Regras e métodos de bricolage para restaurar bancadas de pedra artificial
A restauração de uma bancada de pedra artificial é um processo bastante complicado, mas ao mesmo tempo fascinante. Para ter sucesso nesse assunto, é recomendável escolher o método correto de reparo. Nesse caso, vale a pena considerar o tipo de material de que é feito o tampo da mesa. A natureza do dano não importa. Pode ser grande ou pequeno.
Características dos materiais para a fabricação de bancadas de pedra
As bancadas de pedra são feitas de materiais acrílicos ou aglomerados. Ambas as substâncias têm uma aparência atraente, mas diferem em algumas vantagens e desvantagens. A pedra acrílica contém elementos minerais que são mantidos juntos por resina acrílica. O aglomerado é feito de lascas de pedra natural trituradas. Para isso, são utilizados quartzo, mármore e granito.
Métodos de reparo
Para obter bons resultados ao realizar trabalhos de restauração, a natureza dos danos deve ser considerada.
Danos leves
Para remover pequenos arranhões ou manchas que não podem ser removidas, vale a pena usar uma lixadeira equipada com uma roda abrasiva. Se houver manchas químicas, queimaduras ou pequenos arranhões na bancada, você mesmo poderá removê-los.
Para isso, vale a pena usar um composto de poliéster destinado ao reparo. Recomenda-se lixar os arranhões. Para fazer isso, use uma lixa de grão médio e depois uma lixa de grão fino. Em seguida, o produto deve ser polido. Para isso, recomenda-se caminhar sobre ela com um feltro macio, que ajudará a devolver o aspecto original.
Profissionais em tal situação usam uma lixadeira equipada com bico de feltro. No entanto, ao fazer reparos por conta própria, é recomendável usar uma toalha de feltro. Se a superfície for acrílica, tenha cuidado. Em tal situação, a retificação não pode ser realizada.

Aplicando cola
Para restaurar a superfície, vale a pena comprar um kit de reparo especial. Deve incluir ferramentas especiais para a recuperação de mástique e cavacos. Para começar, recomenda-se cortar uma ranhura na estrutura do tampo da mesa. Para isso, vale a pena usar uma esmerilhadeira equipada com disco diamantado. Recomenda-se limpar e desengordurar as superfícies ao redor da área a ser reparada.
Não descarte a camada superior de pó acrílico. Deve ser adicionado à cola de poliéster. Recomenda-se desengordurar, aprofundar e alargar a zona a tratar. Em seguida, o recesso resultante deve ser preenchido com cola especial. Recomenda-se escolhê-lo de acordo com o esquema de cores. Depois disso, o excesso de substância deve ser removido.
Após a aplicação da cola, recomenda-se observar um certo tempo, necessário para o endurecimento da mistura. Geralmente leva 24 horas. Em seguida, a superfície deve ser coberta com lixamento e polimento. Isso ajudará você a obter a textura mais suave possível.
O que fazer com grandes rachaduras
Para restaurar um revestimento com grandes defeitos na forma de lascas, recomenda-se o uso de remendos. Eles devem ser feitos do mesmo material que a própria bancada. Para começar, recomenda-se recortar a área problemática e, a seguir, colocar uma parte da pedra coberta com cola no nicho resultante. Portanto, este fragmento merece ser polido. Graças a isso, não vai se destacar. Recomenda-se que grandes danos na superfície da pedra sejam reparados com peças de material adequado. É colado por dentro, após o que a superfície é lixada. Finalmente, é educado.
Escolher o material certo pode ser difícil, pois existem tantos tons de revestimentos. Portanto, basta escolher um tom aproximadamente semelhante. Além disso, após o polimento, o fragmento preso não será particularmente perceptível. Isso se deve à heterogeneidade da pedra artificial.

Nas lojas, são apresentados kits de reparo que contêm migalhas de várias tonalidades, enchimentos e cola transparente de 2 componentes. Deve-se ter em mente que este método de restauração da cobertura é considerado difícil e requer habilidades adequadas.
Eliminação de microfissuras
Pequenos danos na forma de rachaduras ou abrasões microscópicas ajudarão a eliminar o desgaste da superfície da bancada. Deve ser feito por um profissional. Use primeiro uma lixa grossa e remova a maior parte dos danos com uma lixadeira. Posteriormente, recomenda-se finalizar o trabalho com pasta de polimento e acessório especial.
Se a conexão do equipamento for violada, existe o risco de aparecimento de microfissuras na superfície do revestimento.
A princípio não são perceptíveis, mas depois de um tempo aumentam de tamanho e se tornam mais perceptíveis. Isso leva a uma deterioração na aparência do pavimento de pedra. Para se livrar das microfissuras, é necessário usar uma cola especial à base de acrílico. Eles devem preencher a rachadura após o tratamento. Recomenda-se lixar a superfície na fase final.
Características do reparo de bancada de aglomerado
É muito difícil restaurar esse contador. Este material muito caro é caracterizado por alta resistência e praticamente não é sujeito a lascas ou arranhões, pois é composto por 90% de quartzo e mármore. Esta é a principal vantagem da substância. Se aparecer uma lasca ou outro defeito na superfície, fica mais barato substituir o aglomerado por uma bancada de acrílico. O lascamento é considerado o dano mais comum a esses revestimentos. Eles podem ocorrer quando objetos pesados ou pontiagudos atingem a extremidade ou a superfície do produto. Para restaurar o revestimento, são utilizados materiais especiais.
Com um chip pequeno, que tem menos de 1 milímetro, deve ser ampliado. Graças a isso, a composição adesiva poderá aderir à pedra após a secagem. O adesivo de reparo aglomerado é feito de resina de poliéster. Pó de quartzo e corante são adicionados à sua composição. Após a secagem, recomenda-se remover a cola restante com uma lâmina e, em seguida, limpar a superfície tratada com álcool. Deve-se ter em mente que após a retificação e polimento, o aglomerado de quartzo pode perder sua homogeneidade.

Métodos adicionais de reparo e restauração
Existem muitos outros métodos para retocar bancadas, cada um com características específicas.
manchas de móveis
Essas substâncias ajudam a esconder pequenos arranhões. São vendidos em bisnagas escovadas e têm aparência de esmalte, sendo recomendado aplicar a substância em uma ou mais camadas até que o defeito seja totalmente eliminado.
Recomenda-se remover o excesso de substância. É conveniente fazer isso com um cartão de plástico. A superfície da bancada deve ser polida com uma toalha de feltro ou pano macio.
Escolher o tom perfeito pode ser problemático. Portanto, a textura pode ser desenhada com uma caneta hidrográfica comum e, a seguir, cobrir a superfície com verniz para móveis. Recomenda-se o uso da substância na forma de spray. Consegue ser aplicado o mais uniformemente possível e evitar o aparecimento de uma borda visível.
Cera para móveis
A cera é mole e dura. A primeira variedade tem muitas cores e é fácil de aplicar. Nesse caso, a cera dura é considerada mais confiável. Pode ser usado para reparar grandes amolgadelas ou lascas. A cera macia pode ser facilmente aquecida nas mãos e facilmente aplicada na área problemática. É permitido remover o excesso de fundos com uma espátula de metal. Recomenda-se abrir a superfície com verniz. Este método é adequado para áreas que não estão sujeitas a exposição frequente. É temporário.
cera dura
A composição é considerada mais estável e mais cara. Pertence à categoria de materiais profissionais e requer certas habilidades para ser usado. Normalmente, os artesãos usam um ferro de solda especial para aplicar cera dura.Recomenda-se derreter a substância antes de fazer reparos. Para fazer isso, você precisa usar um isqueiro. Você também pode usar um secador de cabelo de construção.

Depois disso, recomenda-se aplicar a substância derretida nos riscos e aguardar 1 minuto até que endureça. O restante do produto deve ser cortado com lâmina. Finalmente, recomenda-se polir a superfície. Isso ajudará a esconder quaisquer vestígios da restauração.
Em quais casos vale a pena entrar em contato com especialistas
A ajuda de especialistas pode ser necessária em tais situações:
- o aparecimento na bancada de manchas, arranhões, queimaduras que não podem ser removidos por métodos padrão;
- o aparecimento de costuras ou formação de rachaduras e bolhas;
- o aparecimento de lascas, solavancos, rachaduras;
- o aparecimento de vestígios de operação a longo prazo.
Dicas e truques adicionais
Para que o revestimento dure por muito tempo, ele deve ser cuidado com a qualidade. É permitido o uso de diferentes composições para lavagem. A exceção é para substâncias abrasivas. Não é recomendado deixar cair objetos de aço ou vidro sobre o revestimento, pois há risco de arranhões. Além disso, fortes flutuações de temperatura são inaceitáveis. A restauração de bancadas de pedra artificial possui uma série de características. Ao escolher um método de reparo específico, deve-se levar em consideração a composição do revestimento e o tipo de dano.


