Regras para plantar e cuidar da begônia em casa, métodos de seleção

Cuidar da begônia em casa requer muita atenção a todas as atividades. Para obter bons resultados no cultivo de uma cultura, vale a pena realizar o trabalho de plantio corretamente. É imprescindível regar a planta em tempo hábil, aplicar fertilizantes de alta qualidade e podar. A proteção adequada contra doenças e pragas de plantas é de grande importância.

Descrição e características

Begonia é um dos representantes mais famosos da família Begoniev. O gênero inclui cerca de 1000 plantas cultivadas em regiões tropicais e subtropicais. As plantas estão naturalmente presentes principalmente na América do Sul.Eles podem ser vistos na África e na Índia.

Atualmente, a planta com flor é usada ativamente na floricultura de interior e na decoração de jardins.

Tipos e variedades

Existe um grande número de variedades de cultura, cada uma com certas características.

Decídua

Esta cultura não tem hastes. Suas folhas crescem a partir de rizomas e têm pernas longas. Você pode propagar a cultura cortando ou dividindo as folhas.

Real

Esta planta atinge 30 centímetros. Tem uma cor original heterogênea, incluindo tons de vermelho, verde e marrom. As flores da cultura são suprimidas porque são pequenas e atrapalham o desenvolvimento das folhas.

maçonaria

Esta variedade é caracterizada por folhas claras em forma de coração. Eles têm um belo padrão escuro. As folhas atingem 15-20 centímetros.

begônia maçonaria

Metallica

Esta variedade é caracterizada por arbustos ramificados de até 1,5 metros. A planta tem caules avermelhados e folhas escuras de 10 a 15 centímetros. A cultura se desenvolve durante todo o ano, o desenvolvimento mais ativo é observado na primavera e no verão.

carolina

É uma planta atrofiada que se distingue por flores de uma rica tonalidade rosa. O cultivo da floração começa bastante tarde.

hogweed gigante

Esta cultura é caracterizada por um caule rosa e folhas grandes com veios pontiagudos. Na aparência, eles se assemelham à folhagem de uma hogweed gigante.

Punho

Esta planta tem um caule grosso com pelos ruivos. É caracterizada por grandes folhas dentadas. A cultura pode chegar a 1 metro.

tigre

Esta pequena planta é um arbusto de 20 a 25 centímetros. É caracterizada por pequenas folhas verde-escuras cobertas de manchas claras.

Príncipe Negro

Esta cultura é caracterizada por folhas originais com uma superfície aveludada. Eles têm uma tonalidade escura.

Príncipe Negro

Arbusto

A colheita tem uma haste de junta de bambu.Você pode propagar a cultura por estacas, sementes ou brotos. A flor deve ser cultivada em casa porque cresce bem dentro de casa.

floração eterna

Esta planta tem um longo período de floração. As folhas são caracterizadas por uma superfície brilhante com tonalidade vermelha ou verde. A cultura é coberta com flores brancas, vermelhas ou rosa.

vermelho

É uma planta alta que tem inflorescências vermelhas. Eles formam aglomerados densos. A folhagem tem uma superfície lisa e brilhante e é caracterizada por uma forma oval.

coral

É uma planta alta com folhas atingindo 10-15 centímetros. Eles são cobertos com manchas brancas. A cultura é caracterizada por flores de uma rica tonalidade rosa.

Fúcsia

A planta é caracterizada por lindas folhas pequenas e pequenas flores vermelhas. A floração dura de dezembro a março.

flores de begônia

tuberosa

A cultura é perfeita para decorar jardins. A floração dura de junho a outubro. A cultura não tolera correntes de ar e luz solar direta.

Ampelnaya

A cultura é caracterizada por caules ramificados e flores encaracoladas. Eles são usados ​​em paisagismo. A variedade ampelosa é caracterizada pela floração constante. Ele fica pendurado em um vaso de flores. Os tons das inflorescências são diferentes - roxo, amarelo. Existem tons de branco e laranja.

flor grande

Esta planta é caracterizada por inflorescências bastante grandes, que atingem 25 centímetros de diâmetro.

Elator

É permitido cultivar essas begônias apenas em casa. Este híbrido tuberoso é caracterizado por ramos vermelhos frágeis que requerem suporte. As flores são diferentes - brancas, laranja, rosa. O diâmetro das inflorescências é de 6 a 7 centímetros.

Lorena

A flor cresce até 0,5 metros de altura.É caracterizada por folhas onduladas de tom escuro. Eles atingem 7-10 centímetros. As flores são rosa, vermelhas ou brancas.

Crocante

Esta planta é caracterizada por flores delicadas que têm uma forma ondulada. Eles são de cor branca, com uma borda rosa e um centro amarelo.

plantar e cuidar

como cuidar

Para alcançar excelentes resultados no cultivo de uma cultura, ela deve fornecer condições adequadas.

Iluminação

Begônias requerem iluminação brilhante. Isso é muito verdadeiro para plantas com flores. No verão, recomenda-se cultivar à sombra, pois há risco de queimaduras nas folhas.

Espécies decíduas adoram luz difusa. É melhor colocá-los nas janelas leste ou oeste.

rega

A planta é considerada amante da umidade, mas não requer rega frequente. É muito mais importante manter a alta umidade do ar. Caso contrário, as pontas das folhas podem começar a secar. No calor, a flor requer rega mais abundante. Mas é importante evitar a umidade estagnada nas raízes.

Para umedecer o solo, vale usar água em temperatura ambiente, que deve ficar protegida por no mínimo 24 horas. Vale a pena umedecer o solo quando a camada superior secar 1,5 centímetros. No inverno, a cultura precisa de regas mais raras e moderadas. Espécies tuberosas não devem ser umedecidas.

Fertilização e alimentação

Para o desenvolvimento normal da begônia, ela deve ser alimentada a tempo. Recomenda-se fertilizar espécies com flores durante a brotação. Vale a pena alimentar a cultura a cada 14 dias com fertilizante complexo. Ao formar os ovários, a flor requer preparações de potássio e fósforo - pólen, broto são adequados.

Os produtos contendo nitrogênio são usados ​​​​exclusivamente para variedades decorativas de cultura decídua. Caso contrário, a floração não começará.

begônias em crescimento

Transferir

Para o desenvolvimento normal da cultura, necessita de transplantes sistemáticos, que devem ser feitos na primavera, antes do início da estação de crescimento. O procedimento é realizado quando as raízes aparecem orifícios de drenagem.

Para isso, recomenda-se retirar a flor do vaso e desfazer-se do restante do substrato. Em seguida, as raízes são mergulhadas em uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Em seguida, as raízes devem ser enxaguadas com água decantada. Inspecione-os cuidadosamente e remova as áreas podres. Depois que as raízes secam, a cultura é transferida para um recipiente maior.

As plantas jovens são bastante fáceis de replantar. Eles toleram bem esse procedimento. As flores adultas têm muitas folhas frágeis. Portanto, plantas com mais de 3 anos são divididas em vários fragmentos.

Requisitos do solo

A planta requer plantio em solo nutritivo. A composição deve conter 2 partes de terra folhosa, 1 parte de terra preta e a mesma quantidade de turfa. A areia grossa deve ser colocada no fundo do recipiente. O pote é meio coberto com terra folhosa, depois são colocadas turfa e terra preta.

armazenamento de inverno tuberoso

Uma begônia de floração contínua é caracterizada por um período de descanso inexprimível. Plantas tuberosas requerem invernada. Após a floração, os tubérculos devem ser colocados em turfa ou deixados em vaso. Vale a pena reduzir drasticamente o número de regas.

Coloque o pote de tubérculos no porão ou em outro local fresco. O regime de temperatura deve ser de + 10-15 graus.

plantas jovens

umidade do ar

O cultivo requer alta umidade. No entanto, você não deve pulverizar a flor. Se a umidade entrar nas folhas, existe o risco de manchas marrons. Para evitar ar seco, a panela deve ser colocada em uma bandeja invertida.

Essa estrutura deve ser colocada em um recipiente maior, despejar musgo ou argila expandida e umedecê-la periodicamente. À medida que o líquido evapora, a umidade normal será mantida.

Como escolher o vaso certo

Para garantir o desenvolvimento normal da cultura, vale a pena escolher o recipiente certo. Um pote redondo regular funciona bem para essa finalidade.

Plástico

Um pote de plástico é adequado para begônias. Ao mesmo tempo, é importante escolher o solo certo e garantir uma drenagem de alta qualidade. Hipotermia ou superaquecimento do recipiente devem ser evitados.

cerâmica

Vasos de cerâmica são a melhor escolha para que as raízes da begônia funcionem corretamente. Este material não retém líquidos e proporciona uma excelente circulação de ar.

período de dormência

Nas coníferas, esse período é mal expresso. Ao mesmo tempo, as variedades tuberosas precisam de um longo descanso. Desde o meio do outono as folhas morrem, por isso vale a pena parar de alimentar e reduzir a quantidade de rega. Depois que a parte moída das panelas estiver completamente apagada, vale a pena passar para uma sala escura e fresca.

begônia floresce

acompanhamento

Para que um corte fique bonito, é preciso prestar atenção na formação de sua copa. Para fazer isso, aperte os brotos. O procedimento pode ser realizado antes ou depois da floração. Para fazer isso, vale a pena beliscar o ponto de crescimento superior do caule principal. Isso é feito por 1-2 centímetros.

a reprodução

A begônia se propaga por vários métodos. Para isso, são utilizadas estacas ou divisão do mato. Também é feito por sementes.

estacas frondosas

A maioria das begônias tem folhas grandes e densas. Portanto, eles se propagam por estacas, usando uma folha inteira ou seu fragmento. Ao mesmo tempo, na parte inferior da placa, os veios principais devem ser cortados, colocados em areia molhada e fixados. Umedeça o solo através do palete.

Após 2 meses, as raízes aparecerão nas áreas de incisão e, em seguida, novas plantas. Quando a cultura fica mais forte, ela é transferida para um recipiente separado cheio de uma mistura de turfa, terra e areia.

estacas de caule

Esta é a maneira mais fácil de uma cultura se espalhar. Para isso, corte estacas com 3-4 folhas da planta e trate os cortes com carvão. Colocar o material numa mistura de turfa, terra vegetal e areia, colocar num local quente e com muita luz.

Recomenda-se regar a cultura com moderação. O solo deve secar alguns centímetros entre os procedimentos de umedecimento. O enraizamento pode ser feito diretamente na água. As raízes aparecerão após cerca de 1 mês.

tubérculos de begônia

Divida o mato

Para implementar esse método, a planta deve ser arrancada do solo na primavera e as raízes devem ser divididas em fragmentos com uma faca afiada. Cada um deles deve ter raízes, pelo menos 1 broto ou broto. Plante os brotos em vasos diferentes.

Crescer a partir da semente

As sementes devem ser plantadas no inverno em uma mistura especial de solo, areia e turfa. Para melhorar a germinação das sementes, são necessárias boa iluminação, umidade ideal e baixa temperatura do ar.

É importante que o solo não seque. Antes do surgimento dos brotos, o recipiente pode ser coberto com vidro.Quando as mudas aparecem, vale a pena aplicar fertilizantes contendo nitrogênio. Os arbustos cultivados são movidos para recipientes separados.

Como Propagar Begônia Tuberosa

Os tubérculos cultivados permanecem viáveis ​​por 5-6 anos. A partir dos 2-3 anos podem ser utilizados para reprodução vegetativa. Para isso, na primavera, quebre todos os brotos que surgiram do tubérculo, exceto um. As estacas devem ser colocadas em areia úmida, cobertas com uma jarra e sombreadas.

Ao mesmo tempo, é importante manter a umidade normal. Após 2-3 semanas, as estacas criarão raízes. Recomenda-se transferi-los para um meio para culturas adultas. No outono, um tubérculo com diâmetro de 1 centímetro aparecerá na base do caule.

Problemas, pragas e doenças

A begônia pode lidar com várias doenças e ataques de insetos nocivos. É muito importante identificar o problema a tempo e tomar medidas para resolvê-lo.

ácaro

aranha vermelha

Esta praga geralmente se instala em begônias. Os inseticidas ajudarão a controlar os insetos.

Oídio

Esta é uma doença fúngica causada pelo excesso de umidade na zona da raiz. Ao mesmo tempo, a podridão aparece nas folhas inferiores e no tronco. Se for detectada uma doença, vale a pena se livrar das folhas afetadas e reduzir o número de regas.

botões caindo

Este problema é causado por rega inadequada. Iluminação excessiva ou insuficiente da planta também leva a isso. Além disso, o problema é causado pela falta de adubo.

Falta de floração

A begônia não floresce por vários motivos. Na maioria das vezes, isso é causado pela violação das regras de cuidado - baixa umidade, iluminação insuficiente, flutuações de temperatura, correntes de ar, excesso de fertilizante.

bacteriose vascular

Nesse caso, as bordas das folhas são cobertas por uma borda amarela. Ele gradualmente assume uma tonalidade marrom. Nesse caso, os vasos das folhas ficam pretos. Remover as folhas afetadas e tratá-las com fungicidas ajudará a lidar com a doença.

Escudo

O escudo é uma praga perigosa. Quando a planta é danificada, as folhas ficam pegajosas e cobertas com crescimentos escuros. O aparecimento de insetos causa o enfraquecimento da cultura e provoca o desenvolvimento de um fungo fuliginoso. Os inseticidas ajudarão a lidar com o problema - por exemplo, Aktara.

folha de figo

Doenças que não podem ser curadas

Doenças virais ou bacterianas não podem ser curadas. Estes incluem murcha bacteriana, manchas. Neste caso, a planta deve ser destruída.

dicas e truques

Para obter bons resultados no cultivo da begônia, recomenda-se dotá-la de boas condições:

  • regime de temperatura requerido;
  • iluminação de alta qualidade;
  • rega moderada;
  • fertilização oportuna;
  • boa umidade do ar;
  • transplante correto.

A begônia é uma bela planta de interior ou jardim que possui boas propriedades decorativas. Para cultivar uma cultura com sucesso, é recomendável fornecer cuidados abrangentes e de alta qualidade, incluindo rega oportuna, mas moderada, manutenção de parâmetros ideais de umidade e temperatura e fertilização adequada.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha