Como consertar ou restaurar um sofá antigo com as próprias mãos
A compra de móveis novos sempre acarreta custos significativos, que podem não ser acessíveis para todos. Catering ajudará a manter o orçamento intacto. Vamos ver como consertar um sofá velho com nossas próprias mãos e quais ferramentas podem ser necessárias para isso.
Benefícios da restauração
Muitos cidadãos têm receio de restaurar móveis antigos, mesmo que tenham muitas vantagens inegáveis. Esses incluem:
- guardar dinheiro;
- escolha independente de design;
- preservação de memórias associadas a um objeto antigo;
- refinamento de pontos fracos no design, para aumentar a facilidade de uso.
Economize seu orçamento
A principal vantagem, pela qual muitos decidem restaurar o sofá. A atualização de peças que esgotaram seus recursos é muito mais barata e o dinheiro restante pode ser gasto em necessidades mais agradáveis.
Conservação de antiguidades
Antiguidades antigas sempre foram valorizadas. Por que jogar fora um sofá bom e resistente com muitas memórias associadas a ele? É mais fácil atualizar sua aparência e continuar a usá-lo para seu próprio prazer. Talvez no futuro o dinheiro economizado na compra de um sofá encontre um melhor uso.
Escolha de cores
Ao comprar móveis novos, muitas vezes surge o problema de escolher o esquema de cores certo que se encaixe harmoniosamente no interior atual da sala. Em caso de restauração, fica muito mais fácil comprar tecido da cor desejada, o que não só economiza dinheiro, mas também tempo.
Auto-seleção de material para qualidade
Outra vantagem indiscutível é a possibilidade de escolher a qualidade do material utilizado para a restauração. Um sofá velho pode ser estofado com um tecido mais caro, o que vai melhorar muito sua aparência. Além disso, o preço de um novo produto feito do mesmo material será várias vezes maior.
Reforço de pontos fracos
A compra de móveis novos sempre traz o risco de falhas inesperadas ou falhas de design que reduzem a conveniência de seu uso. Todas as desvantagens dos móveis antigos já são conhecidas e sempre podem ser eliminadas comprando algumas peças adicionais. Assim, você atualizará a aparência e fortalecerá a estrutura como um todo, custando um mínimo de investimento.

Projeto
Os benefícios da restauração são mais ou menos claros, agora é hora de entender o design do sofá. Isso permitirá que você determine a importância de uma determinada peça, a quantidade de trabalho a ser feito e o custo aproximado do reparo.
Quadro
A base da estrutura, que suporta as maiores cargas. Tente não comprar produtos de aglomerado. Eles são muito frágeis e se deterioram rapidamente. Um bom quadro é caro, mas a vida útil desses móveis é muito mais longa.
Base do bloco de mola
Um detalhe importante para um ajuste confortável. Se estiver danificado ou quebrado, a estrutura torna-se inconveniente na operação e seus recursos de trabalho se esgotam mais rapidamente do que o normal.
bloco de mola
O bloco de molas confere firmeza e conforto ao assento. Se quebrar, o sofá começará a ranger, desgastar-se mais rapidamente e estragar o estofamento por dentro. Você não deve trazer móveis em tais condições. Reparos oportunos resolverão muitos problemas e contribuirão para mais economias.
Feltro ou tecido grosso
O feltro é um material natural utilizado na montagem de sofás. O feltro, ou tecido grosso, é usado em sofás antiquados como uma camada protetora e geralmente não há problema em substituí-los.

Espuma de poliuretano
Um enchimento barato e durável amplamente utilizado na indústria moveleira. A espuma de poliuretano é de dois tipos:
- bloquear;
- descartar.
Anotar! Para encher os sofás, utiliza-se espuma de poliuretano, cuja densidade varia de 30 a 40 quilos por metro quadrado. Enchimentos com densidade inferior a 30 quilos são utilizados apenas para a fabricação de almofadas decorativas.
Sintepon.
Enchimento sintético em tecido não tecido.É usado em projetos de orçamento devido ao seu baixo custo.
Na maioria das vezes, não é usado como base para estofamento, mas é combinado com outros materiais de alta qualidade.
tecido para estofamento
O tecido de estofamento é responsável pelas propriedades decorativas do sofá e o protege de influências externas. Quanto mais bonito e caro o estofamento, mais tempo o móvel mantém sua aparência fresca e apresentável. Há um grande número de materiais para esses fins - você sempre será mimado pela escolha entre a melhor opção.
tipos
A complexidade da restauração do sofá e seu custo final dependem muito do tipo de móvel. Alguns modelos são reparados rapidamente e sem problemas, enquanto outros terão que gastar muitos recursos. Vamos ver que tipos de sofás existem e o que esperar se quebrarem.
Acessórios
Independentemente do design do sofá, os acessórios são considerados um elemento separado. É composto por elementos estruturais auxiliares, que também se desgastam com o tempo. Os acessórios do sofá incluem:
- pernas;
- rodas.

Eles vêm em diferentes tamanhos e formas, e sua resistência geralmente depende do material de fabricação.
Livro
Modelos de sofás confortáveis e práticos que são populares desde os tempos soviéticos. Vantagens de um sofá livro:
- variabilidade. Pode ser usado como sofá e como cama;
- quando montado, tem dimensões compactas;
- tem seções adicionais nas quais você pode armazenar roupas de cama ou objetos.
Desvantagens:
- não pode ser colocado perto da parede, pois nesta posição não pode ser desmontado.
Eurobook
O sofá da série Eurobook é considerado líder em termos de resistência estrutural. Um efeito semelhante é obtido devido à simplicidade do design, que minimiza o risco de quebra. Benefícios:
- fácil de desmontar e montar;
- uma grande variedade de tamanhos e formas;
- não precisa ser afastado da parede se for necessária uma cama extra.
Padrões:
- o preço é mais alto do que o livro de sofá.
Eurobook "Tick tack"
A diferença com o modelo básico está no mecanismo de transformação do sofá em cama. Você não precisa arrastar o módulo desdobrável e arranhar o chão. O processo de transformação é realizado por peso, o que torna o procedimento silencioso e prático.
A única desvantagem desse design é a necessidade de limpar as almofadas especiais durante a transformação, que acompanham o sofá.

Acordeão
Sofá compacto e prático, que leva o nome do mecanismo de transformação em cama, que lembra pele sanfonada. Vantagens do modelo:
- pequeno tamanho dobrado;
- altas qualidades ortopédicas;
- fácil de usar.
Padrões:
- existem muitas partes complexas no mecanismo, algumas das quais se esfregam umas nas outras durante o processamento. Isso aumenta muito o desgaste do estofamento e da própria estrutura.
Click-gag
Uma espécie de sofá-livro, equipado com um mecanismo de desmontagem modificado. O modelo tem três posições de trabalho:
- Sentado;
- deitado;
- posição "espreguiçadeira".
O nome vem dos sons característicos emitidos pelos móveis durante a transformação.
Golfinho
Armário universal com uma parte de canto alongada. É utilizado no interior de salas espaçosas, mas, se necessário, adapta-se harmoniosamente a divisões pequenas. Vantagens do modelo:
- o berço é plano, sem quedas;
- fácil de desmontar e montar.
Padrões:
- se materiais baratos e de baixa qualidade forem usados no processo de montagem, o produto ficará rapidamente inutilizável.
Materiais (editar)
Ao comprar um sofá, preste atenção antes de tudo ao estofamento e estofamento.Esses materiais são os mais expostos a esforços mecânicos, o que reduz a vida útil do produto.

Espuma de poliuretano
Material de alta resistência e baixo custo. Não é usado como carga principal. Na maioria das modificações de sofás, velhos e novos, a espuma de poliuretano atua como um enchimento, combinada com outros enchimentos.
Holofibra
Material sintético com as seguintes características distintivas:
- Restaura facilmente a sua forma original graças à estrutura porosa da substância.
- Nenhum produto químico nocivo é usado no processo de produção, portanto, o material é classificado como ecológico.
- Sustentável.
- Sustentável.
Padrões:
- Requer cuidados adequados, caso contrário perde rapidamente as suas propriedades e torna-se inutilizável.
Sintepon
Um material sintético comum usado, entre outras coisas, na fabricação de móveis. Entre as vantagens do inverno sintético estão:
- barato;
- quando deformado, volta rapidamente à sua forma inicial;
- as fibras do material são fortes e não quebram, mas esticam sob forte impacto.
Desvantagens:
- pode ter um efeito negativo na saúde se a fabricação for realizada pelo método de cola;
- cria eletricidade estática quando esfregado.

vatnik
É usado como revestimento de piso em combinação com outros enchimentos. Recursos de hardware:
- macio, agradável ao toque;
- não prejudica a saúde;
- barato;
- boa permeabilidade ao ar.
Padrões:
- não é adequado como enchimento principal, pois as fibras do tecido têm baixa elasticidade. Por causa disso, um produto de jaqueta acolchoada não retorna bem à sua forma original, o que afeta sua aparência.
Periotec
Nãotecido de conforto extra usado como enchimento em:
- colchão;
- mobília;
- travesseiros;
- cobertores.
Benefícios:
- recupera rapidamente mesmo com deformações repetidas da tela;
- torna os móveis mais confortáveis;
- hipoalergênico;
- boa permeabilidade ao ar.
Rebanho
Têxteis tratados quimicamente com uma pilha leve na parte da frente. Muitas pessoas comuns o confundem com veludo. Benefícios:
- denso;
- macio, macio;
- maior resistência ao desgaste;
- o ar passa livremente.
Qualidades negativas:
- substâncias que contêm álcool têm um efeito destrutivo no rebanho;
- fortemente eletrificado.

Veludo
Uma alternativa econômica ao veludo usado na produção de móveis de quarto. Possui uma estrutura fibrosa agradável e macia.O material é denso, o que aumenta sua resistência ao desgaste.
Jacquard
Um material caro feito de vários tecidos. Sua principal característica é considerada a aparência excepcional e a laboriosidade do processo de fabricação. O produto revestido com jacquard vai enfeitar qualquer casa.
Lagarta
Uma espécie de tecido jacquard, que difere do tecido comum na complexidade da tecelagem de fios. Usado para estofamento:
- cadeiras;
- os sofás;
- canapés.
Tapeçaria
Um tecido para estofamento de móveis, cujos fios se entrelaçam de maneira especial, criando um determinado padrão na superfície do material. Entre as vantagens estão:
- beleza;
- sustentabilidade;
- ampla gama de cores e padrões.

Materiais e ferramentas necessárias
Em uma situação em que você decide restaurar um sofá independente, não se esqueça de se preparar bem. Para o reparo você vai precisar de:
- quebra-cabeça elétrico;
- cola para construção;
- grampeador de móveis;
- Chave de fenda;
- alicate;
- enchimento e material de enchimento.
Estofamento, veludo ou camurça
Os profissionais que restauram móveis há muito tempo são aconselhados a escolher um dos seguintes materiais para estofamento:
- tapeçaria;
- Suécia;
- veludo.
Eles têm o melhor desempenho em seu segmento de preço e todos encontrarão uma opção no bolso.
tela simples
Usado para criar uma bainha de conexão. Qualquer tecido que você puder pagar servirá.
Espuma de borracha para móveis
Usado como enchimento de sofá. É considerada a melhor opção em termos de custo-benefício. Se você tiver amplas possibilidades financeiras, poderá adquirir outros materiais mais caros.
tecido grosso
Um pano grosso, como um tapete, é usado para proteger o bloco de mola. Será necessário um grande pedaço de tecido, pois a proteção é necessária em ambos os lados.

Anotar! Tente comprar materiais de qualidade, caso contrário, outra restauração será necessária em breve.
adesivo de construção
Cola de qualquer fabricante serve. Durante o processo de restauração, não é útil mais do que um tubo da substância, portanto, não há necessidade de carregar grandes estoques. A cola é usada para fixar cuidadosamente o material.
grampeador de móveis
O grampeador de móveis serve para fixar o estofamento do sofá. O grampeador deve ser entregue com pelo menos um clipe com grampos.
Se não houver grampeador, você terá que comprar em uma loja ou pedir uma ferramenta aos vizinhos.
Fio de nylon forte
A capa do sofá confeccionada no tecido estofado de sua preferência será costurada com fio de náilon. Uma agulha forte deve ser incluída com a linha.
Chave de soquete, alicate e chave de fenda
Útil ao trabalhar com partes mecânicas do sofá, em caso de substituição ou ajuste. Qualquer uma dessas ferramentas disponíveis em sua loja de ferragens funcionará.
quebra-cabeça
Uma coisa insubstituível ao trabalhar com peças de madeira do sofá. Se você precisa serrar, cortar ou ajustar alguma coisa, não há ferramenta melhor.
É aconselhável comprá-lo para uso permanente, pois será útil mais de uma vez no futuro.
Instruções
Depois de adquiridos todos os materiais para a restauração e preparadas as ferramentas, é hora de realizar o reparo propriamente dito. Este processo não é complicado, basta ter cuidado e seguir sistematicamente todos os passos descritos nas instruções.

Verificação e reparação da estrutura de móveis estofados
O primeiro passo para restaurar um sofá é verificar a integridade e funcionalidade de todos os seus componentes. Se alguma placa estiver podre ou rachada, tente substituí-la.
Essa abordagem permitirá que você repare móveis antigos com qualidade, após o que servirá por muitos mais anos.
Desmontagem e verificação
Após a verificação do quadro, o processo de desmontagem de elementos estruturais individuais, como:
- braços;
- a parte de trás do sofá;
- tapeçaria;
- enchimento;
- molas.
Braços laterais
Na maioria dos modelos, os fechos estão na parte interna, e para acessá-los você vai precisar de:
- chave sextavada;
- alicate.
Se essas ferramentas estiverem disponíveis, não haverá dificuldades na desmontagem.
Assentos e encostos
Os assentos e encostos são fixados com fixadores especiais na estrutura inferior do sofá. As ferramentas que você preparou antes de iniciar o reparo do produto ajudarão a lidar com os fixadores.
Estofamento velho, grampos
O estofamento antigo é preso às partes de madeira do sofá com suportes especiais. Devem ser retirados com cuidado, após o que não será difícil retirar o estofamento.

enchimento antigo
Depois que o estofamento é removido, o estofamento do sofá fica acessível.É aconselhável substituí-lo imediatamente por um novo, mas se estiver em condições aceitáveis, você também pode deixar o recheio antigo.
Molas, verificando seu estado
Depois que o enchimento for removido, passe a avaliar as molas. Se o resultado da inspeção mostrar uma condição satisfatória, basta limpar e engraxar as peças antigas.
Caso algumas molas estejam danificadas, certifique-se de substituí-las por novas.
Verificando o estado do aglomerado
Freqüentemente, são as folhas de aglomerado que se desfazem em primeiro lugar. Substitua as partes danificadas da estrutura ou deixe as antigas se o seu estado permitir a reutilização.
Reparação e substituição de elementos antigos
Depois de desmontados todos os componentes do sofá, pode proceder à reparação e substituição das peças antigas. Sujeito a inspeção:
- base para o bloco de mola;
- bloco de mola;
- mecanismos responsáveis pela desmontagem do sofá;
- ripas.
Base do bloco de mola
A base do bloco de mola é totalmente substituída se forem detectados defeitos ou mau funcionamento. A fixação ao bloco é realizada por meio de um grampeador. Se não conseguirmos encontrar o grampeador, pegamos:
- ilhós finos;
- cabo de aço.
Fazemos grampos e prendemos as molas.

bloco de mola
Para consertar a unidade de mola, você deve:
- substituir molas inutilizáveis;
- cubra cada lado do bloco com um pano grosso, que é amarrado na peça com um fio de náilon.
Anotar! As bordas do tecido são dobradas para dentro.
Cubra e embrulhe
A fixação da tampa e o revestimento da moldura com estofamento são feitos com cola de construção e grampeador. Não se esqueça de substituir o enchimento antigo ou substituí-lo por um novo.
Reparação de mecanismos
A reparação dos mecanismos do sofá tem nuances próprias, dependendo do princípio de funcionamento utilizado:
- dobrando;
- sair.
Nos rolos, o rolo quebra com mais frequência e nos dobráveis \u200b\u200b- molas, que acabam perdendo a forma e estouram.
ripas
Razões para a quebra do slat:
- má qualidade do material;
- alta carga em uma única seção.
As tiras danificadas são dobradas até saírem completamente das ranhuras de fixação, após o que uma nova peça é instalada em seu lugar.

Decoração
A decoração do sofá é realizada com:
- criar belas almofadas;
- engate de carrinho;
- madeira maciça figurada.
lindas almofadas
Travesseiros são feitos de forma independente, a partir de sobras ou materiais comprados em lojas. Tudo depende de suas capacidades financeiras.
Engate de carrinho
A parte de trás do sofá é decorada com um engate de carroça. Para fazer isso, pequenos círculos são cortados da espuma de borracha ao encher, após o que os botões serão costurados em seu lugar. Isso ajudará a evitar a deformação do material. Depois disso, a moldura é coberta com tecido e os elementos decorativos são costurados.
Tábua de madeira em forma
Os apoios de braço de madeira podem ser decorados colando madeira maciça neles. Esse sofá ficará muito mais bonito e durará mais do que o normal.
Recursos de escolha
Ao escolher um tecido para estofamento e estofamento, vale a pena considerar algumas das nuances, que discutiremos a seguir.

Mobiliário
Ao escolher um tecido para estofamento, tenha em mente os seguintes detalhes:
- o tecido deve ser fácil de limpar da sujeira;
- o tecido deve ser atraente;
- resistente à exposição aos raios ultravioleta e umidade.
Enchimento
Com o uso constante de móveis para o fim a que se destina, escolha:
- látex;
- durafil;
- bloco de mola;
- holofibra.
Regras de funcionamento
As regras básicas para a operação de sofás incluem:
- Ao reorganizar os móveis de um lugar para outro, não arraste o sofá pelo chão, mas levante-o.
- Verifique periodicamente os fixadores, pois eles se soltam com o tempo.
- Não exceda as capacidades de elevação permitidas pelo fabricante.
- Sofás com colchões embutidos são arrumados pelo menos uma vez por mês.


