Instruções para o acabamento da varanda com ladrilhos, escolha dos materiais, prós e contras

Durante o inverno frio, as varandas geralmente não são aquecidas. Ao decorar esta sala, é recomendável usar materiais que não se deformem com alta umidade ou mudanças bruscas de temperatura. A maneira mais fácil de transformar esse cantinho em um cômodo aconchegante é decorar a varanda com ladrilhos. Será possível fazer o trabalho até de forma independente, mas primeiro é recomendável entender as características de todos os processos.

Características e vantagens do acabamento de uma varanda com ladrilhos

Decorar uma loggia com cerâmica é popular devido às suas muitas vantagens. Entre as vantagens estão:

  • maior resistência (o ladrilho pode suportar facilmente cargas pesadas);
  • uma grande seleção (é fácil comprar material, dependendo das preferências de gosto ou características da direção usada dentro do apartamento);
  • alta rigidez (o material praticamente não se deforma);
  • resistência ao gelo (a cerâmica pode suportar geadas severas);
  • facilidade de cuidado (limpar uma sala decorada com azulejos não leva muito tempo - basta limpar a superfície com um pano úmido).

A segurança também está classificada entre as vantagens - o material é ecologicamente correto e não emite substâncias nocivas ao ar, mesmo quando aquecido. Das desvantagens, apenas o aumento da condutividade térmica é observado. O ladrilho aquece rapidamente ao sol e gera calor ativamente.

Como escolher os materiais

As lojas de material de construção oferecem uma grande variedade de ladrilhos. Antes de comprar um material de revestimento, é recomendável entender as principais características das variedades mais populares.

ladrilho

O material de revestimento é muito resistente e é recomendado para varandas onde serão instalados móveis pesados ​​e volumosos. A superfície permanece lisa mesmo quando exposta a objetos pontiagudos.

acabamento de varanda

Mesmo que fosse possível deixar um arranhão na superfície do ladrilho com um prego, remova o defeito com um detergente doméstico fácil de limpar.

Grés

O material utilizado para a produção do Grés Porcelânico é a argila, que é prensada em alta temperatura. Uma mistura de areia e argila é frequentemente usada - isso não afeta a aparência e a resistência. Uma característica do grés porcelânico - o uso de materiais de revestimento é permitido em ambientes com alta umidade. A umidade não congela mesmo na geada - o líquido acumulado nos vazios da argila prensada evapora rapidamente. O grés porcelânico, como os ladrilhos, não requer muito esforço para limpeza - a superfície é fácil de limpar.

O material utilizado para a produção do Grés Porcelânico é a argila, que é prensada em alta temperatura.

Clínquer

Estas telhas são usadas para decorar uma varanda de tijolos. É feito de argila plástica, adquire maior resistência, durabilidade e apelo visual.É produzido em cores diferentes, com superfícies texturizadas diferentes (procuram-se ladrilhos que parecem tijolos cozidos nas bordas). O clínquer é considerado o mais conveniente para o acabamento de uma varanda - vinho ou café derramado não deixa manchas e pode ser facilmente removido da superfície.

Acabamento de clínquer

cerâmica

Na hora de comprar o revestimento cerâmico, é importante levar em consideração que o material utilizado para o acabamento do banheiro não servirá. Recomenda-se a compra de cerâmica com maior resistência ao gelo. Difere dos ladrilhos clássicos em sua densidade aumentada. A superfície de cerâmica é tratada com compostos especiais para impedir a penetração de umidade. Ao limpar, os ladrilhos de cerâmica não são inferiores em simplicidade a outros tipos de ladrilhos - um aspirador de pó e um pano úmido ajudam a limpar o mais rápido possível.

azulejo de cerâmica

Colocando regras

Antes de decorar uma varanda, recomenda-se ler atentamente as regras e recomendações de acabamento. São várias opções de estilo, cada uma com características específicas.

cálculos

Antes de ir à loja, recomenda-se calcular com atenção: medir as paredes, o piso, calcular o número de metros quadrados (subtrair as portas, as aberturas das janelas). O material deve ser adquirido com uma pequena margem. Recomenda-se dar preferência a ladrilhos de tamanho médio - quadrados ou retângulos muito grandes não são usados ​​\u200b\u200bpara decorar a varanda.

Recomenda-se dar preferência a ladrilhos de tamanho médio - quadrados ou retângulos muito grandes não são usados ​​\u200b\u200bpara decorar a varanda.

Escolha um padrão de colocação

Existem várias opções para colocar ladrilhos. O mais simples é o padrão, que geralmente é usado por iniciantes. Mais complexo - diagonal, requer experiência e cálculos cuidadosos. Runaway é outra técnica de estilo que exigirá alguma habilidade.

Padrão

As telhas são empilhadas em uma linha ou verticalmente.O ladrilho está localizado longitudinalmente. Graças a este esquema de instalação, é fácil aumentar visualmente o espaço da sala. O corte da laje é mínimo. Para instalação padrão, são utilizados ladrilhos retangulares ou quadrados.

acabamento de azulejo

Diagonal

As placas são dispostas na diagonal. Na hora do assentamento, será necessário cortar os ladrilhos, formando o padrão escolhido. O esquema é utilizado para varandas grandes ou médias - a instalação reduz ligeiramente o espaço. Um layout de ladrilho diagonal é recomendado para ladrilhos quadrados.

Enquanto correndo

Recorda a colocação de parquet. A primeira linha é colocada longitudinalmente, as seguintes são deslocadas em cerca de um quinto. A linha pode ser movida até mesmo por um sexto do ladrilho. A colocação escalonada é geralmente usada ao escolher ladrilhos retangulares.

A primeira linha é colocada longitudinalmente

Preparação de materiais

Antes de terminar a varanda, além de comprar ladrilhos, é recomendável preparar os materiais e ferramentas necessários para a obra. Você vai precisar de:

  • martelo (recomenda-se levar uma ferramenta especial de borracha dura);
  • rolar;
  • cortador de azulejo;
  • cruz plástica para nivelamento da superfície;
  • roleta, nível;
  • espátula.

Também é recomendável comprar massa, primer e cola especial.

Como preparar adequadamente a superfície

Feche toda a superfície, forre as rachaduras com massa. O próximo passo é aplicar um primer. Se a varanda for caracterizada por alta umidade, é recomendável distribuir uniformemente a camada isolante sobre a superfície. Se houver piso quente na varanda, aplique primeiro uma camada de cola elástica.

azulejo na varanda

Instruções de trabalho

O ladrilho começa com a primeira linha, que deve se sobrepor ao piso.Certifique-se de deixar juntas que protejam contra a deformação da parede, que ocorre quando exposta à umidade ou geada. Use cruzes para ajudar a manter as costuras retas e organizadas. A largura ideal da junta é de 3-4 mm, embora muito dependa da solução de design escolhida.

É melhor não se apressar com o assentamento - recomenda-se cobrir no máximo 1,5 m². m de superfície, permitindo a fixação da cola. Prenda cada ladrilho com um martelo. É especialmente importante deixar a cola endurecer ao decorar as paredes, caso contrário, existe o risco de deformação do acabamento e deslizamento do ladrilho. A única maneira de remover a linha "ondulada" é remover completamente o material e repetir todos os processos - nivelamento, imprimação e assentamento.

azulejo na varanda

Depois de terminar o trabalho, deixe a cola secar completamente (1-2 dias). Para deixar o acabamento perfeito, recomenda-se selar as costuras com um selante especial. A solução terá que combinar com a cor do ladrilho, embora, opcionalmente, seja permitido o uso de tons contrastantes.

Resolver possíveis problemas

Se seguir escrupulosamente as recomendações de colocação dos ladrilhos, as dificuldades são raras. A presença de rosetas redondas ou outros orifícios na varanda costuma se tornar um problema. O furo é feito com alicate especial ou furadeira. Outro problema que pode ser encontrado ao decorar uma varanda é que os ladrilhos não ficam uniformes. O erro geralmente está na má preparação da superfície. Vale a pena garantir que as paredes e o piso estejam perfeitamente nivelados, use um nível. É importante remover completamente a poeira com um pano úmido.Mesmo alguns grãos de areia podem atrapalhar o plano ideal.

azulejo na varanda

Muitas vezes surgem dificuldades ao decorar cantos ou peitoris de janelas. O uso de cantos de plástico é inaceitável. A maneira recomendada de projetar cantos é usar apenas ladrilhos, medindo cuidadosamente cada milímetro antes de se armar com um cortador de ladrilhos e cortar o excesso.

Exemplos de trabalho finalizado

Nem todos os reformadores têm imaginação suficiente para transformar uma varanda em um canto aconchegante por conta própria. Recomenda-se o uso de soluções prontas que facilitarão muito a tarefa e evitarão erros fatais.

Uma opção simples para decorar uma varanda é usar azulejos monocromáticos. O piso e as paredes, feitos na mesma cor (preferencialmente creme claro ou tons pastéis), vão aumentar a área. O design monocromático é perfeito para qualquer estilo. Recomenda-se que até o teto seja ladrilhado - isso reduzirá os custos.

azulejo na varanda

As paredes de tijolos também são consideradas uma forma eficaz de criar uma atmosfera especial na varanda. Coloque o chão com ladrilhos de madeira ou ladrilhos escuros. Recomenda-se deixar o teto alguns tons mais claro que as paredes, caso contrário a varanda ficará muito escura mesmo sob o sol forte.

A varanda é um espaço ideal para concretizar as ideias e soluções mais ousadas utilizando um material simples e acessível - os azulejos. Se você organizar o espaço corretamente, é fácil criar qualquer estilo, transformar até mesmo uma pequena loggia em um canto aconchegante. O principal é conhecer cuidadosamente as características da decoração de paredes e pisos com ladrilhos e seguir rigorosamente as recomendações para a preparação e execução de todas as obras.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha