Como desmontar e consertar uma mangueira de aspirador de pó com as próprias mãos, instruções passo a passo
A limpeza a seco é uma maneira conveniente e confiável de manter seu espaço limpo. Uma variedade de modelos permite que você escolha um coletor de pó com base nas preferências, funções e recursos financeiros do fabricante. Uma falha no tubo de entrada de ar inutiliza aparelhos caros. Como desmontar a mangueira do aspirador para restaurá-la e colocá-la novamente em operação, desmontamos a seguir.
Construção geral do aspirador
Estruturalmente, a unidade de coleta de poeira pode ser dividida em duas partes: uma unidade fixa e um elemento de trabalho móvel. O bloco contém:
- motor elétrico;
- compressor;
- Bloco de controle;
- filtros;
- coletor de pó.
O processo de limpeza é realizado por meio de uma mangueira flexível conectada a uma alça de tubo de metal, na qual é acoplada uma escova.
Como funciona a mangueira
A vida útil do aspirador e a facilidade de uso dependem do desempenho da luva. O comprimento da espiral de plástico varia, dependendo do modelo, de 1,5 a 2 metros. A potência de sucção depende do diâmetro do tubo: inversamente proporcional. Todos os elementos de trabalho possuem dois elementos estruturais idênticos: um adaptador para conectar a haste de extensão e uma trava para conectar à unidade. As características funcionais da mangueira dependem do material de que é feita e da finalidade do aspirador.
Variedades de mangas:
- Modelos universais:
- de uma ondulação sem moldura de paredes finas;
- plástico rígido sem moldura;
- onda suave com trança metálica.
- Para lavar aspiradores.
Os tubos aletados dos dispositivos de limpeza são adicionalmente equipados com tubos de borracha para o abastecimento de água.
As principais causas de falha
As características de design das mangas determinam o aparecimento de defeitos durante a operação do coletor de pó.
Dobra regular e torção do tubo
A ondulação sem moldura (macia e dura), quando o aspirador não está em uso, mantém sua forma através do assentamento em turnos. Com a repetição repetida da mesma posição na mangueira flexível em locais de dobras, o plástico se desgasta mais rapidamente - aparecem rachaduras. O manuseio brusco da mangueira torcerá o fole, fazendo com que quebre.

Os elementos de entrada de ar emoldurados duram mais. A causa da violação da integridade do casco também se torna sua dobra no mesmo local.
Aumento excessivo de comprimento
Quanto mais longa a mangueira, maior a probabilidade de ser danificada durante o armazenamento e durante a limpeza.Quando não está funcionando, ocupa muito espaço, tem que ser enrolado em curvas mais apertadas, o que vai levar a rachaduras. Durante a operação do aspirador, uma longa ondulação pode se agarrar em um ângulo agudo, quebrar.É mais provável que o aspirador se mova puxando a manga ondulada, o que levará à quebra das bobinas.
Fortes flutuações de temperatura
As rachaduras aparecem em produtos de plástico com um grande contraste de temperatura. Mover o aspirador de uma sala fria para uma sala quente e vice-versa tem um efeito negativo na condição do revestimento de polímero.
Mova o dispositivo com um tubo
Durante a limpeza, deve-se mover a unidade de coleta de pó pela alça no corpo. Na maioria das vezes, o aspirador é movido, aproveitando o fato de estar sobre rodas, puxando a barra com uma escova. De repente, a ondulação é fortemente esticada e estoura com o tempo.
Penetração de objetos estranhos
A ondulação macia pode ser danificada por objetos duros presos no tubo durante a operação e presos lá. Por exemplo, ao remover cacos de vidro, cerâmica, cascas de nozes do chão.
Contato com objetos pontiagudos e cantos de móveis
A superfície do tubo pode ser danificada ao atingir o canto de uma mesa, armário, cômoda. Objetos com superfície cortante afiada não devem entrar em contato com o tubo: tesouras, chaves de fenda, facas.

Violação das regras de armazenamento
O fabricante anexa as instruções de uso do modelo fabricado, incluindo o método de armazenamento do aspirador durante o período de trabalho. O não cumprimento das instruções resultará em falha da mangueira.
Longo período de operação
Os foles de polímero têm sua própria vida útil.Com o uso mais cuidadoso e adequado, o plástico acabará perdendo sua elasticidade e rachará.
Métodos e instruções de reparo DIY
A solução depende da localização e tamanho do defeito na superfície da espiral de plástico.
Removendo a área distorcida
Na maioria das vezes, o tubo corrugado quebra no ponto de contato com o vácuo ou a barra. Para restaurar sua integridade, o tubo é liberado da fixação na alça ou na fechadura (dependendo de onde ocorreu o rasgo). O suporte do poste tem duas travas que abrem com um leve clique. Um pedaço de cano saiu, aparafusado em uma manga de plástico. A parte danificada do tubo é removida, um pedaço da manga. A manga é aparafusada na manga e depois inserida na ranhura da pega.
Se houver dano próximo à trava do aspirador, desaparafuse o restante da mangueira, limpe o fio dos restos de cola. O tubo é cortado e enfiado na trava. A aplicação de adesivo é opcional, pois a conexão é forte o suficiente se não for puxada com força.
Aplique um curativo
O curativo é aplicado quando o tubo não pode ser cortado devido ao encurtamento severo. Para consertar uma ondulação de plástico, use um pedaço de outro tubo corrugado de aproximadamente o mesmo diâmetro. O tubo é liberado dos clipes. As pontas danificadas são cortadas.
Uma peça de 4 a 5 centímetros de comprimento é cortada da outra ondulação. Conecte as extremidades do tubo costas com costas. A parte do tubo preparada para reparo é cortada longitudinalmente e transformada em manga. Um tubo cortado é colocado na manga, as pontas do curativo são conectadas e enroladas com fita isolante.

Aplicação do termofixo
Para obter uma conexão forte da mangueira com uma luva de plástico na alça, use:
- construção de secadores de cabelo;
- pistola de cola quente;
- cola quente.
A embreagem é aquecida com um secador de cabelo, evitando o amolecimento. Usando uma pistola, a cola é aplicada na conexão roscada e o tubo preparado é inserido. Tempo de endurecimento final - 24 horas.
Reparação de uma tubulação com uma linha elétrica
Uma quebra de ondulação ajustável a vácuo na alça é facilmente reparada nas seguintes condições:
- o defeito foi encontrado próximo ao cabo;
- a bainha está danificada, os fios não são afetados;
- uma seção insignificante falhou.
Para reparos, você precisará de um secador de cabelo e um pedaço de tubo termorretrátil.
A mangueira é removida da alça:
- a gola é arrebentada e empurrada para trás;
- remova a tampa da alça;
- remova o tubo.
Se o diâmetro do tubo termorretrátil for menor que o da luva de fixação, a mangueira é liberada do fim de curso na lateral do aspirador. Empurre a ondulação através do termorretrátil em direção à alça. Instale o remendo na área danificada e, usando um secador de cabelo, cole-o no tubo corrugado. Remonte a alça e o batente na ordem inversa.
Se for necessário substituir vários centímetros da manga, desmonte o corpo do suporte abrindo o acesso aos contatos. Com a bainha corrugada, os fios presos a ela são cortados. Desconecte o tubo da chave fim de curso, coloque um bico térmico. Em seguida, as pontas dos fios são descascadas, soldadas aos contatos do cabo. Cubra os condutores com fita isolante. Monte a alça na ordem inversa.

Fixação temporária de fitas adesivas
Para um reparo rápido, se um pequeno defeito for revelado antes da limpeza, use fitas adesivas: isolamento, tinta.A rachadura é enrolada, pressionando contra as costelas, em 2-3 camadas. Esse remendo durará pouco tempo devido à adesão insuficiente do revestimento da fita à corrugação de plástico.
A fita adesiva é feita de papel. Para colar no tubo, você precisa de cola acrílica, que é aplicada na superfície da fita.
Colar fitas adesivas
A rachadura pode ser selada com fita de silicone usada para vedar vazamentos. A largura da fita é de 2,5 centímetros, a espessura é de 0,3 milímetros. Um pedaço do comprimento necessário é separado do rolo, levando em consideração a aplicação em 2 camadas sobrepostas. Para melhorar a adesão, o filme elástico é esticado durante a embalagem, pressionando firmemente contra a ondulação. Há calor suficiente em suas mãos para curá-lo e criar um adesivo durável e selado.
Como você pode restaurar temporariamente
Você pode novamente tornar a corrugação hermética usando fio de cobre com diâmetro de 1 milímetro e fita isolante. Faça 3-6 ganchos com a linha, dependendo do diâmetro do dano. O comprimento total do gancho é de 6 centímetros, incluindo a parte dobrada - 2 centímetros. Use um furador para fazer furos paralelos nas extremidades cortadas do tubo. Faça perfurações na ranhura recuando 2 voltas da borda. Passe o gancho, torça, tomando cuidado para não rasgar o invólucro de polímero. Remova o excesso de linha, pressione as pontas contra o tubo.
Enrole a conexão com fita isolante. Anteriormente, as arestas vivas das torções, para que não danifiquem o plástico, devem ser embotadas com lixa. Um reparo semelhante pode ser feito se o tubo e os fios quebrarem.Com um manuseio cuidadoso, após esse reparo, a manga dura um ou dois anos: se não permitir o alongamento, a torção da ondulação.
Se o tubo com aletas quebrar em vários lugares perto do bocal e a mangueira não puder ser removida do bocal, a vedação pode ser restaurada usando um tubo de polímero liso. O diâmetro do tubo deve ser adaptado ao tubo. Primeiro, usando uma cola universal, fixe o tubo dentro do bocal. Em seguida, o interior do tubo danificado é lubrificado com cola e conectado a um inserto de polímero. Após a secagem, a conexão é coberta com uma fita isolante.

Possíveis problemas
A dificuldade de reposição da mangueira depende do modelo, do grau de desgaste e do local do rompimento. Um aspirador com potência de sucção ajustável não pode ser consertado se o tubo corrugado quebrar perto do meio, impossibilitando a conexão dos fios. Muitas vezes essas mangas possuem um espigão não separável no corpo, onde a ligação é feita com cola.
Ao retirar a área danificada próxima ao cabo, pode haver resíduos de cola seca nas roscas. Para uma conexão firme e apertada, ela deve ser removida sem danificar a luva de plástico.
Regras de manutenção e operação
A vida útil do aspirador depende em grande parte do desgaste do plástico.As mangueiras usadas nos aspiradores são feitas de PVC fino e flexível com uma superfície estriada.
As instruções do fabricante contêm instruções diretas ou indiretas sobre como manusear a mangueira durante a operação do aspirador:
- durante o armazenamento, a posição da entrada de ar, que não pode ser separada do corpo, é determinada pela fixação do bico de piso;
- a bolsa destacável após a limpeza é guardada no compartimento fornecido na caixa;
- mova o aspirador pela sala pela alça no corpo, não pela mangueira;
- não use um aspirador de pó para remover objetos pontiagudos, pedaços de papel ou tecido.
Para prolongar a vida útil da luva de polímero, não:
- dobre-o em um ângulo de mais de 30 graus;
- pise nele, coloque objetos pesados sobre ele;
- armazene em temperaturas abaixo de 0 graus;
- coloque próximo a dispositivos de aquecimento em funcionamento (bateria, aquecedor, fogão, lareira).
Quando aparecer chiado ou sucção ruim, coloque a mangueira na horizontal e verifique se há obstruções com uma vara longa ou fio. Um suporte de parede está disponível como acessório. Uma calha arqueada de metal é montada em uma lavanderia ou em um nicho onde o aspirador é armazenado. O design do suporte protegerá o tubo de dobrar e dobrar.


