Como lavar as cortinas na máquina de lavar e à mão em casa
Qualquer pessoa cortinas na cozinha, quarto ou quarto de criança requer lavagem periódica. Nesse caso, é preciso levar em consideração o tecido das cortinas para que, após a limpeza, a aparência não seja prejudicada. Você pode providenciar limpeza a seco ou a úmido, lavagem à mão ou à máquina, selecionando o modo apropriado. É importante atualizar as cortinas e remover a sujeira para que a cor não desbote e o material não se deforme.
Como lavar linhas retas sem elementos decorativos
Na hora de lavar as cortinas que não possuem elementos decorativos na forma de miçangas costuradas, apliques, laços e pregas, basta focar no tecido. O método de lavagem e o detergente são escolhidos dependendo do material.
seda, organza, voile, cetim
Cortinas confeccionadas com tecidos delicados e delicados como seda, organza, voil e cetim exigem um manuseio muito cuidadoso. São lavados à mão ou na máquina de lavar, escolhendo um modo suave, enquanto a temperatura da água não deve ultrapassar os 30 graus. Não é necessário pré-imersão, pois o tecido é fácil de limpar. As cortinas são colocadas no tambor da máquina em um saco especial separadamente de outras coisas, o programa é definido sem girar, a água após a lavagem sai sozinha.
acrílico e viscose
Tecidos delicados podem ser lavados na máquina, mas a temperatura não deve ultrapassar 40 graus, e o modo selecionado é suave, sem centrifugação. São necessários detergentes para a roupa adequados para tecidos delicados. Para cortinas de acrílico, é aconselhável usar um ar condicionado para que o material delicado não endureça sob a luz direta do sol. A água corre sozinha. Você pode passar com um pano úmido.
linho e algodão
As cortinas de linho e algodão não são muito mal-humoradas em termos de lavagem. Cortinas decorativas de linho costumam ser penduradas na cozinha, onde partículas de gordura e fuligem se depositam constantemente no tecido, por isso as cortinas devem ser lavadas regularmente. A sujeira é fácil de remover, pois a roupa pode ser lavada na máquina em alta temperatura selecionando um programa para tecidos de algodão. Será mais fácil passar a ferro se o material não estiver seco demais, para o qual o tecido é colocado na tábua ainda úmido. As cortinas de algodão podem encolher durante a lavagem e secagem na máquina, por isso é melhor lavá-las à mão e passá-las úmidas.
Poliéster
As cortinas de poliéster são lavadas a uma temperatura não superior a 40 graus. Passe-os com um pano úmido.
Tafetá
O tafetá é um tecido sintético denso.Como qualquer sintético, é melhor lavá-lo à mão, mas também é possível lavá-lo na máquina com o modo e o detergente corretos. Se o tecido estiver muito sujo, pode ser pré-embebido por 40 minutos. Para a lavagem, é permitida uma temperatura de até 45 graus, o agente é escolhido com moderação e evita-se torcer na máquina, pois pode deformar a estrutura. Não seque ao sol ou perto de aparelhos elétricos.

Veludo
O veludo parece elegante e sofisticado, mas sem os devidos cuidados, o material delicado pode desbotar e perder seu apelo. É melhor que as cortinas de veludo sejam lavadas a seco ou levadas a uma lavanderia profissional. Se, no entanto, decidir lavar em casa, isso deve ser feito com muito cuidado. Lavar à mão preferencialmente a baixa temperatura até 30 graus. O contato prolongado com a água é indesejável. É necessário secar na posição horizontal para que o material não se deforme.
Nylon
O nylon é fácil de lavar e seca muito rapidamente. As cortinas são lavadas separadamente de outras coisas, enquanto os brancos devem ser separados de outras cores, caso contrário, podem adquirir uma tonalidade acinzentada feia. Detergentes e alvejantes devem ser isentos de cloro. As cortinas são secas pendurando-as molhadas sobre o banheiro, por onde a água escorre, e depois estendidas sobre o tecido.
Lã
As cortinas de lã só podem ser lavadas na máquina se for fornecido o modo apropriado, caso contrário, para não estragá-las, você terá que lavá-las à mão. A lã não gosta de mudanças de temperatura e exposição prolongada à água, por isso é lavada sem pré-imersão a 35 graus, sem alterar a temperatura durante a lavagem e enxágue.É inaceitável esfregar e esticar o tecido; durante a lavagem, o tecido é suavemente enxaguado em água com um detergente apropriado dissolvido nela. Enxaguar abundantemente com água morna. Seque apenas na horizontal para evitar deformações.

Nylon
As cortinas de nylon são lavadas ao adicionar produtos para tecidos delicados. Antes de lavar à mão, remova anéis e pulseiras para não prender o tecido. Lave sem fricção ou torção, levantando e abaixando o tecido com movimentos suaves. Para a lavagem à máquina, privilegie o modo delicado em água fria ou o mais fria possível, sem esquecer de colocar previamente o produto num saco.
Você pode secar em um varal ou secadora, longe de aquecedores e luz solar direta, com um cobertor ou toalha.
Como lavar os modelos especiais
As janelas costumam ser emolduradas por cortinas feitas de materiais modernos ou sofisticados que requerem cuidados especiais. Limpe com atenção e cuidado as cortinas que tenham outros elementos de design ou funcionais, como madeira, metal ou plástico.
Em ilhós
As cortinas nos ilhós podem ser lavar à mão, e usando uma máquina automática. Não é necessário remover os ilhós, os materiais modernos não trazem consequências indesejáveis \u200b\u200bna lavagem. Antes da lavagem, o tecido pode ser aspirado para remover o excesso de poeira e tornar a lavagem mais fácil e eficiente. Itens com ilhós laváveis na máquina devem ser embalados para evitar danos ao tecido ou tambor. É melhor levar um produto líquido, é mais fácil lavar a estrutura do material do que cristais em pó.
Cortinas de linha
Na maioria das vezes, as cortinas de fios são chamadas de cortinas de musselina.Além das cortinas de chiffon, são classificadas como cortinas de fios as cortinas feitas de miçangas, flores, lantejoulas, cortinas de barbante, fios aos quais são fixados elementos de madeira ou outros elementos. A limpeza destas cortinas depende do material de que são feitas. Normalmente, a lavagem à mão com detergente neutro é adequada para esses itens.

Tecido blackout
O tecido blackout pode ser lavado na máquina se não houver revestimento metálico ou camada acrílica, caso contrário, somente a lavagem à mão é permitida. Um detergente para lavar as mãos é escolhido para sintéticos, seda ou lã; em vez disso, você pode ralar e dissolver o sabão em pó na água. O tecido não deve ser esfregado ativamente, é simplesmente embebido por uma hora em uma bacia, depois enxaguado, sacudido e pendurado.Lavável na máquina com trama de 3 camadas. O programa é selecionado com uma temperatura de 40 graus, sem girar. Passar o blackout é opcional, as fibras ficam bem alisadas após a lavagem.
Se necessário, o tecido é passado a ferro quente ou tratado com gerador de vapor.
romano
Nem todos os tons romanos podem ser lavados, apenas os de tecido. Feitos de bambu, são lavados exclusivamente a seco. Os tecidos são lavados de acordo com o material de que são feitos, com especial cuidado no manuseamento de tecidos delicados. Para limpar as persianas romanas, elas são removidas, as ripas são removidas, o tecido é lavado à mão ou em máquina de escrever na mão ou no modo de lavagem delicada. As ripas são colocadas de volta no lugar, as cortinas são penduradas enquanto o tecido ainda está úmido, para que o tecido se endireite sem passar a ferro.
Tapeçaria
É altamente recomendável não lavar as cortinas de tapeçaria. Eles cuidam dessas cortinas aspirando-as do pó uma vez por estação e limpando-as suavemente com um pano úmido.Ao usar limpadores, seu efeito no tecido deve primeiro ser verificado de dentro para fora em um local discreto. É impossível que as cortinas de tapeçaria sejam expostas à luz solar direta, pois o tecido absorve intensamente a poeira e perde a aparência.
Cortinas flocadas
A flocagem pode ser lavada em máquina automática no modo delicado sem centrifugação, evitando a proximidade de outros tecidos e sobrecarregando o tambor. Você não pode espremer o material. Após a lavagem, penduram em um cômodo arejado e protegido do sol e esperam que a água escorra e o rebanho seque. A secagem com secador de cabelo é permitida, sendo necessário garantir que não haja superaquecimento e não aproximar o aparelho da cortina.

Rolar
As persianas podem ser limpas a seco com um aspirador de pó. A limpeza úmida sem retirá-la do acessório é realizada com pano úmido, com o qual se trata cuidadosamente a lona desdobrada. Caso seja necessária uma limpeza mais aprofundada, o material é lavado retirando-o da estante. Para fazer isso, a tela é liberada do mecanismo, colocada sobre uma superfície plana e um detergente adequado dissolvido em água é aplicado com uma esponja. Em seguida, enxágue com água limpa e espere o tecido secar. Lavar na máquina é estritamente proibido.
Kiseya
Para lavar cortinas de algodão ou musselina, antes de removê-las da cornija, faça uma trança solta ou amarre-as com cordões em vários lugares. Em seguida, a musselina é retirada da cornija e lavada à mão ou na máquina de escrever, colocando-a em um saquinho especial. Se os fios estiverem decorados com miçangas, lave apenas à mão.Eles secam as cortinas de algodão pendurando-as molhadas na cornija, depois puxam os cordões e endireitam os fios.
pendurado em uma árvore
Cortinas com elementos de madeira são frequentemente usadas para decorar portas ou arcos, adaptando-se idealmente a um estilo ecológico. Eles são limpos apenas à mão. Dissolva o detergente na água despejada na bacia, molhe a cortina previamente amarrada em todo o comprimento com fitas por no máximo 10 minutos e depois enxágue bem. Você pode secar diretamente na cornija. Ao lavar esses produtos, deve-se lembrar que as toras podem inchar devido à exposição prolongada à água. Se a contaminação for significativa, é melhor que a cortina seja limpa por uma lavanderia profissional.
com cornetas
Cortinas de lã com miçangas de vidro não devem ser lavadas na máquina, pois as miçangas podem manchar ou danificar o tambor. A lavagem das mãos é feita em água morna com detergente dissolvido nela. As cortinas são amarradas em vários lugares, encharcadas por um curto período de tempo, depois amassadas com movimentos leves e enxaguadas. Segure-se na borda molhada.

Recomendações gerais
Mesmo que as cortinas pareçam bastante apresentáveis por fora, elas devem ser limpas periodicamente, pois a poeira se acumula no material. Como exatamente lavar cortinas específicas, é necessário decidir, pelo material e pelo grau de poluição, mas há uma número de recomendações gerais:
- O conjunto é lavado cerca de duas vezes por ano, caso o material não exija outros cuidados.
- Antes de lavar, você deve estudar cuidadosamente as recomendações do fabricante indicadas no rótulo.
- Ao usar a máquina de lavar, as cortinas são separadas de todas as outras coisas, incluindo cortinas de outros tecidos, evitando que o tambor seja totalmente carregado.
- Para a lavagem na máquina, os produtos são acondicionados em saquinho especial, especialmente para cortinas de tecidos delicados e com elementos decorativos.
- O modo da máquina automática é definido dependendo do material, na maioria das vezes é necessário um programa de lavagem delicado.
- É melhor torcer na velocidade mínima ou recusar totalmente, para não deformar o material.
- A escolha do detergente depende do tecido, é preferível usar um gel líquido ao invés de um detergente em pó.
- O detergente pode ser substituído por um champô para o cabelo, minimizando assim o risco de danificar o tecido da cortina.
- Tecidos sujos ou cortinas muito sujas são melhor lavados a seco.
Visão geral das ferramentas especiais
Para lavar cortinas, os mesmos géis são mais usados como para outras coisas feitas dos mesmos tecidos. Mas à venda existem produtos especiais nacionais e importados projetados especificamente para esse fim.
Apartamento
O líquido é para lavagem à máquina e à mão, indicado para tecidos sintéticos e naturais, ajuda a manter a cor e restaurar o branco. Separadamente, nota-se o efeito antiestático, que permite que o material atraia menos poeira após a lavagem.
Selena
Selena para cortinas e cortinas é adicionada ao detergente principal e remove as impurezas com a ajuda do oxigênio ativo. Bleach é apenas para cortinas brancas laváveis, eficaz em 40-50 graus. Se forem necessários outros parâmetros para cuidar do material, o produto não funcionará.
Dr. Beckmann
Bleach é para materiais brancos e de cores claras. O agente é adicionado ao gel base, caso em que um sachê de serviço é suficiente e pode ser colocado diretamente no barril. A vantagem do Dr. Beckmann é que a eficiência é alcançada a partir de 20 graus.

unicum
Liquid Unicum fabricado na Rússia é um produto especial usado para lave o tule e cortinas manualmente e com uma máquina de escrever. A fórmula Unicum limpa suavemente o material, mantém a elasticidade da estrutura e forma do produto, evita descamações e devolve a brancura do tecido.
Frau Schmidt
O produto está disponível na forma de pastilhas e tem como objetivo dar brancura a cortinas e cortinas de luz. Alvejante não deve ser usado em materiais como seda ou lã.
Heitmann
Detergente para cortinas e cortinas brancas remove amarelecimento, sujeira, depósitos de cinza, vestígios de nicotina, odores desagradáveis. A lixívia é adicionada ao detergente principal colocando o saco no compartimento do detergente.
Não deixe contato direto com o tecido. Não é recomendado para cortinas de lã e seda.
"Caxemira"
O elixir "Cashmere" para tule e cortinas eliminará muitas impurezas, em particular como vestígios de nicotina, partículas de gordura depositadas. A fórmula ajuda a preservar a cor e a forma do produto durante a lavagem. O líquido tem um cheiro agradável.
Como limpar sem remover
Limpar as cortinas sem removê-las da haste da cortina economiza muito tempo e também é adequado para cortinas modernas, como persianas romanas, persianas e persianas. A poeira é removida com uma escova ou aspirador de pó, que é ligado em baixa velocidade. Tecidos que não desbotam ou encolhem podem ser tratados com um gerador de vapor.É estritamente proibido limpar a vapor produtos naturais de lã e linho.
Antes de limpar as cortinas com limpador a vapor, é imprescindível tirar o pó, pois o vapor vai dissolver as moléculas de sujeira dentro das fibras sem rasgá-las, após o que será muito difícil removê-las.

Como secar e passar
O método de secar e passar as cortinas deve ser selecionado dependendo do material. Para secar as cortinas, não use secador elétrico, não as pendure perto de aparelhos elétricos, bem como sob luz solar direta. É melhor deixar a água escorrer pendurando as cortinas sobre a banheira e depois colocá-la de volta na borda ainda molhada. Materiais tão caprichosos como veludo e veludo são secos envolvendo-os primeiro em uma toalha felpuda para remover o excesso de umidade e somente depois disso são pendurados.
Geralmente não é necessário passar as cortinas, pois o pano úmido é alisado pelo próprio peso. As dobras resultantes devem ser borrifadas com água de um borrifador e deixadas para secar. Se as cortinas estiverem muito amassadas, passe-as a ferro de acordo com o tecido de que são feitas. Um vaporizador pode ajudar a suavizar os vincos sem um ferro.
Regras de cuidado
Novas cortinas durarão muito tempo e manterão uma aparência atraente se você seguir as seguintes regras de manutenção:
- Calhas e rodapés devem ser limpos regularmente com um pano úmido para que a poeira ali acumulada não se acumule nas cortinas.
- O material é periodicamente tratado com um agente antiestático para evitar o acúmulo de poeira.
- A poeira das cortinas é removida com um aspirador de pó com um acessório especial.
- As cortinas devem ser ventiladas abrindo a janela em tempo de vento.
- As cortinas devem ser protegidas da luz solar direta.
- A limpeza a seco e a úmido é realizada de acordo com as recomendações do fabricante, dependendo do material de que são feitas as cortinas.
As cortinas dão ao interior uma aparência acabada e, para que as cortinas feitas de qualquer material tenham sempre uma aparência elegante e apresentável, você precisa cuidar delas regularmente. Lavar as cortinas não causará muitos problemas se você seguir regras simples.


