Como e quanto atolamento pode ser armazenado, regras e condições necessárias
O verão e o outono são o momento perfeito para preservar todos os tipos de presentes da natureza. Frutas e vegetais caseiros colhidos em sua horta são transformados em uma variedade de guloseimas. Os amantes da gastronomia podem deliciar-se com os seus tipos preferidos de compotas com as mais incríveis combinações de ingredientes. Como armazenar geléia caseira sem alterar o sabor - condições ideais, dicas úteis.
Contente
- 1 Como preparar adequadamente geléia e recipientes para armazenamento
- 2 Escolha um lugar no apartamento
- 3 Quanto tempo você pode manter
- 4 Armazenamento em utensílios de PVC
- 5 Posso congelar no congelador
- 6 Possíveis problemas
- 7 Características de armazenamento de certos tipos
- 8 Que embalagem ainda é possível
- 9 dicas e truques
Como preparar adequadamente geléia e recipientes para armazenamento
O armazenamento adequado da geléia em casa é uma garantia da qualidade do produto, preservando todas as substâncias úteis. Como você protege sua criação do mofo e da deterioração? Essa pergunta é feita por toda dona de casa que valoriza seu trabalho.
Especialistas experientes desenvolveram dicas básicas para armazenar geléia:
- O recipiente mais adequado para geléia deve ser uma jarra de vidro com volume de 0,5 a 1 litro.
- Antes de costurar, o recipiente deve ser esterilizado por vapor ou água.
- É estritamente proibido encher uma jarra molhada com geléia. Você deve deixá-lo de cabeça para baixo em uma toalha até secar completamente. Você também pode usar o método de secagem em forno de temperatura mais baixa.
- A escolha da capa certa merece uma consideração cuidadosa. Não são permitidos defeitos, a superfície deve ser lisa. As tampas brancas são as mais indicadas para aparafusar devido a menor oxidação. Você também pode usar twist-ups, eles são fáceis de usar, fáceis de esterilizar e podem ser reutilizados. Mas a solução ideal seria comprar um conjunto de tampas de vácuo que protegem o produto de forma confiável da penetração do ar.
- Para proteger a geléia do mofo, deve-se levar em consideração o nível de doçura dos ingredientes. É mais provável que a tampa exploda com muito açúcar. Em tal situação, é necessário reduzir a quantidade de tempero adicionado.
- A consistência da geléia também é de grande importância - quanto mais espessa, maior o prazo de validade.
Se for necessário o armazenamento de geléia por um curto período, cerca de 2 a 3 meses, tampas de plástico podem ser usadas. Para maior confiabilidade, feche bem o gargalo do recipiente com várias folhas de pergaminho.
Escolha um lugar no apartamento
As condições mais adequadas para armazenar geléia são as prateleiras inferiores da geladeira. O produto preparado de acordo com as instruções pode ser armazenado em condições ambientais normais. Uma despensa escura com temperatura de 20 graus também é uma boa opção. Uma adega não é a melhor opção para guardar os doces preparativos de inverno. Existe uma grande probabilidade de congelamento ou dano - uma jarra de vidro quebra com mudanças repentinas de temperatura.

Você pode armazenar geléias prontas na varanda. Esta opção é adequada para loggias envidraçadas. Se não for isolado, não tiver vidros, então no inverno, durante geadas severas, o produto escorrerá dos potes rachados.
Quanto tempo você pode manter
O prazo de validade ideal da geléia caseira é de 6 a 36 meses, e o tempo de armazenamento é influenciado por vários fatores - embalagem, tipo e qualidade do produto. O método de preparação também afeta o prazo de validade. O açúcar é um conservante natural, para que o preparo do doce se mantenha por muito tempo, é necessário misturar as frutas com o açúcar em proporções iguais. Levar a massa à fervura aumenta várias vezes o prazo de validade do produto acabado.
Os blanks sem sementes, soldados e selados de acordo com as instruções, podem ser armazenados sem problemas por vários anos sem alterar suas propriedades. Mas o prazo de validade da geléia de framboesa é de 6 a 12 meses. Se a fruta tiver sementes, o prazo de validade da geléia diminui um pouco - até apenas seis meses. Isso ocorre porque o caroço contém um veneno perigoso que permeia o conteúdo da panela.
Após 7-8 meses, o acúmulo excede significativamente a norma que é segura para o corpo humano. Todas as preparações doces, nas quais os ossos estão presentes, caem na zona de risco. A geléia de cinco minutos sem tratamento térmico, feita com bagas e frutas frescas, pode ser armazenada na geladeira por até 6 meses. Depois de abrir o pote, as sobremesas sem caroço podem ser guardadas na geladeira por até 1 mês, com caroço - não mais que 14 dias.
Armazenamento em utensílios de PVC
O armazenamento prolongado de geléia em recipientes de plástico é inconveniente.Neles, pode durar não mais que 4-6 semanas, após as quais deve ser despejado em um recipiente de vidro ou simplesmente comido. Um armazenamento mais longo levará à deterioração do produto, ao aparecimento de mofo. Quando armazenado em recipientes de PVC, o produto é rapidamente saturado com substâncias cancerígenas nocivas.
Os recipientes de plástico não toleram a luz solar, temperaturas quentes, racham e estouram rapidamente.
A geléia com sabor pode ser contida em recipientes para alimentos somente se for um plástico especial - polietileno. Esses recipientes geralmente são rotulados como PEND ou HDPE. Em recipientes de plástico, uma guloseima de frutas e bagas pode existir por um curto período de tempo, e o próprio recipiente não deve ser usado por mais de um ano e depois descartado.

Posso congelar no congelador
Sobremesas de frutas ou bagas são uma das iguarias mais populares em todo o mundo. Mas além da versão tradicional, existe também um tipo de produto mais exótico - geléia congelada. Tal sobremesa surpreenderá todos os gourmets; você pode apreciá-lo em um dia quente de verão em vez de sorvete. É uma doçura curativa e apetitosa, composta exclusivamente por produtos naturais ricos em vitaminas. A geléia pode ser armazenada por muito tempo sem alterar o sabor.
Como congelar:
- Lave e seque bagas ou frutas de alta qualidade para geléia futura.
- Polvilhe com açúcar, para 2 partes de bagas 1 parte de açúcar.
- Quando o suco aparecer, amasse com a batedeira até formar um purê.
- Coloque a mistura em um saco plástico e leve ao congelador.
Você precisa congelar a sobremesa de baga sem sementes.Pode ser consumido imediatamente após o congelamento, cortando-o em pedaços e adicionando-o ao chá, limonada e outras bebidas.
Possíveis problemas
Mesmo uma dona de casa experiente pode passar por uma situação em que a lata começou a fermentar, a jarra está rachada ou a tampa inchada.
Açúcar
A geléia cristalizada indica que muito açúcar foi adicionado durante o cozimento ou simplesmente superexposto ao calor.
Não é um problema, pode ser reabilitado. Existem várias opções para isso:
- Mova o recipiente com suavidade para um recipiente fundo com água. Após a fervura, deixe a mistura em fogo baixo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
- Adicione 50 ml de água quente por 1 litro de geléia acabada. Ferva por 5 minutos.
Esses doces devem ser consumidos o mais rápido possível, pois seu armazenamento a longo prazo é contra-indicado.

Mofo
Mesmo que uma pequena área seja afetada, você pode ter certeza de que todo o produto também está infectado.Na maioria das vezes, uma situação semelhante pode ser observada com geléia, extrato de tomate e laticínios. Os métodos para lidar com uma substância desagradável não são complicados. O tratamento térmico, infelizmente, não trará o resultado desejado. A alta temperatura não afetará em nada as toxinas, então não adianta jogar alimentos contaminados no micro-ondas. A melhor opção seria livrar-se completamente do produto estragado.
Fermentação
Infelizmente, mesmo donas de casa experientes têm problemas com conservas caseiras. E parece que as normas e instruções necessárias foram seguidas, mas a tampa está inchada ou um cheiro estranho emana do produto acabado. É fácil consertar a situação. Para começar, com a ajuda de uma peneira, é necessário coar o conteúdo da jarra, separando o suco da massa da baga.Depois disso, adicione 200 g de açúcar por 1 litro de líquido, ferva.
Quando a calda estiver firme, coloque as frutas em uma tigela e leve ao fogo por 20 minutos.
Características de armazenamento de certos tipos
Como proteger a sobremesa da deterioração no inverno, protegê-la de influências negativas? Um momento que emociona toda anfitriã.
cereja com sementes
A vida útil da geléia depende de um fator importante - o local. A localização correta do produto acabado é uma geladeira com temperatura de + 10 ° C.
Para aumentar a vida útil da geléia de cereja sem caroço, você precisa de:
- Abra os potes da sobremesa do ano passado.
- Despeje a calda em um recipiente separado.
- Retire as sementes das bagas.
- Misture as frutas e o líquido, leve para ferver em fogo baixo, ferva por alguns minutos.
Uma temperatura baixa não fará bem à sobremesa de bagas e também pode danificar o frasco. As condições da adega só são adequadas se a temperatura for mantida a +10°C.
Damasco
O armazenamento adequado de geléia de damasco envolve as seguintes condições. O local preferido é um porão, adega ou geladeira. Se não houver opções adequadas, você pode fazer uma sobremesa de frutas misturando frutas e açúcar em proporções iguais. Nesse caso, é necessário colocar um pouco de suco e as raspas de um limão.

Se a geléia estiver estragada, o produto mofado deve ser removido imediatamente para evitar envenenamento.
pinhas
A sobremesa curativa de pinha deve ser armazenada apenas no recipiente certo - potes de vidro, esterilizados e completamente secos. O melhor lugar é a geladeira. Você pode usar um quarto escuro e fresco sem luz solar direta.A temperatura aceitável para atolamento de cone é de 0 a 20 graus e umidade de até 70%.
Cassis
Delicadeza de groselha por 1-2 anos pode ser armazenada a uma temperatura de + 6-12 graus. Em condições ambientais, o prazo de validade é de 1 a 3 anos. A despensa permitirá que você armazene geléia a uma temperatura não superior a +20 graus. Não é recomendado guardar o produto na adega.
Com gelatina
A adição de gelatina para endurecimento acelerado permite que a geléia mantenha perfeitamente sua forma e consistência gelatinosa, mesmo em temperatura ambiente. Portanto, não é necessário refrigerar. Um local fresco é adequado para armazenar especialidades de frutas vermelhas - uma adega ou porão.
Os frascos com uma massa doce preparada desta forma não explodem.
Que embalagem ainda é possível
O armazenamento de geléia em uma garrafa é permitido, mas por um curto período de tempo. Você pode derramar geléia apenas em garrafas plásticas frias.
Para isso, você pode usar garrafas PET (à base de limonada). Esta opção é a última. É bem provável que, à menor fermentação, o álcool liberado reaja com as substâncias nocivas do plástico.
Nesse recipiente, a doçura só pode ser transportada. Manter o sabor da geléia só é possível usando potes de vidro.
dicas e truques
Para evitar problemas com os preparativos de inverno ameno, é preciso abordar com cuidado o processo de escolha dos ingredientes, preparo e armazenamento do produto acabado.
Recomendações simples devem ser seguidas:
- não coloque produtos acabados perto de sistemas de aquecimento;
- um nível aumentado de umidade também é indesejável - isso levará ao aparecimento de mofo;
- evite mudanças bruscas que possam danificar o recipiente;
- condições adequadas para o inverno são armários ventilados ou despensa;
- a varanda e o porão não são adequados para armazenar geléia; quando congeladas, as preparações doces perdem o sabor e as propriedades nutricionais;
- não deixe a luz solar direta atingir as latas;
- mantenha a temperatura no local onde o atolamento é armazenado na faixa de + 5-15 graus.
Todos decidem independentemente sobre o armazenamento correto da geléia preparada. Porém, se você levar em consideração as regras acima, a geléia ficará saborosa e saudável por muito tempo.


