Idéias para pintar paredes em duas cores e opções de combinação
A coloração é uma forma acessível de decorar um apartamento com as próprias mãos de forma original e de concretizar as suas próprias ideias sem a ajuda de designers. As tintas e vernizes modernos permitem pintar uma casa em qualquer tom e até reproduzir texturas naturais. Mas, na prática, basta pintar as paredes em duas cores para dar um ar estiloso ao ambiente. A abordagem de dois tons é adequada para avant-garde e clássicos. O principal é combinar corretamente as tonalidades.
Vantagens e desvantagens da tinta bicolor
O design de dois tons tem as seguintes vantagens práticas:
- divide a sala em zonas;
- expande visualmente o espaço;
- ajuda a destacar objetos benéficos e desviar a atenção das imperfeições.
Se a tonalidade escolhida parecer inexpressiva na parede, adicionar uma segunda cor contrastante corrigirá a situação.
As desvantagens das duas cores no interior referem-se à parte prática:
- antes de pintar, é necessário traçar um plano de arranjo de flores e aplicar marcações;
- para pintar a parede com uma segunda cor, é preciso esperar a primeira secar. Portanto, o trabalho pode levar vários dias.
A escolha das cores é difícil, mas difícil. Conhecer suas próprias preferências e combinações de cores o ajudará a lidar com isso.
Combinações de cores eficazes no apartamento
Duas técnicas de cores são usadas no design de interiores:
- uma combinação de tons contrastantes - quente e frio, brilhante e neutro;
- uma combinação de tons da mesma gama de cores - azul profundo e azul claro, mocha escuro e cappuccino claro.
A abundância de detalhes contrastantes cansa a percepção, a sala parece desajeitada. Uma exceção é a combinação universal de preto e branco. A escolha das tonalidades depende da finalidade da sala.

Para a cozinha
As cores são escolhidas de acordo com o destino da sala:
- Cozinha - tons neutros e claros: cinza e laranja, branco e vermelho;
- combinação com a sala de jantar - tons amadeirados, terracota, marrons combinados com cores pastel;
- relaxe com uma xícara de chá ou café - tons minimalistas de preto e branco, bege, cinza, café, roxo.
A cor das paredes afeta o apetite: uma paleta quente desperta, um frio oprime. Os tons associados aos alimentos são adequados para cozinhar: amarelo limão, maçã, marrom café.

Para a sala de estar
O tempo livre costuma ser gasto na sala central. Às vezes, a sala de estar é combinada com um escritório ou uma biblioteca. Num espaço multifuncional, é particularmente importante enfatizar as zonas. Combinações azul-cinza, branco-esverdeado, amarelo-marrom, bem como tons claros e ricos de lavanda irão lidar com a tarefa.

para quarto
Na sala para dormir e descansar, as seguintes combinações de cores são apropriadas:
- grafite e cinza claro;
- branco com bege;
- rosa empoeirado, pêssego e cinza esfumaçado.
Uma atmosfera pacífica no quarto é criada por cores pastel combinadas com ricas ameixas, bordô ou azul.

Outras instalações e quartos
O quarto para crianças pequenas é decorado em azul, cor de pêssego. Os tons amadeirados, amarelos e beges vão ajudar os alunos a entrar no clima dos estudos. No estudo, marrons e dourados são combinados com verde malaquita.
Clássicos de banheiro - tons náuticos. Um teto leve aumentará visualmente a altura de um banheiro estreito.
Idéias originais para pintura combinada
No design de interiores, são utilizadas técnicas clássicas e não padronizadas de combinação de duas cores.
parede de destaque
Três paredes são pintadas em uma cor neutra e a quarta em um tom escuro ou claro contrastante. O destaque da cor é complementado por padrões florais e abstratos, listras e cores texturizadas. A recepção entrou nos clássicos do design de interiores.

Com a ajuda de um acento na parede, eles enfatizam a finalidade da sala e enfatizam o objeto principal - sofá, cama, escrivaninha ou mesa de jantar. Além disso, uma parede contrastante chama a atenção para as atrações: uma grande televisão de plasma, um aquário com peixes exóticos, quadros, vitrines com acervos.
divisão horizontal
Usando duas cores, a parede é dividida ao meio, mais próxima do chão ou do teto. A parte superior é geralmente pintada em um tom claro. Para evitar que o interior pareça um quarto de hospital, é melhor pintar a metade inferior da parede com cores nobres - asfalto molhado, bordô, azul royal. A metade superior será atualizada com tons pastéis.Para criar deliberadamente a atmosfera de um beco romântico na sala, o branco é combinado com tons neon: azul, verde claro, rosa, amarelo, laranja.

A pintura fica harmoniosa com o acabamento da metade inferior da parede com painéis verticais de madeira branca ou PVC. Além disso, a divisão horizontal também é considerada clássica, mas não é encontrada com tanta frequência quanto uma parede de destaque.
Inserções coloridas
Para completar a técnica, você precisará de marcações e fita adesiva. A parte principal da parede é pintada em uma cor escura ou neutra. As áreas restantes, destacadas ao longo dos contornos com fita adesiva, são pintadas em um tom claro. As inserções são colocadas no centro da parede ou mais próximas do teto, largas ou estreitas, destacadas com padrões e molduras nas bordas.

design de gradiente
A disposição sequencial de tonalidades da mesma cor, do escuro ao claro, ecoa a moda dos anos 70 do século passado. Os designers modernos reviveram as boas-vindas e o gradiente jogou de uma nova maneira no neoclassicismo, no minimalismo e na modernidade. O design gradiente é um exemplo de equilíbrio de cores ao combinar tons isolados sem expressão.

Sulcos
A versão clássica consiste em listras horizontais retas de diferentes espessuras. A opção vanguardista são as listras multicoloridas de diferentes espessuras e direções. A escolha depende da habilidade artística do pintor. Listras retas e caóticas se misturam à parede de destaque.

diamantes
Uma nova ideia de decoração é transferir o padrão xadrez do chão para a parede. Existem alternativas mais interessantes em tons pastéis aos diamantes pretos e brancos.

Ervilha
As ervilhas são adequadas para um berçário.Um grande painel vertical em grandes bolinhas vermelhas, verdes ou azuis será fresco e original na sala de estar.
Saliências e sulcos
A sala parece volumosa com nichos escuros e partes ligeiramente salientes das paredes. A técnica também permite destacar objetos atraentes, por exemplo, destacando a lareira elétrica integrada ao aro de luz.

Formulários não padronizados
Desenhos artísticos ajudarão a refrescar o interior. Os formulários não padronizados incluem:
- Labirinto;
- Figuras de Tetris;
- ondas;
- linhas quebradas;
- espinha de peixe;
- aranha;
- corações;
- favo de mel;
- gotas.
Para colorir, você precisará de estênceis que podem ser cortados de papelão. Uma técnica de design interessante é a estampagem, desenho em forma de carimbos, as paredes são “carimbadas” com pincéis, palmas, esponjas encaracoladas ou formas geométricas.

Dicas e truques profissionais
Como trabalhar com duas cores para deixar o quarto elegante e arrumado:
- coloque móveis e decoração na mesma cor da parede de destaque;
- primeiro, aplique cores claras;
- se a tinta branca for tingida, você deve preparar revestimento suficiente para fazer o trabalho de uma só vez. É impossível obter a mesma cor duas vezes;
- a sobreposição de flores nas juntas pode ser mascarada com moldura, borda, mosaico.
Como combinar tons para transmitir o clima de uma sala:
| Combinação | Humor |
| Borgonha - dourado | Festivo |
| Esmeralda - oliva | paz, tranquilidade |
| vermelho branco | alegria, energia |
| Cinza - roxo | Reflexões místicas e filosóficas |
| Marrom - oliva | conforto de casa |
| bege - marrom | Neutro, harmonia do espaço |
| vermelho preto | paixão, romance |
| Azul - bege | Equilíbrio dos sentidos e da mente |
Uma paleta fria expandirá visualmente uma pequena sala. Decorar com cores quentes ajudará a preencher o grande espaço da sala.

Se for difícil encontrar um par para o seu tom favorito, o branco ajudará. A associação com o branco sempre faz sucesso, tanto com tons quentes quanto frios.
Exemplos de soluções interessantes
Idéias de decoração de quarto em dois tons:
- valorização da parede em vermelho no quarto, repetição da tonalidade vermelha no desenho em cortinas, fronhas e estofados de poltronas. A cor de fundo é branca leitosa;
- a cor da parede de destaque na sala de estar é azul. Em seu fundo, uma lareira branca como a neve em estilo clássico se destacará favoravelmente. A cor do restante das paredes é cinza pérola;
- a combinação da cor areia dourada de uma das paredes com uma cornija dourada para as cortinas, um lustre e móveis de madeira vão encher a sala de aconchego e conforto. A segunda cor é o branco neutro;
- uma suculenta sombra esmeralda é bem percebida na sala de estar, se você diluir com móveis brancos e focar em uma das paredes - pinte-a em mármore branco e pendure uma TV nela.
A coloração de dois tons é aplicável mesmo para espaços muito pequenos. Uma alcova com janela se transformará em uma área de estar aconchegante se você pintar a metade superior das paredes com listras horizontais, alternando entre branco e pêssego. A metade inferior será decorada com painéis verticais de madeira clara. A composição será complementada por um sofá branco com almofadas cor de pêssego e um pequeno lustre de latão.
Métodos de desenho:
- desenhe círculos concêntricos na tinta molhada com um pente;
- relevo de listras verticais e horizontais usando uma vassoura;
- a imagem de árvores com tinta spray através de um estêncil;
- impressão artística usando um rolo especial em relevo.
Pintar as paredes com duas cores é uma forma simples e original de decorar um ambiente. Com os detalhes certos, mesmo com um conjunto mínimo de ferramentas, você pode obter um design moderno e elegante.








