Tipos de tintas para madeira e como aplicar compostos dentro e fora de casa
Uma tinta ou verniz especial para madeira ajuda a proteger a árvore da água, raios ultravioleta, atividade microbiana, fungos e insetos. Essas tintas e vernizes têm altas propriedades decorativas. O uso de tintas e vernizes (principalmente transparentes) não só protege a madeira, mas também revela a verdadeira beleza da madeira natural.
A necessidade de pintar uma casa de um bar
Ao construir uma casa a partir de uma barra (maciça ou colada), torna-se necessário pintá-la. Afinal, esse material de construção nada mais é do que uma tora com superfície serrada nos quatro lados. Colado - consiste em tábuas serradas, secas e coladas. A madeira tem seção quadrada ou retangular com largura de 10 cm e comprimento de 2 a 9 metros ou mais. As casas são construídas a partir deste material de construção, são feitas divisórias e paredes dentro dos edifícios. Feixe é usado em vigas de suporte, ripas, risers.
A madeira que não foi tratada com um revestimento tende a absorver a umidade.A água que penetra no interior leva ao apodrecimento da madeira. Sob a influência da umidade, desenvolvem-se mofo e fungos, além disso, o ar é deslocado dos microporos da madeira, que é um isolamento natural e mais eficaz. Como resultado, as propriedades de isolamento térmico da árvore se deterioram.
Em madeira solta exposta a fungos, formam-se manchas de podridão e rachaduras. Os insetos podem se instalar em uma árvore desprotegida e se mudar para lá. Estruturas danificadas por umidade, fungos, insetos podem levar a uma emergência. Esta madeira não pode ser reparada e restaurada. Por isso é importante pintar uma casa de madeira, principalmente na parte externa. É aconselhável tratar a madeira antes da pintura com inseticidas, fungicidas contra insetos e fungos, bem como retardadores de chama para proteção contra incêndio.
Razões para pintar uma casa de um bar:
- proteção contra umidade, poeira, raios ultravioleta;
- proteção contra fungos e insetos;
- para um aspecto mais decorativo;
- para simplificar a manutenção durante a operação.
Quais composições de coloração são usadas
Várias tintas e vernizes são usados para pintar madeira. O principal na hora de escolher uma tinta é a capacidade de pintar a madeira. As características e a finalidade de cada tinta geralmente estão escritas no rótulo, na embalagem ou nas instruções.
Tintas e vernizes são divididos em dois tipos:
- transparente (vernizes, impregnações) - enfatiza a beleza da árvore;
- opaco (tintas) - dá um revestimento contínuo.
tintas
Para pintar madeira, são adequadas tintas à base de água ou solvente (óleo secante), com a adição (se necessário) de acrilatos, pigmentos, resinas e cargas diversas.Esses materiais de pintura são fáceis de usar, além disso, têm um longo período de proteção (mais de 10 a 20 anos).
Óleo
São formulações totalmente prontas para uso de várias cores à base de solvente orgânico (óleo secante). As tintas a óleo têm um cheiro pungente e um longo tempo de secagem. Eles formam um filme brilhante durável na madeira.

Cera
A composição das tintas de cera inclui necessariamente cera natural (cera de abelha, carnaúba) ou produtos da indústria petroquímica. Tais componentes são capazes de formar uma película protetora contra a umidade na superfície da madeira. As tintas de cera podem conter óleo de linhaça, cânhamo ou tungue, óleo secante, terebintina, resina de coníferas.

Acrílico
A composição da tinta acrílica inclui materiais poliméricos que se dissolvem facilmente na água, além de cargas e pigmentos. Geralmente esses materiais de pintura são brancos. Matizado a pedido do comprador em qualquer tom. Tintas e vernizes à base de água são diluídos com água. Aplicar sobre a superfície a rolo, pistola ou pincel.Depois que a água evapora, uma película protetora permanente se forma na barra.

Silicato
É uma tinta mineral durável com vidro líquido em sua composição. Alguns materiais de pintura também usam resinas de organossilício. Usado principalmente para obras de fachada.

solúvel em água
São tintas à base de água (silicone, silicato) ou à base de água (acrílico, látex). Na composição de tais materiais de pintura existem aditivos poliméricos, que após a evaporação da água formam uma película estável de proteção contra a umidade, além de endurecedores e pigmentos.

Sortudo
Para dar brilho à madeira, são utilizados vernizes para madeira contendo resinas, óleos, compostos orgânicos. Esses materiais de pintura geralmente têm uma composição transparente e uma consistência viscosa. Após aplicação na madeira e secagem, formam uma película brilhante e durável.
Álcool
Esses materiais de tinta secam muito rapidamente, pois contêm não apenas resinas, mas também álcool etílico que evapora rapidamente. Após a aplicação, forma-se uma película brilhante na superfície.

Acrílico
São materiais de pintura à base de água (dispersão acrílica) com plastificantes na composição. Seca em apenas 2-3 horas. Pode ser usado para trabalhos de interiores e fachadas, inclusive em madeira úmida.

Poliuretano
São vernizes com resinas e endurecedores na composição. Eles geralmente são usados para trabalhos de fachada. Eles se distinguem por um longo período de endurecimento final (2-3 semanas) e alta resistência.

alquídico
É um tipo de verniz à base de solvente, resina alquídica e dessecante. A composição sintética desses materiais de pintura confere ao revestimento resistência à abrasão e resistência. Eles são usados para trabalhos de fachada e interiores.

Óleo
São vernizes com óleos, resinas e compostos orgânicos na composição. Esses materiais de pintura têm uma consistência espessa. É difícil aplicá-los na madeira com um pincel.Após o envernizamento, forma-se uma espessa camada transparente com tonalidade amarelada.

Nitrocelulose
São semelhantes aos vernizes alquídicos, apenas essas tintas e vernizes secam mais rápido. A composição contém resinas, nitrato de celulose, plastificante, solvente. Eles raramente são usados para trabalhos de fachada.

Preparando as paredes para a pintura
Antes de pintar, a madeira e a superfície (parede, divisória) devem ser cuidadosamente preparadas para isso. Via de regra, a pintura da madeira é realizada após a conclusão dos trabalhos de construção ou instalação. A temperatura do ar desejada é de +10 graus Celsius e acima. Não é recomendado realizar a preparação e reparo de robôs em condições de alta umidade.
Limpeza de superfície
Em primeiro lugar, a madeira deve ser limpa de sujeira e poeira. É aconselhável limpar as manchas de óleo e alcatrão com um solvente. Qualquer contaminação pode afetar a qualidade do acabamento. Se houver alguma pintura velha rachada, remova-a completamente com uma esponja abrasiva de grão médio. Reparos parciais podem ser feitos com uma pequena área de destruição, com a mesma composição usada para a pintura inicial da madeira. Em qualquer caso, a superfície deve estar limpa e lisa antes de pintar.
Lixamento grosseiro
É aconselhável adquirir um moedor ou moedor com diferentes discos abrasivos, lixa para moer madeira.A espessura da camada de madeira removida depende do número de grãos (de 40 a 220) do abrasivo, quanto maior, mais fino o grão. Recomenda-se lixar a madeira antes de pintar ou envernizar as paredes. A moagem é realizada somente após a madeira estar completamente seca. Um respirador e óculos são usados para proteger o sistema respiratório e os olhos. Um aspirador de pó é usado para remover a poeira.

Com a ajuda de esmerilhamento grosso e bicos de grão grosso (número 40-60), a camada superior é removida, a superfície é nivelada e vários defeitos são removidos. No processo de trabalho, você terá que trocar o abrasivo várias vezes. Os bicos geralmente ficam entupidos com pequenos pedaços de madeira. Após o lixamento, a superfície deve ser limpa de poeira.
Seleção e aplicação de um anti-séptico como camada protetora
Após a retificação da madeira (bicos de grão grosso médio), são utilizados anti-sépticos antes da retificação fina. A madeira é tratada com compostos especiais com propriedades inseticidas e fungicidas. Também é desejável realizar o tratamento com um retardador de chama retardador de chama.
Moagem média
Após lixamento grosso, passam sobre a superfície da madeira com bico abrasivo de granulação média (número 100). Essa retificação é usada em trabalhos de restauração quando é necessário remover a camada antiga de tinta antes de pintar novamente.
Preenchimento
Um elemento obrigatório antes da pintura é o primer. A escolha do primer depende da composição do futuro revestimento de acabamento (tinta). Para tintas acrílicas, é utilizado um primer acrílico, para tintas alquídicas, exclusivamente alquídicas.

Lixamento fino
A madeira sólida após moagem grossa e média é submetida a moagem fina (número 120-180) após o uso de anti-sépticos solúveis em água para dar lisura à superfície antes da pintura. Materiais de construção colados não são lixados.
Após a impregnação e antes da pintura, essa barra é imediatamente lixada com lixa fina ou bico abrasivo de grão fino.
Como aplicar tinta ou verniz corretamente
A superfície de madeira só pode ser pintada depois que a madeira estiver completamente seca. Para pintar, use rolo, pincel ou pistola. É aconselhável pintar a madeira ao longo das tábuas e não sobre elas. Os materiais de pintura são geralmente aplicados em 2 camadas.
Após a primeira demão, é necessário aguardar o tempo indicado nas instruções. A camada inicial de tinta deve secar completamente antes de aplicar uma nova camada. Durante a secagem, é aconselhável proteger a superfície da umidade.
Recursos de correspondência de cores
A madeira pode ser de qualquer cor. É verdade que, na maioria das vezes, tentam não pintar a textura da árvore com tinta sólida, mas saturar com soluções translúcidas e vernizes. A cor é escolhida dependendo do estilo do edifício, sua localização, área e altura. Normalmente, para trabalhos externos, são utilizadas tintas marrons, amareladas, bege, ou seja, tonalidades naturais naturais.


