Como cuidar de aphelandra em casa, métodos de criação e descrição das espécies

Aphelyandra é uma planta de casa muito bonita e incomum. Mas, apesar de toda a sua beleza, a planta não é muito apreciada pelos floricultores. Isso se deve ao fato de a flor ser muito caprichosa, muitos nem sabem como cuidar da afelandra em casa. Com cuidados inadequados, a planta morre rapidamente e, para evitar que isso aconteça, é preciso dar muito tempo.

Características distintivas da planta aphelandra

Aphelyandra pertence às plantas de casa com flores ornamentais perenes. Em condições naturais de crescimento, a flor pode atingir 1-2 M. A folhagem da planta é grande, existem flores pequenas. As folhas são dispostas de forma oposta. A superfície das folhas é brilhante e ligeiramente espinhosa. Nas flores adultas, a folhagem colorida variegada é verde com manchas brancas.

As inflorescências são pequenas, pineal ou em forma de espiga. De comprimento, podem chegar a 15 cm e as tonalidades das flores são diferentes. As pétalas podem ser amarelas, vermelhas ou laranja.Após a floração, o fruto permanece com as sementes. Apresentam-se numa caixa com dois encaixes.

variedades populares

No ambiente natural, existe um grande número de espécies de aphelandra. Mas apenas algumas variedades são cultivadas em casa.

projetando

Esta variedade possui grandes folhas verde-escuras de até 20 cm de diâmetro, e listras brancas ao longo das nervuras estão presentes na superfície da folhagem. A planta floresce no período verão-outono. A flor é tetraédrica, as pétalas são amarelas.

Laranja

O afélio laranja ou dourado é considerado uma das variedades mais comuns cultivadas em casa. A variedade pertence a pequenos arbustos. O caule da planta é carnudo com um tom avermelhado. A folhagem é verde escura com manchas prateadas. As inflorescências atingem um comprimento de 12 a 14 cm, o período de floração é curto, não dura mais que 10 dias.

quatro lados

As folhas são ovais, atingem 30 cm de comprimento e a sombra é verde saturada. As inflorescências são tubulares, com uma tonalidade escarlate saturada. Possuem brácteas verde-escuras.

Condições de detenção

Aphelendra pertence a plantas caprichosas. Portanto, para que a flor cresça com saúde e floresça regularmente em casa, ela deve fornecer condições favoráveis ​​\u200b\u200bpara sua preservação.

Temperatura

A flor adora calor. A temperatura ideal na estação quente é de +20 graus. No outono e no inverno, tolera uma queda de temperatura de até +10 graus. Este regime de temperatura tem um efeito benéfico na floração. O principal é que os vasos estejam localizados em locais ensolarados.

No outono e no inverno, tolera uma queda de temperatura de até +10 graus.

Iluminação

A planta prefere luz brilhante. Quanto mais tempo a flor ficar ao sol, mais exuberante será a folhagem. O principal é que os raios do sol não sejam diretos e abrasadores. Não é recomendado colocar os vasos na sombra ou mesmo em meia sombra.

umidade do ar

Como todas as plantas tropicais de interior, a aphelandra precisa de muita umidade na sala onde os vasos estão localizados. Isso é especialmente verdadeiro na estação fria durante a estação de aquecimento. A folhagem deve ser borrifada com água morna sempre que possível. Você também pode colocar o pote em um palete com argila expandida úmida ou espuma.

período de dormência

O período de dormência da planta começa no inverno e dura até cerca de março. Neste momento, a quantidade de rega é reduzida e a alimentação da flor é interrompida. A temperatura ambiente deve ser de pelo menos +17 graus. Também é importante que a sala com a flor seja iluminada.

Tamanho

Um dos problemas que se enfrenta constantemente ao cultivar uma planta é o seu rápido crescimento, por isso perde o seu efeito decorativo. Portanto, podas frequentes são necessárias para manter a aparência da flor. O momento ideal para o procedimento é o início da estação de crescimento ou transplante. Brotos muito alongados são encurtados. Os galhos ficam com 25 a 30 cm de comprimento, após a poda, borrifa-se o arbusto e coloca-se um saco sobre ele para que não haja perda de umidade.

cômoda

A alimentação abundante é necessária durante o período de crescimento ativo de maio a outubro. Fertilizantes para plantas com flores são aplicados ao solo a cada duas semanas. Também é útil alternar alimentos minerais e orgânicos. No inverno, o mato é alimentado a cada 1,5 meses. Dos curativos orgânicos, você pode usar composto, polvilhar o solo com cinzas de madeira ou regar a flor com uma solução de uréia. O principal é não exagerar nos fertilizantes.

Como plantar e replantar corretamente

O transplante de Aphelandra é necessário todos os anos. O principal é escolher a composição certa do solo. O solo para o plantio deve ser solto e respirável.

 O solo para o plantio deve ser solto e respirável.

A composição do solo para a planta:

  • terreno relvado;
  • areia;
  • turfa;
  • chapa de metal retificada (4 peças).

Como alternativa, você pode comprar uma mistura para vasos de flores tropicais pronta para uso que pode ser encontrada em qualquer loja de jardinagem. A planta é cuidadosamente retirada do vaso antigo, transplantada para um novo recipiente com a terra velha.

Resolver problemas comuns

Ao cultivar aphelandra, muitas vezes você tem que lidar com vários problemas. Na maioria das vezes, eles resultam de cuidados inadequados ou condições inadequadas de crescimento.

erros de cuidado

Aphelyandra pertence a plantas caprichosas, portanto, ao menor erro, os problemas começam imediatamente. As folhas podem murchar, ficar pequenas ou marrons.

morrer

Um dos problemas comuns ao cultivar uma flor é o murchamento da folhagem e das estípulas. Se apenas as pontas das folhas começaram a empalidecer, isso significa que a flor está em uma sala com ar muito seco. É necessário borrifar as folhas o mais rápido possível e retirar a panela dos aquecedores. Se as folhas murcharem completamente, significa que a planta está em uma corrente de ar ou não tem umidade suficiente. É especialmente perigoso abrir as janelas à noite após a rega. Por causa disso, a flor pode morrer. A rega mal organizada, a presença constante de uma flor ao sol e uma corrente de ar são as causas da queda das folhas.

Se isso acontecer no inverno, a planta, ao contrário, pode não receber luz solar suficiente.

Bordas das folhas marrons

As bordas das folhas ficam marrons devido ao ar muito seco na sala em que a flor está localizada. Para evitar este problema, as folhas devem ser pulverizadas regularmente e devem ser colocados panos úmidos nos radiadores durante a estação de aquecimento.

manchas marrons

O aparecimento de manchas marrons nas folhas de aphelandra indica que a planta está exposta a muita luz solar direta. Para que a flor pare de aparecer manchas marrons na folhagem, ela deve ser reorganizada em sombra parcial.

Para que a flor pare de aparecer manchas marrons na folhagem, ela deve ser reorganizada em sombra parcial.

folhas encolhendo

Se perceber que a folhagem fica rasa, o motivo é falta de nutrientes no solo, sendo necessário introduzir com mais frequência substâncias minerais e orgânicas no solo. Também pode ser devido à falta de nutrientes no solo.

pragas

Muitas vezes você tem que lidar com pragas que podem aparecer na planta por vários motivos.

cochonilha

Os primeiros sinais do aparecimento de uma cochonilha são a torção e a queda da folhagem, a própria planta para de crescer. Se houver muitas pragas, começam a aparecer caroços brancos na folhagem. Para se livrar do verme, você precisa tratar a planta com Actellik. Primeiro, as folhas devem ser lavadas no chuveiro para se livrar de alguns insetos. Este procedimento pode ser repetido várias vezes.

pulgão

Os pulgões geralmente aparecem na parte inferior das folhas. Os insetos se alimentam de seiva, o que faz com que as folhas sequem e caiam. Nesse caso, a droga "Actellik" e o enxágue da folhagem sob um banho quente também ajudam. Um spray de água com sabão ajuda a controlar pulgões.

Escudo

Se pequenas protuberâncias marrons ou marrom-avermelhadas aparecerem nas folhas, é uma cochonilha.Às vezes, os solavancos podem ser verdes ou amarelos. Eles podem estar localizados dentro e fora, próximos às veias. As próprias folhas ficam pegajosas ao toque. Assim que os insetos começarem a aparecer na folhagem, a planta deve ser imediatamente pulverizada com inseticidas. A limpeza mecânica também ajudará. Por exemplo, você pode usar uma escova de cerdas macias para escovar as bainhas.

doenças

Várias doenças são outro problema que deve ser enfrentado ao crescer.

Várias doenças são outro problema que deve ser enfrentado ao crescer.

Na maioria das vezes, aphelandra sofre das seguintes doenças:

  • fungo corynespora;
  • mancha foliar;
  • podridão da raiz.

Com o fungo corinesporo, aparecem manchas marrons ou amarelas na folhagem. As folhas começam a secar e depois morrem. As plantas são tratadas com fungicidas três vezes por semana. Todas as folhas e caules afetados são podados. Quando manchado, aparecem manchas amarelas ou marrons úmidas. Eles são frequentemente cobertos com secreções mucosas. Pulverizar com fungicidas três vezes ao dia ajuda a controlar esta doença.

Com a podridão da raiz, não há sinais, a planta simplesmente começa a murchar sem motivo. Todas as partes danificadas do sistema radicular devem ser cortadas. Polvilhe as fatias com carvão. Em seguida, a planta é transplantada para um novo solo e regada com "Fitosporin".

Métodos de reprodução

Existem duas formas de propagação de aphelandra - estacas e plantio com sementes. O método de cultivo de sementes é mais longo e trabalhoso. É mais fácil e rápido propagar a planta por estacas.

sementes

As sementes para plantio são coletadas imediatamente após a floração e plantadas no solo (em fevereiro-março).Para o plantio é melhor usar um substrato de areia, terra e folhas podres. Para que as sementes germinem mais rápido, elas são cobertas com um saco plástico. Regularmente, até o aparecimento dos brotos, o saco é retirado e o solo regado. Assim que os germes finalmente começarem a aparecer, a bolsa deve ser removida.

Após o aparecimento do primeiro par de folhas cheias, as mudas são transplantadas para vasos separados. É melhor usar recipientes grandes imediatamente para não ter que transplantar a flor depois de um tempo.

Estacas

O segundo método é o plantio por estacas. As estacas são realizadas de maio a agosto. Para a reprodução desta forma, é necessário um corte de caule de 8 a 10 cm de comprimento, o caule é cortado logo abaixo do nó - é onde ele é preso ao caule principal. O local do corte deve ser tratado com um estimulante de crescimento. Primeiro, o corte é plantado em perlita úmida e depois transferido para uma estufa. Para que o corte enraize com sucesso, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • as estacas precisam de sombra parcial;
  • a temperatura na sala onde estão localizadas as panelas deve estar entre +25 e +27 graus;
  • umidade muito alta - até 90%;
  • todos os dias a estufa deve ser ventilada e o solo regado com água morna.

Para reprodução dessa forma, você precisará de um corte de caule de 8 a 10 cm de comprimento.

O enraizamento ocorre dentro de 3 semanas. Quando o sistema radicular se desenvolve na estaca, pode ser transplantado para um vaso preparado.

Dicas e truques adicionais

Embora aphelandra seja uma planta bastante caprichosa, não é tão difícil cultivá-la. O principal é observar condições favoráveis ​​​​ao crescimento da flor.

Dicas e truques para cultivar uma planta em casa:

  • Não é recomendável colocar vasos de flores em janelas que costumam ser abertas, principalmente na estação fria.
  • Regue a aphelandra apenas com água morna. Regar com água fria leva a infecções fúngicas.
  • Para que a copa fique exuberante, no final de cada inverno as hastes são cortadas, deixando cerca de 25 cm de comprimento.
  • Para deixar a planta de casa mais espessa, aperte os topos dos caules.
  • Se o solo carecer de nutrientes, isso afetará imediatamente a aparência das plantas. Com a falta de nitrogênio no solo, as folhas ficam pequenas e começam a amarelar. E se houver excesso de nitrogênio, haverá atraso no aparecimento dos botões.
  • Com a falta de fósforo, as flores ficam pequenas e as pétalas sem brilho.
  • Se manchas amarelas ou marrons começarem a aparecer na folhagem, as folhas estão começando a cair, o que indica uma deficiência de potássio no solo.

Se você seguir as recomendações de cuidado, organizar a rega adequada e proporcionar condições favoráveis ​​\u200b\u200bà planta, a aphelandra irá deliciá-lo com uma folhagem exuberante e uma bela floração abundante por mais de um ano.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha