Como lavar o tule na máquina de lavar, regras e recomendações
As regras de como lavar o tule transparente para que não perca a brancura e a leveza são úteis para donas de casa econômicas que amam o conforto. Cortinas de alta qualidade não são baratas, então você precisa cuidar bem de um produto de tecido fino, para que em um ou dois anos você não precise atualizar "roupas" para janelas .
Contente
- 1 Onde começar
- 2 regras de lavagem
- 3 Instruções detalhadas
- 4 Nós removemos lugares difíceis em casa
- 5 Como escolher um detergente
- 6 Como clarear com remédios populares
- 7 Clareamento com produtos especiais
- 8 como secar bem
- 9 Características da lavagem de vários materiais
- 10 Características de escolha de um programa em uma máquina de lavar, dependendo do fabricante
- 11 amido
- 12 como passar
- 13 Regras e dicas de manutenção
Onde começar
O resultado da lavagem depende da escolha certa do detergente, temperatura da água e programa. Cortinas finas são fáceis de estragar. Sob a influência de altas temperaturas, eles podem ficar amarelos, cinzas, descoloridos, se o detergente contiver cloro.
Prepare com competência o produto para lavagem na seguinte ordem:
- removido das cortinas;
- sacuda a poeira;
- embebido em água fria.
regras de lavagem
A temperatura da água e o método de lavagem (mão, máquina) dependem da estrutura e composição das fibras do tecido. As cortinas de tule são feitas de diferentes materiais:
- tecidos mistos;
- poliéster;
- algodão;
- nylon;
- organza;
- véus;
- chiffon;
- musselina.
Moda
Na máquina, a máquina seleciona um programa de lavagem delicado ("Lã", "Seda", "Lavagem à mão") com temperatura máxima de 30°C. A função de rotação não é usada.
Temperatura
Existe uma etiqueta nas cortinas de fábrica que indica a temperatura recomendada da água. Com produtos costurados na oficina ou com as próprias mãos, fica mais difícil. É necessário determinar visualmente o tipo de material e selecionar a temperatura da água desejada.
| Material | Temperatura (°C) |
| Algodão | 40-60 |
| Poliéster | |
| tecido misto | |
| Nylon | 30 |
| Velejar | |
| Organza | |
| Kiseya | |
| Chiffon |
usar alvejante
Produtos feitos de nylon, poliéster, brancura são devolvidos não com alvejante, mas com meios improvisados:
- azul;
- solução salina;
- amônia;
- verde brilhante.
Para cortinas feitas de outros materiais, os alvejantes contendo peróxido de hidrogênio são adequados:
- "Navegar";
- Desaparecer;
- “Pessoal”;
- Lindo;
- "Veludo".
A cor branca como a neve do tecido é restaurada com os preparativos "Ace", "Bos plus", Beckmann. Eles contêm substâncias fluorescentes.Eles refletem a luz da superfície, tornando o tule mais branco.
Com que frequência você deve lavar
Segundo os médicos, o tule deve ser lavado uma vez a cada 2-3 meses. A poeira se deposita na parte ventilada do interior, os ácaros e outros microorganismos nocivos chegam lá, causam alergias.
Com mais frequência do que outras, as cortinas da cozinha ficam sujas, é aconselhável lavá-las uma vez por mês.
Como lavar para não precisar passar
As cortinas não são torcidas para que não apareçam vincos no tecido fino. Após o enxágue, o pano é retirado da água, pendurado sobre a cuba (pia). O tule é bem sacudido, quando a água escorre, pendurado em ganchos.

Instruções detalhadas
As jovens donas de casa acharão úteis conselhos simples: como preparar o tule para lavar, como escolher o programa certo na máquina de escrever, como lavá-lo nas mãos.
Como preparar
As cortinas devem ser removidas das cortinas. Prenda todos os ganchos, sacuda a poeira. Examine o tecido. Se houver manchas na superfície, trate-as com água oxigenada, amônia e sabão em pó. Um produto muito sujo, cinza com poeira e fuligem, deve ser encharcado. Adicione um pouco de lixívia à água.
Lavagem automática
As cortinas são colocadas em uma bolsa de malha especial projetada para coisas grandes e uma máquina automática é enviada para o carro. A bolsa tem fecho. Ele não deixa cair as cortinas, elas ficam menos em contato com as paredes do tambor, isso preserva sua aparência. Escolha um programa adequado, opções possíveis:
- Lavagem das mãos.
- Seda.
- Cortinas.
- Lavagem delicada.
O grau de aquecimento da água é ajustado automaticamente dependendo do modo selecionado. A rotação está sempre desligada; para a lavagem, é definida uma velocidade baixa - até 400 rpm.
Manual
O tule é embebido em água com sabão por 2 horas. Adicione 2 colheres de sopa. EU. sal para que a sujeira se arraste melhor atrás das fibras. Escorra a água cinza turva, despeje água limpa, despeje detergente. As cortinas não esfregam durante a lavagem, mas enrugam. Enxágue 2-3 vezes, não torça. Deixe a água escorrer, seque na horizontal.
Nós removemos lugares difíceis em casa
O ar contém poeira, fuligem e outras substâncias. Eles se depositam nas fibras do tecido, mudando de cor, formando estrias. Manchas oleosas aparecem nas cortinas da cozinha. Os contaminantes complexos são removidos com meios improvisados.

Gordo
A gordura respinga no tule enquanto ele assa. Eles não vão desaparecer após a lavagem normal. Assim, o tecido, coberto de manchas gordurosas, é primeiro tratado com meios improvisados e depois lavado.
Sal
Prepare uma solução: 5 l de água, 500 g de sal. A cortina é encharcada por 1,5 horas. Depois disso, eles são lavados.
Peróxido
O peróxido remove manchas gordurosas de tecidos de cores claras. É adicionado à água de imersão - 2 colheres de sopa. ll. O tratamento da solução dura 1,5 horas. Depois disso, o tule é lavado.
Amônia
A velha mancha gordurosa é removida com uma mistura de amônia, sal fino e vinagre de mesa. Proporções:
- amônia - 50 ml;
- sal - 1 colher de sopa. EU .;
- 9% de vinagre - 1 colher de sopa. EU.
A pasta obtida é aplicada nos traços de graxa. Após 15 minutos, sacuda. A coisa é enviada para a lavagem.
sabão em pó
Água morna (25-30 °C) é despejada na bacia (banheira). Esfregue em um ralador com sabão em pó 72%. Os chips são dissolvidos, uma solução com sabão é obtida. Mergulhe a cortina nela - 3 horas. Limpar. A água é trocada 3-4 vezes.
Detergente
Pegue qualquer incolor gel de lavar louça... Aplique-o em manchas oleosas. Lavar após 1,5 horas.
vinagre de mesa
Uma solução concentrada é preparada - 1 parte 6-9% de vinagre, 1 parte de água. Umedeça a mancha nele. Enxágue na torneira quando o tecido estiver completamente seco.

fuligem e fuligem
No inverno, as cortinas ficam cobertas de fuligem. A brancura lhes é devolvida de forma simples:
- removido das cortinas;
- sacuda a poeira;
- embebido durante a noite em uma solução de bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa), gel de prato e água morna.
De manhã, são cuidadosamente enxaguados, torcidos e secos.
Ferrugem
Pequenos pontos de ferrugem podem ser removidos com pasta de dente. É pressionado para uma mancha marrom-amarelada, lavada após 24 horas. Em caso de poluição severa, tome 250 ml de água fervente, 1 colher de sopa. ácido cítrico, mexa até que todos os cristais estejam dissolvidos. Umedeça as manchas na solução. Após alguns minutos, o tule é enxaguado. Um pouco de refrigerante é adicionado à água. Ele neutraliza o ácido.
Como escolher um detergente
O tecido das cortinas é leve, por isso a taxa de lavagem é reduzida em 2 vezes.Na lavagem à máquina, o programa de enxágue é executado 2 vezes para remover completamente os resíduos químicos.
Detergentes por tipo de tecido
Para lavar cortinas caras, são adquiridos detergentes modernos para cortinas com pouca espuma e sem fosfato.
Champôs e géis para lavagens delicadas
Adequado para organza, nylon, algodão, chiffon, véus.
Pós e géis para bebês
Adequado para todos os tipos de tule.
Pós convencionais
Adequado para produtos de organza, algodão e nylon.

bálsamo de seda
O tule de seda não pode ser lavado com pó comum. Enzimas e álcalis afetam a estrutura da fibra. Para tecidos delicados, são adequados produtos líquidos, que possuem uma marca - para seda e lã.
escolha popular
Donas de casa experientes escolhem os pós e géis de lavagem mais confiáveis.
Elixir de caxemira para tule e cortinas
Pó para tecidos delicados (artificiais, naturais) remove vestígios de fuligem, fuligem, nicotina, gordura. A composição contém silicones. Eles evitam vincos. O pó destina-se a todo o tipo de roupa, cortinados brancos e coloridos.
"Vinsinca"
Use gel ou pó. A ferramenta é adequada para nylon, chiffon, seda e renda.
"Bingo Tule"
O pó turco contém alvejante oxigenado. Usado para lavar à mão cortinas e tule.
Jardim Inteligente Clovin
Eles lavam cortinas brancas de qualquer tecido em suas mãos. O pó remove manchas de graxa, vestígios de fuligem, fuligem, remove odores desagradáveis, restaura a brancura.
Como clarear com remédios populares
A brancura das cortinas de organza, malha e algodão é restaurada sem produtos químicos. Eles administram com meios improvisados.
Sal
Cortinas velhas perdem a aparência devido ao embotamento. Eles são embebidos em água salgada durante a noite. A solução é simplesmente preparada:
- a água é coletada em uma bacia (banho);
- para cada 10 litros, adicione 5 colheres de sopa. EU. Suplementos.
De manhã, o tule é lavado à mão ou colocado na máquina de escrever.

Bicarbonato de sódio
Soda é um agente de branqueamento suave. Para remover manchas e amarelecimento, o tule é embebido em água com sabão antes da lavagem:
- água à temperatura ambiente;
- bicarbonato de sódio - 50 g;
- sabão em pó - 100 g.
Escalde por pelo menos 30 minutos, depois lave e enxágue.
Azul
Os produtos de nylon são branqueados em azul. Limpa bem o tecido de tons de amarelo e cinza.Primeiro, as cortinas são lavadas, enxaguadas e depois embebidas por 5 minutos em água com adição de azul (10 ml).
permanganato de potássio
As cortinas de tule são embebidas em uma bacia por 30 minutos. Despeje água morna (30°C). Dissolva nele 100 g de aparas - sabão em pó (72%), ralado. Despeje 1 colher de sopa. permanganato de potássio. Após a imersão, enxágue.
Zelenka
O tecido fino é salvo do amarelamento com um verde brilhante. Em uma bacia grande de 5 litros de água morna, 6 colheres de sopa. EU. uma solução salina é preparada. Eles mandam uma cortina lá por 2 horas. Depois disso, lave, enxágue e deixe de molho por 10 minutos. Solução verde brilhante é adicionada ao banho (bacia):
- água - 1 colher de sopa;
- remédio - 15 gotas.
O tule é torcido, enxaguado em várias águas, torcido, seco.
Sabão de lavanderia e goma
Meio pedaço de sabão em pó é esfregado em um ralador, as aparas são despejadas em uma panela, despejadas com água, fervidas. A solução com sabão é despejada em uma bacia. Eles colocaram tule nele. Após 5 horas, eles são enxaguados e torcidos.
Limpe o amido das cortinas:
- água quente é despejada na bacia;
- em um recipiente separado, dissolva 250 g de amido;
- A "geléia" é despejada em uma bacia, misturada;
- o tule é colocado em uma bacia por 15 minutos;
- retirado da água, não espremido, pendurado na banheira para secar.
Amônia e peróxido
Para clarear tule de fibra natural clara, encha a bacia com água quente (60°C), adicione:
- álcool amoniacal - 1 colher de sopa. EU .;
- Peróxido de hidrogênio a 3% - 3 colheres de sopa. EU.
As cortinas de clareamento são imersas na solução por 40 minutos. Para que a pele das mãos não sofra, trabalham com luvas. Após 40 minutos, enxágue, esprema um pouco, pendure.

Ebulição
Com o advento dos sintéticos, esse método se tornou desnecessário.Utiliza-se se o tecido for natural, coloca-se um reservatório (balde) no fogão, despeja-se água nele, adicionam-se 100 g de detergente em pó ou aparas de sabão. Coloque as cortinas no tanque. Ferva em fogo baixo por 60 minutos, enxágue, torça.
Clareamento com produtos especiais
Na superfície das cortinas, as substâncias contidas no ar se depositam. O tecido amarela, fica cinza, fica coberto de estrias e manchas. A brancura é restaurada usando delicados agentes de branqueamento.
Dr. Beckmann
Depois de aplicar as cortinas Dr. Beckmann voltam ao branco puro. Pode ser usado com frequência.
Remove todo o tipo de sujidade e odores desagradáveis e funciona a 20°C. O saco de pó é colocado no tambor.
Alvejante "Para cortinas"
Alvejante removedor de manchas alemão para linha branca. A composição não contém cloro, formaldeído, boro, fosfatos. A ferramenta potencializa o efeito dos pós clássicos (géis), remove todos os tipos de sujeira, devolve a brancura das cortinas.
alvejantes de oxigênio
O produto contém agentes de branqueamento à base de oxigênio (Percarbonat), enzimas, surfactantes aniônicos, perfume, soda. Eles são usados no modo de lavagem principal com outros detergentes e na imersão. Eles eliminam vestígios de sujeira, depósitos de cinza e nicotina, odores. Sedas e tecidos coloridos com corantes instáveis não podem ser lavados com esses alvejantes.
branqueadores ópticos
Este tipo de lixívia não remove a sujidade, cria a ilusão de um branco brilhante à luz do dia. Este efeito é criado pelos corantes luminescentes incluídos na composição. Essas substâncias se acumulam nos tecidos. Tule com uso frequente de branqueadores ópticos pode ficar cinza.
"Desaparecer Oxy"
O produto clareia e remove manchas. Não há cloro na composição. Funciona em água fria.Para restaurar a brancura das cortinas de tule, é adicionado gel na lavagem. As manchas podem ser removidas com Vanish Oxi Action Spray.

Frau Schmidt Tule Super Branco Plus
Frau Schmidt Super White Tulle Plus está disponível em forma de comprimido. Para lavar cortinas de tule, 1 peça é colocada no tambor. Ele é projetado para um peso de 3 kg. As substâncias incluídas na composição potencializam o efeito de um detergente convencional, restauram a brancura e o brilho da cor e eliminam os odores. Composto:
- tensoativos não iônicos;
- alvejantes de oxigênio;
- enzimas;
- policarboxilatos;
- enzimas.
"Sarma Ativo"
Pó sem cloro. É usado para lavar à mão e à máquina com pó comum. Ao usar cortinas "Sarma Active" não é necessário molhá-las.
"babá com orelhas"
Clareia suavemente o tule na mão e lava na máquina, remove manchas amareladas e cinzentas. Não há cloro na composição.
Alvejante "Bose"
O produto líquido Bose plus Oxi contém alvejantes de oxigênio. Eles eliminam amarelecimento, odores, bactérias. Eles trabalham na faixa de temperatura de 30 a 50 ° C. "Bose" é usado para imersão preliminar (20 minutos) e lavagem à mão de tule - 2,5 tampas por 10 litros de água.
como secar bem
O tule seca bem rápido, então não precisa deixar enrolado na bacia. Grandes vincos aparecerão na superfície, demorará muito para suavizar. Cortinas retiradas da água devem ser penduradas acima do banheiro. Quando a maior parte do líquido tiver drenado, pendure-o nas cortinas.
Endireite o tule ainda molhado, o tecido ficará liso naturalmente. Podem aparecer vincos superficiais durante a secagem.Eles devem ser levemente umedecidos com um borrifador. Você pode usar a função de vapor vertical do ferro.
Características da lavagem de vários materiais
As cortinas de tule são costuradas com tecidos finos e transparentes (organza, rede de pesca, voile, náilon). Todos eles têm uma composição, estrutura, tipo de tecelagem de fibras diferentes. Isso é levado em consideração ao lavar.

Algodão
Temperatura 40-60°C. Em uma máquina de escrever, selecione um programa com pré-imersão. Use alvejantes suaves conforme necessário. Enxágue duas vezes, passe a ferro.
Viscose
Escolha o programa "Silk". Desative os modos "Secar", "Centrifugar". Regule a temperatura para 30°C. O produto é colocado em um saco. Não use produtos que contenham materiais alcalinos.
Sintéticos
Temperatura 35-40°C. Antes de ser enviado para o carro, o tule é embebido em água à temperatura ambiente. Para sintéticos, alvejantes de cloro não são usados, não torça.
Seda
O lençol de seda é lavado à mão a uma temperatura de 35-40 ° C. Quando muito sujo, as cortinas ficam encharcadas. Não torça.
Nylon
As cortinas de nylon são lavadas à mão e à máquina a 30°C. Enxágue várias vezes. Resíduos de detergente amarelam o tecido. Para o branqueamento, use meios improvisados ou armazene preparações que não contenham cloro.
Relatório
A malha de tule é feita de fibras sintéticas e naturais. Deve ser lavado com frequência, pois muita poeira se acumula na superfície. A temperatura recomendada da água é de 30-35°C.
Velejar
O tecido de malha transparente é feito de seda ou fibras sintéticas. A temperatura da água recomendada para lavagem à mão e à máquina é de 30 a 40 ° C. Se esse requisito não for atendido, o tecido delicado e arejado perderá seu apelo.

Kiseya
É uma espécie de malha.Suas fibras são finas, lisas, bem entrelaçadas. Na máquina, a máquina é lavada em saco especial a uma temperatura de 30°C.
Características de escolha de um programa em uma máquina de lavar, dependendo do fabricante
Modelos de máquinas de lavar de diferentes fabricantes possuem seu próprio conjunto de programas básicos e adicionais. Existe um modo de lavar o tule em cada um.
"ardo"
Manual - 30°C.
Ariston
Lavagem delicada: 30°C, carga máxima 1 kg.
beko
Lavar à mão: 30°C, 40-55 minutos.
Bosch
Ícone de camisa e gravata borboleta. O programa foi concebido para tecidos delicados. A água aquece até 30°C, tempo de lavagem 40 minutos.
Doce
Delicado: 40°C, carga máxima 1,5 kg. Lavar à mão: 30°C, carga máxima 1 kg.
Electrolux
Cortinas: 40°C, 100 minutos. Lã ou lavagem à mão: 40°C, 55-56 minutos. Seda: 30°C, 40 minutos. Delicado: 40°C, 60 minutos.
Indesit
Seda: 30°C, 55 minutos, carga máxima 1-1,5 kg.

LG
Delicado: 30°C, 60 minutos.
Samsung
Lã: carga máxima 2 kg, duração 50 minutos.
Zanussi
Lavagem delicada e manual.
amido
Imediatamente após a lavagem, as cortinas de fibra natural são engomadas. O tecido após esse procedimento mantém melhor sua forma e fica menos sujo. As donas de casa usam 2 métodos.
Prepare uma solução salina forte - 2 colheres de sopa. ll. Tule molhado e lavado é enxaguado nele. Seca sem espremer, de forma esticada.
Em um copo de água fria, dilua 2 colheres de sopa. EU. purê de batata. A mistura é preparada com água fervente (0,5 l). A pasta é despejada em um banho cheio de água. O tule é embebido por 15 minutos. Pressione, passe a ferro, até que o tecido esteja seco.
como passar
As cortinas geralmente enrugam após a secagem. Pequenos vincos são suavizados com um borrifador. A cortina é pendurada na cortina, borrifada com água de ambos os lados. Se houver muitas rugas, passe a ferro.
| Material | Condição (molhado, seco) | como passar |
| Algodão | não tem importância | Através de um pano de temperatura mínima do lado avesso |
| Sintéticos | Molhado | Através do tecido, temperatura ≤ 120 ° C, sem vapor |
| Linho | não tem importância | Através de gaze, temperatura 100 ° C |
| organza, seda | Seco | Na temperatura mínima, através do papel, sem vapor |
| Viscose | não tem importância | De cabeça para baixo, com vapor |
| Nylon | Molhado | Temperatura 110°C, sem vapor |
Regras e dicas de manutenção
Cortinas feitas de qualquer material devem ser sacudidas antes da lavagem, embebidas em água morna com refrigerante, sal e detergente. Enxágue várias vezes, não torça. Suspenda a água sobre a cuba até o copo. Para evitar rugas, seque na cortina.
Ao usar o ferro, siga as regras:
- verifique se a sola está limpa;
- defina a temperatura correspondente à composição do tecido;
- primeiro passe a ferro os detalhes decorativos, depois a tela principal;
- Passe as costuras pela frente.
O cuidado cuidadoso com as cortinas de organza, nylon e voile prolonga sua vida útil, preserva a cor e a estrutura do tecido.



