Tipos de divisórias para espaço de zoneamento em uma sala e exemplos de soluções decorativas
O uso de divisórias para zonear o espaço em uma sala ajuda a delimitar uma sala espaçosa. Existem diferentes tipos de partições. Portanto, ao escolher designs, você precisa seguir uma abordagem integrada.
Vantagens e desvantagens de usar
A instalação de divisórias em um apartamento tem vários lados positivos e negativos. Os benefícios incluem:
- Fácil de instalar. A instalação é possível de forma independente, sem o envolvimento de especialistas. Além disso, em alguns casos, ao construir grandes estruturas, pode ser necessário o uso de um assistente.
- Respeite o meio ambiente. Os materiais de que são feitas as estruturas são inodoros e não contêm substâncias nocivas à saúde.
- Resistente ao fogo.A presença de fibras de amianto e enchimentos especiais na estrutura evita o incêndio, portanto, quando exposto ao fogo, o material é apenas carbonizado.
- A capacidade de ocultar comunicações de engenharia. Nas cavidades entre as folhas, você pode colocar cabos de comunicação e embutir luzes no material.
A principal desvantagem das divisórias é a falta de isolamento acústico. Para resolver esse problema, é necessário colocar lã mineral ou isolamento de lã de vidro entre as camadas do material.
Tipos por marcação
Dependendo da finalidade da sala em que as partições estão instaladas, você precisa escolher o tipo apropriado. Ao escolher, você deve se guiar pelas características técnicas das estruturas e por suas próprias preferências.
Para a sala de estar
Na sala de estar, as divisórias decorativas costumam ser instaladas em gesso cartonado ou madeira. Como o objetivo principal é o zoneamento, não há necessidade de fornecer isolamento acústico e térmico, o que simplifica muito a instalação.
Quartos de dormir
É importante que o quarto crie uma atmosfera propícia ao relaxamento e descanso. A melhor opção para um quarto é uma combinação de divisórias de vidro com cortinas têxteis.
cozinhas
A utilização de divisórias na cozinha permite distinguir entre a zona de cozedura e a localização da mesa. Recomenda-se selecionar um design levando em consideração o design da sala, para não violar o estilo fornecido.
Crianças
As divisórias no quarto das crianças ajudam a resolver o problema de distribuição uniforme da área e criam um ambiente confortável para a criança. Os projetos para colocação no berçário podem ser sólidos, a céu aberto, com desenhos.

Variedades
Os fabricantes produzem um grande número de divisórias, que diferem em características de design, propriedades decorativas e outros parâmetros. Antes de comprar uma estrutura, você deve se familiarizar com as características técnicas de cada opção.
Decorativo
A escolha de uma divisória adequada do ponto de vista do projeto depende do espaço em que a estrutura será instalada. Levando em consideração a tarefa funcional, o interior existente e suas próprias preferências, você precisa escolher uma opção adequada. A forma dos produtos também deve corresponder às características do espaço dado. Os padrões decorativos devem atender aos seguintes critérios:
- estética e originalidade das performances;
- uma grande variedade de materiais utilizados;
- variabilidade de soluções de design;
- longo período de operação.
Depois de instalar uma divisória feita de materiais para pintura, você pode alterar o design independentemente com o tempo. Na maioria das vezes, essa opção é usada em crianças.
Estacionário
Uma característica distintiva das estruturas estacionárias é que elas são firmemente fixadas ao solo e não podem ser transferidas durante a operação. Desmontar e montar novamente é a única maneira de transportá-lo. Os produtos estacionários podem ser feitos de madeira, gesso cartonado, plástico e vidro com a adição de enchimentos.
Com a ajuda de matrizes estacionárias, você pode não apenas dividir o espaço, mas também dividir uma grande sala em salas separadas. Assim, é possível criar um projeto de apartamento exclusivo. Além disso, estruturas estacionárias resolvem o problema de espaço pequeno, o que é especialmente importante em corredores estreitos e sem luz.
Os produtos melhoram o layout, iluminam os detalhes estruturais e decoram o espaço.

Móvel
Estruturas móveis ajudam a dividir visualmente o espaço livre na sala e alterar o zoneamento a qualquer momento. Produtos móveis e leves podem ser movidos independentemente. Existem variedades com rolos embutidos, o que permite simplesmente enrolar o produto no estado montado.
O modelo de divisória deslizante é frequentemente instalado em estúdios, porque o elemento decorativo cria um grande espaço aberto e aconchegante. Se necessário, você sempre pode mover a estrutura para o lado para liberar espaço novamente.
Tipos e materiais
Para a produção de estruturas, são utilizados diferentes materiais, com diferentes propriedades técnicas. Ao escolher a opção certa, é importante sempre levar em consideração o tipo de divisória da sala.
drywall
As divisórias decorativas de gesso cartonado são instaladas em apartamentos de qualquer tamanho. O uso desse material também é comum no zoneamento de escritórios.
As estruturas são fáceis de montar, leves e requerem tratamento mínimo antes da pintura ou colagem.
ÁRVORE
A instalação de estruturas de madeira é possível em qualquer sala, mas na maioria das vezes elas são instaladas em edifícios residenciais e casas particulares. O material é muito ecológico e possui um grande número de tons de madeira. As divisórias podem ser pintadas e envernizadas, se desejado.
Opções Forjadas
Os produtos de metal podem ser feitos de várias formas, o que permite implementar soluções de design originais. As divisórias forjadas costumam ser feitas na forma de treliça com ninhos para plantas ornamentais ou luminárias embutidas.
Tela
A tela é a construção mais leve e geralmente é feita de material têxtil.A instalação da tela não requer nenhum trabalho de construção.

construções de vidro
As divisórias podem ser feitas de vidro maciço ou vários insertos de vários formatos. O uso de construções de vidro colorido permite fazer um vitral na sala. Para a produção de produtos, é utilizado vidro espessado durável, difícil de quebrar com um leve estresse mecânico. Ao mesmo tempo, não é recomendável instalar essas partições em quartos infantis.
Prateleira
O design com prateleiras é prático no dia a dia graças à possibilidade de guardar todos os itens práticos, decorativos, livros e plantas. Os suportes são de madeira, gesso cartonado, plástico e metal.
Balcão de bar
As divisórias em formato de barra são montadas na área da cozinha para separar a área da cozinha da sala de jantar. O design é multifuncional, pois você pode sentar-se confortavelmente atrás dele durante uma refeição leve.
plantas vivas
Uma variedade incomum de plantas vivas é uma estrutura de metal ou madeira com vasos pendurados. O único inconveniente é a necessidade de cuidados constantes para manter a vida útil das plantas ornamentais.
persianas
As persianas internas são usadas para zonear o espaço onde portas ou divisórias cegas não são necessárias. Ao contrário dos produtos multicamadas, as persianas ocupam uma área menor, têm uma aparência discreta e são fáceis de instalar.

Deslizando como um cupê
A principal característica desse tipo é a capacidade de separar a partição. Graças a isso, o produto pode ser usado como porta de correr ou é conveniente montá-lo em vez de desmontá-lo completamente.
tubos de plástico
A instalação de uma divisória feita de tubos de plástico de diferentes diâmetros cria um efeito tridimensional original.A estrutura pode ser montada por você mesmo colando os tubos com uma solução adesiva adequada.
cortina japonesa
As cortinas japonesas são painéis de tecido que se tornam um detalhe harmonioso do interior. As cortinas combinam funcionalidade com uma aparência atraente. Diferentes opções de design permitem que você escolha a certa, levando em consideração seus próprios desejos e o estilo geral da sala.
Tijolo
Uma estrutura maciça de tijolos requer uma longa instalação e a compra de materiais de construção adicionais. Como resultado, parece impressionante e tem a propriedade de insonorização.
Madeira compensada ou aglomerado
As divisórias de madeira compensada e aglomerado são fáceis de instalar devido ao baixo peso do material. Para o zoneamento padrão, uma estrutura de camada única é instalada e, se necessário, para fornecer isolamento acústico, várias camadas são feitas e um material absorvente é colocado entre elas.
Têxtil
A cortina na moldura serve não só para delimitar o espaço, mas também serve como elemento decorativo. É permitido o uso de diferentes materiais têxteis, escolhendo levando em consideração o esquema de cores, densidade e outras características.

Exemplos de soluções decorativas
Ao escolher o componente decorativo da divisória, é recomendável observar exemplos prontos de uso de produtos no interior. As opções são adequadas para instalação em salas diferentes.
pérgula divisória
O defletor de ar é criado a partir de ripas de madeira posicionadas horizontalmente e tratadas com verniz. A combinação com papel de parede estampado permitirá que você incorpore o efeito natural.
Divisória da vitrine
A vitrine é feita de vidro bicamada resistente a choques de 10 cm de espessura.Um elemento decorativo é colocado dentro da estrutura transparente.
divisória de gramado
Externamente, essa variedade parece um gramado com grama. A estrutura é constituída por um perfil metálico, revestido a gesso cartonado e revestido com um revestimento decorativo.
Partição de chaminé
Um produto com lareira biológica dá um toque brilhante à sala. Além disso, a lareira define os limites entre as zonas da sala.
renda
Este produto decorativo de renda é criado a partir de materiais têxteis, este modelo torna o ambiente mais confortável e complementa harmoniosamente o estilo dado.
Sobre o princípio de matryoshka
Um dossel e cortinas densas criam um efeito de quarto em quarto. Isso separa o espaço de dormir e descansar do resto da área.

cubo futurista
Para um cubo futurista, são usadas telas de vidro sem moldura. A presença da luz de fundo cria um efeito visual original.
caixa de luz
Uma estrutura de metal fina com telas de vidro se dissolve visualmente no espaço. Fechar as cortinas têxteis transforma a sala em uma caixa de luz.
Cortinas
Cortinas de tecido são penduradas em cortinas ou ganchos para dividir o espaço. As cortinas podem ser amarradas no centro ou penduradas à esquerda, dependendo da sua preferência.
Através de prateleiras
Um rack de passagem permite o acesso às prateleiras de qualquer lado. O produto não apenas delimita o espaço, mas também é útil na prática.
abstrações geométricas
As abstrações de formas geométricas são uma solução de design moderno que possui um grande número de diferentes encarnações. A divisória delimita o espaço e transforma o interior da sala.
Dicas e truques para escolher
Ao escolher uma partição para zonear uma área, eles primeiro determinam a finalidade do produto.As características técnicas e aparência do produto dependerão do destino. Para instalação em uma sala grande, é aconselhável usar estruturas maciças, e em salas menos espaçosas é melhor colocar uma versão móvel sobre rodas.


