Os 6 principais tipos de tinta acrílica e qual a diferença com a tinta acrílica, regras de aplicação
As obras exteriores e interiores requerem a utilização de diferentes materiais de acabamento. Em particular, isso se aplica a pinturas. Para a rua, são necessários compostos que resistam a muitos anos de exposição à precipitação atmosférica, enquanto as obras internas impõem requisitos menos rigorosos a esses materiais. Nesse sentido, as tintas acrílicas ganharam popularidade especial entre os instaladores, que podem ser usadas em várias condições.
Descrição e características da tinta acrílica
Essas tintas são baseadas em uma dispersão de copolímero de acrilato. O produto inclui:
- a água;
- um solvente que fornece a viscosidade desejada;
- pigmento de coloração;
- látex, vinil e estireno;
- coalescente que liga todos os componentes da tinta;
- um espessante que permite obter a consistência desejada da composição;
- conservante antioxidante;
- anticongelante que evita o espessamento e o congelamento prematuro pelo frio.
Graças a esta composição, as tintas acrílicas não mudam de cor por vários anos e são seguras para os seres humanos.Ao mesmo tempo, o material pode suportar um aumento de temperatura de apenas +26 graus. Esta desvantagem é compensada por vários aditivos que são introduzidos no acrilato. Componentes adicionais conferem à tinta as seguintes características:
- resistência à chama aberta;
- secar rapidamente (dentro de 1-3 horas);
- ampla paleta de tons;
- elasticidade;
- resistência a agentes de limpeza;
- longa vida útil (até 10 anos).
Entre as características marcantes das tintas de acrilato está a capacidade da composição, após a secagem, de não alterar suas propriedades originais em condições de alta umidade, com mudanças de temperatura e luz solar direta.
O que é diferente do acrílico
Ambos os tipos de tintas são à base de poliacrilato. Os copolímeros são introduzidos na composição dos materiais acrilatos, que conferem propriedades adicionais:
- aumento da viscosidade;
- aumento da permeabilidade ao vapor;
- aumento de densidade e assim por diante.

Além disso, dependendo do tipo de componentes adicionais, o escopo das tintas e vernizes muda. Caso contrário, a diferença entre compostos acrílicos e acrilatos não é perceptível.
aplicativos
O acrilato pode ser usado para colorir:
- carrocerias;
- drywall;
- bebida;
- concreto;
- tijolos;
- papel de parede e outros materiais.
Mas devido ao fato de que as superfícies expostas a vários fatores precisam ser tratadas, o escopo de aplicação das tintas acrílicas depende diretamente do tipo de componentes que compõem a composição. De acordo com este parâmetro, o material é dividido em vários tipos.
AK-1180

A tinta AK-1180 é adequada para uso externo e interno. O material seca rapidamente. Este processo não leva mais de uma hora.
AK-2180

Devido a essas características, a composição do AK-2180 é mais barata que a do AK-1180.
AK-111

A mistura AK-111 é baseada em látex, graças ao qual o material adquiriu as seguintes propriedades:
- resistência ao gelo;
- resistência ao estresse mecânico;
- longa vida útil com preservação das propriedades originais (até cinco anos);
A principal desvantagem da mistura AK-111 é que o material requer adesão precisa à tecnologia de aplicação. Além disso, esta composição seca rapidamente (em uma hora a uma temperatura de +20 graus) e é adequada para o processamento de fachadas de edifícios.
AK-114

O tempo de secagem depende das condições de trabalho, mas dura em média 1 hora. Em comparação com os produtos acima, a mistura AK-114 não difere em desvantagens significativas.
AK-101

A mistura AK-101, devido às propriedades especificadas, é adequada para o processamento de estruturas de madeira. Este último, após a aplicação da tinta, continua a "respirar".
AK-449

A mistura AK-449 não é usada para trabalhos externos.
Modo operacional
A aplicação de tintas acrílicas é realizada de acordo com um algoritmo específico e sujeita a uma série de condições. Este último fator é considerado importante, pois sem seguir as recomendações do fabricante, a camada seca não adquire as propriedades descritas acima.
Ferramentas e materiais necessários
A quantidade de tintas e vernizes a comprar depende tanto do tipo de composição como da área de trabalho a realizar. Em média, o tratamento de superfície requer 300-400 mililitros de tinta por 1 m2. Parâmetros mais precisos são indicados no recipiente com o material.
Além disso, é recomendável adquirir um primer e um antisséptico. Este último será necessário nos casos em que as estruturas de madeira são pintadas. Um anti-séptico protegerá a superfície de mofo e bolor.
Além disso, para realizar esses trabalhos, você precisará de um conjunto de pincéis e rolos de tamanhos diferentes. No caso em que o teto e as paredes altas são pintadas, é necessária uma escada. E se você planeja processar grandes áreas, é recomendável adquirir (alugar) um pulverizador de tinta.
Preparação da superfície
Antes de pintar é necessário;
- limpe a superfície de tintas velhas;
- remover a contaminação oleosa com acetona ou outros compostos semelhantes;
- remover poeira e outros contaminantes;
- nivelar a superfície.

Depois de concluir as ações descritas, é necessário preparar a superfície e aplicar um anti-séptico.
Preparação da solução
A composição de coloração é diluída de acordo com as recomendações do fabricante. É impossível dar conselhos gerais sobre como misturar corretamente. Isso se deve ao fato de o tipo de tinta ser selecionado levando em consideração as características do trabalho atual. Em alguns casos, a composição original deve ser misturada não só com o pigmento, mas também com água, que dará a viscosidade necessária.
Além disso, o procedimento de preparação da tinta acrílica depende do tipo de material. Para o processamento de madeira, são utilizados compostos que não são adequados para concreto, etc.
Tingimento
As tintas acrílicas são aplicadas da mesma forma que ao trabalhar com outros materiais semelhantes. Recomenda-se trabalhar com tal composição em temperaturas de +5 a +20 graus e em condições de umidade média (em alta umidade, é utilizado um material especializado).
Após a mistura, a solução deve ser aplicada imediatamente. Se houver previsão de interrupção do trabalho, os recipientes devem ser fechados, pois os compostos acrílicos secam rapidamente. Recomenda-se aplicar a tinta em 3-4 camadas, esperando 1-2 horas de cada vez.
Conclusão
Ao final da obra, recomenda-se inspecionar as paredes pintadas (teto, piso, etc.) . Se necessário, após a secagem, a superfície pode ser retraída. Graças a isso, você pode tornar a sombra mais rica.

As sutilezas de escolher a tinta
Ao escolher uma tinta acrílica, você deve prestar atenção às seguintes características:
- Opacidade. Um parâmetro que mostra o quão bem o material é capaz de cobrir a tonalidade da superfície tratada.
- Brilho fosco ou brilhante. Exibe as características do material processado. Uma superfície fosca esconde pequenas falhas, uma superfície brilhante aumenta visualmente o volume da sala.
- Resistência à umidade. Parâmetro que permite saber se as superfícies podem ser lavadas após a pintura.
- O grau de adesão. Indica a natureza da adesão à superfície e, portanto, indica a vida útil do material.
Se as superfícies de madeira forem pintadas, recomenda-se dar preferência a formulações que contenham antissépticos. Este último evitará o aparecimento de mofo e bolor.


