Tipos e reprodução de madressilva decorativa, plantio e cuidado da madressilva
A madressilva decorativa chamada madressilva é uma planta que pode ser facilmente plantada e cuidada. O arbusto despretensioso resistirá a quaisquer condições climáticas. O principal é plantá-lo no solo na primavera ou no verão, para que a planta tenha tempo de se aclimatar em um novo local antes do inverno. A madressilva cresce em qualquer lugar, mas solo fértil e muita luz são necessários para alcançar uma copa exuberante e floração abundante.
Descrição e peculiaridades da planta
A madressilva é uma planta incrivelmente bonita que é usada para paisagismo. Uma característica distintiva são as flores tubulares perfumadas coletadas em espirais de tonalidade branca, amarelada ou roxo-rosada, que florescem nas axilas das folhas superiores fundidas.
Honeysuckle traduzido do latim significa "folha de cabra". Outro nome para a planta é madressilva de cabra. Cresce selvagem nas latitudes do sul.Na nossa região adapta-se perfeitamente aos invernos moderadamente frios, mas antes do início das geadas perde a folhagem.
A madressilva se presta à poda de treinamento, de modo que pode ter a forma de um arbusto baixo e exuberante ou de uma trepadeira alta e trepadeira. A planta pode atingir 6 metros de altura. A madressilva tem uma bela forma elíptica com folhas coriáceas crescendo longe dos galhos. As folhas superiores crescem juntas e formam formações em forma de disco, uma espécie de suporte para as inflorescências.
A madressilva floresce, dependendo da espécie, em 1-2 meses. A floração é abundante e duradoura. Mais perto do outono, as bagas laranja ou vermelhas amadurecem. Eles não são comestíveis e venenosos. A madressilva ornamental é cultivada exclusivamente para a jardinagem do terreno pessoal.
Variedades
Existem vários tipos de madressilva decorativa. As variedades diferem entre si na tonalidade das flores, no formato da copa, nas características morfológicas. Estas plantas são usadas para criar sebes ou para decorar certas áreas do jardim.
Alpino

Planta ornamental caracterizada por crescimento lento e aparência compacta. Flores rosas delicadas aparecem no final da primavera e duram apenas 3-4 semanas. Mas em seu lugar, mais perto do outono, pequenas bagas vermelhas aparecem em grande número, espalhadas nas folhas verdes do mato. São eles que conferem à variedade alpina um efeito decorativo especial.
Dourado

Cultura ornamental com lindas flores amarelas exalando um leve aroma. Floresce por apenas algumas semanas em maio-junho.
maaka

Arbusto perene alto e extenso, usado para sombrear a área ou para decorar a paisagem. Esta variedade decorativa tem lindas flores perfumadas brancas como a neve.
Maksimovich

É um arbusto de copa extensa, cuja altura varia de 1 a 3 metros. As flores avermelhadas aparecem no final de maio e depois de duas semanas voam.
Ordinário

É um arbusto de folha caduca de 1 a 2 metros de altura. As flores cremosas aparecem no final da primavera. Em seu lugar, mais perto do outono, crescem juntas bagas avermelhadas que crescem aos pares.
colcha

É um arbusto que pode atingir 3 metros de altura. Essa variedade possui folhas longas, além de flores que mudam de cor (primeiro amarelo, depois bordô). As bagas são de cor escura.
Sizaya

Arbusto extenso de até 2 metros de altura.Esta madressilva tem flores amarelo-púrpura, bagas avermelhadas, folhas cinza-esverdeadas.
Hecrota

Esta é uma cultura híbrida, que é um arbusto exuberante que pode atingir 2-4 metros de altura e 1,5-3 metros de largura. Difere em floração abundante de junho a setembro. As flores cor-de-rosa têm um forte aroma de baunilha.
Thalmann

É uma trepadeira que pode atingir os 6 metros de altura. Floresce com flores de laranja douradas. Esta madressilva tem bagas avermelhadas não comestíveis.
Como plantar corretamente
Os tipos decorativos de madressilva são usados \u200b\u200bexclusivamente para decorar um terreno pessoal ou criar sebes. É melhor plantar esta planta perto ou ao redor da casa, em um local específico do jardim.
Seleção de assento
A madressilva cresce bem na sombra, mas floresce melhor em pleno sol. Você pode fazer uma cerca viva com esta planta, cercar um local de descanso no jardim com arbustos, um playground. Com madressilva, você pode criar uma parede impenetrável e destacar áreas específicas.
Ao escolher um local de plantio, preste atenção ao grau de encharcamento do solo. Esta cultura ornamental não tolera excesso de umidade, mas cresce mal sem rega moderada regular.Aconselha-se não plantar a videira em local com corrente de ar e em local não protegido dos ventos do norte.

Suporte de Fabricação
A madressilva arbustiva requer apenas poda de treinamento. Para a trepadeira, você precisa fazer um suporte especial. Pode ser um arco de metal, telas de jardim de madeira, divisórias, treliças, pérgulas. O suporte pode ser feito independentemente de ripas de madeira, ou você pode comprar um já pronto. O principal é que seja forte e aguente o peso dos brotos.
Requisitos de solo
A madressilva é exigente no solo. Esta planta prefere solos neutros ou levemente ácidos, mas ainda férteis.Se o solo for muito argiloso ou arenoso, sua composição deve ser melhorada. O solo deve ser solto e leve, mas conter todos os nutrientes necessários para o crescimento das plantas.
Para isso, é cavado um buraco com profundidade e largura de até 70 centímetros, e o solo selecionado é misturado em proporções iguais com húmus, grama, horta, solo foliar.
Areia, serragem e turfa são adicionados ao solo argiloso. O solo é fertilizado com substâncias de nitrogênio, fósforo e potássio (50 gramas cada), adiciona-se até 100 gramas de cal para reduzir a acidez, adiciona-se uma pitada de refrigerante para evitar fungos.
Recomendações de tempo
Um vaso de plantas comprado no verão pode ser plantado imediatamente no jardim. Antes do inverno, a madressilva terá tempo de se adaptar às novas condições. É verdade que a primavera é mais adequada para plantar em campo aberto do que o outono.Uma planta jovem não terá tempo de se aclimatar em um novo local, ganhar força e pode morrer em um inverno rigoroso.

Esquema de pouso
Para plantar madressilva no solo, é necessário cavar um buraco 2 a 3 vezes maior que a raiz da planta. É desejável melhorar o solo selecionado com fertilizantes orgânicos (cerca de um balde de estrume podre) e minerais.
O poço de pouso geralmente tem as seguintes dimensões: profundidade - 50-70 centímetros, diâmetro - 50-70 centímetros. É aconselhável colocar cascalho pequeno no fundo. Um pouco de terra é despejada no buraco, uma planta é colocada sobre ela e polvilhada com o resto da terra. O colar deve permanecer acima do nível do solo. Não precisa ser aprofundado. Após o plantio, recomenda-se regar abundantemente a planta com água (1-2 baldes sob o arbusto).
Regras de cuidado
Em tenra idade, o arbusto precisará de cuidados constantes, caso contrário, morrerá rapidamente. A plantinha não compete com as ervas daninhas. No círculo próximo ao tronco, é imprescindível realizar a capina. Você pode cobrir o solo próximo ao arbusto com serragem, composto, turfa, filme preto. A cobertura morta manterá as ervas daninhas afastadas e reterá a umidade.
modo de rega
A frequência da rega depende das condições meteorológicas. Se a precipitação cair raramente, é aconselhável derramar 1-3 baldes de água sob o arbusto uma vez por semana. A planta precisa de umidade no momento da floração. Se o solo estiver muito seco, a madressilva começará a perder flores prematuramente. Antes do inverno no outono, pelo menos 5 baldes de água devem ser despejados sob a planta.
cômoda
Floração exuberante e longa, uma copa densa e bonita é o resultado da alimentação regular. Os arbustos são fertilizados pelo menos três vezes por temporada.A primeira alimentação ocorre no início de abril. Salitre, uréia ou sulfato de amônio são adicionados ao círculo do tronco (cerca de 30 gramas de fertilizante são diluídos em água para irrigação). No verão, antes da floração, a planta é alimentada com fertilizantes superfosfato e potássio (15 gramas cada). Antes do inverno, o círculo do tronco é coberto com estrume podre.

Prevenção de doença
A maioria das espécies híbridas tem excelente imunidade. As plantas raramente ficam doentes. É verdade que é melhor proteger a madressilva de possíveis doenças. No início da primavera, é aconselhável branquear os brotos inferiores do arbusto com cal apagada ou calda bordalesa. Para a prevenção de doenças fúngicas, as folhas são pulverizadas com Fundazol. Meios como Actellik, Confidor ajudarão a destruir larvas invernadas.
Espanar o chão contra pragas
Os insetos que prejudicam a madressilva geralmente vivem no solo perto dos arbustos. Recomenda-se processar o círculo do tronco no início da primavera com inseticidas (Aktara, Aktellik, Rogor, Konfidor, Inta-Vir). Ajuda a limpar o chão com cinzas de madeira e pó de tabaco.
Tamanho
Nos primeiros três anos de vida, a madressilva cresce, constrói o sistema radicular e a copa aérea. Aos 3-4 anos, começa a florescer. Aos 5 anos, pode-se realizar uma poda de formação do mato. É melhor fazer isso no início da primavera, antes que os sucos comecem a se mover.Arbustos cortados no outono não sobreviverão bem ao inverno. Na primavera também é realizada a poda sanitária, ou seja, são retirados os galhos velhos e danificados.
Métodos de reprodução
Existem três maneiras de propagar a madressilva: por sementes, por camadas e por estacas.Com bons cuidados de germinação, qualquer um desses métodos pode produzir uma nova planta.
Camadas
Um método de reprodução simples que dá resultados de cem por cento. No início do verão, o galho inferior (com mais de um ano) do arbusto é pressionado contra o solo e polvilhado com terra. O topo é deixado do lado de fora. No outono, o broto criará raízes, porém, será possível separá-lo da planta-mãe e transplantá-lo para um novo local somente na próxima primavera.

sementes
Quando a madressilva se propaga por sementes, uma planta madura terá que esperar vários anos. As sementes são colhidas no outono e imediatamente semeadas em terreno aberto ou em vasos com substrato de turfa. No caso de cultivo artificial, o broto deve ser monitorado, regado regularmente e plantado no solo na estação quente. As sementes de madressilva germinam sem estratificação.
Estacas
No verão, você pode cortar estacas lignificadas de 10 cm de comprimento do topo do arbusto, arrancar as folhas e colocá-las na água. Para que os galhos criem raízes, a formação de raízes é estimulada. Os brotos são colocados na água junto com uma planta que já tem raízes.
Depois que as raízes aparecem, as mudas são plantadas em vasos com substrato. Ao longo do ano, os brotos são mantidos dentro de casa, cuidados, regados e transplantados para o campo aberto na primavera.
Dicas e truques adicionais
A madressilva ornamental envelhece com a idade. Por 6 a 7 anos, a poda de rejuvenescimento pode ser realizada no arbusto, ou seja, cortando galhos velhos, alguns podem ser reduzidos a um botão poderoso. O crescimento de brotos jovens é estimulado pela fertilização com nitrogênio. Uma poda de rejuvenescimento é desejável na primavera.


