Como você pode limpar a tinta do linóleo, como lavar rapidamente a sujeira
Ao realizar reparos cosméticos, devido à negligência das ações, manchas permanecem na superfície do piso forrado com linóleo, o que prejudica a aparência do ambiente. O linóleo é um material sintético e macio; se a sujeira não for removida com cuidado, o revestimento pode ser danificado. Como limpar a tinta do linóleo?
Neste artigo, tentaremos descobrir como remover manchas da superfície do piso.
Características da poluição
Após o reparo, a contaminação específica permanece na peça na forma de pedaços de tinta e verniz secos. Se o teto foi pintado com tinta à base de água, as gotas caem no chão. Muitas pessoas refrescam os núcleos do aquecedor com acrílico e os peitoris das janelas com esmalte nitro ou tinta a óleo. Com um trabalho descuidado, seu spray permanece no linóleo.
Como remover uma mancha recente
A pulverização da solução de tinta não pode ser evitada durante o trabalho de pintura, portanto, tenha cuidado ao trabalhar.
Ao usar uma suspensão à base de água, não há dificuldades particulares: basta limpá-la com um pano úmido ou toalha de papel (já que a base da emulsão é l 'água).
Dica: Certifique-se de estocar papel ou toalhas de pano enquanto pinta para se livrar da sujeira estranha no linóleo.
Características de trabalhar com diferentes tipos de tinta
Diferentes tipos de tinta requerem suas próprias características de descarte. Ao remover uma mancha, você deve primeiro determinar qual tinta é absorvida pelo linóleo.

a base de água
Se for uma mancha de emulsão aquosa, é provável que ela possa ser removida sem problemas - ela se dissolve facilmente, mesmo que permaneça na superfície por muito tempo. Neste caso, faça:
- Para amenizar a poluição, encha-o com água morna.
- Uma hora depois, um pano úmido é colocado por cima e mantido por 20 a 30 minutos
- A mancha é lavada com uma escova comum e o chão é lavado com água morna.
Deve-se lembrar: você não pode remover os restos da mancha com agentes abrasivos, materiais ou escova de metal, podem permanecer vestígios que não podem ser removidos posteriormente.
Óleo
Se entrar tinta a óleo (sua base de óleo de linhaça é espessa), também são usados lenços para remover a mancha, então este local é tratado com óleo vegetal. Isso não permitirá que a tinta seja absorvida e ajudará a lama a sair do linóleo.

Além dos solventes, as manchas de tinta podem ser removidas com amaciante e vinagre.
Condicionador de cabelo
As donas de casa usam um condicionador para lavar - um produto que dá frescor à roupa lavada. Para uso no lugar de um solvente, o condicionador é dissolvido em água na proporção de um para um.
Um pano é umedecido com a composição resultante e colocado sobre a mancha.A tinta amolece depois de um tempo, depois a mancha é esfregada até que desapareça completamente. Depois disso, a área limpa deve ser lavada com água e sabão.
vinagre de mesa
O vinagre de mesa é um remédio doméstico versátil com uma ampla gama de aplicações. Também ajudará a limpar efetivamente a superfície do linóleo das manchas. Limpe a sujidade com um pano embebido em vinagre até à sua total eliminação.Se a mancha persistir, pode raspar o resíduo, amolecendo-o ligeiramente.

Solventes
Usando solventes, você pode apagar muitas manchas em todos os tipos de tinta: óleo, esmalte nitro, manchas de tinta, acrílico. Para obter o resultado, molhe a mancha irritante por meia hora: por meia hora e remova:
- Espírito branco;
- Álcool etílico;
- amônia;
- essência refinada.
Após o tempo previsto, a mancha dissolvida pode ser removida com uma espátula. No final do procedimento de remoção, o vestígio de contaminação é lavado com água morna.
Estes são os métodos de processamento de tintas a óleo à base de verniz. O uso de métodos agressivos pode danificar a superfície do piso de linóleo.
Nitroesmalte
A mancha de esmalte nitro é removida com produtos aerossóis especiais. Antes de usar, é necessário verificar o efeito do agente no revestimento de um pedaço de linóleo.

Tinta acrílica
A tinta acrílica contém uma emulsão de polímero sintético, o que a torna resistente, por isso será difícil remover os restos dessa tinta.
Após a secagem, a emulsão acrílica aderirá firmemente ao linóleo, não podendo ser lavada com água pura. Resta limpar cuidadosamente com uma faca. Traços frescos de tinta acrílica, como emulsão de água, são lavados com água morna, adicionando qualquer detergente para lavar louça.Você pode adicionar bicarbonato de sódio e vinagre a esta solução. As pessoas usam compostos líquidos desengordurantes para remover o esmalte das unhas.
As lojas de construção vendem produtos especiais para remover resíduos de tinta acrílica das superfícies.
Aplique com uma esponja ou pano sobre a sujeira, aguarde cerca de 10 minutos. A lavagem reage com o acrílico, após o que o acrílico é limpo com um pano.

Antes de tentar remover manchas com produtos químicos, certifique-se de verificar em um pedaço de chão em algum lugar fora de vista, debaixo de um sofá ou em linóleo de sucata. O teste mostrará a reação do agente de limpeza ao material da superfície.
sala de tinta
Nos escritórios, o cartucho da impressora é frequentemente substituído; os cartuchos de impressora a jato de tinta se distinguem por tintas mais cáusticas, cujos vestígios, se usados descuidadamente, podem permanecer no linóleo.
Para remover essas marcas de tinta, é necessário limpá-las em várias etapas.
- Faça espuma com pedra-pomes e esfregue com uma escova de dentes.
- Mergulhe um cotonete em água oxigenada e limpe suavemente as marcas pretas da superfície do solo.
- Lave qualquer tinta restante com sabão.
Se as etapas acima não funcionarem corretamente, você pode tentar limpar a contaminação com solventes. Por exemplo, limpe as marcas com uma bola de algodão embebida em acetona.

A sujeira recente do cartucho da impressora a jato de tinta pode ser removida com água fria e sabão.
É impossível agir sobre as gotas de tinta com calor, porque a tinta só vai penetrar mais fundo no linóleo.
O que fazer com uma mancha seca
Para remover a tinta seca, é melhor usar o solvente universal 646, todos os tipos de linóleo são resistentes a ele. Aplique o produto de acordo com as instruções do frasco. A superfície do linóleo é limpa após a remoção dos restos do produto usado com uma mistura de sabão em pó e refrigerante.
Algumas partes amolecidas podem ser removidas com uma espátula de borracha. Ao mesmo tempo, a tinta embebida é cuidadosamente removida em uma direção com movimentos suaves para não danificar o revestimento.

Não é recomendável usar uma espátula de metal para limpeza, pois pode danificar a superfície do linóleo.
dicas e truques
Aqui estão algumas dicas simples sobre como limpar corretamente os resíduos de tinta do linóleo:
- Para evitar danificar a superfície do piso, não trabalhe com escovas grossas.
- É necessário esfregar no centro para que a sujeira não se espalhe no linóleo.
- Não use produtos químicos agressivos ou abrasivos.
- Antes de usar, é recomendável fazer um teste no resto de uma peça de linóleo, como o agente age no material de revestimento.
Atenção! Usando métodos agressivos de limpeza do linóleo da tinta, você precisa ter cuidado para não estragar acidentalmente o design e a qualidade da camada protetora superior.


