução despejando 100 gramas de sabão em pó ou detergente em água morna. Você também precisa adicionar 2 colheres de sopa de refrigerante a ele. Mexa bem até dissolver completamente. As coisas ficam submersas para que a solução as esconda completamente. Após 30 minutos, enxágue com água limpa.
permanganato de potássio
Os produtos feitos de material artificial são esfregados com sabão em pó antes de serem imersos em uma solução rosada. A organza deve ser guardada por uma hora. Em seguida, enxágue e seque o tecido.
ácido de limão
O ácido cítrico tem efeito clareador, mas apenas produtos sem estampa ou bordado devem ser embebidos na solução. Depois de esfregar a superfície do tecido com sabão em pó, coloque as peças em água morna. Despeje 2-3 saquetas de ácido cítrico nele. Meia hora é suficiente para o clareamento.

cortinas de cozinha
Itens grandes de organza natural podem ser branqueados da maneira usual - fervendo-os. Isso requer um recipiente com água e sabão em pó. Os produtos são esfregados com sabão em pó e imersos em uma solução com sabão. Coloque no fogo, deixe ferver. A temperatura é reduzida deixando-a no fogão por 50-60 minutos.Resta então enxaguar com água morna e fria.
Como remover manchas e amarelecimento
Se não for possível remover as manchas do material, é preciso ter cuidado com os produtos químicos domésticos. Irá lidar perfeitamente com o amarelecimento "Vanish". Antes de começar a remover manchas, você precisa verificar como o tecido reagirá ao removedor de manchas.
Nas instruções do produto está escrito para quais manchas e tecidos a substância é adequada. Portanto, é necessário ler atentamente as recomendações do fabricante.
Às vezes, as cortinas escurecidas ficam brancas como a neve após imersão em água salgada e lavagem com pó.
Como secar e passar corretamente
Depois de lavar e enxaguar, não precisa pendurar coisas na corda. Eles são pendurados na cornija para que a água escorra para o recipiente. A organza não deve ser liofilizada.
É necessário passar um tecido leve em caso de emperramento. Assim, uma cortina ligeiramente seca pode ser imediatamente pendurada na cornija. Se uma saia ou blusa precisar ser passada a ferro, é melhor aquecer um pouco o ferro e trocá-lo pelo avesso. É aconselhável usar um gerador de vapor ao engomar. A organza também é passada a ferro em tecido denso. Não danificará o material e adquirirá a suavidade necessária.
Como lavar cortinas de organza
Cortinas de organza são encontradas em quase todas as casas. Eles são colocados em ordem à medida que ficam sujos. Sacuda a poeira das cortinas antes de lavá-las. É melhor embeber os produtos contaminados e depois lavá-los em uma máquina automática. A água deve estar morna, 30-40 graus. O pó não deve produzir muita espuma.A fiação raramente é usada e apenas na velocidade mínima. É aconselhável lavar em saco especial, esticando as cortinas a todo o comprimento. Isso manterá as laterais uniformes, sem flacidez.
Enxágue especialmente bem. A organza absorve bem a espuma do detergente. Ao escolher um pó, vale a pena considerar isso.
Erros comuns
Para que a organza mantenha seu brilho original por mais tempo, você precisa de:
- mergulhe em água salgada;
- não esfregue com força ao lavar à mão;
- desligue a centrifugação ao lavar em máquina automática;
- não torça o tecido.
Se você não pode pendurar itens para drenar a água, pode colocá-los horizontalmente para secar.


