Como armazenar adequadamente o feijão para o inverno em casa
Muitas pessoas estão interessadas em como armazenar feijões adequadamente. Para que as pragas não surjam no produto, outros problemas não apareçam, é importante colher bem a safra e fazer os trabalhos preparatórios necessários. O cumprimento dos parâmetros de temperatura, umidade e iluminação não é desprezível. Para guardar as leguminosas, pode utilizar diferentes recipientes - sacos de tecido, frascos de vidro, caixas de madeira ou caixas de cartão.
Características do armazenamento de feijão
Antes de tudo, é recomendável escolher o contêiner certo e a sala de armazenamento certa. Os grãos secos devem ser colocados em um recipiente hermeticamente fechado. Os potes de vidro são perfeitos para isso. Também é permitido o uso de recipientes ou sacolas plásticas. Armazene as leguminosas em um local escuro e fresco. É desejável que a temperatura não exceda +10 graus. Nesse caso, o indicador de umidade deve ser de 50%.
Para proteger o produto dos insetos, ele deve ser colocado no freezer.No inverno, é permitido mover o feijão para a varanda ou terraço. Mesmo com exposição prolongada a baixas temperaturas, os legumes mantêm o sabor e os elementos úteis.
Ao guardar o feijão em saco de lona, vale a pena fazer alguns trabalhos preparatórios. Para isso, os grãos devem ser colocados em solução salina e secos. Isso ajudará a evitar a influência de bugs no produto.
Despensas, galpões ou adegas são consideradas excelentes opções para armazenar um produto. Nesse caso, o cumprimento de um regime de temperatura adequado é de grande importância. É permitido usar uma loggia ou porão como armazenamento temporário de feijão.
Deve-se ter em mente que em tais salas é difícil manter uma temperatura e umidade estáveis.
leguminosa
O feijão verde fresco não pode ser armazenado por mais de 2 dias. Isso se deve à rápida perda de umidade. Nesse caso, o melhor é guardar o feijão na geladeira. Recomenda-se envolver as vagens em polietileno e colocá-las na gaveta de legumes. Nesse caso, o regime de temperatura deve ser de +2 graus e a umidade deve ser de 80 a 90%.
espargos
Se as vagens já tiverem sido retiradas, elas devem ser imersas em água fervente por um minuto, depois transferidas para o freezer e usadas conforme necessário. O branqueamento evita a transformação do açúcar em amido. Graças a isso, os grãos de aspargos mantêm seu delicado sabor doce.
Condições ideais de armazenamento
Para armazenar o feijão o maior tempo possível, vale a pena escolher as condições certas para este produto.
Temperatura
A vida útil depende diretamente da temperatura. Os parâmetros ideais são + 5-10 graus.

Umidade
Para evitar o aparecimento de mofo na superfície dos grãos, o teor de umidade não deve ultrapassar 50%. Caso contrário, o produto perderá seu valor de mercado e adquirirá mau cheiro.
Iluminação
Recomenda-se armazenar o feijão em local seco e escuro. É melhor colocar o produto em um armário ou caixa de cozinha. Ele deve estar localizado o mais longe possível do fogão.
controle de pragas
Para evitar danos aos grãos por insetos nocivos, eles devem ser dobrados em um recipiente de vidro ou em um saco de tecido. Além do feijão, deve-se colocar sementes de endro ou alho.
Como se preparar para o armazenamento
A colheita do feijão é recomendada em vagens. Nesta forma, deve-se deixar secar por 2 semanas. Como resultado, as vagens ficam amarelas e ligeiramente abertas, e os grãos adquirem uma consistência dura. O próximo passo é limpar os feijões secos dos feijões. Depois disso, recomenda-se assá-los em forno aquecido a 60 graus. Deve ser feito em meia hora. O feijão deve ser colocado em uma assadeira em 1 camada. Este procedimento ajudará a combater as larvas de insetos.
É importante lembrar que é proibido o uso desse feijão como material de plantio.
Se você planeja usar leguminosas para plantar, coloque-as no freezer após a colheita. Graças a isso, é possível destruir as pragas e manter a germinação.

Métodos de armazenamento para o inverno
Existem muitas maneiras de armazenar feijão. Isso permite que todos escolham a melhor opção.
Em uma bolsa de lona
A melhor maneira de armazenar feijão é usar um saco de lona.Desde que os grãos sejam devidamente preparados, o prazo de validade do produto é de 2 a 3 anos.
Em um recipiente de vidro selado
É permitido armazenar os grãos em um recipiente de vidro. É importante que feche bem. Este método de armazenamento ajudará a preservar as características do produto por 4 a 6 anos.
caixas
Caixas de papelão são uma boa opção para armazenar feijões. Para evitar a reprodução ativa de insetos, é permitido o uso de tinta de impressão. Para fazer isso, cubra o recipiente de armazenamento com jornais. É importante ter em mente que este método é considerado menos confiável.
caixas de madeira
Os engradados de madeira são uma excelente opção para preservar as características dos grãos. Ao mesmo tempo, também devem ser cobertos com jornais. Graças a esta medida simples, será possível evitar o desenvolvimento ativo de insetos perigosos.
Reaquecer Cereais Comerciais
Para evitar a propagação de pragas, recomenda-se aquecer os grãos. Pode ser feito no forno. Para o procedimento, o feijão deve ser colocado em uma assadeira em 1 camada e levado ao forno aquecido a 90 graus. A duração do procedimento deve ser de 3 a 5 minutos.
Quando os grãos esfriarem, eles podem ser colocados em potes de vidro limpos. Recomenda-se fechar bem os recipientes. Para prolongar a vida útil, coloque um pouco de alho no fundo do prato. Isso protegerá os grãos do desenvolvimento de pragas.

Conservas
O enlatamento é considerado um excelente método de armazenamento de feijão. Para fazer isso, você pode usar receitas simples e acessíveis. Para 1 quilo de feijão, vale levar 250 milímetros de óleo de girassol. Inicialmente, recomenda-se deixar o feijão de molho por 12 horas.Em seguida, escorra a água e ferva o produto até ficar macio. Pique as cebolas e as cenouras, deixe ferver e adicione o feijão cozido. Refogue tudo por 10 minutos. Em seguida, adicione especiarias - sal, pimenta, cravo. Após 2 minutos você pode retirar a peça do fogão. Deve ser colocado em potes esterilizados, enrolado, virado e embrulhado.
Como Congelar Corretamente
Se houver um freezer espaçoso, a questão de armazenar a safra não vale a pena. Todos os tipos de grãos mantêm perfeitamente suas características, mesmo em condições de exposição a temperaturas negativas. Para congelar feijão, você precisa de feijão limpo e seco. É melhor congelá-los em porções. Para isso, os grãos devem ser colocados em sacos ou recipientes plásticos. Este método de armazenamento é muito conveniente. Além disso, elimina completamente o risco de criação de insetos perigosos.
Erros comuns
Muitas pessoas cometem erros comuns ao armazenar feijão:
- os feijões não estão suficientemente secos armazenando os feijões molhados;
- armazene o feijão em ambientes com alta umidade;
- violar o regime de temperatura;
- as regras de preparo do feijão para armazenamento são negligenciadas.
Dicas e truques adicionais
Feijões podem ser armazenados usando diferentes métodos. Pode ser feito em potes de vidro, geladeira, freezer. Os feijões podem ser enlatados ou armazenados em temperatura ambiente. Qualquer que seja a técnica escolhida, algumas recomendações devem ser seguidas:
- Certifique-se de secar os grãos antes de armazená-los. Para isso, os grãos devem ser colocados em uma assadeira e levados para a varanda.É importante que os grãos sejam expostos à luz solar direta. O feijão deve ser armazenado em caixas ou caixotes durante a noite. De manhã, a manipulação deve ser repetida. Você também pode usar outro método para secar o feijão. Para isso, recomenda-se recolhê-lo em vassouras e pendurá-lo em local bem ventilado.
- Recomenda-se escolher apenas grãos totalmente maduros para armazenamento. Suas vagens devem estar secas e as válvulas entreabertas. Os próprios feijões devem ser firmes.
- Antes de armazenar legumes para armazenamento, você definitivamente deve separá-los. Recomenda-se remover todos os grãos danificados. Caso contrário, existe o risco de contaminação de toda a cultura.
Armazenar feijão é um processo complexo e responsável. Para manter os grãos frescos o maior tempo possível, devem ser realizados os procedimentos preparatórios necessários. O cumprimento estrito dos parâmetros de umidade e temperatura não é desprezível.


