Classificação dos tipos de primers de acordo com diferentes critérios e como escolher o melhor
O trabalho de acabamento em paredes, tetos, pisos, edifícios, produtos de madeira e metal consiste em várias etapas. A qualidade do revestimento superficial de tinta e verniz, camada de gesso e papel de parede colado depende muito da escolha correta do tipo de primer. A variedade de composições permite escolher um material de construção que atenda à base original e aos requisitos de decoração ou acabamento.
O que são primers
O primer de superfície é uma operação preparatória ao realizar trabalhos de acabamento decorativo.
Objetivo funcional do priming:
- nivelar a superfície;
- fortalecer a camada superficial da base;
- crie uma camada de ligação entre as camadas de base e o acabamento.
A combinação dessas propriedades aumenta a durabilidade de qualquer revestimento. Para realizar o trabalho preparatório, use primers. São aplicados como primeira camada sobre a superfície preparada para pintura/reboco.
Os fabricantes oferecem uma ampla seleção desses materiais de construção para preparar todos os tipos de superfícies.
Primers podem incluir:
- óleo secante;
- resina;
- compostos poliméricos;
- óxidos de zinco e ferro;
- talco;
- mica;
- giz.
Forma de liberação de misturas:
- líquido - suspensão orgânica aquosa;
- sólido;
- aerossol.
Aplicar o primário à mão (pincel, espátula) ou por pulverização. Os primers são produzidos prontos para uso ou como um produto semi-acabado que requer preparação imediatamente antes do uso. Antes de comprar um primer, você precisa entender a classificação das misturas de acabamento.

Por composição
Dependendo do conteúdo do enchimento principal, o primer é dividido:
- em acrílico;
- alquídico;
- ácido;
- formaldeído;
- epóxi;
- altamente especializado.
O principal componente dos primers acrílicos é uma solução aquosa ou orgânica de tinta acrílica. Componentes adicionais alteram a viscosidade do primer, a taxa de secagem.
Esses incluem:
- óleo secante;
- resina;
- mica, giz;
- secadores.
De acordo com essas características, os tipos de mistura acrílica são determinados:
- penetração profunda;
- adesivo;
- impregnação;
- reforço;
- universal.
Existem também primers acrílicos para madeira, metal, concreto.

Compostos alquídicos são uma mistura de resinas poliméricas. Dependendo de sua concentração e inclusões adicionais, os primers alquídicos são subdivididos:
- para gliftálico;
- perclorovinilo;
- poliestireno;
- acetato de polivinilo;
- alquídico-uretano.
Os materiais de formaldeído contêm resinas de formaldeído misturadas com óleos vegetais. O epóxi de dois componentes consiste em resina epóxi e endurecedor. Os multicomponentes possuem aditivos para aumentar a resistência dos revestimentos a ambientes agressivos.
Agentes anticorrosivos, antifúngicos e fungicidas contêm óxidos metálicos, ácidos, anti-sépticos, produtos biológicos.

Por propriedades e finalidade
A principal condição na escolha do tipo de primer é o material da superfície tratada:
- Paredes e tetos de concreto monolítico requerem primers penetrantes para criar um filme duro e poroso.Eles também contêm cimento e areia para tornar as superfícies ásperas.
- As paredes de gesso solto são tratadas com um composto de reforço, que contém uma grande porcentagem de adesivos.
- Superfícies de madeira requerem agentes de impregnação e adesão, que contêm componentes antifúngicos.
- Primários adesivos com aditivos anticorrosivos são aplicados em superfícies metálicas.
- Gesso cartonado, paredes pintadas com tinta a óleo são preparadas com misturas adesivas.
Ao usar primers alquídicos, o tipo de tinta deve ser considerado. Por exemplo, o primer de PVC só pode ser combinado com tintas alquídicas.

por lixo
Dependendo da toxicidade dos vapores e da força do filme, os primers são divididos em composições:
- para trabalhos de interior;
- trabalho exterior;
- universal.
Para trabalhos de interior, geralmente são usadas misturas acrílicas. Pisos à base de perclorovinil e poliestireno têm um odor forte e desagradável e são usados apenas para uso externo.

capacidade de penetração
Deep Penetration Primer é uma dispersão aquosa-acrílica. As moléculas de polímero são absorvidas na superfície com a água. Depois que a água evapora, o acrílico se liga ao material da superfície, polvilhando, fortalecendo e nivelando a base.
Os primers de penetração profunda diferem na porcentagem de matéria seca na solução, o que afeta a finalidade e o método de uso desse grau de primer.
As soluções podem ser usadas:
- Para uso interno ou externo;
- antes do reboco;
- A pintura;
- cola papel de parede;
- telhas de alvenaria.
Os materiais de acabamento podem ser adequados para várias etapas: antes da pintura/papel de parede; antes do reboco/pintura; antes de rebocar, pintar e colar.

Como escolher um primer
A orientação ao escolher uma composição de primer é a seguinte informação:
- material básico;
- seu estado físico (porosidade, corrosão, fungos);
- influência externa nas superfícies tratadas (umidade, quedas de temperatura);
- outra operação de acabamento decorativo.
Com base nas informações recebidas, é decidido qual primer deve ser usado.
Superfície a ser tratada
Para alguns tipos de substratos, são utilizados primers especiais. Soluções universais são usadas para 2-3 tipos de bases.

Concreto
As paredes e tetos de concreto são tratados com primers acrílicos, alquídicos e epóxi. Para trabalhos externos, são utilizadas soluções acrílicas à base de resinas orgânicas, em superfícies internas - à base de água. Solos perclorovinílicos e gliftálicos são selecionados a partir de solos alquídicos. As paredes internas e fachadas são tratadas com primers gliftálicos e as paredes externas são tratadas com primers perclorovinílicos.
Primários de contato para concreto à base de resinas acrílicas e aparas minerais são particularmente comuns na construção. Como resultado do processamento, obtém-se uma película áspera permeável ao vapor, sobre a qual podem ser aplicados todos os tipos de cimento e reboco de gesso.
ÁRVORE
A pintura com primer acrílico com anti-séptico melhora a aderência do acabamento e também protege contra podridão, bolor e besouros da casca. O tratamento com compostos de formaldeído dá um filme uniforme e durável compatível com todos os tipos de esmaltes, exceto organossilício.

Metal
As variedades de primer alquídico são adequadas para superfícies metálicas. Alkyd Urethane Primer é apenas para uso em metal. Os primers alquídicos formam uma película protetora que adere bem às tintas esmalte.
Os primers de fenol-formaldeído e epóxi criam um filme elástico de alta resistência e são usados para obter um revestimento de esmalte de alta qualidade em peças automotivas.
superfícies minerais
Superfícies de alvenaria, drywall e gesso requerem o uso de primers de impregnação e colagem.

Para paredes e tijolos
Antes do reboco, as paredes de tijolo são pintadas com primers que tenham uma boa ligação com o cimento e o reboco de gesso (contato com o concreto). Um bom resultado é alcançado pelo tratamento com uma mistura penetrante à base de água que reduz a absorção de umidade, nivelando a superfície.
Cor e propriedades adicionais
A solução acrílica aquosa é branca. Qualquer pigmento solúvel pode ser adicionado, se desejado. O contato de concreto é produzido na cor rosa para que haja a possibilidade de controle visual do processo de imprimação.
Primers gliftálicos são uma mistura de pigmentos orgânicos e resinas. A escolha da cor depende da proposta do fabricante. Outros primers alquídicos são cinza, cinza escuro. Compostos de epóxi e formaldeído apresentam uma tonalidade esverdeada ou marrom quando secos.

Universal
O objetivo do primer universal é criar uma camada intermediária entre a base e o acabamento. Devido à sua composição, possui propriedades de impregnação, fortalecendo a base, dando uma boa ligação com a próxima camada. Primers multiuso incluem primers acrílicos e primers gliftálicos.
Penetração profunda
Superfícies macias (tijolo, cimento e reboco de cal) são reforçadas com primers acrílicos à base de água de penetração profunda.

Anti-corrosão
Os pisos anticorrosivos são convencionalmente subdivididos em:
- isolante;
- protetor;
- fosfato.
Compostos isolantes (gliftálicos) não reagem com o metal, formando um filme estável de óxido de zinco. Projetado para metais ferrosos. Em pisos de piso, a porcentagem de óxido de zinco é de 90%, pelo que o revestimento pode suportar os efeitos de ambientes agressivos. É usado para metais não ferrosos e ferrosos. Os primers de fosfato previnem a corrosão, dão boa adesão aos esmaltes.
Os produtos de metal ferroso afetados pela ferrugem são tratados em duas etapas: na primeira etapa, é aplicado um solo especial - um conversor de ferrugem; no segundo - composição alquídica / epóxi. O conversor de ferrugem consiste em ácidos fortes (sulfúrico, clorídrico), óxido de zinco ou manganês.
Primários de fenol-formaldeído e epóxi são usados para obter um revestimento de esmalte de alta qualidade.

Antifúngico
A madeira é tratada em várias etapas. Inicialmente, é necessário proteger a matéria orgânica dos efeitos patogênicos biológicos. Para isso, a superfície é impregnada com primers antissépticos duas a três vezes. Após a secagem completa, pintar com primers acrílicos, gliftálicos e poliestireno com componentes antifúngicos.

O que os mestres recomendam ao escolher uma mistura de primers
As seguintes misturas de primers são usadas dependendo do tipo de suporte e do tipo de acabamento decorativo a ser aplicado:
- em superfícies esfareladas e soltas - penetração profunda;
- em desigual, absorvente de umidade - universal;
- em contato fracamente absorvente - concreto.
O Primer de Penetração Profunda não deve ser aplicado em mais de 2 demãos, pois a ligação com o material de acabamento pode diminuir.
O primer é necessário quando o material de acabamento tem pouca adesão ao substrato ou o corrói (por exemplo, vidro ou plástico). Nesses casos, por exemplo, são utilizadas misturas de epóxi e formaldeído.
Primários acrílicos à base de água não são adequados para metal, vidro e plástico. Soluções alquídicas de alta viscosidade não são usadas em superfícies minerais. Para obter um revestimento decorativo de alta qualidade, é necessário observar o tempo de secagem do primer estabelecido pelo fabricante.
A qualidade dos filmes de epóxi e formaldeído depende de dois fatores interdependentes: a viscosidade da mistura e o método de aplicação.Para o método manual, a viscosidade deve ser maior do que para o método mecânico. O primer é feito em uma superfície preparada.
As superfícies de concreto, mineral e tijolo são limpas de poeira e partículas desintegradas. Desengordurar produtos de metal, remover a ferrugem mecanicamente. As madeiras são desengomadas, polvilhadas, retiradas mecanicamente as zonas danificadas por insecto ou bolor.


