Como consertar diferentes partes do zíper e as ferramentas necessárias com suas próprias mãos
Os zíperes são os fechos mais populares amplamente utilizados em roupas, calçados, equipamentos e acessórios. Os fabricantes oferecem zíperes de metal, plástico, diferentes em forma, tipo e método de conexão. Tensões mecânicas, defeitos de fabricação estão na origem da falha da fixação. Como consertar um zíper você mesmo?
Razões para o mau funcionamento da fechadura
As falhas no funcionamento do zíper devem ser procuradas em suas características de design.
Elementos do Relâmpago:
- conexões;
- bloquear links de conexão (slider/dog/slider);
- trava de suspensão (puxador/lingueta);
- batente inferior;
- limitador superior;
- trança.
Em duas correias têxteis, elos de metal ou plástico na forma de dentes ou anéis torcidos são fixados em um padrão quadriculado. A conexão/desconexão é realizada por meio de uma trava que desliza livremente ao longo das fitas. A largura da alça e a forma do controle deslizante permitem fixar um link entre dois links opostos.
Existem duas ranhuras na frente do controle deslizante. A largura de cada um corresponde ao comprimento do pino. Na parte de trás, as ranhuras se fundem em uma, igual à largura do fecho. Ao prender, os links são capturados pelo controle deslizante e formam um aperto firme no canal estreito. Durante o desabotoamento, ocorre o processo inverso: a bifurcação do canal desacopla os dentes.
Os limitadores determinam o comprimento da corda, param o movimento do cão. O objetivo do extrator é fornecer um uso conveniente da trava.
A falha de qualquer um dos itens listados afeta a função do fixador. As principais razões para violações são o resultado de negligência, desgaste normal, fabricação de materiais de baixa qualidade, defeitos de fabricação.
o cachorro se mudou
Esse tipo de falha ocorre em um modelo dividido. O primeiro motivo é a divergência dos flancos da sapata, guiando e comprimindo os dentes. A segunda é a separação do batente inferior/superior da fita.
Runner aparece em um local
Deslizar o controle deslizante em um lado do zíper ocorre:
- devido à inclinação dos links, que devem ser captados pelo slider em paralelo;
- desgaste irregular da borda, levando ao enfraquecimento da compressão;
- quebra/perda de link.
Os defeitos são típicos de todos os tipos de fixadores.
O fecho está aberto ou o controle deslizante está preso
O zíper deixa de ser um fecho: o martelo conecta os dentes, mas eles se afastam imediatamente, ou há um obstáculo ao movimento do controle deslizante. No primeiro caso, a quebra se deve ao desgaste das ranhuras, que não criar a pressão necessária. O segundo motivo é o "colar" do revestimento entre os dentes. A terceira é a perda dos dentes, que atrapalha o deslizamento do deslizador.

O cão não é fixo
A deformação da sola leva a uma deterioração da fixação do patim na posição intermediária.
Armazenamento incorreto
Itens com zíper não devem dobrar muito para não deformar os dentes. O armazenamento compactado protege os links da contaminação por vilosidades, grãos de areia.
Clima
Fechaduras de metal sem tira protetora enferrujam rapidamente quando expostas à umidade.
tamanho ruim
Um cão cujo tamanho não corresponda aos dentes não poderá acorrentá-los: muito pequeno não escorrega, muito grande não agarra.
tipos de raios
Os fixadores são classificados de acordo com o método de separação: total ou parcial. O uso de um tipo ou outro depende da finalidade funcional da coisa.
Unilateral
Modelos destacáveis são vistas unilaterais. Quando destacado, o fixador diverge em 2 lados, o controle deslizante permanece em uma das metades. A característica de design dos zíperes divididos é a presença de um alfinete e uma rolha dividida com uma manga. A conexão é feita por meio de um pino que passa pelos furos do controle deslizante e é fixado na tampa. Quando desconectado, o pino permanece em uma metade da tira e o controle deslizante na outra.As exibições de slot único podem ter 1 ou 2 bloqueios. Zíperes bidirecionais têm uma rolha mais maciça e um alfinete longo. Esses fechos são usados em roupas esportivas ao ar livre.
Dupla face
Nos fechos de dupla face, a catraca sempre conecta as duas metades: na posição abotoada e desabotoada, típica dos modelos inteiriços com uma ou duas fechaduras. Esses zíperes são usados em sapatos, bolsas, roupas (calças, saias, vestidos). Os fechos têm bordas de alça livres. Fundo - ponto final de desabotoamento, eles são conectados por uma rolha comum. Top - o ponto final do zíper - dois (para cada metade do zíper).

Este tipo inclui um zíper dupla face destacável com duas fechaduras, em que o desprendimento ocorre não nas bordas, mas no meio ou do meio para as bordas. Dois controles deslizantes atuam como uma parada na parte central do acessório.
tipos
Os tipos de zíperes são determinados pelas características funcionais das fechaduras: presença, ausência de proteção contra destravamento espontâneo.
Os castelos são:
- travamento automático, A/L - automático;
- trava de pino, P/L - semiautomática;
- não bloqueável, N/- retrosaria.
O uso de fechaduras depende do tipo de fixação.
Auto
A trava A/L possui um controle deslizante com mecanismo que trava os elos e evita que eles se desviem, independente da posição de suspensão. Os freios são pontas de mola localizadas dentro do skate. O desengate ocorre quando uma força de tração é aplicada ao controle remoto. As travas automáticas são usadas em modelos divididos com dentes grandes.
Semiautomático
A trava P/L possui um controle deslizante com pontas localizado no chaveiro. Quando a língua é abaixada, os pinos penetram entre os dentes e interferem no movimento do cão. Para abrir o zíper, você deve levantar o puxador. Dispositivos semiautomáticos são usados em tipos de divisão.
Armarinho
Fecho com trava N/L: o controle deslizante não possui máquina automática e batente, ele se move sem travamento. Esses cursores são instalados em conexões permanentes.
O que os números significam
Os números referem-se às dimensões dos dentes: indicam a largura em milímetros quando o zíper está fechado. A marcação é aplicada ao cursor por dentro. A forma do topo da língua depende do tipo de links.

Os dentes de metal são 3, 5, 8, 10 milímetros, a parte superior do controle deslizante tem uma forma triangular Dentes de plástico moldado (trator) - 3, 5,7, 8, 10 milímetros, controle deslizante oval ou trevo. Ligações plásticas torcidas (espiral) - 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10 milímetros, o controle deslizante parece um oval. Quanto mais longos os dentes, mais forte a tração e a ligação à tração.
Fechos de metal
Os dentes do zíper de metal são feitos de latão plano ou fio de níquel. A forma dos elos é assimétrica: de um lado há uma saliência, do outro - uma depressão. A conexão com a fita é dupla face. A qualidade da aderência é alta, mas devido aos dentes tortos, o controle deslizante pode "grudar".
raio de trator
O fecho consiste em dentes de plástico largos presos em um lado com uma rede densa. A forma dos links se assemelha a uma trilha de lagarta. A vantagem desse zíper é a durabilidade dos elos. Mas, dependendo do método de fixação, perde resistência ao metal e aos laços de torção.
fechos de torção
O zíper é feito de uma linha enrolada.A fibra é enrolada ou costurada na trança. A adesão é formada pelas saliências das fibras em ambos os lados.
designações de letras
Nos controles deslizantes, próximo às marcações numéricas, pode haver letras. Breves informações sobre as características funcionais das ligações são codificadas nas cartas.
"A"
O símbolo significa que é uma conexão permanente.
"B"
O código da letra significa que é uma cobra destacável com um único cadeado.
"VS"
O letreiro "C" é um modelo bipartido com duas fechaduras.

"D"
O fecho marcado com "D" tem 2 slots e 2 fechaduras.
"H"
Zíper marcado "H" peça única, com duas fechaduras.
"EU"
A letra "L" corresponde a um fecho inteiriço com trava simples.
"X"
Característica identificadora: fundida em peça única, com dois cursores.
O que você precisa substituir
Para colocar um novo fixador, é necessário escolher um similar com o auxílio de ferramentas e materiais auxiliares.
Novo controle deslizante
Ao escolher um zíper, preste atenção no cachorro. A funcionalidade do zíper depende de suas qualidades. Se o fecho for trocado nos sapatos, o controle deslizante deve ter uma base espessa. Para agasalhos, mochilas, barracas, é necessário um cadeado de metal forte. É necessária uma aba conveniente para usar o zíper com luvas, para roupas infantis. O cursor quebrado é substituído por um cursor semelhante. A necessidade de substituição surge quando surgem fissuras na sola, quebra irreparável do extrator.
Para cada tipo de zíper, selecione seu próprio controle deslizante, pois eles possuem as características de design da sola.
A forma da sola dos controles deslizantes de dentes de metal se parece com a letra "U" na parte inferior e superior. Para cães com amarração em espiral, a parte inferior da sola é reta.Os cadeados têm uma sola reforçada de 3 milímetros de espessura. As travas de trator são estruturalmente semelhantes às travas de metal. As almofadas são feitas de metal ou plástico. Os de plástico são usados para laços sintéticos estreitos. Metálicos são usados para todos os tipos de zíperes.

Tesoura pequena, lâmina
São necessárias tesouras curtas e uma lâmina de barbear para rasgar suavemente as costuras que ligam a fita ao forro e desapertar o zíper gasto.
agulha e linha
É necessária uma agulha de espessura média e fios da cor da trança para costurar o fecho, fixar a rolha, reforçar as costuras de ligação com o forro.
Alicate, alicate ou alicate de corte
As ferramentas são usadas para ajustar as bordas do controle deslizante depois de costurar o zíper se ele andar muito livremente. Com a ajuda deles, as folgas laterais, traseiras e de entrada no controle deslizante são reduzidas.
Faca (chave de fenda)
Uma faca ou chave de fenda será útil para abrir as bordas do controle deslizante se estiverem muito apertadas e dobrar os batentes.
momento de argila
Você precisará de cola de secagem rápida para reforçar a fita onde ela se une à rolha.
Como substituir. sequenciamento
Substituição relâmpago passo a passo:
- use uma tesoura e uma lâmina para rasgar as costuras;
- puxe o fecho;
- remova os restos do fio;
- insira um zíper;
- isca a trança para o forro;
- tente o trabalho do castelo;
- costure à mão ou à máquina de escrever.
Você precisará de cola para prender a parte inferior do zíper dividido.

Se o batente de um zíper destacável com furo saiu do fecho, para colocá-lo no lugar você deve:
- faça um furo passante;
- coloque em seu lugar original em supercola;
- rebite.
Como resultado do reparo, as funções do limitador serão restauradas. Se os dentes do zíper estiverem quebrados. Em vez de rasgar o zíper, um novo zíper é costurado alternadamente na parte inferior.
Bloqueio e diferentes tipos de raios
De acordo com o método de abertura dos zíperes, eles são destacáveis e inteiriços, de acordo com o número de fechaduras - uma, duas fechaduras.
Fecho de metal
Um zíper dentado de metal abre de cima para baixo, separando as bordas com um alfinete móvel. Na parte inferior do fecho existe uma rolha maciça unilateral com uma ranhura para dois pinos: móvel e fixo. Ao fixar, o pino móvel é fixado no soquete, é removido para afrouxamento. Pode haver 1 ou 2 zíperes nos zíperes. Em um zíper destacável de trava única, a trava se destaca da parte superior. Duas travas são separadas por dois controles deslizantes em ambos os lados.
Um jogo
O fecho de uma peça tem uma parada inferior com pinos fixos.
Zíperes de peça única se soltam de acordo com o número de fechaduras:
- com um controle deslizante - para cima e para baixo;
- com dois - do centro para as bordas;
- com dois - da borda ao centro.
Os zíperes de uma peça podem ser em espiral, trator, metal.
O que fazer se um raio divergir
Em primeiro lugar, você precisa determinar o motivo pelo qual os dentes não seguram o cabo. Dependendo do defeito, os reparos são realizados.

O castelo está aberto
A má aderência é causada pelo desgaste nas bordas da almofada. Usando um alicate ou alicate, pressione o controle deslizante na frente e nas laterais. Cães de metal reparáveis. Não é necessário grande esforço para evitar a deformação do mecanismo. O manuseio é feito com um zíper descompactado.
Quebre o cachorro
Um slider torna-se inutilizável se apresentar uma rachadura na sola, desgaste nas bordas e sulcos quando pressionado não dá o efeito desejado quando comprimido. O controle deslizante é selecionado dependendo do tamanho e tipo de pino, a finalidade da coisa. Por exemplo, para um zíper "trator" destacável em agasalhos, você precisará de um controle deslizante de metal nº 7; para um zíper em espiral nos sapatos - uma trava de plástico reforçada nº 6, 7.
Para substituir o cachorro, você precisa:
- remova os suportes na parte inferior com um furador/chave de fenda/faca;
- arraste o controle deslizante;
- coloque um novo controle deslizante nas pontas da trança;
- empurre e amarre no comprimento do cachorro;
- coloque os suportes no lugar.
Ao final do reparo, verifique o funcionamento da fechadura.
Língua caiu
Você precisará colocar um novo controle deslizante se a conexão com o controle deslizante estourar com a guia. Mas se a suspensão quebrar e o anel for mantido, basta trocar apenas a lingueta: insira uma caseira ou retire-a do zíper antigo.
relâmpago quebrou
A trança rasgada é costurada à mão em seu lugar original.
Pausa básica
O zíper irá divergir na parte inferior se o zíper divisor com um slot para um alfinete se soltar. Para configurá-lo, você deve:
- faça um furo passante;
- coloque em seu lugar original em supercola;
- rebite.

Em caso de falha dos batentes plásticos do zíper inteiriço, é necessário remover as partes danificadas. Sature a trança com cola Moment, recoloque as tampas e pressurize até secar.A segunda razão para a falha do raio básico é o desgaste do tecido. Para restaurá-lo, use verniz de manicure.A trança é modelada e embebida duas vezes em esmalte. Como impregnação, você pode usar cola de borracha e Moment.
O dente da fechadura está quebrado
Os elos caídos quebram a fixação dos dentes vizinhos, o que leva à divergência do raio.
O método de recuperação depende do tipo de link:
- Quebrando a espiral. Para restaurá-lo, você precisará da mesma seção da linha de pesca. Um pedaço de linha de pesca é puxado várias vezes sobre o local do defeito. O diâmetro do enrolamento deve corresponder ao diâmetro dos elos restantes. Dentro da trança, você precisa dar um pequeno nó e soldar no fogo de um fósforo ou isqueiro.
- Perda de um dente de metal. Conserte o zíper se arranhões semelhantes forem encontrados. As dimensões e a forma devem ser idênticas. Os elos são separados do prendedor antigo, colocados em locais vazios e apertados com um alicate. Coloque o zíper em um local plano e bata nos laços com um martelo. Verifique a fixação e operação do controle deslizante.
Apreende
Obviamente, um zíper inteiro pode ser fechado e desatado com firmeza, o que costuma acontecer com produtos mais novos. Vários lubrificantes são usados para facilitar o deslizamento da roda na correia dentada.
Sabonete líquido ou xampu
Os dentes de plástico são suavemente limpos com uma esponja embebida em detergente.
Óleo vegetal
Algumas gotas de óleo vegetal colocadas no controle deslizante reduzirão o atrito ao se mover ao longo dos dentes de metal.

Graxa especial de grafite
A graxa de grafite é aplicada aos dentes de metal para que o controle deslizante possa nivelar os defeitos de fundição.
Pré-lavagem
O zíper da fita de algodão deve ser lavado antes de colocá-la para que o material encolha.
Recursos de reparo
O zíper é a parte mais vulnerável de qualquer peça. Está sujeito a tensões mecânicas constantes, o que leva a um desgaste rápido. Substituir um zíper requer alguma experiência. Em alguns casos, por exemplo em calçados, somente um profissional pode fazer isso com equipamentos especiais.
Jaqueta
Você mesmo pode consertar sua jaqueta se tiver uma máquina de costura. Primeiro você precisa remover o zíper antigo. Ao mesmo tempo, a costura de acabamento e conexão é removida. Uma jaqueta de couro tem uma fita colada: deve ser arrancada. Em uma jaqueta de tecido, um novo fecho é inserido no lugar do quebrado e colado no forro. Feche o zíper, verifique seu funcionamento. A costura é costurada em uma máquina de escrever. A parte superior é costurada, costurada ao longo da costura antiga.
Em uma jaqueta de couro, um novo zíper é colado primeiro em ambos os lados. Após a secagem, é determinada a instalação correta do zíper. O zíper é costurado com costura, com a captura de 3 camadas: guarnição, couro, reverso. Os fios são fortes, elásticos (sem linha de pesca).
Bolsa
Se uma bolsa de couro não estiver anexada, é melhor enviá-la para conserto. Sacos baratos podem ser consertados manualmente. Zíperes torcidos são instalados nele, que são fáceis de substituir.
Mochila
Para alterar um raio com falha, ele é removido. O novo fecho é endireitado de forma desabotoada e costurada. Se o zíper estiver partido de um lado, o tecido é combinado, onde a parte inferior da trança é costurada. Coloque a fita no controle deslizante e verifique a adesão dos dentes.

Quando o zíper se desvia novamente, o controle deslizante é puxado para fora e suas bordas são pressionadas com um alicate. Tiras com dentes são inseridas nele.Prenda a parte inferior do zíper com fios, costure nos traços da linha antiga.
jeans
Em jeans, um zíper de metal é instalado na hora. Costurar você mesmo um novo fixador pode estragar tudo. O reparo envolve ajustar os lados do controle deslizante para eliminar o desalinhamento dos dentes.
Profilaxia
Um mecanismo simples durará muito tempo, se você não negligenciar regras simples:
- Não empurre o cão bruscamente ao abrir e fechar a fechadura. Isso pode causar:
- quebra do cão;
- dente;
- desalinhamento dos dentes;
- aperte o forro inferior;
- rasgar o tecido na parte inferior do zíper.
Mova o controle deslizante suave e lentamente.
- É necessário proteger os fixadores de metal da água e da sujeira. Limpe em tempo hábil, lubrifique com creme protetor.
- Se o cachorro estiver "preso", não o puxe com força.
- Tops de botas apertados, roupas grandes farão com que o zíper diverja.
Pequenos reparos devem ser feitos rapidamente, o zíper durará mais.


