Tipos dos melhores adesivos de vidro UV e como usá-los em casa

O uso de cola UV para vidro e outros tipos de substâncias permite obter uma excelente fixação de materiais. Hoje, muitas ferramentas são usadas para anexar elementos de vidro uns aos outros. Existem também compostos que ajudam a unir o vidro a outros materiais - madeira ou metal. Para escolher uma cola de alta qualidade, há muitas características a serem consideradas.

Quais são os requisitos para cola de vidro

Para que a cola de vidro proporcione uma boa fixação, recomenda-se selecionar a composição certa. A substância deve atender a uma série de requisitos.

aderência melhorada

Alta adesão a diferentes tipos de superfícies é importante para o adesivo. Nesse caso, vale a pena considerar a finalidade do produto que se pretende colar.

Transparência e invisibilidade

Para o vidro, recomenda-se escolher uma cola incolor que não seja visível em uma superfície transparente.

Adesão rápida

A composição deve definir rapidamente. Isso ajudará a obter uma fixação de alta qualidade e economizará tempo de trabalho.

Resistência a temperaturas extremas

O adesivo normalmente deve tolerar flutuações de temperatura. Também é recomendável levar em consideração a resistência à alta umidade.

Segurança e respeito ao meio ambiente

A composição deve ser inofensiva e ecológica. A cola de má qualidade causa alergias e outros transtornos.

Viscosidade, ductilidade e elasticidade

Recomenda-se prestar atenção à consistência do adesivo. A substância deve ser viscosa e viscosa. Nesse caso, é recomendável escolher uma composição elástica.

Opções de armazenamento após a abertura

Para muitas pessoas, a questão do uso posterior após a abertura da embalagem é relevante.

Variedades de formulações adequadas

Hoje existem muitas formulações eficazes à venda que atendem aos critérios listados.

Para fazer a escolha certa, é recomendável se familiarizar com as principais características de cada espécie.

Hoje existem muitas formulações eficazes à venda que atendem aos critérios listados.

à base de poliuretano

É uma das formulações mais populares para colagem de vidro. A substância é adequada para trabalhar com materiais lisos. Possui 2 variedades principais.

Monocomponente

Essas formulações estão prontas para uso, por isso são muito populares. Não é necessário adicionar ingredientes adicionais à substância.

Bicomponente

Essas substâncias são caracterizadas por alta flexibilidade em relação ao período de conclusão da polimerização. O período específico é determinado pelo volume do endurecedor na composição. A principal vantagem da ferramenta é a possibilidade de sua recuperação.Normalmente, a formulação inclui resinas e agentes ativos. Eles garantem a viscosidade, são responsáveis ​​​​pela consistência e garantem a secagem completa. Para tornar a costura forte, são utilizados ingredientes compostos.

Cianoacrilato

Esta ferramenta é considerada universal. É utilizado não só para colar superfícies de vidro, mas também para a fabricação de eletrodomésticos. À venda será possível encontrar uma composição transparente ou uma substância com tonalidade amarela.

Esta cola tem muitas vantagens. Estes incluem preço acessível, textura líquida e costura forte. A substância endurece rapidamente.

É fácil e confortável de usar o produto. É produzido em tubos de plástico ou alumínio. Nesse caso, a composição não deve ser consumida imediatamente. É permitido deixar para uso posterior - o principal é fechar bem o recipiente. Esta cola também está disponível em forma de gel. À temperatura ambiente, endurece em segundos. Recomenda-se trabalhar a composição com luvas. A substância pode causar queimaduras graves em caso de contato com a pele. Antes de comprar cola, você deve ler atentamente as instruções.

AVP

É permitido colar elementos de vidro com PVA. Esta substância é feita com base em acetato de polivinila. É muito popular. Ao mesmo tempo, a eficácia da fixação do vidro é questionável, pois o PVA não possui boa adesão.

É permitido colar elementos de vidro com PVA.

Além disso, as desvantagens da cola incluem o risco de marcas nas costuras ao colar. A principal vantagem do PVA é a sua disponibilidade. A cola é vendida em qualquer loja e tem um preço baixo.

resistente ao calor

Esta cola é adequada para fixar objetos que posteriormente sofrerão altas temperaturas. A substância resistente ao calor é usada para fornos, chaleiras elétricas e fogões. Também pode ser usado para todos os eletrodomésticos que contenham elementos de vidro.

A vantagem da composição é que a costura resultante não derrete sob a influência de altas temperaturas. Isso se deve à presença de amplificadores na composição.

óptico

O objetivo desse tipo de cola é fixar os elementos dos dispositivos ópticos. Esta substância é utilizada por fabricantes de equipamentos fotográficos. Também é usado para fabricar outros dispositivos que requerem radiação ultravioleta total.

Esta ferramenta raramente é usada na vida cotidiana. Geralmente é usado por profissionais. Portanto, comprar cola óptica em uma loja é muito problemático. A desvantagem dos fundos é o alto custo. Ele contém componentes caros.

à base de polímero

A cola de polímero endurece rapidamente e seca bem sob a influência dos raios ultravioleta. Isso garante que os cacos de vidro estejam firmemente presos. Vale a pena usar a cola corretamente. Recomenda-se fazer isso exclusivamente em determinadas superfícies. Para obter uma boa fixação, pelo menos uma lente deve ser transparente e dar acesso à luz.

Para garantir a adesão total das superfícies, elas são colocadas sob uma lâmpada especial. Proporciona endurecimento de alta qualidade. A cola de polímero tem muitas vantagens. Isso inclui transparência absoluta das costuras, resistência a altas temperaturas e umidade, resistência ao estresse mecânico.A desvantagem da composição é o tempo de secagem relativamente longo.

Silicone

É permitido colar o vidro com um composto de silicone. É uma substância transparente que inclui polímeros de alto peso molecular. Existem também vários outros componentes na composição. Por esta razão, os adesivos são caracterizados pela resistência a vários fatores. O silicone é considerado um material ecológico. É muito utilizado na indústria alimentícia. O tempo de secagem específico depende da lista de ingredientes, umidade e configurações de temperatura.

É permitido colar o vidro com um composto de silicone.

ultravioleta

A cola UV foi inventada recentemente e fornece uma forte adesão. Se a superfície estiver quebrada, a fratura aparecerá em qualquer lugar, mas não na área de colagem. A confiabilidade não é considerada a única vantagem da composição. Substâncias contendo polímeros acrílicos são completamente transparentes.

Qualquer cola nesta categoria requer exposição aos raios UV. O comprimento de onda deve ser de pelo menos 350 nanômetros. Recomenda-se observar os parâmetros de umidade e temperatura. O vidro deve ser completamente transparente. As composições diferem no grau de viscosidade. Substâncias fracas ajudam a unir os fragmentos de vidro uns aos outros. Tipos de composição fortes tornam possível unir vidro e metal ou madeira.

Epóxi

Este remédio é feito misturando os ingredientes. A composição inclui resina epóxi, enchimento, aditivos modificadores. A substância também inclui um endurecedor de amina. O produto é caracterizado pela alta resistência de união. Os resultados máximos podem ser alcançados um dia após a aplicação. A cola tem um cheiro peculiar e não se dissolve na água. A substância é caracterizada pela resistência ao estresse mecânico e à ação de compostos químicos.

Especial

Existem também tipos especiais de cola que são usados ​​em determinadas áreas. Assim, existem compostos para reparar vidros de carros ou eletrodomésticos. Cada uma das variedades tem certas características.

Condições de aplicação para colagem

Ao trabalhar com cola, você deve seguir vários requisitos. Todas as ações são recomendadas para serem executadas com o maior cuidado possível. A aplicação inadequada do adesivo causará manchas na superfície do vidro. Deve-se lembrar que os objetos de vidro são considerados frágeis, por isso é proibido pressioná-los com muita força. Se gotas caírem espontaneamente na superfície frontal, elas devem ser lavadas com um solvente especial. Recomenda-se proteger as mãos. Os adesivos geralmente contêm componentes agressivos.

Como colar vidro corretamente em casa

Para conseguir uma fixação sólida, os elementos preparados são dispostos sobre a mesa e começam a funcionar. Para isso proceda da seguinte forma:

  1. Uma fina camada da composição é aplicada em 1 ou 2 partes de cada vez. Isso é indicado nas instruções.
  2. Pressione a superfície firmemente por 1-2 minutos.
  3. Deixe o produto secar completamente. A duração do processo depende do tipo de cola. No caso de usar uma composição ultravioleta, recomenda-se secar as peças com uma lâmpada especial.
  4. O excesso de cola que escapou da costura deve ser cuidadosamente removido com um objeto pontiagudo - uma faca ou lâmina.
  5. Limpe a estrutura com um limpador de janelas especial.

Para conseguir uma fixação sólida, os elementos preparados são dispostos sobre a mesa e começam a funcionar.

Ao trabalhar com cola, recomenda-se observar as regras de segurança. Para isso, são utilizadas luvas. A sala deve ser bem ventilada.

Algumas características da colagem

A colagem de objetos tem certas características. Em primeiro lugar, recomenda-se levar em consideração os materiais utilizados.

vidro a vidro

Para colar dois pedaços de vidro, você precisa preparar tudo o que precisa. Recomenda-se limpar e secar as peças. Em seguida, cola transparente é aplicada a uma parte e os elementos são pressionados uns contra os outros. Então vale a pena deixar a camada secar completamente.

Do vidro ao metal

Para tais trabalhos, recomenda-se o uso de cola especial, que permite obter uma costura de alta qualidade. Em primeiro lugar, recomenda-se limpar ambas as superfícies dos resíduos de tinta e verniz, lavar, secar e desengordurar.

Aqueça o vidro a + 50-60 graus. Em seguida, cubra as duas partes com uma fina camada de cola, espere alguns minutos e pressione os elementos firmemente um contra o outro. Vale a pena usar o produto após um dia.

com uma árvore

O vidro à madeira é unido com compostos profissionais especiais. Em ambiente doméstico, é permitido o uso de PVA ou unhas líquidas, uma boa solução também seria cola acrílica com 2 componentes na composição.

Erros comuns

Ao usar cola de vidro, artesãos inexperientes cometem alguns erros comuns:

  1. A preparação da superfície para fixação é negligenciada. Recomenda-se limpá-lo bem e secá-lo.
  2. Escolha errada do adesivo. Ao escolher uma ferramenta, deve-se levar em consideração o tipo de material, a finalidade do produto, suas condições de operação e muitos outros fatores.
  3. Eles usam o produto com antecedência. Depois de fixar os elementos do produto, é recomendável esperar até que o adesivo esteja completamente seco. Caso contrário, bons resultados não serão obtidos.

Dicas e truques adicionais

Não é tão difícil colar superfícies de vidro.Nesse caso, é importante seguir rigorosamente as instruções do fabricante e cumprir os requisitos de segurança. Recomenda-se a compra de produtos de fixação como cola ou impermeabilizante exclusivamente em lojas especializadas. Nesses locais, as regras de armazenamento da substância são rigorosamente observadas. O uso de uma substância vencida é estritamente proibido. Ele perde suas propriedades de fixação e é capaz de prejudicar a saúde.

O adesivo de vidro é muito eficaz e é usado para uma ampla variedade de aplicações. Para obter bons resultados ao usar a substância, você deve seguir claramente as recomendações básicas. Recomenda-se seguir as instruções de segurança.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha