Variedades de pigmentos de tinta seca e como diluí-los corretamente, dicas

Ao escolher uma tinta, a cor costuma ser o fator decisivo. Mas na paleta proposta muitas vezes não é possível encontrar um tom adequado. O problema pode ser resolvido com tintas secas. São corantes em pó que são adicionados à água, cola ou óleo. Os pigmentos secos são produzidos a partir de matérias-primas naturais ou artificiais e são utilizados em reparos e criação artística.

Vantagens e desvantagens das formulações secas

Vantagens e desvantagens
• não envenene com cheiro forte;
deixar passar o ar e o vapor;
resistente a humidade;
diluído com água;
não descasca do atrito constante, não é superficial;
não desbote ao sol;
consumidos economicamente devido à alta capacidade de cobertura.
compatibilidade de certos pigmentos apenas com água ou óleo secante;
formação de grumos;
os pós devem ser peneirados antes de serem adicionados à base.

Vários pigmentos são misturados para obter a tonalidade desejada. As tintas secas são adequadas para uso interno e externo. A qualidade dos pigmentos secos depende do grau de moagem. Se, ao peneirar uma peneira, não sobrarem grumos grandes, isso significa que o pó corante está misturado uniformemente na base.

Na escolha das tintas secas, leva-se em consideração seu poder de cobertura - a propriedade de cobrir a superfície com uma camada opaca, medida em gramas por metro quadrado. Corantes com alto poder de cobertura são consumidos economicamente.

Variedades de pigmentos

Os corantes distinguem-se pela sua cor, origem natural ou artificial.

branco

São utilizados como tinta seca:

  • giz - cinza, branco, amarelado, lascado em pedaços grandes ou em pó. É mais conveniente usar giz fino, pois basta despejar a substância na água. Moa você mesmo pedaços grandes. A solução aquosa é filtrada e infundida até a formação de um precipitado. Em seguida, a água é drenada, a camada superior de giz é coletada, seca e peneirada. O pó acabado é usado para pintura;
  • cal - tinta branca é preparada a partir de três partes de água e uma parte de cal. A solução é bem misturada. A tinta acabada se assemelha ao leite em consistência. Para colorir, frequentemente se usa cal apagada. A cor branca pode ser modificada pela adição de óxido de cromo, ocre ou vermelho lima;
  • cal - um pó fino é obtido pela calcinação de metais: titânio, carbonato de chumbo, litopônio, zinco. O branco de titânio é usado em conjuntos de tintas artísticas. Além disso, o corante é incluído em tintas a óleo e massas para acabamento.

O giz é mais usado na vida cotidiana: para pintar cercas, bordas e troncos de árvores, para caiar tetos e paredes. Não é utilizado na produção de tintas e vernizes.

pintura branca

AMARELO

Nas artes visuais e trabalhos de acabamento, o ocre é popular - um óxido de ferro aquoso com uma mistura de argila.O corante dá todos os tons de amarelo, inclusive dourado. A cor terracota é obtida a partir do ocre queimado e calcinado. O pigmento permanente não desbota, portanto as paredes externas podem ser pintadas com tinta ocre.

Raramente, as coroas são usadas no trabalho de acabamento - pigmentos de zinco e chumbo. Dão amarelos-limão e laranjas brilhantes, mas são tóxicos e adequados apenas para uso externo.As coroas de zinco são mais resistentes aos raios ultravioleta, mas têm um poder de cobertura menor do que as feitas de chumbo.

Azul

As soluções aquosas são coloridas de azul ou ultramarino. A substância é obtida quimicamente. Ultramarine é combinado com giz ou cal para produzir tinta azul e também é usado para remover o tom amarelo da tinta branca.

Uma fonte natural de tinta azul é o mineral lápis-lazúli. O lápis-lazúli ultramarino natural ou artístico é obtido a partir de pedra triturada e refinada. O pigmento puro diluído em óleo é aplicado em camadas transparentes. Na maioria das vezes é misturado com resinas e tintas solúveis em água - têmpera, aquarelas.

tinta azul

vermelho

Três pigmentos secos são usados ​​para pintar as paredes:

  • ferro com chumbo vermelho - dá uma cor de tijolo vermelho. A tonalidade alaranjada é obtida com a variedade chumbo, mas na pintura das peças é substituída por ocre queimado;
  • múmia - adequado apenas para decoração de interiores, sob a influência da chuva o pigmento escurece para uma cor marrom;
  • cinábrio - resistente a soluções alcalinas e ácidas, muda de cor ao sol.

Ocre também é chamado de pigmento vermelho. É um tipo de chumbo vermelho feito com uma tecnologia diferente: o óxido de ferro anidro é misturado à argila.

O corante de múmia recebe esse nome de sua fonte - múmias egípcias embalsamadas com betume.Contém caulinita gordurosa e uma grande quantidade de hematita.

Verde

Distinguir entre verdes chumbo e verdes cromados. Os pigmentos secos são obtidos misturando amarelo coroa e azul. A cor mais ou menos azul da mistura produz diferentes tons de verde. Os verdes de chumbo são utilizados na indústria de tintas e vernizes para a fabricação de tintas a óleo e esmaltes. Mas o pigmento de secagem esfolia: as coroas se acomodam na panela e o azul flutua, manchas azuis e amarelas aparecem na parede. O óxido de cromo, ou cromo verde, não se dissolve na água. A substância é tóxica: causa dermatites, alergias. Ele foi designado para a terceira classe de perigo.

marrom

Para tons avermelhados transparentes, use uma mancha de sombra seca. Os tons amadeirados são obtidos usando siena queimada. Após a coloração, a madeira parece carvalho ou freixo. Sienna tem um baixo poder de cobertura. A bela textura da madeira e as falhas nas paredes também ficarão visíveis sob a tinta.

tinta marrom

Kolkotar pertence a tintas minerais marrons. Como chumbo vermelho e ocre vermelho, é um óxido de ferro anidro. A substância ocorre naturalmente como minério de ferro vermelho.

A tinta mineral artificial Kolkotar, obtida a partir do processamento de sulfato ferroso, é muito popular.

Preto

Fontes de preto:

  • fuligem - o corante é obtido pela queima de gás natural, óleo ou sua mistura, bem como pelo aquecimento do gás no vácuo, adequado para bases de óleo, sabão e cola;
  • carvão vegetal, grafite - produtos solúveis em água da queima de madeira e carvão fóssil.

A indústria gráfica usa tinta preta à base de fuligem. Suas partículas são tóxicas e se instalam nos pulmões.O carvão é mais seguro. É usado como corante alimentar.

O grafite é um mineral natural com uma estrutura em camadas. Além disso, a substância é obtida artificialmente: aquecendo o coque, resfriando o ferro fundido e decompondo os carbonetos em altas temperaturas. Os lápis são feitos de uma mistura de grafite e caulim.

Metálico

Corantes metálicos incluem:

  • pó de alumínio;
  • pó de zinco;
  • pós inoxidáveis ​​à base de cromo, níquel, ferro.

Propriedades de alguns pigmentos metálicos:

  • ouro - resistente a ácidos e calor;
  • prata - escurece ao ar, mas não muda com o verniz;
  • estanoso - reage com ácidos inorgânicos;
  • zinco - dissolve-se em ácido clorídrico.

cor de alumínio

Corantes de alumínio também são sensíveis a ácidos e álcalis. Outra fonte de pigmentos metálicos é a madrepérola das conchas. Os pigmentos metálicos formam um revestimento reflexivo que resiste ao calor e à água e evita a corrosão. Eles são usados ​​​​para pintar tanques de gás, geladeiras.

Como diluir adequadamente corantes secos

Antes de serem adicionados à base de óleo, os pigmentos são apenas peneirados. Para colorir compostos aquosos brancos, uma solução é preparada: os pós são despejados em água, agitados e filtrados.

Para obter uma nova tonalidade, adicione dois ou três pigmentos a um recipiente.

O corante diluído é derramado na tinta ou esmalte em uma corrente fina e, em seguida, a composição é bem misturada. Para tornar a mistura homogênea, despeje em uma solução aquosa e misture ao mesmo tempo. A pré-triagem e a dissolução do pigmento ajudam a evitar aglomerações e distribuição de cores desigual. Os seguintes corantes se dissolvem em água e óleo:

  • fuligem;
  • azul;
  • cinábrio;
  • Mamãe;
  • sombra;
  • ocre;
  • Siena.

Chumbo vermelho e óxido crômico também são pigmentos universais. Giz e cal se dissolvem apenas em água.

tintas secas

Dicas e truques adicionais

O número de corantes é escolhido levando em consideração o poder de cobertura:

TingirTaxa de aplicação em gramas por metro quadrado
titânio branco50-75
Ocre amarelo65-90
coroas110-190
Ultramar artificial (azul)50
azul Azul10-60
chumbo vermelho de ferro20
Mamãe30-60
cinábrio80-120
óxido de cromo40
verdes de chumbo70
Sombra40
Fuligem15
carvão30
Grafite30
Metálicos3-4

Características do trabalho com tintas secas:

  • temperatura favorável para misturar e colorir + 5 ... + 35 graus;
  • antes de pintar, misture uma pequena quantidade de pigmento e base para verificar a intensidade e tonalidade da cor;
  • a tinta é aplicada em no máximo três camadas;
  • a base de óleo ou cola é mexida com furadeira, pois durante a agitação manual o pigmento não é distribuído uniformemente;
  • água com corante é infundida por 15 minutos;
  • a superfície pintada seca completamente em 24 horas.

Antes da pintura, as paredes são limpas de vestígios de tinta velha, sujeira, poeira. Um primer facilitará a aplicação e prolongará a vida útil do novo revestimento.

As aquarelas secas para pintura são vendidas em cubos separados. Eles são usados ​​normalmente em uma tigela - amacie com água, pegue com um pincel e ajuste a intensidade na paleta adicionando pigmento ou água.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha