Descrição e uso da cola de poliuretano UR-600, instruções de uso
Os adesivos são populares no dia a dia, amplamente utilizados na indústria automotiva, na produção de móveis e calçados. A cola "UR-600" tem vantagens sobre outras marcas em termos de qualidade e força adesiva, resistência a ambientes agressivos, temperaturas extremas e ausência de aditivos tóxicos. Embalagem conveniente e longa vida útil completam a lista de propriedades positivas da cola.
Descrição e função do adesivo
A cola "UR-600" é uma solução de borrachas de poliuretano em acetato de etila e acetona na proporção de 1: 1 sem outros aditivos. O adesivo é transparente e não deixa vestígios quando seco. "UR-600" é utilizado na fabricação de:
- mobília;
- carros;
- janelas de plástico;
- na produção, reparação de calçado e marroquinaria;
- para as necessidades domésticas.
A cola conecta firmemente os produtos:
- PVC;
- borracha;
- couro (natural e artificial);
- Plástico;
- poliuretano;
- acrílico;
- papel;
- cartão;
- tecidos;
- fibra de vidro;
- aglomerado;
- Elastómero termoplástico;
- metal.
As embalagens de 750 mililitros a 20 litros são convenientes para uso no trabalho e em casa.
Características da marca
A cola "UR-600" refere-se a composições multifuncionais, pois possui boas propriedades adesivas para a maioria dos materiais.O adesivo entra em contato com as superfícies para formar uma junta forte, elástica e incolor. A conexão resiste a tensões dinâmicas (vibrações), exposição atmosférica: ultravioleta e alta umidade.
O adesivo não reage:
- com água;
- álcalis;
- ácidos fracos;
- Gasolina;
- óleos.

As propriedades adesivas da cola não mudam com a queda de temperatura de -50 a +120 graus. Devido às características listadas, o "UR-600" pode ser usado tanto para trabalhos externos quanto internos.
"UR-600" não requer o uso de componentes adicionais na forma de endurecedor, não contém tolueno tóxico. A cola comprada está pronta para uso.
A densidade da composição varia de 0,87 a +/- 0,20 gramas por centímetro cúbico. A viscosidade relativa (fluidez) do VZ-246 corresponde a 120 segundos. Refere-se ao tempo durante o qual parte da composição adesiva se presta a uma distribuição uniforme na superfície do material. A cola espessa é diluída na consistência desejada com acetona.
A resistência da costura especificada pelo fabricante é obtida após a aplicação duas vezes do composto nas superfícies de contato. O intervalo de tempo entre a aplicação das camadas é de 10 a 30 minutos, dependendo do método de aplicação. O tempo de cura total também depende do método de aplicação: frio ou quente. No primeiro caso, esse período dura 24 horas, no segundo - 4 horas.
A cola é armazenada e transportada em um recipiente bem fechado a uma temperatura de 5 a 40 graus Celsius. Em temperaturas mais baixas, o adesivo perde sua viscosidade. Para restaurá-la, a composição é colocada em uma sala quente ou água morna aquecida a + 10 ... + 40 graus, mexendo sempre.A vida útil do "UR-600" é de 5 anos.
Regras e instruções de uso
As superfícies do material devem ser preparadas antes da colagem:
- eliminar a contaminação;
- lixamento (poroso);
- desengordurar;
- seco.

A acetona é usada para desengordurar. Papel, bases de tecido são limpas de poeira. O plexiglass é lavado com detergente para louça e enxaguado com água limpa. Ferrugem e incrustações são removidas de produtos de metal usando ferramentas e dispositivos de moagem. As superfícies são polvilhadas, lavadas com acetona. Superfícies feitas de poliuretano, PVC, lascas de madeira, fibras de madeira são limpas com um desengraxante. Couro (natural, artificial), a borracha é lixada sem tratamento adicional com acetona.
Dois métodos de colagem são usados:
- Frio. Uma camada de cola de 1 a 2 mm de espessura é aplicada nas superfícies preparadas e mantida por 10 a 15 minutos, dependendo da temperatura ambiente ou externa. Em seguida, uma segunda camada é aplicada e seca por 3-5 minutos. As superfícies são pressionadas juntas com esforço por 1-2 minutos. O endurecimento final terminará em um dia, após o qual o produto poderá ser usado.
- Quente. A cola é aplicada em uma camada fina e uniforme e seca por 15 a 30 minutos. Com a ajuda de um secador de cabelo (doméstico ou de construção), as superfícies a serem coladas são aquecidas a 70-100 graus, após o que são pressionadas firmemente uma contra a outra por 2-3 minutos. O processo de cristalização terminará em 4 horas.
A colagem a quente é usada para borracha, metal e couro artificial. Em outros casos, o método de soldagem a frio é usado. A qualidade da costura não depende do método de colagem. A diferença está no consumo da cola: com o método a frio, consome-se o dobro.O método quente é geralmente usado em grandes superfícies. Se materiais de composição diferente forem colados (plexiglass-metal, tecido-metal, tecido-PVC), o método a frio é usado.
dicas adicionais
Apesar da ausência de componentes tóxicos na composição da cola UR-600, é necessário colar, principalmente grandes áreas ou superfícies quentes, em ambiente ventilado. Para isso, deve ter ventilação natural ou artificial.

O trabalho deve ser feito com luvas para proteger a pele da exposição à acetona. É mais conveniente trabalhar com a composição com pincéis de flauta, cujo tamanho depende do tamanho da área tratada. No final da colagem, a ferramenta é lavada com acetona e seca. As mãos são cuidadosamente lavadas com sabão.
Armazene os recipientes com cola subutilizada em um recipiente bem fechado a uma temperatura de +10 a +25 graus em uma sala onde crianças e animais não tenham acesso. Durante o armazenamento, não é permitida a proximidade de chamas, aquecedores, luz solar direta, pois as borrachas de poliuretano são inflamáveis.
A cristalização da composição, se o prazo de validade não for excedido, não afeta as propriedades adesivas. O recipiente com cola é colocado em banho-maria a uma temperatura de até 70 graus. Após 10-60 minutos (dependendo da quantidade da composição), a cola é misturada com bastão de madeira/vidro até ficar homogêneo.
"UR-600" supera outros adesivos na qualidade da junta para produtos de PVC e borracha. A peculiaridade da composição permite-lhes criar ligações monolíticas, que são utilizadas com sucesso na reparação de barcos, botas, malas. Isso ocorre porque as borrachas de poliuretano fazem parte da borracha e do cloreto de polivinila.A presença de acetona na cola suaviza a estrutura dos produtos originais e promove a adesão de substâncias homogêneas.


