Que tipo de rolo para pintar o teto com as próprias mãos com tinta à base de água
A opção mais fácil para decorar o teto por conta própria é pintar com tinta à base de água. Pode parecer a alguns que este trabalho é fácil e não requer habilidades especiais. Porém, para que o teto fique uniforme, é preciso conhecer muitas sutilezas: como preparar a superfície para o trabalho, que rolo pintar o teto, que tipo de tinta à base de água usar.
Contente
- 1 Vantagens e desvantagens do branqueamento
- 2 Como se preparar para pintar
- 3 Ferramentas e materiais
- 4 Como escolher e preparar a tinta
- 5 Como preparar a superfície para pintura
- 6 Preparação de ferramentas e materiais
- 7 Tecnologia de coloração passo a passo
- 8 Como evitar estrias
- 9 Erros comuns
- 10 dicas e truques
Vantagens e desvantagens do branqueamento
A caiação de tetos com cal com tinta à base de emulsão aquosa tem pontos positivos e negativos. Os benefícios incluem:
- falta de odor e rápida remoção de umidade;
- materiais não tóxicos;
- facilidade de uso, capacidade de usar sem habilidades especiais;
- a baixo preço;
- combinação com qualquer tipo de interior, dando ao teto a cor desejada ao adicionar cor;
- enxágue fácil de roupas e pele.
As desvantagens são:
- custos significativos de mão de obra para preparar a superfície para pintura;
- perda relativamente rápida da aparência original pelo teto;
- intolerância a baixas temperaturas.
Como se preparar para pintar
Para que a cal caia uniformemente, é necessário preparar o teto antes de iniciar o trabalho. Antes de começar a trabalhar, todas as superfícies são polvilhadas com um filme. O teto é despojado do revestimento existente. Uma exceção é o revestimento à base de água antigo, mas ainda de alta qualidade, que simplesmente precisa ser atualizado (por exemplo, devido ao fato de ter mudado de cor). Nesse caso, basta escovar o pó e as teias de aranha com um pano úmido e depois secar o teto.
Se o revestimento à base de água anterior apresentar rachaduras ou outros defeitos, ele deve ser limpo.É recomendável fazer isso de duas maneiras:
- Use uma rebarbadora ou lixa ou enxágue o revestimento antigo com água quente.
- A segunda maneira: o teto é umedecido com água (70C), após dez minutos o procedimento é repetido, depois de mais cinco a tinta é removida com uma espátula. Este procedimento é realizado até que o revestimento anterior seja completamente removido. Os restos são lixados, o teto é lavado, seco e preparado.
Se nenhum dos métodos funcionar, a massa é recomendada. Nesse caso, a superfície é pré-rugosa com lixa, após o que é aplicada massa de vidraceiro.
Se outros materiais foram usados para caiar o teto, certifique-se de limpar bem tudo até o chão.
Isso é feito com um pano úmido e uma espátula. Recomenda-se lavar, preparar e massajar o teto preparado.

Ferramentas e materiais
Para pintar a superfície do teto, você precisará de:
- primer, pincel para ela;
- massa de vidraceiro (se necessário) e espátula;
- pincéis, rolos ou pistola;
- cor da água;
- habilidade para ela;
- misturador (chave de fenda, furadeira elétrica);
- fita adesiva e fita de construção, película para cobertura de superfícies;
- uma escada ou uma alça longa para um rolo;
- roupas, cachecol, óculos.
Como escolher e preparar a tinta
Existem diferentes formulações à base de água. Cada um deles possui características que precisam ser consideradas na hora de escolher uma tinta:
- Acrílico. Esta emulsão aquosa é boa porque permite obter uma superfície lisa, escondendo pequenos defeitos, como pequenas saliências ou rachaduras. Serve por muito tempo e tem baixo consumo na hora de pintar. As tintas acrílicas são adequadas apenas para salas secas, mas são resistentes à limpeza úmida. A desvantagem do acrílico é seu alto preço, bem como a incapacidade de pintar uma superfície mal seca.
- Silicatos. Este revestimento resiste à umidade e é adequado para uso externo, para branquear o teto de sacadas e varandas.
- Emulsões de água mineral. Essas composições aderem facilmente a qualquer superfície, mas também são facilmente laváveis. Portanto, a limpeza úmida não está disponível para uma superfície pintada com emulsão mineral. Essas tintas são as mais baratas.
- Silicone. Essas tintas são atraentes porque permitem obter um teto liso, mesmo sem uma preparação cuidadosa. A emulsão de silicone pode esconder lacunas de até 2 mm. É adequado para tectos em casas de banho e outras divisões húmidas. A desvantagem é o alto custo.
Com base nas características das composições listadas, você pode escolher exatamente aquela que é mais adequada para pintar o teto de uma determinada sala. Você pode escolher emulsões aquosas foscas, semifoscas, brilhantes ou semibrilhantes por cor. Existe uma instrução no recipiente com tinta, que descreve a ordem de trabalho.Algumas tintas precisam ser diluídas com água, outras só precisam ser misturadas.

Se a emulsão for diluída com água, isso acontece gradualmente. Depois de adicionar água, tudo é misturado e a composição resultante é testada em uma pequena área da superfície.
A emulsão está pronta para uso se estiver plana.
Como preparar a superfície para pintura
Exceto quando a pintura é realizada sobre um reboco antigo de base aquosa de alta qualidade, é necessária uma preparação preliminar do teto. É assim:
- A superfície limpa é preparada para remover a poeira.
- Em seguida, coloque uma camada de massa, que, após a secagem, é alisada com lixa.
- Após o lixamento, o teto é preparado novamente. Não negligencie o primer para melhorar a adesão da emulsão de água à superfície do teto. O primer ajuda a evitar bolhas após a secagem e evita rachaduras.
A base da composição do primer deve ser semelhante à da tinta, ou seja, para uma emulsão acrílica à base de água, utiliza-se um primer acrílico, para um silicone - silicone. A qualidade do primer determina a suavidade da tinta na superfície. Depois de completar o primer, o teto pode secar.
Preparação de ferramentas e materiais
Se for usado um rolo ou pincel para o trabalho, é mais conveniente despejar a tinta em um recipiente especializado, que é uma cuba com plataforma nervurada. O melhor seria escolher um rolo de pele sintética, que tenha um cochilo curto e uma costura discreta. A qualidade da pintura dependerá muito da ferramenta escolhida. Quando uma escada não é usada para o trabalho, um rolo especial é colocado em uma alça longa. A escova deve ser larga o suficiente.Um pincel mais estreito é útil para pintar os cantos. A tinta é aberta e mexida (ou, se necessário, diluída) pouco antes de iniciar o trabalho.
Tecnologia de coloração passo a passo
A pintura do teto pode ser feita usando uma variedade de ferramentas. No entanto, ao escolher um ou outro deles, é necessário levar em consideração algumas peculiaridades.
Rolar
Com um rolo, o teto é pintado assim. A emulsão aquosa preparada é despejada em um recipiente e o rolo é mergulhado nele.A ferramenta úmida é rolada ao longo da área com nervuras até que a composição seja distribuída uniformemente por toda a superfície do rolo, após o que a tinta começa.

Primeiro, os cantos são pintados e depois a superfície principal é pintada. Eles são pintados em duas camadas: a primeira é aplicada paralelamente à abertura da janela, a segunda - perpendicular a ela. Para controlar a uniformidade da emulsão, você deve ficar em ângulo com o local a ser pintado. A segunda camada é aplicada depois que a primeira estiver completamente seca.
A composição é aplicada sistematicamente, de modo que as listras fiquem próximas umas das outras. Você precisa espalhar a tinta em ambas as direções. Depois de distribuído, o rolo é novamente imerso no banho e o procedimento é repetido. Se necessário, o teto pode ser pintado em três camadas. No entanto, se quaisquer arranhões ou listras permanecerem após a última vez, o trabalho precisará ser refeito.
pistola de pintura
Ao usar este dispositivo, a emulsão de água é diluída com um diluente apenas ao descolorir com rolo. Em seguida, a tinta é filtrada. Antes de iniciar o trabalho, o fornecimento de emulsão é regulado pintando um objeto desnecessário por 20 segundos.
Em seguida, passam para a etapa principal do trabalho: segurando o bico a uma distância de 50 cm do teto, mova-o a uma velocidade de 20 cm por segundo, mantendo uma inclinação constante (de preferência perpendicular ao teto). Eles pintam em seções, aplicando tinta com pinceladas primeiro ao longo e depois ao longo de um quadrado imaginário. Então eles começam a pintar a próxima seção. É absolutamente imperativo manter um ritmo constante ao pintar, caso contrário as camadas de tinta ficarão desiguais. Aplicar 3 demãos.
Escovar
O pincel é mergulhado em um terço da tinta e pressionado contra a borda do recipiente para remover o excesso. Em seguida, a pintura é feita em tiras ao longo ou ao longo do teto. Este método é considerado o mais longo.

Como evitar estrias
Para obter uma superfície de teto sem riscos, você precisa trabalhar rapidamente, pois as composições à base de água secam rapidamente e podem aparecer riscos na junção de tinta nova e seca.A sala não deve estar muito quente, correntes de ar não devem ser permitidas. Além disso, é importante que a iluminação seja suficiente.
Erros comuns
Os erros mais comuns que levam a defeitos na pintura do teto são:
- usar tinta muito grossa;
- preparação preliminar insuficiente;
- pintar um teto úmido;
- recusa em usar um primer;
- pressão irregular no pincel ou rolo ao pintar;
- aplique a próxima demão antes que a anterior seque.
dicas e truques
Pintores experientes recomendam diluir a emulsão de água para a primeira demão de tinta um pouco mais forte do que o indicado nas instruções. É melhor misturar a tinta com um misturador. Se aparecerem grãos na tinta, recomenda-se filtrá-la.


