Instruções sobre como pendurar corretamente um dossel sobre um berço
Nos primeiros meses de vida, a criança quase não sai do berço, pois dorme a maior parte do dia. Um dossel ajuda a tornar a área de dormir aconchegante, confortável e bonita. O dossel a céu aberto acima do bebê adormecido decora o berçário, protege o bebê da luz e dos insetos voadores. Esse dispositivo pode ser adquirido junto com a cama, se necessário, é fácil fazer você mesmo. Vamos ver como pendurar um dossel leve sobre um berço, faça você mesmo um cabide de tecido.
Um pouco de história
O dossel foi inventado no Oriente para proteger contra o sol. Os governantes, ao se moverem pelas ruas quentes, se escondiam atrás de dobras de pano, protegendo-os da vista e dos raios quentes. Mais tarde, materiais leves foram usados para pendurar as camas para proteger contra insetos. Ao chegar na Europa, o velame mudou um pouco sua função inicial.
Ainda estavam protegidos de insetos, mas tecidos densos mantinham o calor de uma pessoa em um espaço confinado, em câmaras frias serviam de proteção contra correntes de ar penetrantes. Na Rússia, um dossel foi feito sobre os berços das crianças para esconder os bebês de olhares indiscretos, protegê-los do frio e dos insetos.
Por que voce precisa
Os toldos modernos desperdiçaram a maioria das funções de proteção. Tecidos delicados, leves e vazados em camas de bebê parecem mais decorativos, tornando o quarto especialmente macio e confortável.
Segundo a tradição, acredita-se que o dossel desempenhe as seguintes funções:
- protege o bebê da luz e correntes de ar;
- impede a penetração de insetos;
- protege contra poeira e ruído.
Na habitação moderna, a maioria dos problemas é resolvida por outros meios. Molduras de plástico bem ajustadas protegem contra correntes de ar e poeira, insetos - mosquiteiros nas janelas, repelentes de mosquitos. Ninguém coloca seriamente um dossel sobre um berço hoje em dia para proteger um bebê dos mosquitos.
O dossel é uma forma tocante e suave de criar um ninho aconchegante para o pequeno, onde ele dormirá suavemente em total privacidade, mas permanecerá visível através de um véu fino.
Uma cortina feita de tecidos densos criará escurecimento durante um dia de sono, separado dos outros, e ajudará a criar uma zona de conforto individual. Um dossel ajuda muitas crianças a se acostumarem com o regime, as cortinas fechadas interrompem a comunicação com o mundo exterior e as ensinam a adormecer em um determinado horário.
Usando uma barreira para bebês em berços, não se deve esquecer as características negativas dos dosséis:
- ar viciado dentro do berço ao usar tecido grosso, circulação e ventilação prejudicadas;
- acúmulo de poeira no material;
- uma criança móvel pode ficar emaranhada no tecido e sobrecarregar uma estrutura não confiável.

Em copas de crianças pequenas de qualquer formato ocupa espaço, torna a sala sobrecarregada.
Importante: a capota realmente segura e acumula sujeira. O tecido deve ser lavado regularmente para que o bebê não engula poeira a cada movimento do tecido.
Opções de localização
Dosséis de berço variam em forma, tamanho e aparência. Sua configuração depende do local de fixação do tecido e de suas propriedades decorativas. Existem várias opções para a localização dos dosséis acima das camas.
Entre
Um dossel preso a um suporte no meio do lado comprido da cama é considerado uma opção para os meninos. O tecido assume a aparência de um telhado plano pontiagudo de uma pequena casa.
Na cabeceira da cama
A localização do suporte na parte estreita da cama, na lateral da cabeça da criança, é considerada uma opção para meninas. Se fixar o suporte desta forma, o tecido cobre apenas parte da cama e a parte superior da panturrilha - o dossel parece uma grande coroa acima da cabeça da princesa.
ao longo do perímetro
Você pode criar o dossel perfeito sobre a cama posicionando a estrutura de tecido ao redor do perímetro do berço. A estrutura é fixada no chão, no teto ou na própria cama. O resultado é um local de dormir isolado com teto - um pequeno quarto do tamanho de uma cama. Esta opção é utilizada para crianças de qualquer gênero e para quartos de adultos e é chamada de royal.

Métodos de montagem. Instruções
Para fazer um dossel com as próprias mãos, você precisa de um forro e tecido para o dossel. O tipo de produto acabado depende do método e localização do rack ou fixação do quadro. O titular é de dois tipos:
- Móvel - move-se com a cama, pois está fixo nela. A maioria dos berços é feita sobre rodas, os pais, se necessário, mudam a posição da criança no quarto, mudam a cama para outro local com dossel.
- Estacionário - fixado na parede, no teto. O toldo não pode ser usado para mover o berço.
Versões estacionárias e móveis da montagem têm diferentes pontos de fixação.
Na parede lateral
Alguns modelos de berços são vendidos com furos para fixação das capotas. Geralmente eles são feitos no meio do lado comprido. Você só precisa fixar a haste aparafusando-a firmemente com os parafusos. Em seguida, fixe o laço (suporte do tecido) ajustando a altura.
No passado
Ao prender a um bylitz (traseira, cerca), a barra é primeiro fixada com parafusos especiais e o suporte é colocado no lugar. Com a ajuda de laços ou velcro, o tecido é suspenso, após o que as dobras são endireitadas.
À frente da creche
Os dosséis na cabeceira da cama têm um caráter decorativo, não vai funcionar cobrir totalmente o bebê com um tecido com tal fixação. A barra é aparafusada com fixadores, o suporte é colocado na altura desejada. Resta apenas colocar um tecido decorativo a céu aberto.
Na parede da própria sala
Suportes decorativos feitos por designers e usados para decoração geralmente são fixados na parede. Eles são feitos na forma de uma coroa, retangular ou oval. Eles são fixados na parede escolhida usando buchas e parafusos. Antes de colocar o tecido na casa do botão, verifique se a estrutura é confiável. Com este prendedor, o tecido pode esconder completamente a criança.

No chão
As construções de piso têm uma perna larga que segura de forma confiável o laço com o tecido na altura desejada.Todos os elementos são torcidos e inseridos na base do piso. Se necessário, você pode alterar rapidamente o local de instalação.
No teto
É importante escolher o local mais conveniente para o berço, pois ao mudar de local, o teto terá que ser furado novamente. Você não pode prender o suporte ao teto extensível. O suporte é fixado com parafusos auto-roscantes ou parafusos no teto. Em seguida, você precisa coletar o tecido em um laço e pendurá-lo no gancho de teto preso ou enfiá-lo em uma cornija especial, endireitar as dobras.
Opções de decoração de design
Um dossel sobre um berço pode se tornar a decoração principal de um quarto infantil. Tela, suportes de tecido são decorados com elementos decorativos. Esperando pelo bebê, os pais costumam criar verdadeiras obras-primas inventando sua própria solução ou usando modelos prontos.
produtos forjados
A base dos suportes fixos pode ser de produtos forjados fixados no teto ou na parede. Esses produtos são oferecidos pelos departamentos de decoração de quartos infantis e pelas oficinas de fabricação de peças forjadas sob medida.
A principal dificuldade é que o rack será pesado, deve ser combinado com outros elementos da decoração da sala - puxadores de móveis, varões de cortina.
Listras largas ou laços
Você pode plantar tecidos a céu aberto ou densos em tiras largas ou laços, tornando-os a decoração principal do dossel. Listras rosa para meninas, azuis para meninos, listras douradas ou amarelo-alaranjadas adornam qualquer tecido.

ilhós
Ao escolher ilhós para fixar o material, você pode adicionar um elemento de decoração e brilho. Strass, esculturas, superfícies foscas ou brilhantes de anéis vão animar o berçário.
trança ondulada
A fita ondulada esconde completamente o suporte e é conveniente para modelos caseiros feitos de material (fio, argolas) que não possui efeitos decorativos. Os cordões costurados ajudam a criar um dossel exuberante reunindo muitas pregas pequenas e uniformemente espaçadas em todo o laço. Esse esplendor e essa uniformidade são difíceis de obter por outros meios.
Fitas
Fitas coloridas brilhantes vão decorar o quarto da menina. Com a ajuda deles, você pode amarrar o tecido no laço, prendendo-o com um nó fofo. Para evitar que o arco se desfaça acidentalmente durante a operação, o nó é costurado.
Regras e Critérios de Seleção Vinculantes
Os principais requisitos para fixadores são confiabilidade e facilidade de uso. O berço do bebê costuma ser movido, aproximando-o dos pais à noite. A princípio, o bebê costuma morar no quarto de um adulto e depois é transferido para seu próprio quarto. Os suportes móveis são mais convenientes, o dossel não fica preso a um lugar, ele se move com a cama.
É importante que a estrutura móvel seja sólida, segure bem a cortina, os fechos sejam verificados e apertados regularmente.
O tamanho do tecido é escolhido para que não arraste no chão, não se enrole nas rodas, mas cubra o bebê embaixo do colchão. Para quartos infantis grandes, você pode escolher suportes fixos. Luzes de design no teto ou na parede, uma cortina associada a tule ou cortinas irão decorar a sala. Tais construções são usadas mesmo quando a criança sai da infância.
Fazendo suportes caseiros
Os suportes de toldo prontos custam a partir de 500 rublos, são vendidos com fechos. Material - metal, plástico durável.Pais criativos são capazes de fazer um suporte e costurar uma cortina com as próprias mãos. Vai alegrar a expectativa do bebê, permitir criar uma versão exclusiva, diferente dos modelos comuns.

Precisaria:
- tubo feito de metal ou material polimérico;
- laço para amarrar o tecido;
- material da cortina - de acordo com as preferências individuais;
- elementos decorativos - fitas, dobradiças, ilhós.
Para costurar uma cortina, você precisa de uma máquina de costura, uma boa linha e um padrão.
Referência: o dossel fica mais de um metro acima da cama. Caso contrário, inclinar-se para o bebê é desconfortável, o espaço pessoal da criança é limitado.
do aro
Aros de bordado comuns são usados como acessórios de tecido. Quanto maior o diâmetro, melhor o tecido cobrirá todo o berço. Esta opção é a mais simples - o bastidor é desconectado, uma metade é colocada no centro do tecido a céu aberto costurado, fixada com a segunda parte.
Em seguida, a estrutura é pendurada no suporte. É conveniente colocar tecido com cordão no bastidor dividido. Outra opção para um rack redondo pronto pode ser um arco (arco de ginástica).
círculo de fio caseiro
Usando um fio rígido, a forma e o tamanho do loop podem ser selecionados conforme desejado. O fio é levado com uma seção grande, densa para que o tecido pendurado não deforme a estrutura.É importante vedar cuidadosamente as extremidades do quadro para que não rasguem o material e danifiquem-no ao serem tocados acidentalmente.
tubos de metal
A perna do dossel é feita de cano, tendo-o dobrado previamente e dando o formato da letra G. O tamanho da dobra horizontal é escolhido de forma que o laço com o tecido fique pendurado no centro do berço.O tubo é fixado com fixadores na base do berço, de preferência em 2 lugares, a uma distância de 10 a 15 centímetros, para que os fixadores fixem claramente a posição vertical da barra. Um tubo de plástico branco é mais leve, mais adequado para um berço delicado do que o de metal.
Na hora de escolher o formato e a fixação dos toldos, eles se guiam pelas peculiaridades do quarto das crianças, pela necessidade de movimentar o berço pelo apartamento. Se os pais não tiverem certeza da necessidade desse dispositivo, é melhor não estragar as paredes ou o teto, mas usar a opção móvel - no chão ou preso ao berço. Dosséis a céu aberto e delicados criam aconchego no berçário, dão um charme especial ao quarto.


