10 remédios melhores do que limpar uma cozinha brilhante em casa
Interiores e móveis de cozinha modernos são feitos de plástico e materiais compostos. Suas superfícies, para maior expressividade, são foscas, brilhantes ou texturizadas. Uma vez que a dona de casa inevitavelmente enfrentará uma pergunta aguda - qual é a melhor maneira de limpar e lavar uma cozinha brilhante, para não danificar os painéis, ao mesmo tempo em que obtém a limpeza necessária. Existe uma saída, analisaremos detalhadamente todas as opções possíveis.
Tipos e características de revestimentos
Os fabricantes de conjuntos de cozinha e bancadas combinam com sucesso diferentes materiais. Na maioria das vezes é aglomerado ou MDF, laminado (pintado).As tintas acrílicas rivalizam com o plástico, e a decoração com filme de PVC barato ajuda a mudar a aparência irreconhecível. É assim que são criadas lajes resistentes à umidade e duráveis, imitando pedra, madeira natural e futuristas.
Cada material tem pontos fortes e fracos. Assim, agentes de limpeza específicos são usados para eles.
Plástico
O uso de elementos plásticos baratos, duráveis e despretensiosos na fabricação de móveis minimiza o risco de estragar armários e armários se manuseados sem cuidado. Os polímeros não têm medo de água, resistem ao contato com pratos quentes, não desbotam. Outra vantagem do material é o baixo peso dos plásticos: em comparação com o metal, a madeira, eles são muito mais leves, sem perder a rigidez e a confiabilidade gerais.
Tingir
O método tradicional de tratamento de fachadas é a pintura, que é usada para criar revestimentos duráveis e resistentes à abrasão nas superfícies dos painéis de MDF prensados. De acordo com a tecnologia, primeiro é aplicada uma camada de coloração e depois o verniz (para criar um efeito brilhante). Algumas dificuldades residem no aumento dos requisitos para a preparação da base: ausência de buracos, lacunas, rugosidade. Isso é garantido pela retificação repetida do material com abrasivos e lixa.
filme de PVC
Um filme de polímero aplicado à superfície do material por prensagem é uma solução econômica. O consumidor pode escolher branco, azul, vermelho, preto e outras cores de sua preferência, que o fabricante tenha em estoque.
As vantagens do material são resistência ao desgaste, resistência e baixo custo.
Mas é melhor evitar o contato com a água - o revestimento de PVC é sensível a ela, principalmente em juntas desprotegidas, bordas.
Acrílico
Os materiais acrílicos são polímeros, o que significa que estão totalmente equipados com as vantagens e desvantagens dos plásticos. O método de aplicação de uma camada de plástico na superfície principal é por colagem.O revestimento é durável e de fácil manutenção.

Mas ao escolher um detergente, deve-se evitar compostos agressivos - eles vão destruir o brilho da superfície.
MDF pintado sob verniz
O MDF é considerado um material higroscópico; sem proteção especial, o painel fica rapidamente saturado de umidade e desmorona. Para isso, é pintado, coberto com verniz especial. O revestimento protegerá o MDF, mas ao mesmo tempo é sensível a abrasivos e compostos agressivos.
As principais causas da poluição
A cozinha é uma fonte potencial de poluição. Gordura, restos de comida, mudanças de temperatura da placa, forno, fumaça - esses fatores afetam negativamente os móveis. Mesmo as impressões digitais no brilho são visíveis a olho nu. O uso de queimadores a gás também deixa uma fuligem gordurosa nos móveis do armário. Portanto, é impossível prescindir da limpeza, cuidado com os materiais.
Temperatura alta
É impossível preparar o café da manhã, uma refeição séria para uma família numerosa sem usar o fogão. Isso significa que haverá uma fonte potencial de alta temperatura com provável impacto nos materiais dos móveis dos armários.
Umidade
Os layouts modernos de móveis de cozinha envolvem o uso de pedestais de piso, armários de parede e prateleiras. De acordo com a lei da física, o ar quente e úmido sobe, afetando materiais e superfícies. E este é outro fator destrutivo.
Evaporação de alimentos
É impossível cozinhar sopa, borscht, batatas fritas e evitar a evaporação dos alimentos, o contato de gotas e pequenas partículas com os móveis. Posteriormente, junto com outros contaminantes, forma uma camada estranha estável que quebra o brilho nas superfícies de armários e bancadas.

toque do dedo
A fonte mais comum de poluição. Uma fina camada de graxa que fica nas pontas dos dedos deixa marcas características nas superfícies, principalmente as brilhantes.
Derramamento acidental de alimentos na superfície dos móveis
Leite derramado, fragmentos caindo acidentalmente de um jantar futuro - tudo isso não pode ser evitado. Como resultado, outra mancha permanece na superfície.
Regras de cuidado
Cada material requer um método de "manutenção" diferente. Em geral, superfícies brilhantes são suscetíveis a:
- umidade;
- solventes agressivos;
- luz ultravioleta;
- materiais abrasivos;
- superaquecido.
Caso contrário, a nova cozinha perderá rapidamente sua aparência atraente, ficará surrada e feia.
Limpe com cuidado
Uma das principais condições para cuidar dos móveis é limpar as superfícies com um pano limpo e seco. Isso é feito para remover a umidade residual das portas e paredes dos armários. Caso contrário, os líquidos encontrarão um ponto fraco na estrutura e começarão a afetar o aglomerado ou o MDF - os principais materiais dos móveis modernos.

Evite luz solar direta
Sim, alguns filmes e tintas de PVC têm medo dos raios ultravioleta. Destrói os corantes, a estrutura do material e reduz a durabilidade dos móveis de cozinha.
Use apenas detergentes diluídos
Os detergentes modernos contêm vários componentes de forma concentrada.Portanto, é impossível usá-los na forma "pura" - apenas diluída. A receita geralmente é indicada no rótulo. Alguns produtos com superfícies brilhantes são incompatíveis, pois irão destruir irrevogavelmente o brilho do revestimento.
Panos macios e não abrasivos podem ser usados
A melhor opção são os guardanapos especiais de viscose. Não riscam as superfícies envernizadas e revestidas, não contêm partículas duras que afetem o brilho.
Evite aquecimento
Mesmo os plásticos resistentes ao calor têm limites de temperatura. Em maior medida, isso se aplica a superfícies brilhantes. Quando aquecido, ocorre descamação de tinta, filme e polímero da base.
bom capuz
A ventilação da cozinha é essencial por vários motivos. Para evitar que odores persistentes de cozimento se acumulem no fogão ou no forno. Além disso, o exaustor ajudará a prolongar a vida útil do móvel.
como lavar
Existem muitas maneiras de limpar as superfícies das frentes da cozinha com detergentes: prontos, feitos em fábrica ou caseiros. Cada um deles se concentra em um tipo específico de superfície.

solução de sabão
O método mais fácil e eficaz de limpar um armário de cozinha com água e sabão. O sabão em pó, finamente aplainado e dissolvido em água, ajudará a limpar as fachadas de plástico.
Mostarda
A mostarda em pó ajudará a remover a gordura do conjunto de cozinha. Simplesmente polvilhe a área contaminada com mostarda seca, umedeça com água e depois limpe. A superfície limpa é limpa com um pano macio e seco.
fumegante
Um dispositivo especial - o limpador a vapor resolverá o problema das gotas de gordura que se acumularam mesmo em locais de difícil acesso (nas prateleiras superiores, armários altos). É eficaz não só contra a sujidade, mas também como desinfetante.
Meios especiais
Uma categoria separada é composta por produtos que contêm produtos químicos, solventes especiais, componentes para dar brilho. Muitos deles estão em casa ou nas prateleiras das lojas de ferragens.
Limpador de janelas
Limpadores em frascos de spray convenientes ajudarão a remover manchas sujas e restaurar o brilho das superfícies das fachadas dos móveis. Eles contêm ingredientes especiais para limpar as manchas mais difíceis e adicionar brilho. Mais detalhes aqui.
Spray para acabamentos brilhantes
Esta composição destina-se ao polimento, removendo pequenos arranhões da superfície dos revestimentos de verniz. Em combinação com o material macio da toalha que não risca a superfície, ajudará a restaurar o brilho perdido.

Sabonete líquido
Os produtos modernos para lavar as mãos incluem removedores de gordura eficazes, bem como aditivos emolientes para a pele. Na forma diluída, é necessária uma solução de sabão para limpar a cozinha.
Lenços umedecidos
As toalhas de poliéster e impregnadas com solventes especiais de ação moderada serão uma excelente alternativa a outros produtos. Eles não causarão danos, mas ajudarão na limpeza. Uma condição importante é que nenhuma água seja usada ao usá-los.
Pano de microfibra para enxugar
O acorde final da sinfonia de limpeza é a limpeza completa das fachadas com um pano seco.Isso é necessário para remover o líquido de limpeza restante da superfície do móvel. Os panos sintéticos modernos são criados de forma a serem recomendados até para a lavagem de carros, onde uma das principais condições é a ausência de ação abrasiva na pintura. Não custa nada ter uns parecidos em casa, para lavar a cozinha.
Esmalte de cera para dar brilho
As formulações de cera podem deixar marcas pegajosas e não são adequadas para todos os materiais. Você pode descobrir mais sobre o uso de fundos em conexão com um caso específico nas instruções da embalagem. Eles certamente não são adequados para painéis de plástico, mas você pode tentar com painéis envernizados.
o que não usar
Um tabu estrito é imposto a certos fundos no território da cozinha. Eles não podem ser usados em nenhuma circunstância. Estes são solventes agressivos, abrasivos e compostos semelhantes.
Solventes
Plásticos, filmes poliméricos, revestimentos de tintas e vernizes são sensíveis à ação de solventes orgânicos. Para não estragar completamente a superfície da bancada, fachada, antes de usar o produto, é necessário estudar sua composição indicada no rótulo.Se contiver a palavra "solvente", não se pode usar o reagente.

Nitroglicerina
Um líquido transparente, de consistência ligeiramente oleosa, não pode ser usado para limpeza na cozinha. A poluição não pode ser eliminada com sua ajuda e não haverá muitos benefícios com essa alternativa. E as manchas oleosas restantes serão difíceis de remover da superfície brilhante.
Álcool
A maioria dos álcoois, incluindo álcoois etílicos, são solventes. Os líquidos que contêm álcool contribuem para a destruição da integridade dos revestimentos de tinta e verniz, perda de brilho.
Amônia
A amônia também é um solvente orgânico. Portanto, os benefícios de seu uso para limpeza de superfícies envernizadas, plásticos são questionáveis.
Resinas poliméricas
Componentes de adesivos e vernizes, que são resinas poliméricas, é claro, não podem ser usados para limpeza de revestimentos. Além disso, ao serem aplicados acidentalmente em uma superfície, criam o seguinte problema: como retirar essa composição do revestimento.
refrigerante e sal
No entanto, os componentes geralmente inofensivos podem causar sérios danos se forem mal utilizados. Soda e sal são materiais pouco abrasivos, certamente deixarão arranhões em fachadas brilhantes e destruirão o brilho do revestimento.
Profilaxia
Para evitar problemas sérios, deve-se ter como regra limpar periodicamente as superfícies da sujeira, enxugá-las. E uma vez por semana você pode realizar o tratamento com um limpador a vapor ou limpeza geral de áreas particularmente problemáticas. E então a cozinha durará muito tempo, deliciando-se com sua aparência brilhante e brilho.


