Quanto e como armazenar lagostins em casa?

Uma iguaria rica em microelementos - o lagostim, não se encontra na mesa dos russos todos os dias. Para que um prato gourmet retenha um conjunto de propriedades úteis, é importante preparar e organizar adequadamente o sistema de armazenamento. Como armazenar lagostins vivos cozidos em casa, qual recipiente escolher e o que procurar? Considere as complexidades e nuances do gerenciamento dos habitantes de reservatórios de água doce.

Critérios de escolha

Se você pescou lagostins ou os comprou em uma loja, lembre-se de que nem todos os indivíduos são adequados para preservação e consumo. Os crustáceos que atendem a certos critérios são adequados para armazenamento:

  1. É melhor escolher água doce viva, é óbvio que tal produto é mais fresco.
  2. Preste atenção na cor do lagostim, deve ser uniforme, sem manchas e listras contrastantes.
  3. A cauda da deliciosa água doce deve ser dobrada, a uma temperatura da água de + 18 ... + 22 A água macia deve estar em movimento ativo.
  4. A água contendo guloseimas vivas deve ser limpa e clara.
  5. Os corpos devem estar livres de danos, acúmulos, lascas.
  6. Bata na casca - se o som ressoa, o dorso não dobra, então o câncer é de alto grau e carnudo, se o som é opaco, o dorso não é elástico, dobra, então há muito pouca carne deliciosa em tal um indivíduo.
  7. Os lagostins são de água doce limpa, não devem ter um cheiro desagradável de podridão.

Nota: Os parâmetros fisiológicos de um delicioso lagostim têm 15-20 centímetros de comprimento e pesam 100 gramas.

Na hora de escolher as iguarias cozidas, deve-se atentar para a cor, que deve ser uniforme e vermelho vivo, lembrando que tais iguarias podem ser armazenadas em embalagens herméticas por até 5 dias.

Acredita-se que a carne mais saborosa seja a carne dos indivíduos de novembro; iguarias de água doce durante este período acumulam gordura para o inverno.

Transporte

Para entregar iguarias em condições adequadas para armazenamento a longo prazo, é importante organizar adequadamente o transporte. As condições necessárias para a preservação da vida dos lagostins são a presença de uma quantidade suficiente de oxigênio na água e a manutenção da temperatura. Antes da desova para armazenamento e transporte, os lagostins são cuidadosamente calibrados e selecionados, os indivíduos fracos e doentes são removidos.

Caixa

Um recipiente conveniente para transporte é uma caixa padrão, pode ser de madeira ou plástico. É importante organizar o número necessário de orifícios de ventilação dentro do contêiner selecionado. As delícias da água doce são rapidamente sufocadas pela falta de oxigênio. A altura da caixa deve ser de pelo menos 20 centímetros, a largura pode ser qualquer, o recipiente deve ser espaçoso. Não é recomendado empilhar água doce em várias fileiras umas sobre as outras.

Saco molhado

Se o tempo de transporte não exceder 4-5 horas, um saco de lona úmido pode ser usado como recipiente. Ao mesmo tempo, durante o transporte, umedeça periodicamente a bolsa com água de um borrifador, evite a luz solar direta no recipiente.

Se o tempo de transporte não exceder 4-5 horas, um saco de lona úmido pode ser usado como recipiente.

Bolsa de água grande

Ao usar um saco ou saco plástico, o tempo de transporte é reduzido para duas horas, caso contrário, é improvável que os sacos de água doce cheguem vivos. A bolsa deve estar aberta durante todo o transporte, evitando o superaquecimento da água.

Recipientes térmicos

A forma comum e moderna de transportar marisco. Estes recipientes são feitos de poliestireno com orifícios de ventilação especiais na tampa. No fundo é colocado um pano natural humedecido, sobre o qual são dispostos os lagostins numa camada e cobertos com outra camada de pano húmido. O recipiente térmico deve ser colocado em local fresco, longe da luz solar direta e de outros elementos de aquecimento.

Como se refrescar em casa?

Existem várias maneiras de manter o lagostim vivo em casa, é importante observar três parâmetros das condições de vida dos crustáceos. Cânceres devem ser fornecidos:

  • água limpa;
  • oxigênio e ventilação;
  • criar a temperatura ambiente necessária.

Nessas condições, indivíduos saudáveis, bem selecionados e ilesos podem viver em suas casas por muito tempo.

Recipiente grande com água limpa

Eles costumam usar um aquário. O compressor com bomba e filtro garante o nível de oxigênio necessário e a pureza da água. É importante pré-ajustar a água, o líquido de torneira padrão com alto teor de cloro não funcionará.

É importante pré-ajustar a água, o líquido de torneira padrão com alto teor de cloro não funcionará.

A substituição da água ou sua substituição parcial é necessária a cada dois dias. Os lagostins são alimentados uma vez ao dia, o excesso de comida é destrutivo, a água começa a se deteriorar no aquário e a quantidade de oxigênio diminui.Com a falta de nutrientes, a deliciosa água doce começa a comer a si mesma. De tempos em tempos é necessário retirar indivíduos enfraquecidos do aquário.

Existe uma técnica do chef bem conhecida: uma semana antes da pesca do lagostim, alimentam-se com trigo sarraceno - acredita-se que é assim que se limpa o estômago dos mariscos, a carne fica tenra, elástica e suculenta. A ração dos indivíduos capturados consiste em cenouras, peixes e ervas diversas. Se não for possível colocar a guloseima capturada no aquário, use banheiras ou bacias grandes. Não use recipientes de alumínio, deliciosos recipientes de água doce não duram muito nesses "quartos", sua carne se deteriora e a composição química torna-se pobre.

Banheiro

O lagostim pode viver 48 horas sem água. Se você não planeja manter o marisco por mais tempo, pode aplicar o princípio do recipiente isolado. Um pano macio e bem umedecido é colocado no fundo do recipiente selecionado, sobre o qual é colocada uma guloseima de água doce. Coloque outra camada de pano úmido por cima. O recipiente é colocado em local fresco, sem luz solar direta. O tecido é umedecido regularmente com um borrifador, evitando que seque.

Na geladeira

Se o seu frigorífico tiver um compartimento com temperatura de 0 ... + 1 Para manter o frescor dos alimentos, você pode usá-lo. Indivíduos frescos e saudáveis ​​são lavados em água corrente fria e dispostos no fundo dessa caixa, previamente cobertos com um pano umedecido.

Se o seu frigorífico tiver um compartimento com temperatura de 0... + 1 °C para manter os alimentos frios, pode utilizá-lo.

O processo metabólico diminui neste caso, mas nutrição adicional é necessária para o câncer. Nesse estado, eles podem viver por cerca de uma semana.Indivíduos enfraquecidos devem ser removidos - o câncer imediatamente começa a "apodrecer", tal produto é fácil de envenenar.

Imitação do ambiente natural

A chave para o sucesso do armazenamento a longo prazo de lagostins vivos é criar condições que se assemelhem ao habitat natural dos crustáceos o mais próximo possível. Água pura com alto teor de oxigênio e temperatura ideal são parâmetros importantes de condições artificiais.

Os lagostins devem receber uma quantidade suficiente de comida, caso contrário os animais começarão a se atacar. Indivíduos mortos são rapidamente removidos do contêiner.

Como armazenar adequadamente lagostins cozidos?

O lagostim cozido pode ser conservado por no máximo 5 dias Existem muitas receitas, é importante preservar o nível de oligoelementos necessários e a qualidade da carne gourmet na hora de colher o lagostim.

em caldo

Via de regra, os lagostins cozidos de cor vermelha viva são utilizados para alimentação imediata e para decoração da mesa, mas se os apetitosos de água doce não forem comidos durante a festa, podem ser devolvidos ao caldo , trazendo o líquido para uma fervura. O caldo perfumado é deixado esfriar e colocado na geladeira. O prazo de validade do lagostim cozido em temperaturas de até +4 C é de cerca de três dias.

no congelador

Com forte congelamento para o inverno após a fervura, o lagostim pode ser armazenado no freezer sem perder o sabor por até 15 dias. Recomenda-se pré-limpar o lagostim da casca e das entranhas e colocar a carne selecionada em recipientes herméticos.

Com forte congelamento para o inverno após a fervura, o lagostim pode ser armazenado no freezer sem perder o sabor por até 15 dias.

A vida útil no freezer pode ser aumentada colocando a carne limpa em um recipiente com caldo, no qual foram cozidos deliciosos peixes de água doce. O recipiente deve estar bem fechado, o congelamento repetido é inadmissível.

como congelar

Uma maneira popular de colher lagostins é congelá-los vivos. Por natureza, o corpo de Câncer é projetado de tal forma que o indivíduo pode cair em um estado de animação suspensa durante o inverno, quando o rio congela até o fundo. Na primavera, Câncer se afasta da hibernação e busca uma vida saudável.

Considerando esse fator, é importante entender que o congelamento da água doce não deve ser rápido, por isso a temperatura da água na hora da colheita diminui gradativamente. Os lagostins são congelados com água a temperaturas abaixo de -20 C. A vida útil do freezer é de 4 meses.

Depois de descongelados, os lagostins ganham vida, devem ser cozidos em caldo de acordo com a receita escolhida. As pessoas que não acordam são jogadas fora, não podem ser comidas - é perigoso para a saúde, a carne desses lagostins não é saborosa.

dicas e truques

Delícias de lagostins são um alimento gourmet popular. Mas todos podem provar a carne mais valiosa, para isso é necessário levar em consideração as seguintes recomendações:

  • manter lagostins vivos;
  • respeitar a receita e as condições de armazenamento;
  • amostragem e calibração de crustáceos;
  • a melhor época para pegar lagostins é novembro, a carne nesse período é saborosa e macia, os lagostins cresceram para o inverno;
  • ao armazenar lagostins, tente criar condições semelhantes às naturais para o marisco;
  • não coma animais mortos e doentes;
  • pare de alimentar lagostins um dia antes do cozimento planejado;
  • antes de serem colocados no caldo, os lagostins são lavados em água fria corrente;
  • você pode congelar lagostins vivos para o inverno, enquanto o congelamento é feito gradualmente, sem saltos bruscos de temperatura;
  • recongelar lagostins descongelados é inaceitável;
  • o armazenamento a longo prazo de lagostins estraga o sabor da carne mais valiosa, o período de congelamento não deve exceder 6 meses.

Sujeito a estas regras, o prato de iguarias fará as delícias dos comensais, o extraordinário sabor e aroma a lagostins frescos cozinhados não deixarão indiferentes nem os gourmets.

É importante lembrar que os lagostins capturados devem ser consumidos rapidamente, mesmo em condições artificiais, as iguarias de água doce não duram muito, essas águas moles são sensíveis à pureza da água e às condições de detenção.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha