Composição e características técnicas da cola PVA, tipos e instruções de uso
A cola PVA é considerada uma ferramenta versátil utilizada para colar produtos de diversos materiais. Este adesivo é popular devido ao seu baixo custo e facilidade de uso. Antes de usar o PVA, você precisa entender suas principais características.
Composição e propriedades técnicas
É necessário conhecer uma descrição detalhada de tal composição adesiva e conhecer suas características técnicas.
A cola PVA foi criada pelo famoso cientista alemão Fritz Klatt em 1912. No entanto, sua produção comercial só começou depois de alguns anos. Hoje, esse adesivo é considerado o adesivo mais popular usado por muitas pessoas.
Para conhecer as características dos adesivos e suas características, você deve se familiarizar com a lista de componentes incluídos na composição. Na fabricação da cola, é utilizado o acetato de polivinila, que consiste em fibras sintéticas e vinalona.Em alguns tipos de composições, são adicionados plastificantes, que os tornam mais resistentes ao gelo e plásticos. Óleos essenciais, fosfato de tricresil e ftalato de diisobutila são usados como plastificantes.
O PVA tem as seguintes características técnicas:
- longa vida útil da solução adesiva, que é de 5 a 6 meses;
- resistência à queda de temperatura;
- secagem rápido;
- capacidade adesiva de 400 N/m.
Escopo
Antes de usar o PVA, você precisa determinar onde pode usá-lo. Algumas pessoas pensam que a cola serve apenas para colar papel, mas não é bem assim. A composição é popular entre os fabricantes de móveis. Especial cola de carpintaria, com o qual você pode consertar móveis de madeira.
Ao usar esses adesivos, um filme denso se forma na superfície tratada, que cola a madeira de maneira confiável.
O PVA também é usado na indústria da construção. Muitos construtores o adicionam a argamassas de cimento, gesso e primer para aumentar sua durabilidade e resistência. Além disso, o agente é usado na indústria têxtil para melhorar as propriedades de resistência dos produtos têxteis. Para tornar o tecido mais forte, ele é colocado em uma solução de PVA por 10 a 20 minutos.

Variedades de PVA, características, instruções de uso
Existem diferentes tipos de PVA, que diferem em suas características técnicas.
cola de construção PVA
O adesivo de construção é uma emulsão composta por acetato de polivinila e componentes adicionais que aumentam a espessura do adesivo. Uma característica distintiva dessa solução é sua tonalidade amarelada.
Muitos estão interessados \u200b\u200bem quais colas de construção PVA e para que são usadas: é usado para pisos e papel de parede de vinil ou papel.
Cola de papelaria PVA
Para colar produtos de papelão e papel, use uma solução especial para papelaria. Na construção civil é contra-indicado o seu uso, pois não é capaz de proporcionar uma adesão confiável e forte. A mistura de cola para papelaria é produzida em pequenos frascos com dispensadores.
Essa composição tem várias características com as quais você deve se familiarizar:
- armazenado por muito tempo;
- seca em 2-3 horas;
- fácil de lavar.

AVP
A cola líquida PVA é considerada uma ferramenta universal utilizada tanto no dia a dia quanto na indústria da construção. A alta densidade da composição permite que seja utilizada para colar linóleo, carpetes, papel de parede, placas e placas de cerâmica. Ao trabalhar com produtos pesados, esta ferramenta não pode ser utilizada, pois não suportará as cargas.
PVA-M
Este adesivo distingue-se pela sua velocidade de adesão e pelo seu elevado nível de adesão. Durante sua fabricação, são adicionados componentes que aumentam a densidade da composição e a tornam mais confiável. Essa cola adere perfeitamente a produtos feitos dos seguintes materiais:
- vidro;
- Plástico;
- cerâmica.
Além disso, muitos usam PVA-M se precisar colar algo no papel. As propriedades desta supercola a tornam adequada para uso na indústria da construção.
Qual é a diferença entre cola PVA e PVA-M
Para determinar qual cola é melhor usar, você deve se familiarizar com as diferenças entre PVA-M e PVA. A principal característica distintiva dos fundos é a sua densidade.O PVA-M é mais espesso e, portanto, muitos o usam ao fazer reparos em um apartamento.

PVA-Contato
Ao trabalhar com madeira, costuma-se usar o PVA-Contact, que possui boa aderência. Entre as vantagens da solução, destaca-se a resistência à alta umidade e às mudanças bruscas de temperatura. Durante a fabricação do contato, são adicionados plastificantes, que aumentam a densidade da composição. Essa cola é usada durante os reparos ao colar papel fotográfico e papel de parede de vinil.
Universal
Antes de usar o PVA-Universal, você precisa descobrir para que serve essa ferramenta. É usado durante o trabalho de reparo interno. Essa ferramenta permite colar produtos de tecido, papelão ou papel. Além disso, uma composição universal é adicionada às argamassas de cimento ao colocar cerâmica ou ladrilhos.
As principais características técnicas da cola:
- tempo de endurecimento após aplicação na superfície - 18-20 horas;
- o consumo da composição é de 100-200 gramas por metro quadrado.
adesivo de acetato de polivinila
A cola de acetato de polivinila é um produto que não possui aroma e cor pronunciados. À temperatura ambiente, a solução é bastante rara, mas quando aquecida a 50-60 graus, torna-se mais elástica. Existem vários casos em que uma mistura de acetato de polivinila é usada:
- colagem de produtos de vidro, ferro, papel ou couro natural;
- fixação de chapas de MDF em superfícies plásticas;
- colagem de madeira.

Cola PVA para papel de parede doméstico
Para colar papel de parede e colar outros materiais à base de papel, é usada cola de papel de parede. Usando essa composição, o papel de parede pode ser fixado em madeira, concreto e outras superfícies rebocadas.
Pessoas que nunca usaram PVA doméstico estão interessadas em como usar essa solução. Ao usar este produto, a cola é aplicada apenas na superfície do papel. Não vale a pena tratar as paredes com solução, pois isso deteriorará a qualidade da adesão.
Supercola PVA
Na maioria das vezes, a supercola é usada ao consertar ou montar móveis. As vantagens da composição incluem sua resistência ao calor, resistência, resistência à umidade e facilidade de uso. A supercola tem uma vida útil de 20 a 25 meses, mas se for armazenada em ambientes com temperatura abaixo de 1 a 5 graus Celsius, a vida útil será reduzida para 10 a 12 meses.
A supercola adere perfeitamente a produtos de madeira, plástico, vidro, papelão, papel e couro.
Cola de madeira
Ao trabalhar com madeira, vários adesivos são usados, no entanto, a variedade do carpinteiro é considerada a mais adequada. É uma cola flexível e de alta qualidade, popular entre os marceneiros. Seus benefícios incluem:
- lucratividade;
- elasticidade;
- resistência à alta umidade.

Quanto tempo a cola seca
Determinar o tempo exato de secagem do PVA é bastante difícil, pois depende de vários fatores:
- Indicadores de temperatura. À temperatura ambiente, seca em 5 a 10 horas. Sob condições de taxa baixa, o tempo de secagem é aumentado em 2-3 horas.
- Limpeza da superfície. Se a superfície a ser tratada não estiver limpa de sujeira ou poeira, a cola demorará muito para secar.
- A carga na área de colagem. A linha de cola seca mais rápido em um torno ou prensa.
- Área.Se pedaços grandes grudarem, o adesivo aplicado demorará mais para secar.
Segurança no trabalho
Antes de usar o PVA, você deve ler as recomendações de segurança:
- Proteção da pele. Os especialistas recomendam o uso de luvas protetoras de borracha para manter a cola longe de suas mãos.
- Aeração. Muitas pessoas pensam que ao trabalhar com PVA não há necessidade de ventilar o ambiente, mas não é assim. A aeração é realizada usando qualquer solução adesiva.
- Uso de ferramentas auxiliares. Os adesivos devem ser aplicados na superfície a ser tratada com rolos ou pincéis especiais.

Danos e toxicidade de produtos para o corpo
A cola PVA é prejudicial? Para responder a essa pergunta, você precisa entender a composição do produto. É feito de acetato de polivinila e água pura. Como você sabe, a água não é perigosa e, portanto, não pode prejudicar uma pessoa. O acetato de polivinila é um componente incolor que também é inofensivo à saúde. Com base nisso, podemos concluir que o PVA é seguro para humanos.
produtos análogos
Além da cola PVA, existem produtos similares que podem ser utilizados para colar diversos materiais.
As pessoas costumam usar E-7000, E-8000 e outros meios semelhantes. São adequados para colagem de têxteis, madeira, plásticos, pedra, cerâmica e vidro. Além disso, esses fundos são usados para consertar eletrônicos, calçados e móveis. Sua principal vantagem é considerada uma configuração rápida em 5 a 10 minutos.
Conclusão
Na vida cotidiana e na indústria da construção, muitos usam uma solução adesiva como o PVA. É ideal para estofamento e colagem de móveis de madeira.Antes de usá-lo, você deve se familiarizar com os tipos de produtos, suas características e propriedades.


