Ferramentas de pintura de parede Ombre e como aplicar composições, dicas

Pintar as paredes na técnica ombre é considerado uma tendência atual, que é frequentemente utilizada no design de vários ambientes. Esse tipo de coloração era popular nos anos setenta do século passado e agora está na moda novamente. Para obter um resultado bonito e harmonioso, é importante seguir rigorosamente a tecnologia de aplicação da tinta. Ao escolher uma solução de design, deve-se levar em consideração o tamanho e o estilo da sala.

Tinta de parede gradiente: o que é

A tecnologia de coloração gradiente envolve a implementação de transições graduais entre os tons. Também é possível misturar gradualmente o claro ao escuro ou vice-versa. O gradiente nem sempre é vertical. Às vezes, as transições de sombra são colocadas horizontalmente. Esse tipo de coloração é considerado mais complexo, mas é muito popular em vários estilos modernos.

A relevância da sombra hoje

A pintura gradiente de paredes está no auge de sua popularidade hoje. Esta tecnologia é simples e dá excelentes resultados.Portanto, muitos designers recomendam usá-lo em qualquer interior, se houver.

Que tipo de quarto é adequado

Para a escolha correta das tonalidades, deve-se levar em consideração o seguinte:

  • tamanho do quarto;
  • colocação de peças;
  • altura do teto;
  • a finalidade da sala - o esquema de cores da cozinha, quarto ou corredor é diferente.

Para cada ambiente, é recomendável escolher a tonalidade mais adequada que se encaixe harmoniosamente no estilo geral do ambiente.

Para obter resultados perfeitos, é importante seguir estas orientações:

  1. Uma pequena sala não deve ser pintada em cores escuras. Para essas salas, tons médios são adequados, que se transformam em cores mais claras. Isso ajudará a aumentar visualmente o tamanho da sala.
  2. Para salas com tetos baixos, não comece com o gradiente do centro da parede. Nesse caso, é importante afastar-se pelo menos 40-50 centímetros do chão e mudar gradativamente para cores mais claras. Isso ajudará visualmente a tornar a sala maior.
  3. Uma sala estreita com tetos altos pode ser expandida visualmente com a ajuda de transições de gradiente. Para isso, recomenda-se aplicar uma tinta mais escura na parte central e clarear gradativamente as partes superior e inferior.
  4. Para salas grandes, não há restrições quanto à escolha da tonalidade e da técnica de coloração.
  5. Com uma área pequena e pé direito baixo, é proibido aplicar um tom escuro na parte central das paredes e enfatizá-las de cima para baixo. Isso fará com que a sala pareça uma caixa de fósforos.

Para cada ambiente, é recomendável escolher a tonalidade mais adequada que se encaixe harmoniosamente no estilo geral do ambiente.

O que é preciso para pintar

As paredes estilo Ombre não requerem nenhuma habilidade especial ou ferramentas caras. Para obter o resultado desejado, você precisa seguir algumas orientações simples.

Ferramentas

Para realizar a coloração, você precisa levar os seguintes itens:

  • rolo - deve ter cerdas grossas ou espuma de borracha;
  • 2 banhos para pintura;
  • escovas duras;
  • corante branco;
  • 3 tipos de esquemas de cores;
  • fita adesiva;
  • oleado - recomenda-se cobrir o chão e os móveis com ele.

Materiais (editar)

É permitido escolher um corante, levando em consideração as preferências individuais. Nesse caso, é importante ficar atento à escolha da tonalidade e compatibilidade de cores.

A opção mais fácil é usar tinta à base de água. É fácil de aplicar. Para facilitar as coisas, misture a tinta com um primer de parede. Isso aumentará os parâmetros de adesão do revestimento.

É permitido escolher um corante, levando em consideração as preferências individuais.

Técnicas usadas

Hoje, muitas tecnologias são usadas para tingimento. Opções de cores específicas dependem apenas da imaginação do designer e das habilidades do mestre. Nesse caso, antes de aplicar a tinta, vale a pena analisar as características do ambiente.

escuro para claro

Ao implementar esta tecnologia, um tom escuro é aplicado na parte inferior das paredes. Ao mesmo tempo, em direção ao teto, gradualmente adquire um tom mais claro.

claro ao escuro

Ao mesmo tempo, as paredes de baixo recebem uma cor clara e de cima são escurecidas. Este método de coloração é usado se a área da sala exceder 16 metros quadrados e a altura do teto for de pelo menos 2,2 metros. A sombra escura reduz visualmente ligeiramente o teto. Para evitar isso, o número dessas flores deve ser limitado a uma tira de até 20 a 30 centímetros.

Sombra escura no meio

É permitido aplicar um tom escuro na parte central da sala, iluminando-a suavemente de cima para baixo.

Com transições abruptas

Às vezes, os mestres não suavizam as bordas afiadas, mas apenas as domesticam levemente. Este projeto não é para todos. No entanto, às vezes também é popular.

Outras opções

Outra opção de cor é considerada sombreada ao longo da largura da parede. Pode ser feito da direita para a esquerda ou vice-versa. Nesse caso, vale a pena considerar a localização da sala. Se estiver do lado ensolarado, é recomendável deixar uma cor mais clara perto da janela. Isso tornará a sala cada vez mais ampla.

Outra opção de cor é considerada sombreada ao longo da largura da parede. Dele

Detalhes da tecnologia de pintura

Para obter um belo resultado, a peça é pintada com uma determinada tecnologia. Para isso, recomenda-se proceder da seguinte forma:

  1. Proteja paredes e pisos. Recomenda-se o uso de fita adesiva para isso. Isso ajudará a proteger o chão, paredes adjacentes e teto de manchas de gotejamento. Cubra os móveis com papel alumínio e forre o chão com jornais.
  2. Aplique a cor mais clara. Isso requer a imersão do rolo na tinta mais clara e a aplicação uniforme nas paredes. Nesse caso, é recomendável ir do chão ao teto. É importante criar uma cobertura densa aplicando várias camadas sucessivamente. Uma cor clara ajudará a obter a base desejada. Mesmo que o resto esteja desigual, a parede sem pintura não ficará visível sob eles. A base será um tom pastel, o que ajudará a obter o efeito de nuvens.
  3. Aplique o tom mais escuro. Isso requer dividir visualmente a parede em vários fragmentos. Recomenda-se aplicar o tom mais escuro abaixo.Não tenha medo de obter um som overdrive. Ao mesmo tempo, não é recomendado fazer transições perfeitamente suaves.
  4. Faça uma transição do tom escuro para o médio. Na próxima etapa, recomenda-se combinar corantes escuros e claros. Você tem que misturá-los no banho, mergulhar o rolo na tinta e traçar uma linha na segunda parte da parede, ultrapassando ligeiramente a primeira.
  5. Aplique uma cor média. A terceira parte da parede deve ser coberta com um revestimento de saturação média. Geralmente é o mais suculento. É essa cor que cria a impressão geral de coloração.
  6. Transições suaves de tons médios para tons mais claros. Neste ponto, uma faixa permanece sem pintura, que foi coberta sobre a sombra principal. Os designers não recomendam combinar tons claros e médios da mesma forma que tons escuros e médios. Recomenda-se simplesmente suavizar as teclas de rolagem e suavizar levemente as transições de médio a leve. No entanto, isso pode não ser feito. Isso o ajudará a obter um efeito muito incomum.
  7. Trazendo o design à perfeição. Vale a pena avaliar a parede neste ponto. Se tiver muitos tons escuros ou poucos tons de saturação média, é permitido adicionar tons adicionais. Isso ajudará você a obter um resultado perfeito.
  8. Lixe e borre os limites. No final, as transições não parecem suaves. Portanto, eles devem estar ligeiramente desfocados. Para isso, recomenda-se escovar a superfície fresca com uma escova macia. Quando estiver completamente seco, pegue um pincel mais duro e aplique a tinta novamente.

Outra opção de cor é considerada sombreada ao longo da largura da parede. Dele

Dicas e truques adicionais

Para decorar as paredes com a técnica ombre para ficar harmonioso, você deve seguir as seguintes recomendações:

  1. Faça transições de gradiente com tinta fresca, não seca. Isso permite corrigir as imperfeições que foram recebidas durante a aplicação. Além disso, as transições serão mais suaves.
  2. Recomenda-se lavar o rolo após cada aplicação de tinta. Caso contrário, o tom restante estragará a aparência do revestimento.
  3. Para que a coloração leve o mínimo de tempo, você deve primeiro se familiarizar com as recomendações e a técnica de aplicação. Só depois disso é recomendável começar a trabalhar.
  4. Ao implementar esta técnica, não use tons contrastantes. Eles não irão ajudá-lo a obter boas transições. Os tons da gama azul são perfeitos - turquesa, índigo, azul. Também é permitido implementar esta técnica em rosa, combinando as cores fúcsia, creme e morango.

paredes pintadas

Exemplos de instalações acabadas

Para obter um design de sala bonito e harmonioso, você precisa usar soluções de design prontas:

  1. Para criar um interior de verão, é recomendável escolher uma combinação de turquesa e ouro. Nesse caso, as paredes devem ser pintadas em diferentes tons de azul. Azul centáurea, turquesa, azul, cobalto são lindamente combinados.
  2. Para decorar uma sala em estilo mediterrâneo, uma combinação de azul e branco é adequada. Isso o ajudará a obter um design moderno e sofisticado. Esta técnica é adequada para salas iluminadas.
  3. As transições de gradiente usando tons de azul, menta e azul ficam lindas. Nesse caso, é permitido o uso de cores saturadas ou mais claras.
  4. Uma combinação de tons de azul e hortênsia ajudará a criar um espaço leve e etéreo. Azul combina muito bem com roxo. Uma bela combinação resultará com lilases.
  5. Um gradiente suave parece bom. A combinação de um tom de cinza rico com um tom prateado suave é muito atraente.
  6. Para iluminar a sala, você precisa usar tons de amarelo. Nesse caso, é recomendável usar tons de diferentes graus de saturação.

Pintar as paredes em uma técnica de gradiente permite incorporar muitas soluções de design interessantes. Para conseguir uma composição bonita e harmoniosa, é importante seguir rigorosamente a técnica de aplicação da tinta e monitorar a compatibilidade das tonalidades.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha