Regras para cultivar e cuidar de rosas em campo aberto
Encher os canteiros do jardim com as rainhas do mundo das flores é o sonho de jardineiros profissionais e novatos. As rosas são plantas bastante exigentes que preferem crescer em climas quentes. Ao cultivar belezas perfumadas, é importante organizar adequadamente os cuidados e escolher um local no local, as rosas precisam de fertilização sistemática e poda regular de arbustos.
Descrição e características da planta
As rosas são consideradas a flor de uma senhora. A planta é ideal para buquês, arranjos de flores e decoração de paisagens. Existem vários tipos de flores reais:
- Padrão;
- salões de chá;
- Arbusto;
- escalação;
- estacionar.
Cada tipo de rosa assume tons próprios de cultivo e tipos de poda, possui características e características próprias.
Características gerais e características das rosas em crescimento:
- O ancestral é a rosa canina.
- A maioria das variedades é resistente ao gelo, mas requer abrigo para o inverno.
- Eles são exigentes com a iluminação do local de crescimento.
- Sem poda e com horário de verão reduzido, rapidamente se transforma em roseira brava.
- Não pode ser plantada em áreas úmidas com alto nível de lençol freático, prejudica o sistema radicular da planta.
- É necessário seguir rigorosamente o esquema de plantio para evitar o espessamento das plantações.
Belezas perfumadas são suscetíveis a doenças fúngicas. Portanto, as rosas devem ser plantadas em áreas bem ventiladas, bem ventiladas e com bastante luz solar, nas colinas o solo deve ser solto, com alto teor de nutrientes e húmus. Recomenda-se a compra de mudas de rosas de jardim com sistema radicular fechado.
como plantar
Para tornar os canteiros agradáveis à vista e menos incômodos, é importante observar a época do plantio e preparar e desinfetar adequadamente o solo, seguir o esquema de plantio e selecionar material de plantio de alta qualidade.
A temporização
A melhor época para plantar mudas é a primavera. É importante esperar até que o solo aqueça e a ameaça de geada passe. Temperatura ideal do solo - não inferior a +12 C. Também não vale a pena atrasar o plantio de rosas em campo aberto, em condições climáticas adversas é melhor cobrir as plantas jovens com material de cobertura do que atrasar o transplante.

Em uma nota! Para um melhor desenvolvimento do sistema radicular das futuras plantas, é importante que o solo não seque demais e o sol ainda não tenha entrado na fase de ação ativa.
No outono, as rosas também podem ser plantadas em terreno aberto, é importante que a flor tenha tempo de criar um sistema radicular antes do início das geadas, pelo menos um mês antes das primeiras nevascas.
Como preparar o terreno
A estagnação da umidade nas raízes da beleza perfumada é prejudicial à planta, por isso a drenagem é feita no fundo das covas de plantio. Argila expandida, carvão, seixos de rio ou brita podem servir como drenagem. As rosas adoram solo "oleoso", a cova de plantio deve ser adubada com estrume podre ou húmus misturado com areia ou solo básico.
As roseiras preferem solos lamacentos, mas também podem ser cultivadas em marga, é importante fornecer às plantas capina regular, afrouxamento e luz solar.
Antes de colocar a muda no buraco, despeje água fervente ou uma solução de permanganato de potássio, é aconselhável adicionar alguns punhados de cinza de madeira. Essas medidas desinfetam o solo, combatem fungos e insetos nocivos que vivem no solo.
Preparação do material de plantio
Recomenda-se comprar mudas de vendedores confiáveis: em viveiros ou lojas especializadas. Parâmetros de mudas saudáveis:
- O sistema radicular está bem desenvolvido, as raízes não apresentam sinais de podridão ou danos.
- No tronco há galhos verdes - 3-4 folhas.
- A cor do verde é brilhante, verde escuro, sem manchas amarelas, buracos e flor branca.
- As raízes estão bem hidratadas.
- A altura dos rebentos atinge 10-15 centímetros.
- Mudas com sistema radicular fechado criam raízes melhor.
Antes do plantio, os arbustos são adicionalmente umedecidos e pulverizados com uma solução de permanganato de potássio ou verde brilhante.As raízes devem ser espalhadas diretamente na cova de plantio.
Como plantar corretamente
As rosas crescem mal em plantações densas, as flores carecem de luz solar e ar. É melhor plantar as plantas em um padrão quadriculado a uma distância de 60 a 80 centímetros. A profundidade da cova de plantio é de 1 metro, é necessário instalar drenagem, o diâmetro da cova é de 50 a 60 centímetros.

O arbusto é plantado no centro da cova de plantio, endireitando cuidadosamente as raízes, a planta é regada e coberta com uma mistura de terra principal e húmus, depois a terra é compactada.
Importante! É impossível cobrir o local da enxertia com terra, deve ficar 3 centímetros acima do nível do solo.
Os círculos do tronco podem ser cobertos com uma camada de areia; não deve ser permitido o contato direto do caule com fertilizantes orgânicos.
Como cuidar de uma casa de verão em um espaço aberto
Em regiões com clima temperado e condições climáticas variáveis, é necessário realizar uma manutenção sistemática dos canteiros. Dependendo da época do ano, da quantidade de precipitação natural e da temperatura ambiente, existem nuances no cuidado de plantas em campo aberto.
rega
A maioria dos tipos de rosas gosta de rega regular e pesada, mas há exceções a essa regra. Preste atenção às necessidades de irrigação da variedade que está sendo cultivada. A irrigação por gotejamento é ideal, mas você pode regar as rosas manualmente. Regras básicas:
- A rega é realizada de manhã ou à noite.
- Evite colocar muita umidade nas folhas e flores da planta.
- Após o término da floração, a quantidade de irrigação é reduzida.
- Após a rega, o solo próximo ao arbusto é solto.
- A água deve ser mole, à temperatura ambiente.
A frequência da irrigação das plantações depende da quantidade de chuvas sazonais e da temperatura ambiente. Com umidade excessiva, existe o risco de doenças fúngicas.
cômoda
As rosas respondem à introdução de fertilizantes minerais e matéria orgânica com floração vigorosa e aparência saudável. As plantas podem ser fertilizadas com aditivos líquidos complexos, esterco, infusão de verbasco ou excrementos de pássaros. Complexos orgânicos e minerais se alternam. Ao preparar as plantas para o inverno, os arbustos são cobertos com uma camada de húmus ou estrume misturado com o solo principal e coberto com serragem ou feno.
Verão
O cuidado com as flores depende da estação, na primavera as plantas acordam e requerem alimentação e escavação adicionais, no verão é importante regar e manter o equilíbrio da umidade do solo, no outono as plantas são cortadas, alimentadas e preparadas para o inverno.

rega
No verão, principalmente se o calor diminuir, as rosas precisam de rega e afrouxamento adicionais, precisam ser alimentadas, para manter o nível de umidade do solo, os arbustos pastam.
Prikopka
Se forem criadas condições para que não seja possível plantar rosas em local permanente, são adicionadas mudas vivas. Para isso, cave buracos próximos ao topo com cerca de 50 centímetros de profundidade e mergulhe os arbustos todos juntos, depois cubra com terra para que os galhos fiquem salientes.
Mulching
Para que o solo sob os arbustos mantenha o nível de umidade necessário e seja protegido da formação de uma crosta de terra, o espaço do tronco é coberto com cobertura morta. O melhor material neste caso é grama recém-cortada, serragem, feno.
Nota: De acordo com as estatísticas, as rosas cultivadas com cobertura morta são menos suscetíveis a doenças fúngicas e ataques de pragas de insetos.
Uma camada de cobertura morta protege adicionalmente o sistema radicular de belezas perfumadas de congelamento e superaquecimento.
o que alimentar
O sistema de alimentação das rosas consiste na alternância de fertilizantes minerais e orgânicos. Os complexos minerais devem conter nitrogênio, fósforo e potássio. Os arbustos costumam ser polvilhados com cinzas de madeira e alimentados com uréia. O melhor material orgânico são infusões de verbasco e excrementos de galinha, bem como estrume podre misturado com o solo principal e uma pequena quantidade de areia.
Fertilizantes minerais
Como fertilizante mineral, os jardineiros se apaixonaram pelo fertilizante complexo Hera. Freqüentemente são usados superfosfato, amofos e uréia, que podem ser adicionados imediatamente à cova de plantio em pequenas quantidades.

Fertilizantes orgânicos
Estrume podre, turfa e verbasco são os principais fertilizantes orgânicos para rosas. Levedura comum ou farinha de sangue é freqüentemente usada para estimular a floração.
É importante não usar esterco fresco, que pode queimar as raízes e caules da planta, as rosas murcham ou morrem.
Fertilizantes complexos prontos
Alimentos complexos podem ser encontrados em qualquer loja especializada. Todos os componentes desses curativos são cuidadosamente balanceados e não requerem aplicação adicional de fertilizantes de terceiros. A escolha do fertilizante complexo depende da variedade e do tipo de planta cultivada.
antes da floração
Durante o período de floração, as rosas precisam de nutrição adicional. Os arbustos devem ser alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo, que são estimuladores naturais do crescimento das plantas.Também requer a introdução de matéria orgânica para o cultivo bem-sucedido de rosas saudáveis.
durante a floração
Para uma floração exuberante, é necessário potássio, as rosas respondem perfeitamente à introdução da infusão de verbasco durante o período de floração. O método popular é regar as plantas com fermento. A pulverização de complexos prontos é usada para curar folhas e inflorescências.
E se florescerem mal?
As rosas reagem a condições adversas não florescendo. O primeiro ano após o plantio não conta, mas se as plantas não florescerem no segundo ano, isso sinaliza possíveis erros do jardineiro. O primeiro passo é encontrar o motivo e corrigi-lo.
As principais atividades que são realizadas para estimular a floração:
- Reconsidere o local de plantio, as rosas precisam de luz.
- Faça uma poda sanitária e rejuvenescedora do mato.
- Aplique fertilizantes à base de potássio ou cave esterco sob os arbustos.
- Suprimir o crescimento da raiz.
Se uma roseira vive em um lugar por mais de 5-6 anos, é recomendável transplantá-la, rejuvenescer as plantações, cortar brotos velhos.
No outono
O principal objetivo da aplicação de coberturas de outono é preparar as plantas para o inverno, as rosas precisam de nutrição adicional antes do período de inverno e reembolso dos custos de energia da temporada anterior.

potássio fósforo
O fósforo ajuda a fortalecer a capacidade da planta de suportar temperaturas congelantes no inverno, ou seja, ao aplicar fertilizantes contendo fósforo, a resistência ao gelo das rosas melhora.O superfosfato duplo é um fertilizante popular do grupo potássio-fósforo; rocha fosfática também é usada.Os fertilizantes são aplicados ao solo na forma líquida ou adicionados diretamente ao solo como grânulos. É importante respeitar a dosagem. Este fertilizante é aplicado no final da temporada.
Com base em ácido bórico
O boro é uma parte essencial da boa nutrição das rosas. A falta desse oligoelemento leva à deformação dos ramos e caules da planta, tem muito crescimento radicular e poucas inflorescências. O curativo de outono à base de ácido bórico visa fortalecer o sistema radicular das rosas. O pó de ácido bórico é diluído na proporção de 10 gramas de pó por 10 litros de água. As plantas são pulverizadas com um frasco de spray.
Em uma nota! As cinzas de madeira contêm a quantidade de boro necessária para a saúde das plantas.
Fertilizantes especiais para rosas
Como uma alimentação complexa de plantas com flores, são utilizados fertilizantes especializados. Nessas preparações, todos os oligoelementos são balanceados e utilizados nas quantidades necessárias de acordo com a dosagem.
"Fértica"
Uma mistura nutritiva para a alimentação de rosas à base de humato e um complexo selecionado de microelementos minerais. Introduzido no início da primavera para acordar as plantas e reduzir o estresse pós-inverno. Fortalece o sistema radicular e aumenta a resistência das rosas a doenças infecciosas.
"Glória"
Fertilizante mineral à base de potássio e fósforo. Tem um efeito duradouro, é produzido na forma de grânulos, que são colocados ao redor do arbusto após o afrouxamento ou amontoa. É introduzido no solo antes da floração, mas também como molho de outono.

Bom Forte
A principal ação é estimular a floração das rosas, à base de magnésio, vitaminas e ácido succínico. É usado como alimento radicular e foliar. Pertence ao grupo dos fertilizantes minerais de ação prolongada, melhora a imunidade das plantas. Pode ser aplicado em qualquer estação de crescimento.
"Pocon"
É produzido na forma de grânulos ou substâncias líquidas. É introduzido no solo antes da floração, basta aplicar uma vez por estação, visto que o "Pocon" é um fertilizante de longa duração, os grânulos dissolvem-se gradualmente sob a influência da água. A droga estimula a floração e "aumenta" as inflorescências.
Pertence à classe mais alta de curativos de rosas, pertence ao grupo fósforo-potássio, contém adicionalmente nitrogênio e ferro.
Afrouxamento
Para que as rosas fiquem saudáveis, é necessário soltar regularmente os arbustos, garantindo uma boa circulação de ar. Nenhuma crosta dura deve se formar no chão. O procedimento de afrouxamento é combinado com capina e termina com cobertura morta e fertilização.
Tamanho
Para a formação correta e decorativa do arbusto, é necessário podar as plantas com podador. Este procedimento não só permite dar à planta um aspecto atraente, como também ajuda a aumentar o número de botões, sendo também uma medida preventiva no combate às doenças fúngicas.
Na primavera
A principal poda sanitária das plantas está em andamento. Caules secos e danificados devem ser removidos dos arbustos. O corte é feito com tesouras em um leve ângulo. A poda pesada não é recomendada em regiões frias ou temperadas.
Observe que algumas variedades de rosas modernas não devem ser podadas.
No outono
A poda de outono deve ser feita durante o primeiro período de geada.Se você cortar as rosas antes, elas podem colher novos botões, que serão apanhados pela geada. Após o procedimento, as rosas devem ser cobertas e os cortes polvilhados com cinza de madeira ou tratados com antifúngicos.

Características da circuncisão de vários tipos
O grau e tipo de rosas depende do grau, regularidade e tipo de poda necessária. Antes de iniciar o procedimento, eles se familiarizam com as exigências impostas por uma determinada variedade ou tipo de rosa.
Híbridos de chá e canteiros de flores
Para obter botões grandes, as rosas-chá são cortadas bruscamente, deixando apenas 2-3 pedaços dos botões principais. Se o objetivo do jardineiro é criar sebes para paisagismo, a poda é feita com moderação, deixando até 8 botões vivos. Ramos mortos e doentes são todos removidos.
selos rosa
O objetivo da poda é formar uma bela coroa. A roseira padrão é formada poderosa e espalhada, a poda é realizada para 4-5 botões vivos, é necessário remover todos os caules doentes e secos. As variedades que choram não precisam desse procedimento.
arbustos
Recomenda-se não podar demais este tipo, o objetivo principal é dar uma aparência decorativa elegante a um arbusto florido. A poda sanitária é feita na primavera e no outono. A poda principal consiste em retirar todos os ramos direcionados para o centro do arbusto. Uma rosa madura é uma planta composta de 5 a 6 ramos principais fortes.
Escalação
O tamanho depende da variedade, via de regra, os trepadeiras de flores pequenas não são podados, os de flores grandes são cortados em um terço e algumas espécies são cortadas ao meio. O procedimento principal é realizado no início da primavera.
estacionar
O principal objetivo da poda é remover ramos doentes e secos, bem como estimular a expansão de futuras inflorescências. Todas as hastes formadas sob a enxertia são cortadas. Para dar uma forma elegante ao arbusto, remova os galhos que crescem no centro e interferem no crescimento dos caules principais jovens. O corte é feito a uma distância de 5 milímetros do rim vivo em um ângulo de 40.

tipos
A poda das rosas, via de regra, não visa apenas dar uma forma decorativa ao arbusto. Esse importante procedimento ajuda a prevenir doenças fúngicas, estimula a floração e o crescimento de futuras inflorescências e também rejuvenesce o arbusto.
Sanitário
É realizado para remover caules rígidos mortos e velhos e brotos jovens. Vários tipos de fungos e bactérias podem se instalar em galhos velhos, além disso, a planta adquire um aspecto desleixado. Os brotos removidos são queimados.
Rejuvenescer
Prolongar a vida útil de uma roseira e evitar a redução do número de inflorescências ao longo do tempo é o objetivo da poda de rejuvenescimento da roseira. Quaisquer hastes lenhosas antigas estão sujeitas a remoção. Os arbustos mais velhos geralmente são podados drasticamente, deixando apenas 2-3 botões acima do rebento. Com os devidos cuidados, algumas variedades de rosas podem crescer sem serem transplantadas em um só lugar por mais de 15 anos.
estimulante
Fazer com que a roseira floresça abundantemente e forme novos brotos é o principal objetivo de estimular a poda. Todos os brotos fracos são cortados fortemente e os poderosos - ligeiramente.
Mulching
Esta etapa do cuidado é importante para todos os tipos de rosas. A cobertura morta protege o sistema radicular de influências externas: superaquecimento ou geada. Além disso, um equilíbrio ideal de umidade do solo é formado sob a cobertura morta.A cobertura morta de serragem de madeira macia desinfeta o solo e repele certos tipos de pragas de insetos.
A cobertura morta é realizada após o procedimento de afrouxamento, remoção de ervas daninhas e aplicação de fertilizantes.
abrigar
Mesmo variedades de rosas resistentes ao gelo precisam de abrigo adicional para o inverno em regiões temperadas. Você pode usar agrofibras ou filmes especializados. De meios improvisados, você pode tirar feno, folhagem do ano passado, ramos de abeto.

Após a retirada do abrigo na primavera, os arbustos são bem limpos, o material de cobertura usado é retirado. Os arbustos são cavados e soltos.
Enxerto
Para que a rosa mosqueta se transforme em rosa, ela deve ser enxertada. A época ideal para a vacinação é o início de agosto, é importante que a época do fluxo de seiva ativa passe pela planta. Várias variedades e tipos de rosas podem ser usadas como estoque. A cor dos botões não importa, não haverá polinização cruzada. Após o procedimento, a rosa é tratada como de costume.
Transferir
Muitas vezes não é recomendado replantar rosas, a planta fica estressada durante o plantio, demora para se adaptar a um novo local. Mas se tal necessidade surgir, recomenda-se cavar o arbusto com um pedaço de terra, com o mínimo de dano ao sistema radicular. Antes do início do período de inverno, as rosas transplantadas requerem cuidados especiais, a presença de abrigo adicional para o inverno é um pré-requisito.
Controle de doenças e pragas
As rosas são plantas caprichosas que costumam ser atacadas por pragas de insetos. Arbustos perfumados têm um grande número de inimigos.Para minimizar o risco de infecção, é necessário realizar o tratamento preventivo dos arbustos, principalmente antes da floração.
pulgão rosa
A praga mais comum, as pragas se alimentam de sucos de plantas, que começam a doer, caules e brotos ficam deformados, brotos ficam menores e caem, folhas ficam pegajosas, enroladas.
Na luta contra os pulgões da rosácea, os métodos populares são frequentemente usados:
- Plantar rosas ao lado de calêndula, que atrai joaninhas - os principais inimigos dos pulgões.
- Pulverize os arbustos com uma solução de sabão em pó.
- Polvilhe as plantas com cinzas de madeira ou mostarda em pó.
- Aplicação de casca de cebola e tintura de alho.
Em caso de infecção grave, devem ser utilizados inseticidas: "Fufanon", "Karbofos", "Iskra".
Aranha
Afeta todos os tipos de rosas, inclusive as de interior. É difícil perceber a praga a olho nu, o tamanho dos adultos chega a 2 milímetros. Os principais sinais de infecção:
- Botões e inflorescências são cobertos com teias de aranha.
- As folhas ficam cobertas de pontos marrons, ficam amarelas, enrolam, caem.
- A planta está atrofiada, perdendo ou não produzindo brotos.
As colônias de ácaros se multiplicam rapidamente e são capazes de se mover rapidamente para outras plantas. Os principais inseticidas são Actellik, Floromite, Iskra.

enroladores
A lagarta é uma pequena lagarta amarela pálida que se transforma em uma borboleta em miniatura quando adulta. Alimenta-se de folhas e brotos de plantas. O enrolamento das folhas é o principal sintoma da infestação. Para evitar a infecção, é importante desinfetar os arbustos e desinfetar os arbustos para o inverno. Em caso de infecção grave, são utilizados produtos biológicos: "Lepidocid", "Cesar", "Coragen".
Clique nos besouros
Wireworm é uma praga perigosa, larva wireworm. Encontra-se em todos os lugares, capaz de atacar todos os tipos de rosas. Afeta o sistema radicular das plantas, vive no solo. Não será possível livrar-se do besouro imediatamente, é necessário realizar a desinfecção sistêmica do solo a longo prazo. Dos inseticidas usados "Aktara", "Taboo".
Olenko e Bronzovka
Esses besouros infectam os brotos das plantas, que ficam distorcidos, encolhem e caem. O tratamento preventivo dos arbustos deve ser realizado durante o período de brotação e, durante o período de floração, usar "Confidor" ou "Aktara". De agentes não químicos, é utilizada fumaça líquida.
Oídio
Uma doença fúngica que pode destruir completamente a roseira. O arbusto afetado enfraquece muito, as hastes são deformadas. Essa planta não tolera geadas e quedas de temperatura na primavera. O principal sintoma da doença é a formação de uma placa áspera branco-acinzentada nas folhas e caules das rosas, depois a placa fica marrom, as manchas nas folhas ficam amarelas. A doença se espalha rapidamente em condições de alta umidade e calor prolongado e pode se espalhar para outras plantas.
Como medida preventiva, são escolhidas variedades de rosas com imunidade estável ao oídio, as ervas daninhas são removidas a tempo, não permitem umidade excessiva no solo, desinfetam o solo com uma solução de iodo ou permanganato de potássio.
Ferrugem
Doença fúngica que causa rachaduras nos caules das plantas. Com o tempo, forma-se nas folhas uma espécie de pó amarelo-alaranjado, que passa para os botões, a rosa perde o ritmo de crescimento, parte dos botões cai. Um verão chuvoso, umidade, falta de cuidado sistêmico são os pré-requisitos para o início da doença.Entre os remédios populares estão a pulverização de infusões de urtiga ou absinto nos arbustos afetados. De produtos químicos usados "Falcon" ou Bordeaux líquido.
Clorose
A deficiência de ferro causa uma doença perigosa nas rosas - a clorose. Se o solo carece da quantidade necessária de matéria orgânica, a aeração é prejudicada, a concentração de fósforo e manganês é alta, há risco de diminuição da ingestão de ferro pelas plantas. O primeiro sinal de clorose é que as placas das folhas ficam amarelas, enquanto as veias permanecem verdes. A deficiência de ferro é parcialmente compensada pela alimentação foliar. Para eliminar completamente o problema, as rosas são transplantadas ou o solo é saturado com fertilizantes orgânicos.
dicas e truques
Para que as rosas encantem os jardineiros com uma floração exuberante e um aroma requintado no jardim, é necessário cuidar integralmente das plantas.
Dicas e truques:
- Eles escolhem variedades resistentes a uma ampla gama de doenças fúngicas.
- As rosas são plantadas em locais bem iluminados no lado sul do sítio, nas colinas.
- O tratamento preventivo de plantas contra insetos nocivos é realizado.
- Eles seguem a tecnologia de poda de arbustos.
- Ao plantar plantas, não cubra o local de enxertia com terra.
- Cubra as plantas para o inverno com material adicional.
- o espaço do porta-malas é cheio de palha.
- Eles não dispensam fertilizantes orgânicos, mas não usam esterco fresco e verbasco concentrado.
- Os arbustos são rejuvenescidos e transplantados em tempo hábil.
Sujeito à tecnologia agrícola e ao respeito pelas plantações de rosas, o cultivo de belezas perfumadas se tornará uma atividade favorita que não traz complicações e altos custos de mão de obra.


