Regras de design de varanda estilo provençal e as melhores ideias para um design bonito
O estilo provençal originou-se nas províncias do sul da França. Este estilo é muitas vezes referido como "país francês" por causa de algumas das características das pequenas cidades provinciais do país. Casas de campo, dachas, terraços ou varandas são decorados no estilo da Provença. Para muitos, está associado ao conforto do lar, paz, harmonia. Os projetos de design baseados na Provença se distinguem pela simplicidade, naturalidade e elegância francesa.
Recursos de design diferenciados
O estilo provençal tem traços característicos que o determinam inequivocamente:
- o uso de materiais naturais e texturizados;
- a escolha de tecidos e móveis da mesma gama de cores, principalmente cores pastel, prevalecem tons de amarelo, azul, lavanda;
- costuma-se usar tinta, cal para decorar as paredes;
- para encher o interior de móveis, costuma-se aderir às táticas do minimalismo;
- a presença de partes têxteis é necessária.
A mobília usada no design de uma sala de estilo provençal pode ser vintage, acabada à mão, usando estênceis florais ou de frutas. As fachadas modernas são especialmente envelhecidas usando técnicas especiais.As portas são pintadas com esmaltes em uma camada, para que após a secagem, a textura do material apareça abaixo.
Os itens de interior são caracterizados pela presença de elementos forjados. Com a seleção certa, não pesam nos móveis, podem apresentar arranhões ou outros vestígios de uso prolongado.
Provence não é apenas um estilo de design, é uma atmosfera especial que cria uma sensação de harmonia, simplicidade e paz. A princípio, essa atmosfera era associada à tranquilidade da vida rural, desprovida da velocidade inerente às grandes cidades. Com o tempo, ficou claro que é possível criar um estilo provençal no território de um apartamento em um prédio de vários andares, se você seguir certas regras.
sutilezas de design
A varanda em estilo provençal é considerada uma área de estar. No território da varanda, via de regra, são dispostas mini-salas de estar, onde você pode receber convidados ou sentar-se tranquilamente com uma xícara de chá de ervas. Este recanto pode transformar-se num mini-escritório onde poderá trabalhar, imerso num ambiente de paz e tranquilidade. Ao decorar uma varanda, os designers são aconselhados a levar em consideração as peculiaridades do layout. Normalmente, uma varanda é uma plataforma retangular alongada com um lado parcialmente envidraçado.

Estágio
A opção clássica é o parquet de madeira, pintado com tinta branca ou clara. É permitido usar ou combinar as seguintes tonalidades:
- creme;
- bege;
- láctico;
- marrom claro.
Outra opção clássica para decorar pisos na varanda pode ser a imitação de ladrilhos de pedra. A pedra natural na varanda não é utilizada devido ao aumento do peso do material.Além disso, o chão da varanda é coberto com pequenos tapetes feitos à mão. Tapetes são espalhados sob os pés perto de sofás, cadeiras ou poltronas. Eles podem cobrir cerca de 30-40% da área total do piso, mas não mais.

Teto
O teto da varanda é acabado com tábuas de madeira, ripas, revestidas com esmalte branco ou claro. A pintura do teto possibilita o uso de um pincel grande, cujas pinceladas enfatizam a textura do material.
Uma das técnicas de decoração na varanda é decorar um teto monocromático claro com vigas de cor contrastante com textura áspera e áspera. A recepção é utilizada em varandas onde a área da sala permite.

paredes
As paredes são rebocadas com escovas grossas. Pintar ou caiar as paredes permite e favorece a presença de irregularidades, saliências. Se houver tijolos na varanda, essas áreas são cobertas com tinta branca ou clara. Ao mesmo tempo, a estrutura do tijolo com suas irregularidades características permite manter uma aparência natural sem preenchimento adicional de rachaduras e rugosidades.
O estilo provençal na varanda pode ser criado se as paredes forem decoradas com madeira. Nesse caso, são pintados com tinta ou caiados com cal clara.
Organização de iluminação
Nas varandas, que são reservadas para mini-salas ou áreas de lazer, costuma-se utilizar iluminação elétrica. Para não ir além do estilo provençal, use uma das seguintes opções:
- têxteis, candeeiros de mesa ou de chão em madeira que mantêm a mesma paleta de cores com os restantes elementos interiores;
- lâmpadas de parede com um tipo de iluminação fraca e capacidade de escurecer ou escurecer;
- luminárias de chão no teto com um abajur têxtil sombreando a lâmpada.

Referência! A principal condição para organizar a iluminação é abafar, sombrear.
Seleção de cores
O esquema de cores do estilo provençal é reconhecível entre outros estilos country. As cores principais são emprestadas das paisagens da região sul da França. Se uma cor brilhante for usada no design, deve ser apenas uma. Ao escolher itens de interior, essa cor é sempre predominante.
Na maioria das vezes, a paleta de cores consiste em tons quentes. O branco, obrigatório para inscrição, pode ter diferentes tonalidades:
- creme;
- Marfim;
- leite e café.

O amarelo pode ter vários tons: limão, limão claro, amarelo cremoso ou amarelo oliva.
Referência! A cor favorita na decoração no estilo provençal é a lavanda, que pode ser facilmente combinada com outros tons pastel.
Se o vermelho for usado para decoração, são escolhidos tons de vermelho tijolo próximos ao laranja. Azul é usado em combinação com branco. Pequenas flores em tecidos ou luminárias podem ser azuis.
Janelas, tecidos e cortinas
Na varanda, uma das paredes é parcialmente envidraçada. O estilo provençal no sul da França é caracterizado pela presença de grandes janelas salientes. Essas janelas são geralmente chamadas de "francesas". As janelas são cobertas com cortinas, que são de particular importância no projeto. Eles não servem apenas como proteção contra os raios solares ou são usados para sombreamento, mas também têm funções adicionais.

O projeto atende a vários requisitos:
- a estampa floral deve ser feita em tons pastéis suaves;
- a base têxtil deve sobrepor o enfeite no estofamento do sofá, na estampa de luminárias tecidas;
- na decoração de cortinas, são utilizados materiais naturais: copas forjadas, suportes de madeira;
- ao usar persianas, elas são decoradas adicionalmente com elementos têxteis; persianas de rolo com padrões florais, feitas sob encomenda, são consideradas a melhor opção.
Além das cortinas de tecido com estampa floral, é permitido o uso de cortinas de tule. Ao mesmo tempo, as bordas das cortinas de tule também são enfeitadas com tecido estampado ou amarradas com fitas de cores contrastantes.
Têxteis em sofás ou estofamento de cadeiras podem repetir completamente o padrão em cortinas ou pertencer ao mesmo esquema de cores.
Uma das características do estilo é a presença de almofadas. Cortinas e almofadas geralmente são costuradas no mesmo tecido.

Seleção de móveis
Muitas vezes não há espaço suficiente na varanda para colocar um conjunto completo de móveis. Para uma varanda envidraçada comum de formato retangular, basta pegar um pequeno sofá, uma cômoda ou uma mesa e um conjunto de cadeiras. Para criar um estilo provençal na varanda, você pode escolher móveis de vime com inserções têxteis e almofadas. Apenas uma direção será mantida se você escolher sofás e cadeiras com pernas de ferro forjado.
Para que os móveis não se destaquem do fundo geral, costuma-se usar móveis claros ou cobrir os elementos escuros com esmalte branco.
Uma mesa clara ou branca com bordas arranhadas também pode ser decorada com desenhos feitos por você. Padrões florais são tomados como base para a pintura, frutas e azeitonas são desenhadas. Móveis feitos para decoração no estilo provençal francês são escolhidos por vários motivos:
- cadeiras e sofás geralmente têm inserções têxteis, o que adiciona conforto e conforto ao interior;
- as mesas e cômodas são de madeira, pintadas com esmaltes claros, enquanto os acessórios, se houver, são adicionalmente decorados;
- elementos esculpidos são frequentemente adicionados a móveis de madeira que não se destacam da estrutura geral;
- desenhos em móveis, se houver, são feitos com pinceladas suaves e limpas que não se destacam do esquema geral de cores.

Decoração
O estilo provençal se distingue por uma variedade de detalhes. Os detalhes encantadores que sustentam a direção geral do design ajudam a criar um ambiente distinto. Espaços em branco são frequentemente armazenados em varandas e loggias. Para camuflar as latas com as costuras, usam panos de tecido amarrados com barbante e, em seguida, as latas são colocadas nas prateleiras.
O estilo provençal é caracterizado pela presença de plantas verdes ou com flores. Floreiras e vasos de barro ou madeira são pintados com ornamentos leves e delicados com esmaltes transparentes. Uma boa solução é usar vasos ou floreiras da mesma tonalidade. Fotos ou quadros em molduras de madeira estão pendurados nas paredes em uma ordem simétrica simples.
Referência! Várias caixas e baús tornam-se acessórios adicionais, que podem desempenhar uma função prática e servir de local para guardar várias coisas.

Exemplos de soluções de design prontas para uso
Os requisitos canônicos são modificados de acordo com as possibilidades, as imagens da sala e as necessidades da casa. Usar a varanda como cômodo para guardar itens desnecessários é uma prática comum em muitas famílias. Para usar a varanda conforme necessário e decorá-la de acordo com as regras do estilo provençal, você pode usar um projeto de design pronto para uma varanda retangular regular:
- as paredes e o piso são decorados em uma cor: para isso, são utilizados painéis com características de qualidade;
- o teto é forrado com ripas de madeira, pintadas com esmalte branco;
- a parte envidraçada da varanda é fechada por simples persianas brancas;
- um pequeno sofá é colocado ao longo de uma das paredes livres, enquanto os tecidos com os quais são feitas as almofadas do sofá são semelhantes em cores ao esquema de cores das paredes e do piso;
- uma prateleira de madeira branca está pendurada acima do sofá;
- uma pequena mesa de centro com pernas forjadas é colocada sob o parapeito da janela, o tampo é pintado em cores claras ou coberto com uma toalha de mesa com motivos florais;
- sobre a mesa está suspenso um candeeiro forjado, cujo estilo da forja faz eco do estilo utilizado para a decoração da mesa;
- ao longo da parede oposta ao sofá, está instalada uma cômoda de madeira branca com pernas baixas.
Os móveis da varanda podem ser decorados por você mesmo. Basta pintar os elementos de madeira com esmalte branco com adição de cor.


