Como desmontar e consertar um mixer com as próprias mãos
O uso de um liquidificador permite preparar um grande número de pratos. Operação inadequada, danos externos ou fatores de terceiros podem danificar o equipamento. As funções de reparo do mixer dependem do tipo de mau funcionamento e do design do dispositivo.
Contente
- 1 Dispositivo e princípio de operação
- 2 Suplemento para processador de alimentos
- 3 Substituição ou contato com o mestre
- 4 Dano mecânico
- 5 Características do reparo de modelos manuais
- 6 Quais peças podem falhar
- 7 Como substituir a embreagem em modelos de mesa
- 8 Como montar após o reparo
- 9 Recursos de desmontagem de diferentes fabricantes
- 10 Regras de funcionamento
Dispositivo e princípio de operação
Todos os mixers são divididos em várias categorias, que diferem entre si em seu design e modo de uso, bem como em seus vários acessórios e recursos. Para realizar reparos de maneira eficiente e correta, você precisa entender os recursos de design.
Estacionário
As variedades estacionárias se assemelham externamente a pequenos processadores de alimentos e são tigelas com facas giratórias dentro. Via de regra, as facas são instaladas no fundo da tigela. O dispositivo é um dispositivo de desktop e não precisa de suporte durante a operação. Este modelo de liquidificador é capaz de triturar uma grande porção de alimentos por vez.
A principal desvantagem dos dispositivos estacionários é a necessidade de alocar muito espaço de armazenamento. Além disso, alguns modelos não cortam bem os vegetais e os trituram em migalhas ou deixam pedaços muito grandes. Em termos de reparo, o equipamento estacionário é muito mais fácil de desmontar e consertar do que o equipamento submersível.
Manual (submersível)
Os liquidificadores de mão são projetados como um cabo longo com uma ponta de corte. O acessório é abaixado em um recipiente com produtos, o aparelho é ligado e mantido até o final do processo de moagem. Devido ao seu tamanho compacto, os dispositivos submersíveis não requerem muito espaço de armazenamento na cozinha. A capacidade de alterar os acessórios expande significativamente a lista de cozimento.
Uma característica negativa das estruturas submersíveis é a necessidade de segurá-las constantemente na mão e agarrar o botão Iniciar.
Isso cria desconforto em caso de cozimento prolongado. Além disso, o aparelho não é adequado para mexer uma grande parte dos alimentos.
Suplemento para processador de alimentos
O misturador, que é parte integrante da colheitadeira, é em muitos aspectos semelhante ao modelo estacionário. O dispositivo está embutido no processador de alimentos e possui várias funções. Caso seja necessário realizar reparos, pode ser necessário desmontar parcialmente a colheitadeira.
Substituição de faca
Em caso de danos significativos à faca, ela deve ser substituída. Para a maioria dos modelos de misturadores, a faca é fácil de comprar porque são vendidas como peças de reposição separadas.
como sair
Depois de comprar uma nova faca, você deve primeiro remover a antiga e substituí-la. O processo envolve as seguintes ações:
- Ao desmontar o aparelho, primeiro desligue o liquidificador e retire a tigela.
- Para evitar ferimentos causados por uma lâmina afiada, pegue uma toalha limpa e desaparafuse o cortador do eixo do motor. Como a conexão roscada não é padrão, a faca deve ser desparafusada girando-a para a esquerda.
- Se a faca estiver presa na tigela com porcas, uma chave ou alicate deve ser usado para remover a peça.

Como desmontar a tigela
Existem modelos de aparelhos nos quais, para instalar uma nova faca, primeiro é necessário desmontar a tigela. Via de regra, basta removê-lo do suporte central. É importante não esquecer de substituir o retentor de óleo por um novo.
Se a tigela não for separável
Nos casos em que as características de design da batedeira não permitem desmontar a tigela, a única maneira de resolver o problema é substituir a tigela pela faca. Você precisa escolher uma tigela de tamanho adequado e fixá-la na posição correta.
regulador de velocidade
Em muitos misturadores, há uma quebra frequente do regulador de velocidade.Devido à operação incorreta, a velocidade pode mudar durante a operação ou ser significativamente reduzida.
Retirada de uma festa
Nas versões estacionárias, muitas vezes há um problema com o controle do interruptor devido à presença de uma trava de ativação sem tigela. Para retirar o regulador da caixa, será necessário dessoldá-lo e verificar o estado dos componentes internos.
Alarme
Discar o controle de cruzeiro ajuda a encontrar uma interrupção em um circuito elétrico ou um curto-circuito, o que contribui para um diagnóstico eficaz e eliminação do problema. Para continuidade, um multímetro especial é usado. É permitido tocar apenas circuitos desenergizados para evitar ferimentos e danos ao equipamento. O procedimento é realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Conecte as pontas de prova aos conectores do multímetro.
- O modo de numeração é ativado no dispositivo, após o qual o visor deve mostrar uma unidade.
- Verifique se o multímetro está funcionando corretamente conectando os contatos da sonda. Se o dispositivo estiver funcionando corretamente, ele emitirá um bipe.
- As sondas do multímetro são aplicadas aos contatos do variador de velocidade. Se não houver falha, o buzzer emite um bipe e a tela exibe um valor próximo a zero.

Substituição ou contato com o mestre
É possível substituir um componente com as próprias mãos se seguir as instruções. Na falta de confiança na substituição correta, é melhor entrar em contato com um centro especializado. A ajuda profissional será mais cara, mas ajudará você a resolver rapidamente o problema que surgiu.
Se o dispositivo parou
Quando o liquidificador para de funcionar, é necessário realizar um diagnóstico para entender os motivos do mau funcionamento. Na maioria das situações, o problema pode ser eliminado sem reparo ou substituição de componentes.
Se houver um zumbido
Um leve zumbido após ligar o liquidificador significa que o motor está funcionando corretamente, mas o aparelho não consegue girar a faca. Nesta situação, você deve remover a tigela e usar os dedos ou uma pequena chave de fenda para pressionar o botão que bloqueia o acionamento do mecanismo.
Se depois disso o dispositivo girar a faca no modo normal, a falha foi identificada.
Se não funcionar mesmo com a fechadura desbloqueada
Problemas de partida, mesmo com o intertravamento desabilitado, indicam um mau funcionamento no enrolamento do motor. Com esse problema, existe uma grande probabilidade de um ou mais enrolamentos terem queimado, resultando em falha do motor. . Freqüentemente, o custo de um novo motor é comparável à compra de um novo misturador; portanto, em muitas situações, não é lucrativo substituí-lo.
Se não houver sinal de vida
Situações em que o mixer não responde ao ligar podem indicar vários problemas de funcionamento. Para determinar a causa específica do mau funcionamento, você precisará executar diagnósticos.
Verificando a tensão de saída
Primeiro, você precisa se certificar de que a tomada elétrica está em boas condições de funcionamento. Para fazer isso, basta conectar qualquer outro dispositivo. Se funcionar normalmente, o motivo não é falha na tomada e você precisa prosseguir com o diagnóstico.

Verificando o cabo
O próximo passo na verificação é inspecionar o cabo elétrico. Na prática, muitas vezes está desgastado ou danificado por dentro. Para diagnóstico, é necessário desmontar o corpo da batedeira e retirar o cabo, que é fixado por dentro em um bloco especial com parafusos ou soldas. Você pode verificar a integridade do cabo com um voltímetro. O nível de resistência deve ser próximo de zero.Na ausência de voltímetro, é permitido pegar um novo fio, substituir o antigo e conectar à rede. Se o problema persistir, o problema não está no cabo.
Fusível tocando
Se houver um fusível no misturador, ele também deve ser verificado. O fusível é retirado do soquete e, se falhar, o fio dentro do corpo será quebrado. É difícil reparar um componente, por isso é melhor substituí-lo se ele falhar. Todas as características técnicas estão indicadas no corpo do fusível, de acordo com as quais você pode facilmente selecionar uma peça semelhante.
Se um novo fusível quebrar instantaneamente
Um fusível de operação queimado imediatamente após conectar o mixer à rede elétrica indica um curto-circuito. O problema está no mau funcionamento da unidade de controle ou do motor. Nesta situação, você precisa conectar unidades individuais à rede e monitorar o resultado. Um amperímetro é necessário para verificar o nível de tensão. Se a tensão for significativamente maior que a tensão nominal, a origem do problema foi identificada.
Inspeção visual da placa de circuito
Um diagnóstico completo também envolve a inspeção da placa de circuito. Na maioria das vezes, os capacitores falham e isso pode ser visto visualmente por seu inchaço. Quando um resistor queima, sua superfície fica escura. Durante a inspeção, você deve garantir que os traços de conexão na placa não apresentem quebras e delaminações que ocorrem durante um curto-circuito. Tendo encontrado tais defeitos, você precisará substituir a unidade eletrônica.
Dano mecânico
O manuseio brusco e a queda acidental do misturador geralmente causam falhas mecânicas.Dependendo de qual componente do dispositivo foi danificado por influências externas, um reparo ou substituição apropriado é realizado.
Vazamento nas juntas e na tigela do motor
Tendo encontrado um vazamento entre o corpo e a tigela, não será possível prescindir do reparo. Para reiniciar o liquidificador, você precisa:
- desmonte a tigela do corpo;
- desparafuse o pino de acionamento;
- remova a junta danificada;
- instale uma nova junta em sua posição original.

Danos no mecanismo de travamento da tampa ou no acessório
Se o liquidificador de cozinha for usado de forma descuidada, existe o risco de danificar o mecanismo de encaixe da tampa para variedades estacionárias ou o acessório para modelos portáteis. A única solução para o problema é a compra e instalação de uma peça nova, pois o reparo da trava e do engate é trabalhoso e pode causar ferimentos durante o uso posterior do aparelho. Vale a pena tentar consertar apenas o chicote bico em forma, removendo o galho quebrado.
Em trabalhos posteriores, você precisará ter cuidado para não se arranhar no pedaço de arame saliente.
Danos no corpo do misturador
Usar um dispositivo com uma caixa danificada não é seguro, e restaurar a integridade do mixer é comparável em custo à compra de um novo. Para não perder tempo e esforço, é mais fácil pensar imediatamente em comprar um eletrodoméstico.
conserto de perna
Em caso de danos significativos, o pé do misturador não pode ser reparado, pois é monolítico e não é possível desmontar a estrutura. Se a perna for de metal, você pode fazer um esforço e tentar endireitá-la. É importante levar em consideração que mesmo após a restauração da condição da perna, os mecanismos internos podem não retornar ao seu local original.
Reparação da caixa de velocidades
O ponto fraco da caixa de câmbio é a separação das engrenagens e seus eixos. Como resultado de uma carga forte, o conjunto aquece, o eixo de ferro derrete as sedes das engrenagens e elas voam. Depois disso, a transferência da rotação para o acessório é interrompida e o misturador para de funcionar.
Para reparar a caixa de engrenagens, você precisa desmontá-la. Na maioria das variedades, esta é uma construção padrão de duas peças, unidas por travas internas. Após a verificação, você deve inspecionar todos os detalhes. Se as engrenagens não estiverem danificadas e acabaram de cair das árvores, então, para restaurar o funcionamento do aparelho, basta recolocá-las no lugar e fixá-las bem com supercola. Se as engrenagens quebrarem, você deve comprar o mesmo tamanho e substituí-lo.

Características do reparo de modelos manuais
Antes de começar a consertar um modelo de liquidificador manual, você deve se familiarizar com vários recursos para evitar erros. A inobservância de regras importantes para a reparação e substituição de componentes do dispositivo pode levar a avarias mais graves.
Verificação e substituição de fusíveis
O fusível do misturador, que pode causar mau funcionamento, deve ser diagnosticado. Para verificar o estado, você precisará desconectar o dispositivo da fonte de alimentação, desmontar o gabinete, remover o fusível e tocá-lo. Você pode testar a peça usando um multímetro padrão. Se o dispositivo indicar um mau funcionamento, a melhor solução seria comprar um novo fusível.
Após a compra, o componente é instalado no lugar do anterior e a montagem é feita na ordem inversa.
Verifique os contatos do motor
Você pode verificar o status dos contatos do motor discando o número. Para isso, o testador é ligado no modo ohmímetro e está convencido de sua operacionalidade.Para isso, sondas são conectadas. Um dispositivo em operação emite um bipe e exibe um valor próximo a zero.
Para verificar o estado dos contatos, eles são fechados alternadamente com sondas. Se o testador mostrar um valor maior que o valor nominal, os contatos do motor estão com defeito. Em caso de avaria, é necessário substituir os contactos ou instalar um novo motor.
Lubrificação de rolamentos HADO
Em caso de mau funcionamento dos rolamentos, sua condição pode ser restaurada usando uma graxa especial. A substância contém um condicionador. A graxa é recomendada para uso em rolamentos com desgaste de 80% ou mais. Após a aplicação da graxa HADO, forma-se uma camada protetora na superfície, que restaura a geometria original das peças.
Desmontagem e lubrificação do rotor
Além dos próprios rolamentos, o rotor pode ser lubrificado. A peça é retirada dos mancais, cuidadosamente limpa com álcool e, em seguida, aplicada graxa na superfície.

Quais peças podem falhar
As características do reparo do misturador dependem diretamente de qual componente falhou. Algumas peças podem ser reparadas e outras precisam ser substituídas.
Filtros
Tipos modernos de misturadores de cozinha têm um filtro na tampa. Além disso, você pode usar um filtro de malha colocando-o na tigela.
ponte de diodo
Os modelos econômicos de misturadores têm uma velocidade de rotação e o motor elétrico é alimentado diretamente pela ponte de diodos. O mau funcionamento de uma peça leva ao fato de o motor desacelerar ou não dar partida. Para usar o dispositivo no modo normal, você precisará realizar diagnósticos e, se necessário, reparar ou substituir a ponte de diodos.
Transformador
A função de um transformador em uma batedeira de cozinha é controlar o nível de tensão que é transmitido ao motor elétrico.
Falhas no funcionamento do transformador levam a sobretensões repentinas, curtos-circuitos e falha interna do aparelho.
Gerador
O gerador é um dos principais componentes internos e funciona em conjunto com outros mecanismos, incluindo o motor. É possível detectar um mau funcionamento do gerador apenas ao desmontar e diagnosticar o equipamento.
chave transistor
O modo principal de operação do transistor é um dos mais simples e comuns. Na maioria das vezes, o transistor do mixer está em dois estados: corte e saturação. A falha do transistor faz com que o dispositivo não responda após a inicialização.
Diodos de saída do retificador
Para verificar o desempenho dos diodos de saída do retificador, é realizado um procedimento de numeração padrão. Em muitos tipos de misturadores, o motor é conectado por meio de um diodo. Portanto, a capacidade de operar o dispositivo depende do bom funcionamento do componente.

Varicaps
Varicaps são diodos semicondutores. Eles alteram a capacitância em proporção à magnitude da tensão reversa aplicada.
disjuntores
O uso contínuo do liquidificador pode queimar o fusível. Neste caso, é proibido usar o dispositivo até que seja reparado ou substituído. Caso contrário, você pode causar novas falhas.
Como substituir a embreagem em modelos de mesa
O principal motivo para a instalação de uma nova embreagem é o desgaste dos dentes de borracha. Para remover a embreagem antiga, gire-a no sentido horário. Depois de afrouxar a rosca, você precisa colocar a chave de fenda sob a base da conexão para erguê-la e puxá-la para cima.Resta colocar a nova peça no lugar e fixá-la com segurança.
Como montar após o reparo
As características de coleta do misturador dependem da variedade específica e do tipo de construção. Para montar corretamente o dispositivo, você deve seguir as etapas na ordem inversa.
Recursos de desmontagem de diferentes fabricantes
Ao desmontar o dispositivo, você precisa levar em consideração os recursos de design. A técnica de diferentes fabricantes tem características distintas.
"Marrom"
A principal característica dos misturadores Braun é que durante a desmontagem o motor é removido junto com o sistema de controle. Se isso não acontecer, você precisa puxar a braçadeira pela borda da placa.

Phillips
Os dispositivos Philips possuem uma tampa na parte traseira, sob a qual existem 2 parafusos para o cabo de alimentação. Eles seguram o motor no lugar e evitam que ele seja puxado para o outro lado.
Bosch
Para desmontar os dispositivos da Bosch, basta usar uma chave de fenda. Levantando a caixa e removendo as travas, resta desaparafusar os parafusos para acessar os mecanismos.
"Kenwood"
O processo de desmontagem dos misturadores Kenwood é semelhante ao curso da técnica Bosch. Com a ajuda de uma chave de fenda, é necessário furar o local da colagem e passar por toda a caixa. Em seguida, a desmontagem continua por trás, alavancando o botão regulador em vários lugares.
Polaris
Para desmontar os dispositivos do fabricante "Polaris", é necessário desparafusar todos os parafusos visíveis. Após a remoção do suporte, é possível separar as partes da caixa e acessar a estrutura interna.
Vitek
As metades do corpo do misturador Vitek são presas com travas. O parafuso de retenção principal está localizado sob o interruptor, que pode ser removido forçando-o com uma chave de fenda.
Regras de funcionamento
Ao comprar um liquidificador, você deve ler as instruções de uso em anexo. As regras básicas são o uso de acordo com a finalidade a que se destina e o carregamento na tigela apenas de produtos adequados para moagem.


