As 6 principais aplicações de spray e técnicas de pintura necessárias
A técnica de pulverização original é recomendada para crianças cansadas de pintar da maneira usual e para adultos engajados em artes visuais e decorativas. O método permite diversificar, tornar os desenhos mais simples e primitivos mais interessantes e memoráveis. Não requer habilidades artísticas e materiais caros; mesmo aqueles que não sabem desenhar podem lidar com respingos de tinta.
Informações técnicas gerais
A pintura em spray é um método de desenho simples, mas divertido, que envolve borrifar tinta em pequenas e grandes gotas na superfície do papel. Em crianças pequenas, o spray não é obtido na primeira tentativa, é preciso treinar. Mas a técnica é tão original e emocionante que traz prazer à criança, desperta o interesse pela atividade criativa, desperta a imaginação e o desejo de experimentar. Com a aquisição de habilidades suficientes, belos desenhos são obtidos até mesmo por uma criança que antes se recusava a desenhar por incapacidade.
A técnica de pulverização é útil porque:
- desenvolve habilidades motoras finas, melhora a sensibilidade tátil;
- melhora o olho;
- desenvolve a capacidade de construir composições corretas no papel, de perceber o representado de forma holística;
- melhora as habilidades artísticas;
- torna o artista mais atento, escrupuloso, diligente, observador;
- dá a capacidade de sentir estilo e harmonia, de responder emocionalmente à beleza.
Vantagens e desvantagens
O bom da técnica de spray é que:
- não requer habilidades artísticas, é fácil de dominar;
- ajuda a lidar com a execução do desenho, mesmo com total incapacidade de desenhar;
- desenvolve a criatividade;
- não requer muito tempo, materiais complexos e caros;
- adequado para combinar com outras técnicas artísticas.
A única desvantagem da pulverização é a inevitável contaminação do espaço de trabalho. No processo de trabalho, os respingos voam em direções diferentes, de modo que a mesa, as roupas e os objetos ao redor ficam manchados. Você precisa pintar com spray em roupas velhas, que não tem medo de jogar fora, e em avental de oleado.
Para tornar o processo de pintura menos confuso, você pode espalhar um oleado largo sobre a mesa, borrifá-lo sobre a pia ou colocar uma folha de papel com uma foto em uma caixa com laterais altas.

O que você precisa para trabalhar
Para pintar usando a técnica de spray, você precisa preparar:
- pintura (aquarela, guache, acrílico, qualquer outra);
- papel de paisagem ou cartão decorativo;
- um copo de água limpa;
- escovas ou escova de dentes;
- tesoura ou cortador de papel;
- estênceis de papel ou folhas secas, flores, galhos;
- lápis simples;
- regra;
- palito plano (por exemplo, sorvete).

As principais etapas do trabalho
Antes de trabalhar na técnica de spray, a tinta é diluída em água em um copo separado para adquirir uma consistência cremosa.
Para fazer respingos com tintas no papel, siga as etapas:
- Umedeça o pincel com água. O excesso de líquido é espremido para evitar manchas.
- Uma pequena quantidade de tinta diluída é retirada com um pincel.
- A escova é pega com os dedos da mão esquerda, o bastão com a direita.
- Segurando o pincel na folha de papel com o pelo longe de você, passe rapidamente o bastão pelas vilosidades em sua direção. Isso vai borrifar no papel.
A técnica de spray permite alterar o tamanho e a forma das gotas sobre o papel alterando a distância entre a mão e o desenho, aumentando e diminuindo o ângulo de inclinação do pincel em relação à escrivaninha, aumentando ou diminuindo diminuindo a nitidez dos movimentos com uma pasta.

Como fazer gotas do tamanho e formato desejados:
- pontos arredondados são obtidos quando as gotas voam perpendicularmente à superfície de trabalho;
- projeções alongadas na forma de linhas paralelas são feitas por pulverização em um ângulo agudo;
- listras alongadas e caoticamente direcionadas são obtidas batendo a base de madeira do pincel em uma vara no papel;
- pequenas gotas são formadas batendo uma pequena quantidade de tinta no pincel, movendo o bastão ao longo das vilosidades suavemente, com calma, suavemente;
- grandes respingos são obtidos se você pegar muita tinta no pincel, mover o bastão ao longo das vilosidades de forma intensa e forte.
Métodos de aplicação
Graças à facilidade de aprendizado e ao resultado interessante, a pulverização é usada além de uma variedade de técnicas de artes plásticas e artesanais.A técnica de pulverização é adequada não só para dar originalidade aos desenhos infantis, mas também para criatividade séria: criar decoupage, acessórios e itens de guarda-roupa, itens de interior.
Com estênceis
A técnica de respingos geralmente envolve o uso de estênceis para criar um design. Eles são colocados no papel, a tinta é pulverizada por cima. Quando a tinta secar, remova cuidadosamente o estêncil.
Existem dois tipos de estênceis:
- vazio, cortado por dentro, então uma figura com arestas vivas, feita de muitas gotas, permanece na folha de papel;
- preenchido, cortado ao longo do contorno do papel, a figura no papel permanece vazia e um fundo é criado a partir dos respingos ao seu redor.
Os estênceis são melhor cortados de papelão resistente para que durem mais. Você pode criar um spray de estêncil multicamadas. Os estênceis preenchidos são colocados primeiro na folha, só são retirados após a finalização do desenho, para que as figuras fiquem limpas. A primeira camada do fundo é borrifada com tinta da cor mais clara. Depois que o fundo secar, os estênceis são adicionados e a tinta mais escura é pulverizada. Em seguida, coloque o terceiro lote de estênceis, polvilhe com a cor mais escura. Quando tudo estiver seco, os estênceis são removidos.

Obtenha o efeito de neve
A técnica de splash permite criar o efeito de flocos de neve caindo, para isso são utilizados estênceis preenchidos, deixando um fundo que é um céu de inverno. Uma paisagem de inverno pintada é coberta com pequenos pontos de tinta branca.
Refinamento de outros designs
Se a natureza morta ou paisagem se revelar desinteressante, desbotada, pode ser apimentada com a técnica de pulverização.Especialmente belas e suculentas são as aquarelas, complementadas com gotas salpicadas descuidadamente. O spray é usado para fazer, por exemplo, gotas de orvalho em um buquê de flores ou folhas caindo em uma paisagem de outono.

Criação de plano de fundo
Na fabricação profissional de produtos decorativos, o spray é frequentemente usado para criar um fundo para silhuetas de várias formas. A técnica é popular na criação de decoupage, quando partes secas de plantas, chaves, moedas, corações cortados de papelão, etc. são aplicados na superfície do produto e depois pulverizados com tinta. Os elementos utilizados devem ser pequenos e não muito abobadados, caso contrário a tinta pulverizada escorrerá e formarão manchas.

Aplicação de tinta
O papel decorativo de uma cor pode ser tingido ou marmorizado. Ao mesmo tempo, combine uma variedade de tons. Folhas coloridas são adequadas para criar elementos de apliques.

Outras opções
A combinação de spray grátis e estêncil é impressionante. Além disso, esta técnica é popular não apenas na pintura clássica, mas também na criação de imagens gráficas de computador.

Os artesãos costumam usar a técnica de pó para dar aos itens decorativos o efeito de velhice, antiguidades. O resultado são lindas peças de estilo vintage e retrô. Parece que o produto foi respingado com algo há muito tempo. Com um splash, é fácil criar um gradiente - uma transição suave de uma cor para outra.
Como usar uma escova de dentes para pulverizar
Se você não tiver uma escova com cerdas elásticas, pode usar uma escova de dentes desnecessária.Com sua ajuda, obtêm-se gotas puras e uniformes, o processo de pulverização é realizado rapidamente e a tinta líquida espessa é aplicada com beleza, sem misturar tons escuros e claros.
O desenho fácil e confortável é garantido por cerdas rígidas e resilientes densamente aderidas. Portanto, a técnica de desenhar com escova de dentes é muito procurada no jardim de infância para ensinar as crianças a trabalhar com aquarelas e tintas guache.
Para as crianças, a técnica de escovação é divertida, elas encenam com prazer:
- animais, insetos, pássaros, árvores, buquês, objetos (usando estênceis);
- fundo estrelado, chuvoso, nevado ou abstrato para composição futura;
- mar, floresta ou paisagem montanhosa, o céu nas nuvens.
Uma reviravolta interessante na técnica de spray é untar o pincel com duas cores de tinta. Então, ao pulverizar, obtém-se um fundo bicolor, adequado para criar paisagens e naturezas mortas. O design escovado é visualmente tridimensional. A técnica permite não só fazer salpicos clássicos, mas também dar uma imagem “fofa” ou “espinhosa”.

dicas para iniciantes
Se não houver experiência em pulverização, é melhor praticar com tinta clara em uma folha de papel escuro antes de criar uma imagem. A técnica é simples, a habilidade aparecerá rapidamente.
Para fazer um trabalho criativo decente sem estragar tudo, você deve seguir as seguintes recomendações:
- É aconselhável usar vários pincéis ou pincéis em trabalhos complexos. Se houver apenas uma ferramenta, antes de aplicar tinta de cor diferente, as cerdas devem ser bem lavadas.
- Para não estragar o produto decorado com salpicos, deve-se aplicar imediatamente verniz acrílico na superfície acabada. Isso evitará que movimentos acidentais dos dedos e manchas estraguem o trabalho. As manchas podem ser facilmente removidas da superfície envernizada com uma toalha.
- Você deve sempre ter em mente em qual direção mover o bastão ao longo das cerdas. Caso contrário, os respingos não cairão no papel, mas no rosto do artista.
- Você não pode exagerar na espessura da solução de coloração, senão ela não vai borrifar bem, e as gotas no papel vão ficar convexas, vão demorar muito para secar. E a tinta excessivamente diluída não gruda, após a pulverização começará a se espalhar na folha de papel, fundindo-se em manchas.
- Para aplicação em spray, são usadas cores brilhantes. Para evitar que a imagem fique sombria e opaca, é aconselhável adicionar um pouco de tinta branca à cor principal.
Aprender o método de pulverização é útil tanto para uma criança quanto para um adulto interessado em artes plásticas e decorativas. Uma técnica simples que requer treinamento mínimo e baixo custo permite criar uma decoração original de interiores e presentes.


