As 5 principais maneiras de remover o brilho da tinta e torná-la fosca

As tintas brilhantes criam um brilho atraente nas superfícies tratadas e aumentam visualmente o volume do espaço. No entanto, essas características limitam o alcance do material. Em particular, as superfícies brilhantes sujam-se facilmente, ou seja, as impressões digitais permanecem constantemente no material processado. Nessas circunstâncias, muitas vezes surgem dúvidas sobre como você pode tornar a tinta fosca e se é possível remover o brilho especificado.

Quando remover o brilho

Problemas semelhantes surgem devido à natureza da tinta brilhante. Você precisa remover o brilho desnecessário se:

  • a tinta foi utilizada na decoração de cômodos expostos ao sol;
  • a superfície na qual o material é aplicado foi mal processada (aparecem defeitos na parede);
  • eles estão constantemente em contato com a superfície tratada (impressões digitais permanecem, etc.);
  • a superfície pintada é regularmente submetida a esforços mecânicos.

As tintas foscas são mais duráveis ​​do que as tintas brilhantes. No entanto, essa propriedade depende mais das características da composição do material de acabamento.

métodos básicos

Os erros cometidos na decoração das instalações podem ser eliminados removendo o material antigo e aplicando um novo.Mas quando se trata de pintura, você pode se livrar do brilho usando três métodos simples.

Mecânico

Para remover o brilho, é necessário tratar as superfícies pintadas com um acessório de lixamento macio. Neste caso, recomenda-se a utilização de equipamento especializado (triturador). Ao realizar esta operação, considere o seguinte:

  1. Ao moer, muita poeira fina é lançada no ar. Portanto, o trabalho deve ser realizado em área ventilada, usando equipamento de proteção individual (incluindo respirador).
  2. Ao retificar, não é possível obter uma textura fosca uniforme, o que piora a aparência da superfície pintada.
  3. Depois de lixar, o pó assentará mais rapidamente nas paredes.

Para remover o brilho, é necessário tratar as superfícies pintadas com um acessório de lixamento macio.

Devido a essas circunstâncias, recomenda-se aplicar o método de lixamento ao remover o brilho em pequenas áreas.

Abertura

Para transformar uma superfície brilhante em fosca, o método de envernizamento é frequentemente usado. Nesse caso, o trabalho deve ser feito antes que a última demão de tinta seque. Além do material de acabamento, é necessário aplicar verniz fosco para obter a tonalidade desejada.

Não é recomendável realizar este procedimento após a secagem da última demão. O corante brilhante irá rachar com o tempo. Além disso, antes de aplicar o verniz fosco, é necessário limpar a superfície do pó e da sujeira.

Tratamento de gasolina

Esta opção pode ser usada em uma área ventilada na qual não haja fontes de incêndio. O trabalho deve ser realizado com um respirador e luvas.

Para remover o brilho, é necessário processar toda a superfície com um pano embebido em gasolina.Após o procedimento, as paredes devem ser enxaguadas várias vezes com água limpa e depois lixadas com lixa fina. Assim como no lixamento, nem sempre é possível obter um acabamento fosco uniforme com gasolina .

Esta opção pode ser usada em uma área ventilada na qual não haja fontes de incêndio.

pintura caseira

Para se livrar do brilho brilhante, você pode fazer sua própria tinta. Esta opção é considerada mais eficaz em comparação com as descritas anteriormente, pois permite obter uma composição que pode cair uniformemente na superfície. Para obter o material necessário, você deve primeiro misturar tintas foscas e brilhantes. As proporções neste caso são selecionadas dependendo do resultado desejado.

Como fazer tinta acrílica fosca

Para obter uma tinta fosca de acrílico, você precisa misturar a composição original com:

  1. Giz triturado usado para caiação. Antes da mistura, este componente deve ser passado por uma peneira fina para excluir as terceiras frações. Em seguida, o giz deve ser introduzido gradualmente na tinta acrílica. Ao mesmo tempo, a composição deve ser misturada para evitar o aparecimento de sedimentos. Para alcançar o resultado desejado, recomenda-se levar giz e tinta acrílica na proporção de 1:10. Se a proporção especificada for excedida, a composição original ficará mais branca do que o necessário.
  2. Farinha de arroz. Recomenda-se fazer uma moagem fina.
  3. Pó de dente para crianças. Esta ferramenta permite obter um efeito matificante devido à presença de giz dissolvido na composição. O talco também é encontrado em pós dentais infantis, graças aos quais a futura mistura ficará uniforme na superfície.
  4. Cera ou parafina. Esta opção é recomendada com mais frequência do que as outras. Para obter uma tinta fosca, é necessário derreter a cera (parafina) em fogo baixo e adicioná-la à composição acrílica.Nesta fase, também é recomendável mexer constantemente a tinta.

Recomenda-se que as tintas obtidas pela mistura desses componentes sejam aplicadas nas paredes com pincéis ou rolos. O uso de pulverizadores neste caso é inconveniente. Essas misturas contêm impurezas que entopem rapidamente os bicos das pistolas de pintura.

As misturas aprovadas contêm impurezas que entopem rapidamente os bicos das pistolas de pintura.

Os métodos descritos podem ser usados ​​em combinação com certas formulações. Em particular, para transformar tinta acrílica em tinta fosca usando os componentes listados, devem ser usados ​​​​materiais que não alterem suas características quando expostos a altas temperaturas.

Tecnologia de pintura fosca

As tintas foscas são aplicadas de acordo com o mesmo algoritmo das tintas brilhantes. Surgem problemas quando as misturas mencionadas anteriormente são usadas para tratamento de superfície. Isso se deve ao fato de que após a adição de componentes adicionais ao acrílico, o corante, devido à diferença de densidade, sobe ou desce.

Portanto, a composição deve ser constantemente misturada para manter as características da solução de trabalho.

Recomenda-se aplicar uma pequena quantidade de material em uma área discreta antes do tratamento de superfície. Isso permitirá que você selecione a proporção apropriada dos componentes originais. Para pintar as paredes, use uma pequena quantidade da mistura, preparando uma nova solução a cada vez.

Antes de aplicar o material, também é necessário preparar as superfícies removendo sujeira e vestígios de graxa. Ao mesmo tempo, as paredes não precisam ser niveladas com cuidado, pois a mancha fosca é capaz de esconder pequenas falhas.Recomenda-se aplicar o material com um rolo de pintura, movendo-se para cima e para baixo ou da esquerda para a direita.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha