Como escolher uma espuma adesiva para drywall, regras de uso e consumo
Gesso cartonado é mais frequentemente recomendado para nivelar paredes e tetos. O método de reboco a seco facilita a preparação das instalações para posterior acabamento decorativo. Um aspecto importante de um reparo de qualidade é como as placas são fixadas nas superfícies. O uso de cola de espuma para colar drywall será eficaz se você conhecer as nuances de sua aplicação.
Requisitos básicos de adesivo
Os adesivos para placas de gesso cartonado devem garantir uma forte aderência entre os ladrilhos e as paredes e o teto. É necessário ter tempo para ajustar as folhas coladas umas às outras.
Principais variedades: vantagens e desvantagens
Os adesivos podem ser à base de gesso ou polímero. Os adesivos de gesso oferecem a melhor ligação com os painéis, pois é um material próximo ao gesso cartonado. Sua desvantagem é a presa rápida, o que faz com que a cola seja preparada em pequenas porções.
Os adesivos de polímero formam uma ligação mais forte com a superfície de paredes e tetos. Um longo tempo de presa permite corrigir defeitos no revestimento.
cola de montagem
A cola de montagem é preparada a partir de uma mistura seca à base de gesso com aglutinantes e adesivos pouco antes do início do trabalho de revestimento. A quantidade de adesivo deve corresponder a um ciclo de trabalho de aproximadamente 30 minutos. Os adesivos de montagem são utilizados para trabalhos de interior, para colar placas de gesso cartonado e placas de isolamento. A base é tijolo, concreto, concreto espumado, superfícies rebocadas com pequenos defeitos (buracos, desvios de nível de até 2 centímetros).
A mistura de gesso e cola é embalada em sacos de papel de 30 quilos. Água com temperatura de +5 a +30 graus é usada como junta. A temperatura ambiente deve ser de pelo menos +5 graus. A vida útil de toda a embalagem é de 6 meses, danificada - dependendo da umidade (de um dia a 7 dias).
Para melhor adesão da mistura de montagem, as superfícies pouco higroscópicas são pré-preparadas com o agente especificado nas instruções. Os trabalhos relacionados com a alteração do nível de humidade na divisão (colocação de pavimentos autonivelantes, nivelamento da betonilha) são efectuados antes da colocação do gesso cartonado na cola de montagem. Não adicione água e mistura seca à solução final. A posição da placa de gesso na parede pode ser ajustada dentro de 10 minutos após a colagem.
Massa à base de gesso
A massa de gesso é de dois tipos: à base de cola de madeira ou giz. A composição é preparada imediatamente antes da colagem, em pequenas porções. O selante adesivo tem boa ductilidade e resistência. A preparação do adesivo consiste em 2 etapas. Na primeira, fervemos cola de madeira: 20 gramas de cola de madeira animal são embebidos em 1 litro de água; após o inchaço, ferva até dissolver completamente e esfrie.O gesso (1 quilograma) é adicionado a uma solução adesiva a 2% e bem misturado.

A massa de giz contém gesso, giz e dextrina, água, a relação % entre os componentes é de 70: 28: 2: 100 (respectivamente). Dissolva a dextrina em 1 litro de água morna. Gesso e giz são misturados e despejados na solução de dextrina.
A massa cretácea é mais plástica do que cola, tem um longo período de presa. As vantagens do selante de cola são melhores propriedades adesivas.
Especializado
Na concepção das instalações são utilizados materiais de alta tecnologia, cuja combinação permite criar projectos de qualquer complexidade. O objetivo dos adesivos especiais é criar conexões muito fortes, confiáveis e seguras entre materiais de diferentes classes. Tipos de adesivos especiais:
- Poliuretano monocomponente. A composição estrutural possui alta adesão e velocidade de presa. Recurso - um aumento de volume durante a secagem. O polímero é incolor e inodoro. O volume de uma lata para as necessidades domésticas é de 20 mililitros.
- Silicato refratário. É utilizado para trabalhos de instalação e reparação nas condutas de ar dos fogões e lareiras, bem como no seu revestimento.
- Metacrílico. Objetivo: obter conexões fortes com metal, vidro, cerâmica e drywall ao criar composições de design.
A dosagem de colas especiais no comércio varejista não ultrapassa 1000 mililitros.
unhas líquidas
A emulsão acrílica de polímero não contém solventes, é usada para uso externo e interno. A cola fornece conexão resistente à umidade e ao calor de produtos artificiais (incluindo drywall) com superfícies lisas e porosas de pedra (natural e artificial), concreto, madeira, metal.

A superfície do revestimento de gesso cartonado com a ajuda de pregos líquidos deve ser plana, seca, sem pó (metal, pedra tratada com desengordurante). A cola é aplicada ao drywall em pontos ou tiras curtas usando uma pistola ou seringa. O período de cura é de 24 horas. A faixa de temperatura de trabalho é de +10 a +35 graus. A validade é de 1 ano. Forma de liberação: recipiente com volume de 0,28 litros.
Espuma de poliuretano
A espuma de poliuretano contém polímeros, catalisadores, agentes de expansão e estabilizadores. De acordo com a proporção entre os componentes, a espuma de poliuretano é:
- verão;
- inverno;
- todas as temporadas.
A espuma de cola em forma de aerossol é bombeada junto com um propulsor (agente gerador de gás) para um cilindro de metal. A mistura expelida do recipiente, ao interagir com o vapor de água do ar, começa a se expandir e depois polimerizar (endurecer). A espuma de poliuretano é utilizada como selante, isolante acústico e térmico, além de fixador de estruturas de metal, PVC, madeira, drywall.
Como escolher o certo
A escolha de uma composição adesiva para drywall depende da condição e tipo de superfície, da superfície do revestimento e do regime de temperatura. Selantes, colas de montagem são recomendados para uso em salas quentes com paredes lisas. Para unhas líquidas e espuma de poliuretano, é permitida a curvatura das superfícies de até 3-4 centímetros.
Instruções de trabalho
O método de nivelamento de paredes e tetos com gesso cartonado depende das diferenças lineares de altura e largura. Se a diferença não for superior a 3 centímetros, as folhas são coladas com cola ou espuma especial.Em outros casos, são feitas marcações e instalados perfis para drywall.
Ao instalar chapas em um perfil de metal, forma-se um vão entre as paredes. O espaço de ar pode ser preenchido com espuma de poliuretano, o que criará isolamento acústico e térmico adicional. Para isso, são feitos 9 a 12 furos em cada folha, cujo diâmetro coincide com o tamanho do cano da pistola de montagem.

Uma pequena quantidade da composição é introduzida através dos orifícios sob a folha. Para evitar a deformação do material de revestimento, ele é reforçado adicionalmente por fora com uma folha de compensado, por 10 a 15 minutos, até que a espuma se expanda totalmente. Em paredes lisas, as placas são coladas diretamente na espuma de montagem, o trabalho requer habilidade e preparo cuidadoso. A espuma de cola é aplicada em ziguezague em toda a superfície da folha e aplicada imediatamente na parede. É espremido com esforço e mantido nessa posição por 10 a 15 minutos.
Como calcular corretamente o consumo de materiais
Para determinar a quantidade de espuma de poliuretano para toda a superfície do revestimento da parede ou teto, são necessários os seguintes indicadores:
- comprimento da costura;
- a profundidade do espaço entre a parede e a placa de gesso;
- largura da costura.
O caminho estimado da costura é medido na folha. Determine a que distância da parede a placa de gesso será instalada. A largura da costura pode ser escolhida conforme desejado. Multiplicando três indicadores, obtém-se o gasto por folha. Dividindo o resultado pela área da chapa, eles determinam a quantidade necessária para 1 m2 de revestimento.
O número de cilindros é corrigido por um fator de 0,7-0,6, pois a espuma não sai completamente do recipiente.
Fabricantes recomendados
Os mais populares entre os consumidores são os materiais de construção de empresas alemãs conhecidas.
"Knauf"
A empresa alemã "KNAUF GIPS KG" foi fundada em 1932. A sede está localizada no norte da Baviera (cidade de Iphofen). Atualmente, a empresa é líder mundial na fabricação de materiais de construção e componentes para gesso.

Volma
Fabricante russo trabalhando em sua própria base de matérias-primas. A sede fica em Volgogrado. Líder na produção de placas de gesso, misturas secas para construção na Rússia e nos países da Comunidade Econômica da Eurásia.
Henkel
Empresa química alemã especializada na produção de produtos de limpeza e adesivos. A sede está localizada em Düsseldorf. As subsidiárias operam em 70 países, com um total de 340 empresas.
dicas e truques
Antes de colar drywall em paredes e tetos, as superfícies devem ser devidamente preparadas. É necessário remover papel de parede, tinta, gesso descascado. É necessário varrer a poeira das paredes, do teto, é melhor aspirar. Para melhor adesão da cola à superfície, ela é preparada. Imediatamente antes da colagem, as superfícies são umedecidas com água usando um borrifador.
A escolha da cola depende do estado da superfície a alisar. Para paredes planas, escolha uma espuma adesiva com baixo coeficiente de expansão, por exemplo, para poliestireno expandido. Em caso de defeitos significativos, é utilizada espuma, que pode preencher as fissuras e cavidades da parede.
É necessário calcular com precisão a quantidade de cola aplicada na parede ou chapa para que não se esprema entre as juntas e não complique a vedação posterior.É impossível colocar redes elétricas em espuma de poliuretano devido à sua alta inflamabilidade. Além de inflamar, quando fortemente aquecido, libera grande quantidade de gases tóxicos.


