Tecnologia de revestimento em pó faça você mesmo em casa
O revestimento em pó é um tipo especial de tratamento de superfície com compostos sólidos; você pode fazer essa pintura com suas próprias mãos, sem pedir ajuda a especialistas. Os pós são usados para criar revestimentos em carros, peças metálicas e equipamentos para diversos fins. Para criar uma camada densa, você precisa usar uma pistola de pintura e uma câmara de polimerização. O acabamento inclui várias demãos aplicadas sequencialmente.
O que é revestimento em pó
A tinta em pó foi inventada na segunda metade da década de 1950. Com sua ajuda, foi criado um método para criar um revestimento que seria uma alternativa à coloração com composições líquidas.
O pó é composto por vários elementos, cada um com qualidades únicas.
| Elemento | A descrição |
| ex do cinema | Apresentado por polímeros termoativos ou termoplásticos |
| Pigmento | O elemento responsável pela cor do revestimento |
| Endurecedor | Componente que garante a criação do acabamento |
| Acelerador | Acelera o endurecimento das camadas, necessário para a polimerização |
| aditivos | Estabilizadores que melhoram a qualidade da composição |
O revestimento em pó está gradualmente se tornando mais procurado do que o revestimento com formulações líquidas. Os metais formam uma forte adesão às partículas sólidas, resistem bem ao tratamento térmico e fornecem uma cor de acabamento uniforme e rica.
As vantagens do pó são consideradas um revestimento uniforme, bem como altas propriedades protetoras do acabamento resultante. O revestimento resiste ao lascamento, não racha com o tempo como um esmalte clássico, não forma uma crosta densa no frio.
Tintas de diferentes fabricantes diferem entre si em preço, características de qualidade e requisitos para o trabalho. Os materiais fornecem diferentes tipos de acabamentos. Os pós são populares, que dão acabamentos brilhantes e brilhantes que não requerem processamento adicional.
termoativo

As tintas termoendurecíveis são mais comumente usadas do que os termoplásticos. Eles representam uma composição sólida dispersa à base de resinas formadoras de filme. Quando disperso, o pó assume uma forma uniforme, fica plano na superfície e possui altas qualidades de fixação.
Os pós são usados para criar um primer ou acabamento; os fabricantes oferecem aos usuários uma variedade de cores que podem ser alteradas independentemente, misturando diferentes tonalidades.
Termoplástico

Os termoplásticos pertencem ao grupo das poliolefinas.
Uma característica dos termoplásticos é considerada a criação de uma sensação tátil confortável quando a parte pintada é segurada na mão. Os termoplásticos são recomendados para o tratamento de superfícies com as quais uma pessoa entra em contato. São fáceis de limpar, fáceis de manter e agradáveis ao toque.
Como preparar uma sala para coloração em casa
Para começar a pintar, você precisa preparar adequadamente a sala e comprar materiais. Para a solidificação de pós, é necessário fornecer condições que criem uma temperatura de fusão ideal.
Equipamento necessário
O processo de pintura deve ocorrer em uma sala especial onde você pode colocar facilmente o equipamento:
- forno projetado para secagem;
- plugue, adaptador ou qualquer fonte DC;
- arma, spray ou pistola;
- tinta em pó;
- dispositivo de coleta de resíduos.
Faça um fogão com suas próprias mãos
A principal dificuldade é a preparação do forno. Esta é a câmara na qual o filme é polimerizado. A câmera é fabricada de forma independente, sujeita às seguintes condições:
- a presença de perfil de armação de metal, costurado com isolamento;
- a presença de ventilação;
- a presença de elementos de aquecimento;
- acabamento exterior em fibra de gesso.
Referência! A câmera deve ter uma potência máxima de 12 quilowatts.
Como fazer uma pistola de pintura
A pistola de pintura de fábrica pode ser facilmente substituída por uma pistola especialmente projetada. Para pintura a pó, recomenda-se o uso de dispositivo feito de corpo de garrafa de plástico.

Instruções de fabricação passo a passo:
- Uma garrafa de plástico com capacidade para 1,5 litro é fechada com uma tampa de metal, que se encaixa perfeitamente no orifício.
- Os furos são feitos na cortiça, que deve ser completamente limpa de lascas.
- A garrafa está um terço cheia de tinta.
- Um fio positivo de uma fonte de alta tensão é conectado ao plugue.
Atenção! É necessário encontrar um transformador de corrente para criar as condições necessárias para a operação.
Requisitos para pintura de produtos de metal
Condições ideais para o procedimento de coloração:
- Iluminação. Para isso, são utilizadas lâmpadas fluorescentes.
- Proteção. Os órgãos respiratórios são cobertos por um respirador, os olhos são cobertos por óculos especiais.
- Ventilação. Dispositivo de entrada e saída.
- Recolha de sobras. Numa fase inicial do tratamento, é adequado um aspirador de pó de potência média.
Atenção! Ao trabalhar com pós, é importante excluir o movimento ativo da poeira transportada pelo ar. Durante a fase de resfriamento, os detritos podem aderir à superfície, que se solidificarão na camada aplicada.
Tecnologia de pintura passo a passo
O processo de coloração consiste em 3 etapas consecutivas. Cada uma das etapas é crítica. Numa fase inicial de preparação, é necessário fazer todo o trabalho que vai garantir uma coloração uniforme e persistente. A polimerização, que é a etapa final, requer o uso de dispositivos especiais.
Coaching
A fase preparatória baseia-se na limpeza minuciosa da superfície escolhida para a pintura.

Para preparar adequadamente a área a ser tratada, várias técnicas são usadas:
- primeiro, a peça é limpa com um pano;
- então a lixa é usada para processar locais propensos à corrosão;
- em seguida, aplica-se um desengordurante;
- a próxima técnica é o priming;
- após o primer, uma camada passivada é aplicada à peça.
Atenção! Partes de uma estrutura complexa com traços de forte corrosão são embebidas em álcali por 2 a 6 horas.
Peça revestida a pó
A pulverização é a etapa intermediária. Só será possível pintar as peças se a superfície estiver conectada ao fio negativo, que reagirá interagindo com o fio positivo conectado à tampa da garrafa.
A coloração é realizada no compartimento da câmara.Após ligar, o frasco de tinta é espremido para que a tinta comece a sair pelos orifícios da tampa.
A garrafa deve ser trazida à superfície a uma distância de pelo menos 20 a 30 milímetros. Toda a superfície é coberta com uma composição em pó, enquanto os restos do revestimento são recomendados para serem coletados em um jornal ou oleado previamente colocado.
Polimerização
O processo de polimerização ocorre sob certas condições. Para criar um ambiente ideal, é necessária uma câmara de polimerização. O mecanismo de polimerização é baseado no método de aquecer a peça a uma temperatura tal que o pó comece a formar uma forte adesão à superfície. A peça é colocada na câmara até o aquecimento máximo, depois deixada por um tempo. Depois de formado o acabamento, a peça resfria em condições naturais, ao ar livre.

O cozimento ocorre em temperaturas de +170 a +190 graus por 10 a 15 minutos. A polimerização não termina com a cessação da entrada de calor. Parte do processo envolve o lento resfriamento natural do material processado.
Problemas e possíveis soluções
Várias dificuldades podem surgir ao usar pigmentos em pó.Os tecnólogos acreditam que o principal motivo dos problemas com os pós é o aterramento insuficiente da superfície preparada para a pintura. Para evitar dificuldades de aterramento, é recomendável verificá-lo previamente. O indicador de resistência não deve exceder 4 ohms.
O mau aterramento tem as seguintes consequências:
- Deterioração da qualidade do lodo, diminuição da produtividade dos trabalhos de pintura.
- Não pintura de áreas, causando casamento.
- Maior perda de pó levando a gastos excessivos.
- Deterioração da qualidade da camada formada, obtendo-se um efeito de “crosta”, que implica a transmissão do metal, tendência ao desenvolvimento de fissuras.
- O tingimento manual pode causar choques elétricos.
Muitos usuários notam que têm problemas com o material destinado ao trabalho. A tinta em pó crua pode empelotar, entupir os bicos e causar problemas de alimentação. Isso leva à criação de uma camada irregular, à suspensão do trabalho ou à criação de uma zona rejeitada.
O pó bruto desmorona se as regras de armazenamento forem violadas ou se forem criadas condições para compressão de ar de baixa qualidade no início do trabalho. Para remediar a situação, é necessário alterar a taxa de compressão do ar. A mudança na pressão irá parar a deterioração do material.
Não pintar os cantos internos de peças complicadas é um problema resultante da má posição da tocha. Aproximar o cano da arma muito perto do canto processado leva ao sopro de pólvora, à formação de áreas não pintadas e ao aparecimento de lacunas.


