Como e onde é melhor armazenar o mel em casa, temperatura e tempo
O mel é valorizado pelo seu sabor natural, aroma forte e propriedades medicinais. Para tirar o máximo proveito do produto, você precisa saber como armazenar o mel corretamente. Ao criar condições favoráveis, será possível estender significativamente a vida útil.
Contente
- 1 O produto tem prazo de validade?
- 2 Qual mel é melhor preservado
- 3 Os principais inimigos do néctar do favo de mel
- 4 Condições ideais para armazenamento a longo prazo
- 5 Recipiente para armazenar mel
- 6 Opções alternativas de embalagem para mel
- 7 Em que mel não pode ser armazenado
- 8 Onde é armazenado o néctar das abelhas?
- 9 Como manter o mel líquido
- 10 E se for coberto com açúcar?
- 11 Por que descasca durante o armazenamento
- 12 Como armazenar mel com geleia real
O produto tem prazo de validade?
A questão de quanto mel fresco pode ser armazenado não perdeu sua relevância. De acordo com as regras gerais prescritas nas normas estaduais, uma iguaria natural sem aditivos tem prazo de validade de 1 ano. Após esse período, o produto começa a perder gradativamente suas propriedades curativas.O prazo de validade de armazenamento exato recomendado depende do tipo de guloseima e de vários fatores de terceiros. Em alguns casos, a vida útil pode ser de vários anos.
Qual mel é melhor preservado
O mel natural tem a vida útil mais longa. O produto tem baixo teor de umidade e alto índice de acidez. Em tal ambiente, microorganismos nocivos e bactérias são incapazes de existir.
O mel de colza distingue-se do mel natural pelas suas características exteriores e por um aroma mais pronunciado. Ao armazenar um produto de colza, a cristalização ocorre muito mais rapidamente, por isso mantém uma estrutura viscosa por um mês, após o que torna-se granulado e adquire uma tonalidade branca. Esta variedade é muito sensível ao processo de fermentação e, se armazenada incorretamente, o produto se deteriora em pouco tempo.
Dadas as especificidades do mel de colza, recomenda-se comprá-lo em pequenas quantidades e consumi-lo rapidamente.
Os principais inimigos do néctar do favo de mel
Vários fatores externos podem afetar negativamente a vida útil de um produto. Para evitar a perda prematura das características gustativas, é necessário eliminar o efeito indesejável.
Mofo
Durante o armazenamento a longo prazo, a iguaria começa a adoçar e se transforma em uma massa densa e homogênea. O açúcar geralmente leva à formação de uma película branca mofada na superfície. Se, com o aparecimento de um revestimento branco, a tonalidade, o aroma e o sabor não mudaram, você pode usar o produto sem consequências.
Você pode remover o filme da camada superior usando uma faca comum. Para excluir possíveis causas patológicas de mofo, você deve prestar atenção ao seguinte:
- cheiro pronunciado de fermentação;
- sabor amargo ou azedo;
- alterar a cor original.
As alterações listadas indicam a qualidade inadequada do produto. Além disso, as razões para o aparecimento de mofo podem ser condições inadequadas de armazenamento e adição de impurezas.

A traça de cera
As larvas da mariposa-da-cera atuam como parasitas das abelhas. Alimentando-se dos favos, causam prejuízos às abelhas e ao apicultor.Além disso, a capacidade das larvas de absorver cera pode ser utilizada para fins medicinais no combate a doenças broncopulmonares e outras.
Das larvas da mariposa é produzido o mel tipo galerina. Para isso, 20-30 larvas de tamanho médio são trituradas e misturadas com 250 g de produto apícola natural. A mistura é armazenada na geladeira e utilizada preventivamente, uma colher de chá 1 a 2 vezes ao dia.
luz solar
Não deixe a guloseima muito tempo sob os raios ultravioleta. Devido à influência da luz, uma parte significativa dos componentes úteis é destruída. Em particular, a enzima inibina é destruída, o que desempenha uma função antimicrobiana.
Além disso, o sol aquece os alimentos, o que também causa a destruição das vitaminas. Mudanças frequentes nas condições de temperatura levam à cristalização desigual do mel.
Odores e voláteis de terceiros
O mel absorve bem os odores. Se você sentir cheiro de esterco no cheiro, esse sinal não indica necessariamente deterioração. Muito provavelmente, o produto foi obtido de um apiário em uma fazenda onde a agricultura está se desenvolvendo ativamente. Outros odores desagradáveis podem indicar má qualidade. Não é recomendado consumir tal néctar na alimentação.
O aroma de uma iguaria natural e fresca deve ser lacônico e doce.Dependendo do teor de açúcar, o cheiro do néctar muda. As variedades mais doces são as variedades de limão, trevo e acácia branca. Várias variedades, incluindo melada e castanha, têm um cheiro mais amargo.

Condições ideais para armazenamento a longo prazo
Para prolongar a vida útil de uma iguaria em casa, é preciso criar um ambiente favorável. Muitas pessoas armazenam o produto em temperatura ambiente, mas esse é um erro comum. Além disso, é necessário fornecer umidade adequada e iluminação adequada.
Temperatura de armazenamento
A temperatura ideal de armazenamento varia de 6 a 20 graus. Em temperaturas ambientes mais altas, o mel começará a descamar e se deteriorar com o tempo. O armazenamento prolongado em temperaturas acima de 20 graus leva à perda da composição vitamínica. A temperatura mais baixa afeta menos o produto, mas com o tempo também leva à deterioração do sabor. É importante não alterar repentinamente a temperatura durante o armazenamento para evitar a cristalização desigual.
Umidade
Quanto menor a umidade, melhor para manter a guloseima. Como o produto absorve intensamente a umidade da atmosfera, o recipiente deve ser bem fechado. Mesmo fechando bem o recipiente com néctar, é melhor mantê-lo longe de locais úmidos e fontes de água. Se o mel absorver muito líquido, sua consistência mudará e começará a se deteriorar.
Iluminação
A luz natural tem um efeito negativo no produto, destruindo vitaminas e enzimas úteis. Para armazenamento, recomenda-se escolher um local escuro, mesmo que o recipiente seja opaco.

Recipiente para armazenar mel
Você pode armazenar mel em vários recipientes.O recipiente selecionado corretamente permite estender a vida útil do produto e não perder as características de sabor.
Um recipiente de plástico
Um recipiente de plástico de qualidade alimentar é a opção mais conveniente e segura. Um recipiente ou garrafa de plástico preserva os benefícios e a qualidade do produto por muito tempo. O recipiente deve ter um sinal confirmando que é adequado para acondicionar produtos alimentícios.
As principais vantagens dos baldes de plástico são seu peso relativamente baixo e a ausência da necessidade de esterilização antes do uso.
Recipientes de vidro
Frascos de vidro transparente exibem efetivamente a cor do mel, são hermeticamente fechados e confiáveis. Os recipientes de vidro são frequentemente usados como embalagem de presente para um produto. Frascos de vidro escuro fornecem proteção UV extra.

Opções alternativas de embalagem para mel
Além das opções de embalagem comuns, existem vários métodos alternativos. Em casa, muitas pessoas guardam o produto em pratos esmaltados, mas é mais conveniente usar recipientes de barro e madeira. Você também pode deixar o néctar nos favos.
pratos de barro
Panelas de barro são usadas há muito tempo para armazenar uma variedade de alimentos, incluindo mel. A delicadeza das abelhas neles não perde por muito tempo suas características de sabor e aroma. As densas paredes da cerâmica bloqueiam a passagem da luz e mantêm a temperatura estável.
Para vedar bem os recipientes de argila, você pode usar cera. A cera de vela comum não é adequada para esse fim, portanto, é necessária cera de abelha natural.Apenas derreta e despeje sobre a superfície do mel cristalizado e retire a camada superior antes de usar.
favo de mel
Nos favos de mel, a iguaria é mantida em seu estado original e não é influenciada por fatores de terceiros. As células celulares são preenchidas com vitaminas e componentes úteis, e uma camada de própolis com propriedades curativas é depositada nas paredes cerosas. Os favos de mel têm um efeito benéfico no corpo, a saber:
- aumentar a imunidade;
- estabilizar o funcionamento do sistema nervoso;
- fortalecer o sistema cardiovascular;
- aliviar dores de cabeça;
- limpar os intestinos.
talheres de madeira
Os barris de madeira se espalharam devido à estrutura do material. As panelas de madeira aquecem lentamente devido às fibras internas, de modo que a temperatura da guloseima não muda drasticamente. As paredes densas dos pratos não passam a luz ultravioleta e protegem contra efeitos negativos.
A desvantagem dos pratos de madeira é a dificuldade de embalar hermeticamente o produto. Além disso, se antes havia outros produtos perfumados na louça, a madeira absorvia seu cheiro. Recomenda-se a utilização de um novo barril de bétula, faia, tília.

Em que mel não pode ser armazenado
Recipientes de cobre, chumbo e zinco não são adequados para armazenar mel. A interação do produto com esses elementos altera as características gustativas e torna o sabor da iguaria mais amargo. Recipientes de ferro também não são adequados, pois com o tempo, devido ao processo de oxidação, o sabor da iguaria será prejudicado. Por isso, não se pode tirar o mel do recipiente com uma colher de ferro e deixá-lo lá dentro.
Na hora de escolher os pratos de madeira, é importante levar em consideração que nos pratos de carvalho a iguaria vai escurecer, e o álamo o tornará desagradável no paladar. Recipientes feitos de madeira de coníferas darão um cheiro forte correspondente.
Onde é armazenado o néctar das abelhas?
Os recipientes com o produto podem ser armazenados em um apartamento na cidade ou em salas especialmente equipadas. Em casa, um recipiente com mel pode ser colocado em um armário ou outro local escuro. Neste caso, deve ser garantida uma temperatura ambiente favorável de não mais de 20 graus. O período médio de armazenamento doméstico é de 6 meses.
Na geladeira
É permitido deixar mel no apartamento no compartimento inferior da geladeira destinado a frutas. Uma temperatura estável e um indicador de baixa umidade são mantidos dentro do compartimento. Uma vantagem adicional é a falta de iluminação. Deixando o mel na geladeira para o inverno, é preciso levar em consideração que se a temperatura subir acima de 5 graus, o néctar ficará branco e endurecerá rapidamente. Para evitar que o mel absorva odores de outros alimentos na geladeira, é necessário garantir que o recipiente esteja lacrado.
no porão
As condições de temperatura na adega são adequadas para o armazenamento prolongado de iguarias, mas o indicador de umidade geralmente excede a norma permitida. Se quiser deixar a iguaria na adega, é preciso embrulhar bem o recipiente para que o ar não entre.
no congelador
Quando congelado, o mel perde parte significativa de suas características úteis e sabor original. Além disso, a temperatura no freezer é muito baixa para manter a guloseima.A exposição ao gelo pode levar à violação da integridade do recipiente, o que é mais perigoso se o mel estiver em uma jarra de vidro.

Como manter o mel líquido
Não é possível manter uma guloseima em consistência líquida por muito tempo. A cristalização do mel natural é um processo inevitável. Dependendo da variedade específica, o processo de cura começa após 4-5 meses. As variedades que permanecem em estado líquido constante têm um baixo índice de qualidade. É possível retardar a cristalização por um curto período de tempo, fornecendo condições de armazenamento adequadas.
E se for coberto com açúcar?
Se o mel ficar muito duro, pode ser derretido em banho de vapor antes de usar. Para isso, é necessário pegar 2 potes de tamanhos diferentes, despejar água em um grande e colocar no fogo. Quando a água ferver, coloque um pequeno pote de néctar em uma panela grande e mantenha em fogo baixo.
Aqueça o mel em banho-maria até começar a derreter. Após retirar a panela do fogo, é importante esperar que esfrie para só então despejar em recipientes ou comê-la. Não aqueça o produto em fogo alto, pois o aquecimento excessivo leva à perda de características úteis.

Por que descasca durante o armazenamento
No mel fresco, às vezes ocorre estratificação e é dividido em 2 partes, que diferem em estrutura e cor. A delaminação nem sempre é um sinal de qualidade inadequada e pode resultar dos seguintes motivos:
- coleta prematura do produto;
- forte aquecimento;
- armazenamento em local com alto indicador de umidade;
- misture o produto com outras substâncias para aumentar o volume;
- armazenamento em um recipiente de diferentes qualidades.
A estratificação natural não afeta o sabor e o aroma da guloseima. Se o motivo for uma alteração no armazenamento do produto, ele pode começar a se deteriorar.
Como armazenar mel com geleia real
O mel misturado com geleia real deve ser armazenado em condições padrão. O produto não perderá suas características benéficas quando colocado em um recipiente opaco com tampa lacrada. O recipiente deve ser armazenado em um quarto escuro a uma temperatura não superior a 5 graus por 3 meses.
A vida útil só pode ser estendida com a separação da geléia real.


