Os 5 principais tipos de tinta para telhados metálicos e trabalhos com ferrugem e como aplicá-los
Sem tratamento adicional, todo o metal eventualmente fica coberto com vestígios de ferrugem. Isto é especialmente verdadeiro para materiais de cobertura que estão constantemente em contato com o meio ambiente. Portanto, encontrar a tinta de telhado de metal certa para combater a ferrugem é tão importante. Além disso, recomenda-se processar o telhado com esses materiais a cada 10 anos.
Requisitos para pintura de telhados
A pintura do telhado deve atender aos seguintes requisitos:
- resistência à precipitação e outros fatores adversos;
- elasticidade suficiente;
- a capacidade de expandir quando aquecido sem perder suas propriedades originais;
- cor uniforme que não desbota sob a influência da luz solar;
- adequado para vários tipos de materiais de cobertura, incluindo metal ferroso.
Uma qualidade importante da pintura do telhado é a presença de propriedades anticorrosivas. Para processar o telhado, recomenda-se o uso de materiais que possam ser aplicados em temperaturas baixas (mas não negativas).
Variedades de formulações usadas
Vários instaladores não recomendam o uso de tintas alquídicas e a óleo, bem como materiais à base de água para coberturas.Isso se explica pelo fato de que, após a secagem, a superfície permanece inelástica. No entanto, as tintas a óleo e alquídicas modernas contêm aditivos que eliminaram essa desvantagem.
Óleo
As tintas a óleo são populares porque são mais baratas do que outros materiais de acabamento semelhantes. Esse revestimento é geralmente aplicado a telhados metálicos durante a fase de fabricação para proteção de transporte. No entanto, não é recomendado o uso de tais composições para pintar o telhado, pois tais produtos:
- não crie a proteção necessária para o telhado;
- baixa elasticidade, pelo que o material começa a rachar na primeira temporada;
- escurece cedo como os pigmentos são destruídos pelo sol.

Apesar do exposto, a vida útil do revestimento é de 3 a 5 anos. Depois disso, o telhado deve ser repintado.
alquídico
As vantagens das tintas alquídicas incluem uma ampla paleta de tons. No entanto, este material tem várias desvantagens. A principal desvantagem de tais composições é o rápido desbotamento ao sol. Além disso, as composições alquídicas sem aditivos especiais não diferem no aumento da elasticidade e, portanto, racham cedo.
Apesar do exposto, essas tintas e vernizes podem ser usados para coberturas. Porém, para esses fins, recomenda-se a compra de misturas alquídicas-uretano, que evitam a ocorrência de corrosão profunda. Você também deve considerar a opção com um produto da marca Zinga. Essas tintas alquídicas contêm zinco, que protege o telhado contra influências externas por 10 anos.
Acrílico
Os compostos acrílicos são mais utilizados para coberturas, pois criam um revestimento elástico e durável, cuja vida útil chega a 10 anos.Esses materiais são mais caros do que o petróleo ou os materiais alquídicos. Mas essa desvantagem é atenuada pela durabilidade do revestimento.
As vantagens das composições alquídicas incluem propriedades adesivas aumentadas. O material pode ser aplicado em metal sem primer prévio. Se necessário, uma superfície já pintada é tratada com compostos alquídicos. Neste caso, apenas a pintura descascada ou rachada deve ser removida.

borracha acrílica
Este produto é considerado ideal para coberturas. As tintas de borracha são caracterizadas pelas seguintes características:
- resistência ao calor;
- Resistência à umidade;
- adesão aumentada;
- a cor permanece com a exposição prolongada ao sol;
- fornecer proteção contra corrosão de metal;
- elasticidade aumentada, devido à qual o revestimento pode suportar temperaturas extremas.
As tintas alquídicas de borracha têm uma vida longa. O material é fácil de aplicar e não emite odores desagradáveis. Após o processamento, forma-se no telhado uma camada que resiste ao estresse mecânico e evita o desenvolvimento de microrganismos e mofo. Este material é adequado para pintar vários tipos de metal.
Serebryanka
Serebryanka é um pó de alumínio finamente disperso que é primeiro misturado com verniz. Neste último, antes da aplicação na superfície, adiciona-se um solvente para obter a consistência desejada.
Esta composição confere à prata as seguintes propriedades:
- o revestimento é durável e não descasca com o tempo;
- fornece proteção contra influências externas;
- após a secagem, forma-se uma camada que repete a textura da base;
- a vida útil com contato constante com a água é de 3 anos (média - 7 anos);
- resistência a temperaturas extremas;
- não tóxico;
- seca rapidamente.
A prata não pode ser usada perto de fontes de fogo abertas: o recipiente que contém a tinta pode explodir.

Ferramentas necessárias para o trabalho
Para pintar o telhado, é recomendável usar todas as ferramentas disponíveis usadas nesses casos:
- Pincéis. Necessário para pintar peças pequenas, transições e juntas. Ao processar o telhado, recomenda-se o uso de escovas de crina com diâmetro de 6-6,5 cm, que deixam menos estrias.
- Skate. Usado para pintar grandes áreas de difícil acesso. Recomenda-se levar rolos dobráveis para que seja possível atualizar rapidamente a ferramenta e com cerdas finas.
- Pulverizar. Esta ferramenta permite uma distribuição uniforme da tinta na superfície, reduzindo assim o consumo de material. Além disso, os pulverizadores aceleram o trabalho realizado.
Sapatos com sola de feltro são recomendados. Este material é antiderrapante e não danifica estofos novos.
Procedimento de pintura do telhado
Antes de pintar o telhado, você deve:
- remover tinta velha;
- sujeira limpa;
- limpe a ferrugem;
- enxágue e seque o ferro;
- aplique um primer (se necessário).
Recomenda-se realizar o trabalho em um dia claro, pois o sol permite ver pequenos defeitos e resíduos de ferrugem. Deve ser pintado em temperaturas de +10 a +25 graus (as condições ideais são indicadas na embalagem com a tinta).

Novo telhado de metal
Um novo telhado de metal é pintado de acordo com o seguinte algoritmo:
- A camada de tinta a óleo aplicada durante a produção é removida.
- Uma área discreta está sendo processada. Isso é feito para avaliar se a tinta é adequada para um determinado metal e a cor escolhida.
- A primeira camada é aplicada.
- Depois que a primeira camada seca, a segunda e a próxima são aplicadas (conforme recomendações do fabricante do material de tinta e verniz).
O tempo de secagem depende das propriedades da tinta escolhida. Basicamente, leva 12 horas. Durante a primeira semana após a pintura, deve-se evitar o contato da tinta aplicada com a água.
telhado de ferro velho
A pintura do antigo telhado de ferro é realizada de acordo com o mesmo algoritmo do novo. Mas, neste caso, o telhado deve ser preparado independentemente das recomendações do fabricante da tinta e do verniz. Você também precisa limpar o metal da ferrugem e outros defeitos.
Ao processar esse telhado, é recomendável aplicar uma pequena quantidade de tinta em uma área discreta. Após a secagem em metal antigo, o material nem sempre adquire a tonalidade desejada.
Ardósia
Para ardósia, você pode usar tintas à base de água, silicone ou compostos acrílicos. Esse telhado também é pré-preparado. Recomenda-se pintar a ardósia no chão usando pulverizadores e pincéis com cerdas duras.
Rolos não são usados neste caso. Isso ocorre porque a ardósia tem uma superfície ondulada. Portanto, é impossível pintar uniformemente todo o telhado com um rolo.
Medidas de precaução
Ao pintar o telhado, os instaladores devem usar uma corda para prender seus corpos a um suporte confiável. Recomenda-se realizar o trabalho com respirador e roupa de proteção, independentemente do tipo de ferramentas e materiais utilizados. Se possível, deve ser pintado de uma escada, ou a composição deve ser aplicada no telhado colocado no chão.


